Diferentes, Corinthians e Flamengo reeditam o 'Clássico do Povo' após Libertadores
Cariocas levaram a melhor no mata-mata, mas paulistas vivem melhor fase no Brasileirão e lutam para voltarem à liderança, neste domingo, no Pacaembu
Adílson Batista e Rogério Lourenço
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Pouco mais de três meses foram suficientes para promoverem sensíveis modificações em Corinthians e Flamengo desde o último encontro, pela Taça Libertadores. Bastante alteradas, as equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, no Pacaembu, em situações bem diferentes. Se os cariocas levaram vantagem no torneio sul-americano, o Timão aparece em melhor momento no Campeonato Brasileiro e pode recuperar a liderança.(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Alvinegros e rubro-negros jogaram duas vezes em 2010 e estão empatados. No primeiro duelo pelas oitavas de final da Libertadores, no Maracanã, vitória do Flamengo por 1 a 0. Na volta, no Pacaembu, o Corinthians triunfou por 2 a 1, mas o gol marcado como visitante deu a vaga aos cariocas. Nas quartas, porém, acabaria eliminado diante do Universidad de Chile. Curiosamente, os autores dos gols dos dois jogos não estarão em campo: Adriano, David (que fez contra), Ronaldo e Vagner Love.
Apesar de o adversário ter posto fim ao sonho do inédito título no ano de seu centenário, o Corinthians quer evitar um clima de revanche. Jogadores e comissão técnica miram a retomada do primeiro lugar, perdido depois do empate por 1 a 1 com o Palmeiras. O Timão está em segundo lugar na tabela, com 25 pontos, um abaixo do Fluminense. O Tricolor pega o Grêmio, em Porto Alegre.
- Neste momento, pensamos mais em voltarmos a ser líderes. Para isso, temos que ganhar do Flamengo. Eu ainda não perdi no Pacaembu e há muito tempo não perdemos lá. O fator campo e o ambiente ajudam. Temos a obrigação de voltarmos a ser líderes – afirmou o lateral-esquerdo Roberto Carlos.
- Não tenho a menor dúvida que aquele jogo contra o Corinthians no Pacaembu foi o segundo grande momento da minha carreira. O primeiro foi o jogo no Maracanã. Conseguimos a classificação que poucos acreditavam só no segundo tempo e contra o Mano (Menezes), que vinha fazendo um trabalho vencedor pelo Corinthians e hoje é o técnico da Seleção Brasileira... Então tenho uma lembrança legal, pois mudou tudo na minha vida naquela semana... Toda vez que voltar ao Pacaembu eu vou lembrar disso – disse Rogério Lourenço.
As equipes, contudo, estão bastante alteradas em relação aos duelos da Libertadores. O Timão não tem mais o goleiro Felipe e o técnico Mano Menezes, além de ainda não poder contar com o atacante Ronaldo, recuperando a forma física. No Flamengo, as baixas mais sentidas são o goleiro Bruno e os atacantes Vagner Love e Adriano.
- Nossa situação é um pouco melhor que a do Flamengo. Temos que trabalhar nessa linha para buscar a liderança – projetou Adilson Batista, que estreou com empate na rodada passada.
Escalações
Roberto Carlos retorna ao time do Corinthians
(Foto: Mauro Horita / Agência Estado)
O Corinthians, aliás, terá mudanças. O lateral-esquerdo Roberto Carlos e o atacante Dentinho cumpriram suspensão e retornam. O primeiro fica com a vaga de Leandro Castán. Já o segundo deve ocupar o posto do meia e artilheiro Bruno César, punido com o terceiro cartão amarelo. Caso isso se confirme, o time voltará a atuar no esquema 4-3-3, consagrado nas conquistas da Série B, Copa do Brasil e Brasileirão.(Foto: Mauro Horita / Agência Estado)
No Flamengo, Rogério ainda não definiu quem será o substituto de Correa, que está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Vasco e é o único desfalque para este jogo. As principais opções do técnico são Fernando, que treinou todos os dias entre os titulares, e Antônio, que agradou nas poucas vezes em que foi observado ao longo da semana. Petkovic, que sofreu uma pancada no tornozelo direito na sexta-feira, está recuperado e viajou para São Paulo. O técnico quer atenção total no Pacaembu e deposita suas fichas numa melhor exibição da dupla de ataque formada por Val Baiano e Cristian Borja.
- O mais importante é passar tranquilidade... Nós sabemos que os gols podem sair. Essa responsabilidade é da equipe toda, até porque se estamos com um sistema defensivo bom é porque eles (atacante) têm ajudado. Sabemos que há uma cobrança grande em cima deles por estarem substituindo Adriano e Love. Então temos de passar confiança – disse Rogério, para falar de uma lembrança que o deixa particularmente confiante.
Julio Cesar, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Elias; Dentinho, Iarley e Jorge Henrique. | Marcelo Lomba, Leonardo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Fernando (Antônio), Willians, Kleberson e Petkovic; Val Baiano e Cristian Borja. |
Técnico: Adilson Batista. | Técnico: Rogério Lourenço. |
Local: Pacaembu, em São Paulo. Data: 08/08/2010. Horário: 16h. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR). Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Gilson Bento Coutinho (PR). | |
Transmissão: Rede Globo. | |
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir das 16h. |
0 comentários:
Postar um comentário