I made this widget at MyFlashFetish.com.

Carioca-2011 tem grupos definidos e começa 19 de janeiro

Pela primeira vez no atual sistema de grupos, Flamengo e Vasco ficam na mesma chave



LANCEPRESS!

O Campeonato Carioca 2011 já tem data para começar: 19 de janeiro, uma quarta-feira. Com uma fórmula de disputa bem parecida com a competição da edição de 2010, vencida pelo Botafogo, o Cariocão tem também seus grupos definidos.
O primeiro clássico do campeonato será disputado entre Vasco e Flamengo, na quarta rodada da Taça Guanabara. Botafogo e Fluminense se encaram pela sexta.
Desde que o Estadual do Rio de Janeiro adotou a fórmula de dois grupos, em 2003, Flamengo e Vasco nunca ficaram no mesmo grupo. Agora, eles estão lado a lado no Grupo A, enquanto Botafogo e Fluminense integram o B.
Veja os grupos:
GRUPO A

Flamengo
Vasco
América
Boavista
Volta Redonda
Nova Iguaçu
Americano
Resende

GRUPO B
Botafogo
Fluminense
Bangu
Olaria
Madureira
Cabofriense
Macaé
Duque de Caxias
PRIMEIRA RODADA (19 e 20/1)
Boavista x América
Vasco x Resende
Americano x Nova Iguaçu
Flamengo x Volta Redonda
Bangu x Fluminense
Macaé x Cabofriense
Olaria x Madureira
Botafogo x Duque de Caxias
Read More

Kleberson e Petkovic devem continuar fora contra o Atlético-PR


Ambos sentem dores na coxa direita e não enfrentaram o Ceará


Por Richard SouzaFortaleza

Kleberson FlamengoKleberson  fará um trabalho físico no gramado nesta
quinta (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Kleberson e Petkovic provavelmente continuarão fora do grupo rubro-negro no jogo contra o Atlético-PR, domingo, às 19h30, em Volta Redonda. Ambos sentem dores na coxa direita e não enfrentaram o Ceará na última quarta.
- Kleberson evoluiu e fará um trabalho de campo nesta quinta. O Pet ainda sente um incômodo. Pela proximidade da partida, é difícil que consigam jogar - disse o médico Marcelo Soares.
O Flamengo está em 13º lugar no Brasileiro, com 40 pontos, cinco a mais que o Atlético-MG, o primeiro entre os que hoje estariam rebaixados.
Read More

Antes da volta ao Rio, Fla treina na praia e relaxa no mar de Fortaleza


Titulares e reservas aproveitaram o dia de sol para um mergulho na Praia do Futuro


Por Richard SouzaFortaleza
Jogadores do Flamengo no mar no CearáJogadores se refrescam no mar de Fortaleza
(Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
O grupo de jogadores do Flamengo foi dividido no fim da manhã desta quinta-feira. Aqueles que começaram a partida contra o Ceará, nessa quarta-feira, fizeram um trabalho regenerativo na piscina de hidromassagem do hotel onde a delegação se concentra, em Fortaleza. Os demais trabalharam com o preparador físico Antônio Mello, na Praia do Futuro.
Depois, os atletas aproveitaram para se refrescar no mar. Os rubro-negros atraíram a atenção das pessoas que estavam no local e dos vendedores ambulantes. Foram vários pedidos de fotos.

A delegação volta ao Rio na parte da tarde. A chegada está prevista para 21h (de Brasília). Nesta sexta, o grupo se reapresenta no Ninho do Urubu. No domingo, o Flamengo enfrenta o Atlético-PR, pela 34ª rodada do Brasileirão, no mesmo local.
Treino físico dos resevas do Flamengo na praia no CearáJogadores realizam treino físico nas areias cearenses (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Após o empate por 2 a 2 com o Ceará, no Castelão, o time de Vanderlei Luxemburgo continua na 13ª posição, com 40 pontos, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. No entanto, ainda há a preocupação com o Z-4. O time está cinco pontos à frente do Atlético-MG, 17º colocado.
Read More

Léo Moura defende Marcelo Lomba: ‘Tem crédito com o grupo’


Goleiro prefere não falar sobre as falhas no jogo contra o Ceará


Léo Moura no mar no CearáLéo Moura foi um dos mais assediados na Praia
do Futuro (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
No dia seguinte ao empate por 2 a 2 com o Ceará, o goleiro Marcelo Lomba preferiu não dar entrevista. Com o semblante fechado, pediu desculpas e voltou ao hotel após dar um mergulho no mar com os companheiros. Lomba não teve uma noite feliz na partida desta quarta-feira, no Castelão, e falhou nos dois gols do adversário. Ainda no estádio, o técnico Vanderlei Luxemburgo disse que erros são normais e procurou dar confiança ao jogador.

O grupo pensa da mesma forma. O lateral-direito Léo Moura, capitão do time, disse que a preocupação de todos é dar apoio ao goleiro.

- De maneira alguma podemos crucificar o Lomba. É um cara que já nos salvou em muitos momentos, tem crédito com o grupo. O Flamengo é um grupo. Não é só ele no gol ou o Deivid na frente. Temos de pensar assim e dar apoio para ele. São nos momentos difíceis que o jogador se supera - destacou.

O empate com o Ceará mantém o Flamengo na 13ª posição, com 40 pontos, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. No entanto, ainda há a preocupação com o Z-4. O time está cinco pontos à frente do Atlético-MG, 17º colocado.

Contra o Vozão, os rubro-negros ficaram duas vezes em vantagem no placar, mas permitiram que o adversário reagisse. Em 33 partidas no Nacional, o Flamengo empatou 16 vezes. É o recordista até aqui.

- É difícil alguma equipe chegar ao Castelão com a postura que tivemos. Tivemos um pouquinho de falta de sorte no fim, mas o time está no caminho certo, está jogando como o Flamengo deve jogar. Temos que analisar as circunstâncias dos jogos que empatamos. Contra o Ceará, estávamos na frente, mas eles buscaram a igualdade. É importante sempre conquistar pontos fora de casa e, dentro de casa, a intenção é sempre vencer. Nem todos os jogos que empatamos foram resultados ruins - afirmou o lateral.
A delegação volta ao Rio na parte da tarde. A chegada está prevista para 21h (de Brasília). Nesta sexta, o grupo se reapresenta às 16h, e, em seguida, segue para Volta Redonda, onde treinará no estádio Raulino de Oliveira. No domingo, o Flamengo enfrenta o Atlético-PR, pela 34ª rodada do Brasileirão, no mesmo local.
- Vai ser um grande jogo. Convoco a nossa torcida para comparecer em massa ao Raulino. Vamos fazer um bom jogo - disse.
Read More

Luxemburgo defende Lomba: 'Tem potencial grande'

Treinador exalta a importância do goleiro para o time



Marcelo Lomba, goleiro do Flamengo. (Crédito: Gilvan de Souza)Luxemburgo sabe do potencial do goleiro do Flamengo (Crédito: Gilvan de Souza)
LANCEPRESS!

Quando o Flamengo estava mais perto do terceiro gol e a partida "controlada" com a entrada de Fernando para fechar o lado direito da defesa, o Ceará conseguiu fazer o gol de empate, aos 36 minutos do segundo tempo. Marcelo Lomba acabou soltando o chute cruzado de Boiadeiro nos pés de Magno Alves.

Questionado sobre o lance, o técnico Vanderlei Luxemburgo defendeu o goleiro e exaltou sua importância para o time em partidas anteriores.

- Eu não posso crucificar o garoto e de repente esquecer o que ele fez para trás, algumas defesas importantes, alguns posicionamentos dele importantes dando um resultado positivo. O erro individual existe no futebol, se não existisse todos os jogo seriam empates. Nós ganhamos e nós perdemos. O Marcelo está no nós. É um garoto com um potencial muito grande - elogiou Luxemburgo, apontando um outro erro, desta vez de Ronaldo Angelim para legitimar a absolvição de Lomba:

- Estava tudo controlado. Futebol tem dessas coisas. Perdemos o gol. O Marcelo Lomba, não é? Mas o Ronaldo Angelim escorregou... Teve um momento que choveu e ele estava com chuteira de borracha. Ele tentou chegar e patinou, o Magno dominou a bola. Vou responsabilizar quem? É futebol. É gostoso - encerrou.
Read More

Luxa convoca torcida para jogo em V. Redonda e chia sem o Maracanã


Técnico diz que Flamengo e Fluminense estão sendo muito prejudicados pelo fechamento do estádio para as obras da Copa do Mundo de 2014


Cada ponto será importante para o Flamengo, terá peso de ouro nas últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Com 40 pontos, o Rubro-Negro está em 13º lugar, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, mas ainda convive com o risco de rebaixamento. Neste domingo, o time jogará contra o Atlético-PR, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, distante cerca de 120 km do Rio.
Diante da necessidade de vitória, o técnico Vanderlei Luxemburgo convoca a torcida para o duelo e diz que vai tentar fazer com que o clube ajude a lotar o estádio na Cidade do Aço, que tem capacidade para 20 mil pessoas.
- Vamos jogar em casa, vou convocar o torcedor para ir a Volta Redonda, vou falar com a Patrícia (Amorim, presidente do clube) para colocar ônibus do Rio para o torcedor que está acostumado a ir ao estádio. Isso faz diferença. Você vai à (Arena) Baixada, a Porto Alegre, e o torcedor sempre dá apoio às equipes – comentou.
Luxa também chiou pela falta do Maracanã, fechado para as obras da Copa do Mundo de 2014.

- Os governantes também têm que provocar uma situação para que os torcedores do Rio não sejam prejudicados. A política colocou o Rio na Copa do Mundo, como sede, mas esqueceu que Flamengo e Fluminense seriam prejudicados. Fluminense e Flamengo levariam 50, 60 mil pessoas ao Maracanã, mas estão levando dez mil ao Engenhão – frisou.
Após o empate por 2 a 2 com o Ceará, que não mudou em nada a situação do Flamengo na tabela, o técnico ratificou que o foco dele e do grupo está na reta final do Nacional.
- Cada jogo nosso é decisivo para manter o Flamengo na Primeira Divisão. Não existe projeto para o ano que vem. Tudo aquilo que falamos são possibilidades. O grande projeto do Flamengo é ficar na Primeira Divisão – ressaltou.
A delegação rubro-negra retorna ao Rio na tarde desta quinta-feira. Nesta sexta, o grupo vai treinar no Ninho do Urubu, à tarde.
Read More

Luxa critica falta de movimentação no ataque e elogia Marquinhos


Técnico diz que Diogo e Diego Maurício 'pareciam dois postes' no primeiro tempo contra o Ceará


A segunda tentativa do técnico Vanderlei Luxemburgo de escalar o Flamengo com o ataque 3D, Diogo, Diego Maurício e Deivid, não empolgou. Assim o como na partida contra o Corinthians, a linha de frente encontrou dificuldades diante do Ceará, nesta quarta-feira, no empate por 2 a 2, no Castelão. Ao contrário do jogo contra os paulistas, semana passada, Luxa não mudou o setor no intervalo. Esperou 15 minutos do segundo tempo para sacar Diogo e Diego Maurício e lançar Marquinhos e Val Baiano.
As mudanças, segundo o treinador, surtiram o efeito esperado, apesar de o Rubro-Negro não ter conseguido a vitória.
- Encaixamos no time deles. Faltou movimentação no primeiro tempo. O Deivid se movimentou bem, mas o Diego e o Diogo não se movimentaram. Pareciam dois postes. Até comentei com eles que tinham que fugir da marcação, como o Magno Alves e o Geraldo, do Ceará. Cobrei isso no intervalo. No segundo tempo, quis mudar, coloquei o Val, o Marquinhos, e o time cresceu no jogo. Adiantei o Renato e coloquei o Fernando para fechar o corredor pelo lado direito. Estava tudo sossegado, mas tomamos o gol. São coisas do futebol – comentou.
Vanderlei Luxemburgo tem demonstrado confiança no meia Marquinhos. O técnico comandou o Flamengo em seis partidas no Brasileirão. Até aqui, foram duas vitórias e quatro empates. Marquinhos foi utilizado em quatro oportunidades e correspondeu. Luxa, no entanto, não se precipita ao falar em chances de promovê-lo ao time titular.
- O elenco é para isso e você tem que usar, é assim que funciona. Tenho gostado das atuações dele, mas se vai ser titular é uma outra situação. Eu entendo algumas cobranças, os questionamentos, mas tenho de ter o discernimento do que tem de ser feito. É importante que todos estejam à disposição – afirmou.
O Flamengo tem 40 pontos na tabela, em 13º lugar. O time volta a jogar neste domingo, contra o Atlético-PR, em Volta Redonda. A partida será às 19h30m (de Brasília).
Read More

Luxa: 'O grande projeto é se manter na Primeira'

Técnico reconhece que time tem de pensar em fugir da degola



Luxemburgo, no jogo contra o Ceará. (Credito: Jarbas Oliveira)Treinador acredita que se o Fla não permanecer não tem projeto (Credito: Jarbas Oliveira)
LANCEPRESS!

Ceder mais uma vez o empate após estar à frente do placar não agradou ao técnico Vanderlei Luxemburgo. Após a partida, o treinador admitiu que o grande projeto do Flamengo neste ano é escapar de um rebaixamento e assegurar sua permanência na elite em 2011.

Aí, sim, poderá alçar grandes voos e ter grandes projetos. Atualmente, o clube está em 13° lugar na tabela, com 40 pontos.

– Todos os jogos que jogamos foram decisivos, mas diferentes de disputar o campeonato. O grande projeto do Flamengo é se manter na primeira divisão no ano que vem. Se o Flamengo não se manter, não tem projeto, nada. Esquece tudo – disse Luxemburgo.

Assim que chegou ao clube, Luxa tratou de deixar claro que a briga do time seria por uma vaga na Copa SulAmericana. Agora, no entanto, ressalta a importância de se livrar logo de qualquer ameaça. Até agora, em 33 rodadas, o Flamengo ainda não entrou na zona de rebaixamento.

Além do resultado, as posturas de dois integrantes do ataque 3D não agradaram ao treinador rubro-negro. Segundo ele, Diogo e Diego Maurício pouco se movimentaram.

– Nós encaixamos no time deles, o Deivid se movimentou bem, mas o Diogo e o Diego Maurício ficaram estáticos, pareciam dois postes. Cobrei isso no intervalo e o Diogo começou a se movimentar – acrescentou Luxemburgo.

O técnico isentou o goleiro Marcelo Lomba, que falhou no segundo gol do Ceará, de qualquer culpa pelo resultado do jogo. O volante Correa, que confortou Lomba após o jogo, também poupou o amigo:
– É um grande goleiro, fez várias defesas e salvou nossa equipe. Acontece. Claro que ficamos chateados por empatar dessa forma. Saímos com um sabor de derrota, mas temos de valorizar o que foi feito.

Luxa também fez questão de cobrar movimentação de Diogo e Diego Maurício: ‘Pareciam dois postes’
Read More

Fla escolhe uniformes para 2011; coleção fará referência aos 30 anos do Mundial

Vinicius Castro
No Rio de Janeiro

  • O time do Flamengo durante a Libertadores de 1981. Título Mundial será homenageado em 2011
    O time do Flamengo durante a Libertadores de 1981. Título Mundial será homenageado em 2011

O ano de 2010 ainda não terminou, mas a diretoria do Flamengo trabalha 2011 intensamente nos bastidores. A reformulação do elenco, a evolução nas obras do CT Ninho do Urubu, e a busca por um novo patrocinador master para a próxima temporada são os principais objetivos dos dirigentes.
Enquanto caminha nas prioridades, o clube lançará no início do próximo ano a sua nova coleção de uniformes. Os 30 anos do título Mundial de Clubes, conquistado em 13 de dezembro de 1981, nos 3 a 0 sobre o Liverpool, em Tóquio, serão celebrados nas camisas nº. 1 e 2 do futebol.
Em relação ao modelo atual, algumas mudanças serão significativas. Na camisa rubro-negra, a altura da gola será alterada, as listras serão um pouco mais largas, e as mangas voltarão a ter o tradicional vermelho e preto. Já o modelo branco será parecido com o usado na decisão de 1981. As duas camisas terão um selo comemorativo referente à conquista histórica.
O clube nomeou uma “comissão de uniformes” para realizar os ajustes necessários da nova coleção, que também contará com novos modelos para treinamento. A atual terceira camisa não deve emplacar o próximo ano. Um novo desenho será proposto pela comissão apenas para a utilização em jogos festivos.
As mudanças ainda terão de passar pelo crivo do conselho deliberativo. Porém, internamente não se acredita no veto dos novos uniformes por parte dos conselheiros. A diretoria segue negociando com algumas empresas o contrato de patrocínio para 2011. Os dirigentes continuam otimistas em fechar o contrato até o fim do mês de novembro. Desta forma, a confecção da nova coleção será facilitada para a Olympikus, fornecedora de material esportivo do clube.
Read More

Correa sai em defesa de Marcelo Lomba

Volante diz que goleiro já fez defesas que salvaram a equipe em outras ocasiões



LANCEPRESS!

Visivelmente abatido, o goleiro Marcelo Lomba deixou o gramado do Castelão na noite desta quarta-feira, após em 2 a 2 entre Ceará e Flamengo. Após dar um forte abraço no arqueiro, o volante Correa comentou o resultado e saiu em defesa do companheiro, que falhou nos dois gols da equipe cearense.

- É um grande goleiro e já fez várias defesas que salvaram a nossa equipe. Acontece. Mas o time, de uma forma geral, fez um grade jogo. A gente fica chateado, é claro, mas sabemos que o Ceará é muito forte dentro de seus domínios, onde perdeu somente um jogo neste Brasileiro. Agora, é pensar no próximo jogo, em casa, para somarmos os três pontos - comentou Correa.

No próximo domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Atlético-PR em Volta Redonda, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Read More

Luxa defende 3D, mas critica Diogo e Diego Maurício

Técnico do Fla diz que jogadores pareciam 'dois postes' em determinado momento 



LANCEPRESS!

O técnico Vanderlei Luxemburgo continua defendendo o seu ataque 3D, mas não deixou de alfinetar as atuações individuais de alguns dos protagonistas dessa formação. O treinador elogiou a movimentação de Deivid, mas chegou a classificar Diogo e Diego Maurício como "dois postes" para explicar as dificuldades encontradas pelo esquema no jogo contra o Ceará, nesta quarta-feira.

- Nós encaixamos o 3D no time deles, mas faltou um pouco mais de movimentação. O Deivid se movimentou bem, mas o Diogo e o Diego Mauricio ficaram muito parados, pareciam dois postes. No intervalo, conversamos, o Diogo começou a se movimentar um pouquinho, mas ele reforçaram a marcação e tive que mudar - explicou.
Read More

Angelim: 'Tomara que esse gol dê motivação para sair dessa situação'


Zagueiro marcou um dos tentos do empate do Fla por 2 a 2 com o Ceará



Por GLOBOESPORTE.COMFortaleza

O Flamengo não conseguiu vencer o Ceará nesta quarta-feira, no Castelão, mas o empate por 2 a 2 contra um time que vem bem quando atua em casa - só perdeu uma vez no Brasileiro - pode servir de estímulo para o time. Pelo menos é o que espera Ronaldo Angelim.
O zagueiro começou a despontar para o futebol no Fortaleza e se mostrou muito feliz por marcar contra o ex-rival da época do Tricolor.
- Era um time que eu costumava fazer gols, então tomara que esse dê motivação para sair de vez dessa situação (luta contra o rebaixamento) - disse o jogador na saída do campo.
Quem deixou de deixar a sua marca foi o volante Correa. Já nos acréscimos, ele recebeu bom passe na área, mas tentou o passe ao invés de chutar e perdeu grande chance.
- Na hora que fiz o giro, acabaram as últimas forças. Perdi a noção, o Renato passou gritando (pedindo a bola), mas no giro acabaram todas as forças - justificou-se.
Read More

Luxa valoriza ponto conquistado no Ceará e absolve Marcelo Lomba


Apesar de um novo empate, técnico diz que o time está caminhando bem no Campeonato Brasileirão. Segundo ele, erros do goleiro são normais





No “campeonato diferente” que o Flamengo disputa, nas palavras do técnico Vanderlei Luxemburgo, os empates têm sido uma rotina. Em seis jogos sob o comando do treinador, foram duas vitórias e quatro igualdades. O Rubro-Negro é o recordista de empates da competição. Em 33 partidas, foram 16. Nesta quarta-feira, contra o Ceará, no Castelão, a equipe bateu na trave. Depois de ficar duas vezes em vantagem no placar, viu os três pontos escaparem. O 2 a 2 mantém o time em 13º na tabela, agora com 40 pontos. Para Luxa, o ponto conquistado precisa ser valorizado.
- Foi um jogo em que jogamos com propriedade, jogamos como Flamengo, num estádio lotado, uma festa bonita. Este é o Flamengo que eu quero. O time não pode se intimidar, não pode ficar recuado, acuado, tem de jogar. Temos de valorizar o ponto porque o Ceará faz muitos pontos aqui dentro. Pela tabela, foi um resultado bom. Pelo que fizemos no jogo, acabou sendo ruim. Saímos com a vantagem, mas eles tiraram. Conseguimos novamente, poderíamos ter feito o terceiro gol, mas eles tiveram uma chance e conseguiram o empate. Eu gostei da equipe. Se analisarmos o campeonato e o percentual de aproveitamento de Ceará jogando em casa, veremos que nós, ao meu entender, jogamos melhor e estivemos mais próximos da vitória – disse.
O Flamengo continua na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, mas ainda não afastou o risco de rebaixamento. O time está cinco pontos à frente do Atlético-MG, o primeiro do Z-4.
- Terminamos como começamos a rodada anterior. Estamos disputando uma situação onde existe o fator emocional. Temos de gerenciar isso e estamos conseguindo. Vamos jogar contra o Atlético-PR, em Volta Redonda, e o importante é que estamos caminhando. Nosso campeonato é diferente – frisou.
Luxemburgo saiu em defesa do goleiro Marcelo Lomba, que não teve uma noite feliz e falhou nos dois gols de Magno Alves.
- É normal, isso é futebol. Eu não posso crucificar o garoto e esquecer o que ele fez para trás, algumas defesas importantes, posicionamento, buscando o resultado positivo. Erro individual existe no futebol. Nós ganhamos e nós perdemos. O Marcelo está no “nós”. Não existe direcionar para ele. É jovem, com potencial muito grande. Se vocês perceberem, o Angelim escorregou no lance do segundo gol. Choveu e ele estava com chuteira de borracha. É o futebol. Por isso que o futebol é gostoso – comentou.
A delegação rubro-negra retorna ao Rio na tarde desta quinta-feira. A chegada está prevista para as 20h. O jogo contra o Atlético-PR será no domingo, em Volta Redonda, às 19h30m (de Brasília).
Read More

Fla fica na frente duas vezes, mas permite o empate do Ceará: 2 a 2


Equipes não conseguem melhorar suas posições na tabela do Brasileirão


Vencer o Ceará no Castelão não é tarefa fácil. A torcida do Vozão não para, canta alto, pressiona. Mas o Flamengo, que também teve apoio importante na capital cearense, deixou escapar uma ótima oportunidade de melhorar sua posição na tabela. Nesta quarta-feira, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro foi superior ao adversário na maior parte do tempo, ficou duas vezes em vantagem no placar, mas fracassou. O 2 a 2 não deixa as equipes andarem. O Vozão tem 43, em 11º, enquanto o Fla chega a 40, em 13º. Ambas continuam na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Luxemburgo apostou novamente no ataque 3D, mas foram os zagueiros que fizeram a diferença. Welinton e Ronaldo Angelim marcaram os gols do Fla, enquanto Magno Alves, rival antigo, dos tempos de Fluminense, fez os dois dos donos da casa, em duas falhas do goleiro Marcelo Lomba, que não teve uma noite feliz.
Sob o comando de Luxa, o Flamengo tem duas vitórias e quatro empates. Empates, aliás, não faltam ao Rubro-Negro. Em 33 jogos até então, foram 16 igualdades. É o recordista da competição até aqui. O Vovô mantém o bom desempenho em casa. Em 17 partidas como mandante, são nove vitórias, sete empates e apenas uma derrota (para o Vasco, por 2 a 0).

O Ceará volta a jogar neste sábado. O time visita o Grêmio, no estádio Olímpico, às 19h30m. No domingo, no mesmo horário, o Flamengo recebe o Atlético-PR, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Casa cheia e jogo quente: 1 a 1

Jogo bom é assim. Começa antes mesmo de a bola rolar, com arquibancada cheia, gente cantando sem parar, fazendo barulho. No Castelão, as torcidas de Ceará e Flamengo chegaram para jogar. Provocação de um lado e de outro, mas em clima de paz. A maioria vestindo branco e preto, é verdade, mas os rubro-negros não se intimidaram na hora de berrar.
Jogo bom tem de ter gol. E quando é logo de cara deixa tudo mais empolgante. Vanderlei Luxemburgo escalou o Rubro-Negro pela segunda vez com o ataque 3D. Uma nova versão: Deivid centralizado e um pouco mais recuado, Diogo aberto pela esquerda, e Diego Maurício na direita. Quem apareceu, no entanto, foi um zagueiro. Welinton é zagueiro-zagueiro. Dá chutão, sim. Dá de bico também. Bico para a rede adversária. Aos dois minutos, Renato cobrou escanteio, Michel Alves tentou segurar a bola, mas largou. Diego Maurício pegou a sobra e ajeitou para o defensor marcar.
juan, ceará x flamengoJuan disputa bola com Boiadeiro
(Foto: Jarbas Oliveira / Agência Estado)
O Ceará sentiu, errou passes, não se encontrou. Geraldo, Magno Alves e Washington pouco apareceram, eram facilmente desarmados pelos defensores. Instável, o time quase sofreu o segundo gol, aos cinco. Em novo escanteio, Michel Alves socou nos pés de Welinton, mas o chute rasteiro desviou na zaga do Vozão e saiu.

Se era para jogar, a torcida cearense empurrou, e os donos da casa cresceram. Washington arriscou chute rasteiro, e Lomba defendeu. Magno Alves tentou o mesmo, mas ficou na trave. Errar uma terceira vez seria quase um pecado. Aos 27, Boiadeiro decidiu avançar pela direta e cruzar. Marcelo Lomba saiu, desviou de soco, mas a bola caiu nos pés de Magno Alves. Com Lomba fora do gol, ele soltou a bomba, no alto, para empatar: 1 a 1. Magno, que por cinco anos defendeu o Fluminense, relembrou os tempos de Fla-Flu no Maracanã.

Era a vez de o Flamengo sentir o gol. Deivid foi figura pouco produtiva, quase não pegou na bola; Diogo correu, mas foi bem marcado; Renato era discreto, e Diego Maurício não conseguiu fazer muito isolado pela direita. Do lado alvinegro, Geraldo começou a aparecer no meio; Boiadeiro e Eusébio cresceram, passaram a subir pelas laterais e a buscar cruzamentos para Washington na área. Em um deles, o atacante cabeceou para o chão, mas errou o alvo. Pelo equilíbrio, empate justo na primeira etapa.   

Fla joga melhor, mas não consegue vencer

Luxa não desistiu dos três atacantes no segundo tempo. Pelo menos não de cara. O problema é que muitas vezes o que se via era um clarão entre a defesa e o ataque rubro-negros. Correa passou a avançar um pouco mais para tentar ajudar Renato, mas sem sucesso. A linha de frente parecia mais organizada, mas a tentativa do treinador durou 16 minutos. Foi quando ele decidiu sacar Diogo e Diego Maurício e lançar Val Baiano e Marquinhos.
 
Dimas Filgueiras também mudou. Tirou Washington e escalou Marcelo Nicácio. O Vozão optou por jogar nos contra-ataques e explorar a velocidade de Magno Alves pela esquerda. Aos 34 anos, ele ainda dá trabalho e conseguiu atrapalhar os avanços de Léo Moura. Em uma das investidas, acionou Geraldo na entrada da área. Marcelo Lomba espalmou o chute do camisa 10.

O Flamengo ganhou terreno, partiu para o ataque, teve mais apetite. A chuva fina não esfriou o ritmo rubro-negro, que conseguiu aproveitar a bola aérea. Renato cruzou duas vezes até encontrar a cabeça de Ronaldo Angelim. A finalização foi no canto direito de Michel Alves, aos 22. Cabeçada no melhor estilo “gol do título do Brasileirão do ano passado”.
Mesmo em vantagem, os cariocas não diminuíram o ritmo. Tiveram mais volume, mas presença ofensiva. Num único lance, duas boas chances. Primeiro com Val Baiano, depois com Fernando. Ambos não conseguiram marcar. Como não desistiu, o Ceará acabou recompensado. Aos 36 minutos, Boiadeiro arriscou um chute cruzado, Marcelo Lomba deu rebote, e Magno Alves só teve o trabalho de empurrar para o gol: 2 a 2. Resultado com sabor de derrota para o Flamengo.
CEARÁ 2 X 2 FLAMENGO
Michel Alves, Boiadeiro, Diego Sacoman, Fabrício e Eusébio; Michel, Heleno (Reina), João Marcos e Geraldo (Wellington Amorim); Magno Alves e Washington (Marcelo Nicácio).Marcelo Lomba, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Welinton e Juan; Willians, Correa, Renato e Diogo (Val Baiano); Diego Maurício (Marquinhos) e Deivid (Fernando).
Técnico: Dimas FilgueirasTécnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols: Welinton, aos dois, Magno Alves, aos 27 minutos do primeiro tempo. Ronaldo Angelim, aos 22, Magno Alves, aos 36 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Geraldo (Ceará); Willians (Flamengo).
Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE). Data: 03/11/2010. Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP). Auxiliares: Márcio Eustáquio Sousa Santiago (MG) e Anderson José de Moraes Coelho (SP).     
Read More

Urubutr