I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

115 ANOS FLAMENGO! Por Victória Faria





Pra começar, vamos ao berço do Flamengo, aonde tudo foi se originando de verdade.
A grande história do Rubro Negro como conhecemos hoje, teve inicio a partir da criação do esporte, praticado no inicio do século passado, o remo. 'Resumindo' a história, os remadores foram dar a sua primeira volta a partir da praia de Ramos até a Praia do Flamengo. No caminho uma tempestade virou a embarcação e os náufragos tiveram que se segurar no que restou da 'pherusa' o grupo porém, estava disposto a recuperar a embarcação e iniciaram uma construção. Quase pronta, foi roubada e nunca mais vista. Mas tinham entusiasmo grande em formar um grupo de regatas e não desistiram. Decidiram ai comprar um outro barco. George Lenzinger, José Agostinho, José Félix e Felisberto Laport juntaram o dinheiro necessário e compraram o Etoile, de Luciano Gray, logo batizado de Scyra e registrado na Union de Canotiers. Assim, no casarão nestor de barros, numero 22 da praia do Flamengo foi fundado o Grupo de regatas do Flamengo e com ele eleita sua primeira diretoria: Domingos Marques de Azevedo, presidente; Francisco Lucci Colás, vice-presidente; Nestor de Barros, secretário; Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro. No encontro, foi acordado que a data oficial seria a de 15 de novembro, pois no aniversário do Flamengo sempre seria feriado nacional (Dia da Proclamação da República), e que as cores oficiais seriam azul e ouro, em largas listras horizontais.

Bom, o Futebol no ínicio do século XX começou a disputar popularidade no RJ com o remo, mas como o nosso clube não tinha o departamento de esportes terrestres, seus sócios eram obrigados a acompanhar o Fluminense. Grande reprensentação tinha o Alberto B. que pela manhã era remador do flamengo e a tarde jogava para o Fluminense. Adiantando um pouco a história, finalmente no dia 24 de dezembro de 1911 o Flamengo criou oficialmente o seu time de Futebol. O Flamengo passou a disputar vários campeonatos e com isso foram se surgindos "novos Flamengos" entrando também no basquete e na patinação. As cores do manto foram trocadas para o atual vermelho preto. Pulando agora para a Era Zico, não preciso nem falar que foi a melhor época do Flamengo né ? Conseguimos títulos nacionais e internacionais e o clube firmou-se no profissional.

E a partir disso, nos tornamos o maior, o mais amado, o mais temido e o mais odiado também. Flamengo virou motivo de orgulho, motivo de sorrisos, de lágrimas, de motivações, de raiva, anciedade e chegavámos cada vez mais na boca dos outros times e assim nasceu e criou-se O GRANDE CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO. Como digo, “O sujeito que nunca foi ao Maracanã ver o Flamengo jogar nem imagina o que seja o brasileiro.” Para qualquer um, Flamengo pode ser apenas um time a qual se diz torcer simplesmente por querer ter um time, mas na verdade para FLAMENGUISTAS só ser Flamengo não basta, Ser flamengo é acreditar, é confiar, é defender, é torcer até os 46 do segundo tempo, é brigar por justiça, é saber o que esperar do time, é saber ganhar e também perder. Como digo, é fazer o que muitos não conseguem: " Estar com o time, e ter orgulho em falar : Sou Flamenguista mesmo passando por uma fase como a Atual " Flamengo não é um poço de Vitórias igual as pessoas esperam, podem ver que flamenguista ou não, todos param pra nos assistir só pra poder comentar depois. Flamengo é Sentimento, é Paixão.

São 115 anos de Existência, 115 anos com Garra, com Caráter, com Força e com o maior movimento de torcidas ao seu Redor. Mudamos do Azul e amarelo para o Vermelho e Preto, mudamos cabeças, mudamos criações, mostramos que conhecemos a história e que apoiaremos sempre, seja qual fato for que entrar pra nossa História. Flamengo vem de gerações e que essa mesma geração se prolonge com a mesma força que sempre teve.

Flamengo pra mim, como pra todos os flamenguistas é um pretexto pra ser feliz, e isso descreve bem qualquer homenagem que queiram fazer. Um time, uma só Nação.
#Flamengo115anos PARABÉNS POR ESSE, E POR TODOS OS ANOS.
Sigam nossa colunista no twitter: @victoriafaria

1 comentários:

Anônimo disse...

Vic como sempre arrasa!!!!! Bruno

24 de novembro de 2010 às 00:23

Urubutr