Fla tem vantagem sobre o Botafogo no Engenhão e costuma ser 'visitante' abusado
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo, já disse inúmeras vezes não ser um dos maiores fãs do Engenhão. O treinador considera o estádio complicado em diversos aspectos e prega alternativa para o clube da Gávea desde o ano passado. Porém, na última quarta-feira, após a vitória sobre o Murici, ele surpreendeu muita gente ao afirmar que a semifinal da Taça Guanabara, contra o Botafogo, domingo, às 16h, será disputada com o Flamengo sendo visitante em uma decisão de Campeonato Carioca.
- Dono da casa, O Botafogo não costuma ter sorte em clássicos e jamais venceu o Fla no Engenhão
- Visitante ousado, o Rubro-Negro já venceu o rival em seus domínios e espera repetir a dose domingo
“Vamos enfrentar uma grande equipe, o time da moda, que traz a conquista do ano passado e joga na sua casa. Vamos jogar a semifinal na casa do Botafogo. Seremos visitantes”, afirmou o treinador.
Mesmo incomodado com o fato, o retrospecto mostra que Vanderlei Luxemburgo não tem muitos motivos para se preocupar com este ponto do confronto. Por mais que o Engenhão seja a casa alvinegra, o “dono da área” costuma deixar a desejar em clássicos e ainda não venceu o Flamengo em seus domínios.
Desde a inauguração do estádio, em 2007, ocorreram três embates. O Flamengo venceu um jogo e as outras duas partidas terminaram empatadas. O atacante Adriano, atualmente na Roma-ITA, é o artilheiro do clássico no novo estádio, com três gols. Além disso, mesmo ‘visitante’, como diz Luxemburgo, o time da Gávea costuma levar um número maior de torcedores ao local, que tentam fazer no Engenhão um pouco da festa que acontecia no Maracanã antes do estádio fechar para as obras da Copa do Mundo de 2014.
Por sua vez, o Botafogo terá de seguir quebrando um paradigma que se tornou marca no Engenhão para vencer no domingo. O clube de General Severiano obteve somente duas vitórias em clássicos (ambas sobre o Fluminense). A última, no dia 6 de fevereiro, foi a única desde que virou dono do estádio. Na oportunidade, o time comandado por Joel Santana venceu o Tricolor por 3 a 2. Antes de derrotar o clube das Laranjeiras, o alvinegro tinha disputado 11 clássicos, com nove empates e duas derrotas.
A venda de ingressos para a semifinal da Taça Guanabara segue nesta sexta-feira e as duas torcidas prometem muita festa no domingo. Até a última quinta-feira, oito mil ingressos tinham sido vendidos de um total de aproximadamente 37 mil. Por questão de segurança, o policiamento interno e externo será reforçado. As torcidas organizadas serão escoltadas pelo Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) de diversos pontos do Rio de Janeiro.
A história de Flamengo x Botafogo no Engenhão:
25/10/2009 - Brasileirão - Flamengo 1 x 0 Botafogo;
21/03/2010 - Taça Rio - Flamengo 2 x 2 Botafogo;
02/10/2010 - Brasileirão - Flamengo 1 x 1 Botafogo
0 comentários:
Postar um comentário