Flamengo planeja bancar Ronaldinho sem a Traffic
Rubro-Negro pode gerenciar contrato de imagem do camisa 10 a partir da próxima temporada, assumindo dívida da empresa com atacante na condição de avalista do acordo
Eduardo Mendes
Roberto Murad
Publicada em 26/11/2011 às 16:58
Rio de Janeiro (RJ)
Assegurar a vaga na Libertadores 2012, mais do que ratificar o
objetivo traçado por Vanderlei Luxemburgo, torna-se, a partir de agora,
um elemento importante do novo projeto do Flamengo para Ronaldinho.
Para o ano que vem, o Rubro-Negro estuda uma maneira de bancar o camisa
10 sem o apoio financeiro da parceira na contratação do principal astro
do time nesta temporada.Roberto Murad
Publicada em 26/11/2011 às 16:58
Rio de Janeiro (RJ)
E para tornar o projeto uma realidade, o clube é amparado pelo vínculo trabalhista que tem com o jogador e pelo fato de ser o avalista do contrato de imagem assinado entre Ronaldinho e Traffic em janeiro.
Na condição de fiador desse acordo, o Rubro-Negro pretende reconhecer e arcar a dívida da empresa com o atacante que chegará a R$ 3 milhões no início de dezembro.
Posteriormente, com uma ação de regresso, o clube, baseado no documento legal que dá à Traffic o direito de usar a imagem do camisa 10, reivindicaria na justiça o valor desembolsado.
A partir do ano que vem, então, o Flamengo arcaria com os vencimentos totais do jogador - R$ 1,2 milhão - e faria um contrato de imagem com Ronaldinho. Ele é o único jogador do atual grupo que não tem esse vínculo diretamente com o clube.
Viabilizar, financeiramente, os gastos com o atacante, neste momento, é uma possibilidade factível para o Fla. Existe já um consentimento dentro do clube de incrementar mais R$ 12 milhões no orçamento de 2012 que está previsto para ser entre R$ 220 milhões e R$ 240 milhões.
O valor, portanto, é referente à parcela, incidida de impostos, paga pela Traffic mensalmente a Ronaldinho. Os outros R$ 450 mil do salário do camisa 10 são arcados pelo Flamengo.
RENOVAÇÃO COM P&G ENCAMINHADA
A negociação entre Flamengo e 9ine pela renovação do patrocínio com a Procter & Gamble para 2012 é um outro indício de que o
clube projeta uma vida independente a partir do próximo ano.
As conversas com a empresa de marketing esportivo de Ronaldo Fenômeno estão avançadas. As marcas Duracell e Gillette podem ser mantidas na camisa rubro-negra a partir de um novo vínculo de R$ 18 milhões por 12 meses.
A esse valor inicialmente discutido somariam-se outros aditivos. A ideia é não fatiar a camisa com diversas marcas, mas estender a parceria a outras modalidades do clube - os esportes olímpicos - e também a outras propriedades - como placas e backdrop.
No início da semana, a presidente Patricia Amorim se reuniu com Ronaldo e outro executivo da empresa no Rio de Janeiro para tratar sobre a renovação com a P&G.
A 9ine foi a responsável pelo contrato da empresa com o Flamengo, em agosto, pelo valor de R$ 6,6 milhões. Na ocasião, o grupo do Fenômeno faturou 15% - R$ 900 mil - pela negociação. Desta vez, caso o vínculo seja estendido, a empresa pedirá 20% do valor total.
REUNIÃO COM ASSIS
O Flamengo espera o retorno de Assis, irmão/empresário de Ronaldinho, da Europa para apresentá-lo a ideia do projeto para 2012. O agente está na Suíça, onde resolve problemas particulares, e pode ir à Grécia nos próximos dias.
Assis, por ora, não foi informado sobre a possibilidade de o clube assinar um contrato de imagem com Ronaldinho no ano que vem e arcar com os salários atrasados do jogador que cabem à Traffic.
Desde que a situação se tornou pública, o empresário reclamou e se mostrou insatisfeito com o atraso dos salários do irmão.
Enquanto as partes não chegam a um acordo pela parceria que envolve Ronaldinho, o atacante está na mira do Panathinaikos, da Grécia. Um príncipe árabe planeja comprar o clube e contratar o astro rubro-negro.
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