Escapamos do Rebaixamento, UFA! E agora???
Olá nação, Saudações Rubro Negras!
Todos acompanharam os últimos fatos, nós da camisa 12 fomos os únicos que fizemos a diferença, nossa força tirou os males do rumo do time (única explicação que vejo) porque no futebol vivemos um ano assustador, digo com total propriedade e com unanimidade da torcida, foi um ano para se esquecer!
Pela primeira vez na era dos pontos corridos um time consegue escapar do rebaixamento com 43 pontos o que mostra que esse ano contrariamos de novo a matemática só que agora de uma forma muito amarga. Só a nossa mística e incondicional apoio são capazes de explicar um fato como esse porque no “tapete verde” o time sucumbiu. Se a partida contra o Cruzeiro fosse um mata mata decisivo estaríamos rebaixados …
rebaixados galera, imagina o Mengão na Série B jogando contra o Guaratinguetá dia de sexta-feira? Horrível né? E falo isso porque o clima para a partida contra o Cruzeiro era de tudo ou nada. E como perdemos o jogo, em casa e com a nação toda lá … enfim … já é o suficiente para entender que dessa linha do poço não temos como passar e o melhor é acreditar que nossas preces fizeram a diferença e que as forças positivas da maior torcida mantiveram o Mengo na elite do futebol, ponto final. Mas … e agora?
Patrícia Amorim mostrou que é uma rubro negra fanática, ela mesmo sempre usa esse argumento para conquistar a torcida dizendo “eu tenho muita paixão por esse clube” mas ficou comprovado que só essa paixão não leva a gente á lugar nenhum. Digo isso para ilustrar que só gostar, só amar não é o suficiente, a instituição Flamengo precisa de um sacode, precisa de competência para um planejamento à altura do clube, por exemplo, a atividade estratégica mais aceita pela torcida esse ano foi a campanha dos tijolinhos que foi anunciada pelo Zico, o mesmo que foi extremamente perseguido nos poucos meses em que ficou ali, no ambiente do Flamengo. Então, quem fez a melhor ação pelo clube no ano saiu às rusgas brigado com a diretoria? Está tudo errado!
Enquanto isso, o torcedor sofre demais. Como é ruim ver a forma cabisbaixa, triste que o Ronaldo Angelim, Juan, Léo Moura e o Pet saíram ontem do campo, esses caras representam uma geração vitoriosa que tinha e talvez ainda tenha tudo para ser a segunda geração mais vencedora da história do futebol do Flamengo, porque sabemos que Andrade, Rondinelli, Adílio, Nunes, Tita, Junior, Lico e o mestre Zico fizeram a geração de ouro da história do clube, só que a geração que fez os mais novos zuarem muito, sair na rua soltando fogos, fazendo buzinaços, comemorando títulos, grandes títulos como o Brasileirão 2009 que muitos não imaginavam como era, o tri-carioca, a hegemonia no Rio e a Copa do Brasil 2006, foram esses caras que ontem por pouco não saíram com uma marca negra enorme em seus nomes como os caras que deixaram o time cair pra série B. Aí ficamos assim, frente a um marasmo tão imenso que é realmente complexo saber de onde se começa a juntar os pedaços para o ano que vem.
Nossa maior expectativa nesse momento é a bagagem do Luxa no futebol, a liberdade que ele terá para montar o elenco e trabalhar o time para 2011, só que a diretoria tem que deixar o cara trabalhar mesmo, se ele indicar um Montillo e a diretoria trazer um Deivid não vai adiantar muito, isso sem contar que esse lance de contratação vai ser duríssimo, nem contrato de patrocinador renovado nós temos ainda.
Em relação ao fim do ano passado, as coisas mudaram e mudaram muito, a forma que os ventos deixaram de soprar ao nosso favor é impressionante. Por isso, temos que acreditar que esse mesmo vento que hoje nos assusta amanhã irá soprar ao nosso favor.
Luxemburgo teve um ano péssimo também e como sua carreira dispensa comentários, a tendência é que ele venha mordido pronto para fazer o seu melhor ano que vem. E se a Patrícia Amorim deixar de ser amadora com declarações do tipo “não jogo, não escalo, não faço gol” que mais dá medo do que qualquer outra coisa, eliminando o que havia de ruim nas administrações anteriores e dando continuidade aos bons trabalhos que já estavam sendo feitos e que levou o time a conquista do brasileirão 2009, a expectativa é das melhores, afinal, temos a maior torcida do mundo, não merecemos lutar para não cair.
E assim sendo, estaremos em 2011 com o time outra vez, esperança renovada de novos ares e claro vamos cobrar, vamos participar da campanha dos tijolinhos, vamos comparecer nos treinos e nos estádios e gritar bem alto onde ele estiver, o Flamengo é nosso e ninguém o tira de nós, ele faz parte de nossas vidas e por isso temos a obrigação de fiscalizar e não deixar os erros de 2010 se repetirem em 2011, fazemos mais parte dessa história do que qualquer cara que já vestiu a camisa e entrou em campo, que senta de gravatinha para dar coletiva ou assinar papel.
Se for preciso colocar a enorme faixa para respeitar a nação de novo, como fizemos em 2009, assim faremos … e no mais é isso, Flamengo até morrer, eu sempre acredito!
Maxwell Nunes
Brasília - DF
Brasília - DF
Twitter: @maxwellnunes
e-mail: maxwellmaill@yahoo.com.br
e-mail: maxwellmaill@yahoo.com.br
3 comentários:
É um pouco arriscado depender do Luxemburgo vi que o aproveitamento dele no brasileiro 2010 foi na mesma porcentagem de um time rebaixado, menos de 40% de aproveitamento. Agora poucas vezes vi um blog que mostra o que o rubro negro sente na pele em palavras, o trecho ali sobre os jogadores saindo de campo arrepiou, parabéns pelo blog!
1 de dezembro de 2010 às 17:43Vamos esperar pelas decisões do Luxemburgo e da diretoria pra ver se a coisa anda dessa vez!! Independente do que acontecer vamos estar sempre juntos sorrindo e sofrendo até a glória do nosso time voltar a brilhar mais do que antes.
1 de dezembro de 2010 às 22:28Excelente texto Max, mandou muito bem!!
UMA VEZ FLAMENGO, FLAMENGO ATÉ MORRER!!!
Quero é gritar Campeão Brasileiro de novo ... #SRN PauloFLA
4 de dezembro de 2010 às 01:00Postar um comentário