I made this widget at MyFlashFetish.com.

Demora pode tirar Zé Roberto do Flamengo

Diretoria rubro-negra desconhece negociação para o retorno. Apoiador pode acabar defendendo o Cruzeiro
Zé 
Roberto passou por dificuldades na Gávea, mas terminou o ano passado com
 o título brasileiro no currículo
Zé Roberto passou por dificuldades na Gávea, mas terminou o ano passado com o título brasileiro no currículo (Crédito: Julio Cesar Guimaraes)
Vinicius Castro
Vinicius Castro RIO DE JANEIRO
Entre em contato

Marcos Braz, ex-vice de futebol do Flamengo, deixou bem encaminhado o retorno do apoiador Zé Roberto ao clube. O jogador aguarda a liberação do Schalke 04, da Alemanha, para retornar, mas pode terminar desembarcando em Minas Gerais. O provável destino seria o Cruzeiro, que já tentou contar com Zé Roberto no ano passado. Na ocasião, uma troca pelo atacante Wellington Paulista não aconteceu por muito pouco.

Relembre o Vaivém que anunciava a saída de Zé Roberto do Fla

No momento, o Flamengo tem a prioridade para contar com o apoiador. O acordo foi feito e Zé Roberto já acertou com o clube da Gávea. O problema está na troca de comando no futebol rubro-negro. As mudanças modificaram o pensamento dos seus representantes, que estão na Europa para tentar resolver o caso. Eles desejam uma definição sobre a negociação, porém, a diretoria do Flamengo aparenta desconhecer a transação.
- Apenas ouvi falar. Não temos posição oficial sobre o caso. Vamos esperar. Talvez na outra semana resolveremos isso - disse o vice-presidente, Hélio Ferraz.
Diante da situação, o retorno de Zé Roberto ao Flamengo começa a ser tratado como improvável por algumas correntes ligadas ao departamento de futebol rubro-negro. Jones Carioca, que disputou o carioca pelo América e havia acertado sua transferência para o Flamengo, também corre o risco de sequer pisar na Gávea.
Read More

Rinaldi tem viagem marcada para Europa

Roma pode ser a nova casa do Imperador após a Copa do Mundo


Enquanto a nova diretoria do Flamengo prioriza a renovação de alguns jogadores como o meia Petkovic e principalmente do atacante Vagner Love, o outro integrante do Império do Amor, Adriano, pode estar dando adeus a Gávea. O seu empresário, Gilmar Rinaldi, já tem viagem marcada para a Europa no final de maio para conversar com dirigentes italianos e de outros clubes, que no passado, mostraram interesse no jogador.
- Não tem nada certo. Não queremos nos precipitar e falar sobre isto agora. Em maio, quando o Campeonato Italiano acabar, vou para a Europa conversar com eles (representantes dos clubes) – disse o empresário.
A imprensa italiana garante que a Roma já fez proposta pelo atacante e que aguarda apenas o fim do contrato do Imperador com o Rubro-Negro para vê-lo desfilar o seu futebol no gramado do Estádio Olímpico. Porém, o agente do jogador nega uma nova proposta do time da capital da Itália.
- A imprensa tem me ligado muito de lá. Falam muito no Roma, mas de novo não tem nada. Eles queriam o Adriano no início do ano, mas ele preferiu ficar aqui. Mais tarde vamos cuidar deste assunto. Não é o momento – completou Gilmar Rinaldi.
Read More

Mantido no time titular, Michael pede atenção especial à defesa

Apoiador ressalta vocação ofensiva do Flamengo, mas lembra que importante é não sofrer gol em casa
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  Rodrigo Benchimol/GLOBOESPORTE.COM

Michael será mantido do time rubro-negro

A troca de Andrade por Rogério Lourenço, teoricamente, abriu brecha para Petkovic ser o titular na armação de jogadas do Flamengo. Só que as últimas atuações de Michael o mantiveram no time titular, apesar do forte lobby pelo sérvio.

Nesta quarta-feira, contra o Corinthians, pelas oitavas da Libertadores, o jogador disputará a primeira partida com o Maracanã lotado de rubro-negros.

- Todos nós sabemos que o grande projeto do Flamengo para 2010 é a conquista da Libertadores. Apesar dos problemas que enfrentamos na última semana, quando dependíamos de outros resultados para garantir a nossa vaga, o trabalho tem sido realizado da melhor maneira possível. Sabemos que a nossa torcida estará em peso e não podemos decepcioná-la - declarou o jogador, que fez um dos gols da vitória por 3 a 2 sobre o Caracas, na última rodada da primeira fase.


Há uma preocupação em não sofrer gol no Maracanã, já que o critério gols fora de casa é o primeiro para decidir quem avança às quartas de final. Por isso, apesar da vocação ofensiva, ele pede atenção aos cuidados defensivos.

- Não dá para negar que o Flamengo tem uma vocação para o ataque. Porém, essa partida exige uma certa cautela no setor defensivo. Vamos buscar o triunfo a qualquer custo e este será ainda mais especial se for alcançado sem que o nosso time sofra gols. Numa decisão em mata-mata, isso pode pesar no fim - afirmou.

Flamengo x Corinthians começa às 21h50m (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. A TV Globo transmite para Rio de Janeiro e São Paulo.
Read More

Flamengo x Corinthians: enfim, o duelo esperado por milhões de brasileiros

Adriano e Ronaldo são as atrações do primeiro jogo entres os times de maior torcida do Brasil pelas oitavas de final da Libertadores, no Maracanã
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  Jorge William/Globo

Adriano sorri durante treinamento na Gávea

Com a pressão do tamanho de suas torcidas, Flamengo e Corinthians dão início, às 21h50m (horário de Brasília) desta quarta-feira, em um Maracanã lotado, a um duelo por uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Depois dos altos investimentos feitos para 2010, os dois times apostam em suas estrelas, principalmente Adriano e Ronaldo, para manter viva a esperança de continuar na competição que motivou o planejamento das diretorias.

O jogo será transmitido pela Rede Globo para todo o Brasil (com exceção dos estados de PE, MG, MT, RS e das cidades de Chapecó-SC e Santos-SP), e pelo SPORTV (menos RJ e SP). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir das 18h30m desde as saídas dos dois times de suas concentrações.

Na última terça-feira, pesquisa do Datafolha acirrou ainda mais a rivalidade entre as duas torcidas ao apontar empate técnico entre o número de rubro-negros e corintianos espalhados pelo Brasil. No estudo realizado entre os dias 15 e 16 de abril, a porcentagem de torcedores do Flamengo é de 17%, variando dentro da margem de erro, que é de 2%. Já os fãs do Corinthians têm 14% da preferência nacional. A presidente do Fla, Patrícia Amorim, levou os números na esportiva, mas considerou o empate técnico questionável. Enquanto isso, o presidente do Timão, Andrés Sanches, festejou o resultado.

O Flamengo conseguiu a sua classificação para as oitavas de maneira turbulenta. A última vaga possível, de pior segundo colocado, só veio após uma combinação de resultados de outros grupos. Enquanto isso, o Corinthians, que concentrou todas as suas forças em conquistar na competição no ano do seu centenário, teve a melhor campanha da fase de grupos e, por isso, o jogo de volta será no Pacaembu, na próxima quarta.

Independentemente do local, as atenções estarão voltadas para Adriano e Ronaldo. Apesar de estarem longe da forma física ideal, a esperança de gols ou de jogadas de efeito no clássico entre as maiores torcidas do Brasil está nos pés dos dois atacantes, que foram companheiros na seleção brasileira, na Copa de 2006. Pelo currículo dos dois, seus técnicos esperam que os dois sejam decisivos.

- Adriano tem tudo para participar muito bem. Nos últimos dias ele treinou bem e estamos confiantes que ele possa render nesta partida – disse Rogério Lourenço.

- É fundamental para as nossas pretensões na Libertadores que o Ronaldo volte a ser mais Ronaldo. Ele tem de fazer o que se espera dele. E eu tive a chance de dizer isso a ele. Nesse momento é preciso que se sinta importante. A equipe está bem, segura, mas é preciso algo mais – disse Mano Menezes.

Rômulo é a novidade do interino Rogério Lourenço

O Flamengo vai a campo atravessando um momento político conturbado. Na última sexta-feira, a presidente Patrícia Amorim demitiu o técnico Andrade, o vice de futebol, Marcos Braz, e o diretor-executivo de futebol, Eduardo Manhães. Sem um plano B após a negativa de Joel Santana, que preferiu continuar no Botafogo, o então auxiliar Rogério Lourenço foi efetivado interinamente no cargo. Mas, ao mesmo tempo, a cúpula presidencial ainda busca um nome de peso.

Enquanto isso, Rogério mostra personalidade, ou pelo menos coragem, ao dar uma oportunidade a Rômulo entre os titulares. Essa foi a principal mudança com relação ao time que vinha jogando. O volante, que foi inscrito na Libertadores ao lado Denis Marques e Ramon, saiu do grupo de reservas dos reservas diretamente para o time principal no lugar de Toró.

- Acredito muito no potencial do Rômulo e que ele vai fazer um bom jogo – explicou Rogério.

Além dele, David é a outra mudança promovida por Rogério. Mas o zagueiro, na verdade, está entrando na vaga de Álvaro, vetado com problemas na panturrilha direita. De resto, o time é todo igual, e a esperança de gols está no Império do Amor. Também há grande expectativa com relação à atuação de Adriano, que só disputou três dos seis jogos do Flamengo na Libertadores, marcando apenas um gol. No último jogo rubro-negro, contra o Caracas, o Imperador deixou o Maracanã debaixo de vaias, xingamentos e protestos da torcida.

Ronaldo volta ao time para a alegria da Fiel

Para o primeiro duelo contra o Flamengo, Mano Menezes esperava contar com o retorno do goleiro Felipe. Só que o camisa 1 continua fora por conta de um coágulo na perna direita. Assim, Julio Cesar será novamente titular. O reserva ganhou a vaga que antes era de Rafael Santos há duas partidas.
  Ivo Gonzalez/GLOBOESPORTE.COM

Ronaldo treina para o jogo no Maracanã

Mas o que mais importa para a Fiel é o retorno de Ronaldo. Poupado do último confronto da fase de grupos, contra o Independiente Medellín-COL, ele passou os últimos dias aprimorando a parte física. Esse empenho agradou ao técnico.

Quem ganhou um voto de confiança e tanto foi Moacir. Titular da lateral direita desde que Alessandro machucou, no dia 7 de março, contra o São Caetano, o jogador está mantido. Não só por estar em boa fase, mas também pelo que apresentou Alessandro em seu retorno aos gramados, no amistoso com o Botafogo.

- Gostei daquilo que o Alessandro produziu como primeiro retorno, mas ainda não é suficiente para voltar – disse o técnico.


FLAMENGO CORINTHIANS
Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado, Willians e Michael; Adriano e Vagner Love. Julio Cesar; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo .
Técnico: R.Lourenço Técnico: M. Menezes.
Estádio: Maracanã. Data: 28/04/2010. Horário: 21h50m. Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai). Auxiliares: Emigdio Roa e Nicolás Yegros (Paraguai).
Transmissão: A Rede Globo exibe a partida ao vivo para todo Brasil, com exceção de PE, MG, MT, RS e das cidades de Chapecó-SC e Santos-SP. O SporTV exibe para todo país, exceto RJ e SP.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 18h30m (de Brasília).
Read More

Rogério recorda vitória sobre o Timão em 1991 e diz que não fez o gol: 'Foi contra'

Atual técnico do Flamengo participou, como jogador, das únicas duas vezes que o Rubro-Negro encarou o Corinthians pela Libertadores
Fred Huber e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro

O grande duelo entre Flamengo e Corinthians, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã, será a terceira vez que os clubes se enfrentam na história da Libertadores. Flamenguistas e corintianos estiveram frente a frente na fase de grupos da edição de 1991. No primeiro jogo, disputado em Cuiabá, o placar terminou 1 a 1. Marcelinho Carioca, que posteriormente seria ídolo no Parque São Jorge, marcou para o Rubro-Negro. Fabinho fez para o Timão.

A segunda partida foi realizada no estádio do Pacaembu, e o Flamengo surpreendeu os donos da casa ao vencer por 2 a 0. Curiosamente, o autor do primeiro gol (ao menos na súmula) foi do zagueiro Rogério, atual técnico interino da equipe da Gávea. Gaúcho, de cabeça, completou o placar (assista aos lances no vídeo ao lado).

O treinador, que será o único a participar dos três duelos entre os clubes na Libertadores, lembrou com bom humor do jogo de 91, no Pacaembu. Ele disse que, na verdade, não foi o último a encostar na bola antes que ela entrasse.

- Na verdade o gol foi mais contra (risos). É uma lembrança boa. Acho que o Maracanã estava fechado e nós jogamos no Mato Grosso (o primeiro jogo). Me deram uma ajuda para dizer que o gol foi meu. O importante é que conseguimos a vitória lá. Hoje o futebol é outro, é outra história - afirmou o treinador.

O duelo no Pacaembu teve um capítulo triste, o confronto entre torcedores do Corinthians e policiais. O campo foi invadido e muitos objetos foram arremessados no gramado. O jogo, que foi paralisado aos 38 minutos do segundo tempo, entrou para história como a "Noite das Garrafadas". Os dois clubes acabaram se classificando. O Fla em primeiro, com nove pontos, e o Timão em segundo, com seis.

Confira as escalações dos times na "Noite das Garrafadas":

Flamengo 2 x 0 Corinthians

20/03/1991 - Estádio: Pacaembu - São Paulo

FLAMENGO: Gilmar; Ailton, Adilson, Rogério e Piá; Marquinhos, Júnior, Charles Guerreiro e Marcelinho Carioca; Alcindo(Paulo Nunes) e Gaúcho(Nélio).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: Rogério e Gaúcho.

CORINTHIANS: Ronaldo; Giba, Marcelo, Wilson Mano e Jacenir (Edson Pezinho); Márcio, Paulo Sérgio e Neto; Fabinho, Viola e Mauro (Tupãzinho).
Técnico: Nelsinho Baptista

Agência/Estado

O Pacaembu no dia da 'Noite das Garrafadas'. Fla venceu por 2 a 0 na casa do adversário

Read More

Fabio Luciano afirma: ‘Até os 31 anos fui corintiano, mas sou apaixonado pelo Fla’

Ex-jogador dos dois clubes diz que ter uma identificação com o Timão, mas aprendeu a gostar do rubro-negro
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O ex-zagueiro Fábio Luciano não sabe para quem torcer no duelo entre Flamengo e Corinthians, às 21h50m, desta quarta-feira, no Maracanã. Ele, que foi ídolo nas duas equipes, diz que foi corintiano até os 31 anos, mas depois de se transferir para o clube carioca ficou apaixonado pelo rubro-negro.

- Tenho uma história muito grande nos clubes e espero que vença o melhor. É um jogo maravilhoso. Até os 31 anos fui corintiano, mas sou apaixonado pelo Flamengo. Minha família é toda corintiana. O Corinthians fez parte da minha vida, mas sou um rubro-negro apaixonado. O coração fica dividido - disse no programa
Read More

Fora do banco do rubro-negro, Kleberson vê mais distante seu sonho de ir à Copa

Jogador fica atrás de Fierro e Toró na lista dos preferidos de Rogério
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Se Adriano tem nas oitavas de final da Libertadores a chance de recuperar prestígio e carimbar passaporte para a Copa, a Kleberson só resta o currículo como esperança. Contra o Corinthians, nesta quarta, às 21h50m, o jogador será reserva do reserva no Flamengo. Um mero espectador de um time que terá Rômulo de titular, com Fierro e Toró no banco. Com um detalhe: o comandante rubro-negro é o interino Rogério Lourenço, que colaborou com Dunga como observador do jogo Venezuela 2 x 1 Coréia do Norte, em março.

Ao saber que estaria barrado, Kleberson questionou Rogério. Depois, desculpou-se diante de todo o grupo. O Flamengo só faz mais dois jogos antes da convocação final: a partida de volta contra o Corinthians, quarta que vem, e a estreia no Brasileiro, dia 9, contra o São Paulo. A lista definitiva de Dunga sai no dia 11.

Kleberson chegou a ser importante para o Flamengo no jogo contra o Caracas, na Venezuela, quando deu o passe para Vagner Love marcar o segundo gol da vitória por 3 a 1 (veja o vídeo). Mas o toque preciso foi raridade em 2010. O Penta, como é chamado pelos companheiros na Gávea, perdeu espaço depois do empate em 2 a 2 com o Universidad de Chile, no dia 8 de abril. Na ocasião, foi substituído por Bruno Mezenga no intervalo, quando time perdia por 1 a 0 (veja o segundo vídeo). Era a gota d'água de uma sequência de muito mais baixos do que altos.

O jogo seguinte era a semifinal da Taça Rio, contra o Vasco. Andrade prometeu que não levaria em conta o passado dos jogadores na escalação. Era claramente um recado para Kleberson, que foi para o banco e começou a ver mais longe o sonho de disputar a Copa.

Kleberson entrou no segundo tempo contra Vasco. Também teve chance no fim da vitória por 3 a 2 contra o Caracas, na última quarta. Mas não convenceu.

A tendência é que o banco de reservas rubro-negro nesta quarta seja formado por Marcelo Lomba, Welinton, Toró, Petkovic, Vinícius Pacheco, Fierro e Bruno Mezenga. Rodrigo Alvim é o outro concentrado.
Read More

Marcos Braz cumpre promessa e vai ver Fla x Corinthians na arquibancada

Ex-dirigente rubro-negro diz que deseja agradecer apoio das principais organizadas do clube
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Na entrevista coletiva de sua despedida, Marcos Braz avisou que seria campeão da Libertadores como torcedor do Flamengo. Nesta quarta-feira, ele vai colocar a ideia em prática. O ex-dirigente assistirá ao jogo contra o Corinthians nas arquibancadas do Maracanã para agradecer.

- Vou ficar um tempo em cada uma das duas maiores torcidas organizadas. Eles me deram todo o apoio no tempo em que estive no comando - disse.

Na vitória por 3 a 2 sobre o Caracas, porém, Braz saiu xingado pela torcida.

Isso é normal, absolutamente normal. O que vale é o apoio que recebi durante todo o período em que estive naquela cadeira - declarou.

Ele esteve à frente da vice-presidência de futebol no título Brasileiro de 2009. Neste ano, ficou no cargo até a última sexta-feira quando foi demitido pela presidente Patrícia Amorim sob o argumento de que havia falta de comando sobre o time. Ele considerou a decisão política, já que pertence a um grupo distinto daquele que apoiou Amorim a se eleger.

A partida começa às 21h50m (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. A TV Globo transmite para Rio de Janeiro e São Paulo.
Read More

Flamengo está invicto há seis jogos contra o Corinthians

Rubro-negro já enfrentou rivais paulistas pela Libertadores e saiu com vantagem

Rogério marcou um gol no Corinthians, em 1991
Rogério marcou um gol no Corinthians, em 1991
Flamengo e Corinthians farão o confronto do ano na próxima quarta-feira (28.04). Válida pelas oitavas de final da Libertadores da América, a partida tem tudo para se tornar um daqueles jogos épicos, lembrados por muito tempo. No entanto, os dois times de maior torcida do Brasil já estiveram frente a frente na competição internacional. O duelo aconteceu em 1991 e o Flamengo se saiu melhor: empatou no Maracanã e venceu no Pacaembu.

Um dos personagens mais importantes do duelo desta quarta, o técnico Rogério estreará no comando do Flamengo. Há quase 20 anos, quando o Rubro-negro derrotou o Corinthians na Libertadores, ele também estava lá, dentro de campo, e ainda marcou um gol na vitória por 2 a 0.

"Não lembro de detalhes de nenhum jogo que fiz contra o Corinthians, mas lembro que foram sempre grandes confrontos. Esse gol que todo mundo está falando, na verdade, foi contra. Vocês estão me dando de presente. Apesar disso, é uma recordação boa. Principalmente porque o Flamengo saiu vitorioso", brincou Rogério.

Ao todo, Flamengo e Corinthians já se enfrentaram 113 vezes e o Rubro-negro leva vantagem. São 46 vitórias, 43 derrotas e 24 empates. No entanto, nos últimos cinco anos, os cariocas não são superados pelos paulistas: foram seis vitórias, com 12 gols marcados e apenas três sofridos.

Na última vez em que esteve diante do Corinthians, o Flamengo buscou uma bela vitória por 2 a 0 em pleno Pacaembú. Zé Roberto e Léo Moura marcaram os gols que levaram o Flamengo a liderança do Campeonato Brasileiro, uma rodada antes do Rubro-negro garantir o título.
Read More

O décimo-segundo jogador também está escalado

Treinador e jogadores do Flamengo contam com apoio incondicional da torcida nesta quarta

Nação está convocada para o show - VIPCOMM
Nação está convocada para o show - VIPCOMM
O Maracanã deve ter lotação esgotada na noite desta quarta-feira na partida entre Flamengo e Corinthians pelas oitavas de final da Copa Santander Libertadores. Animado com a possibilidade de ter mais de 65 mil rubro-negros ao seu lado, o time do técnico Rogério Lourenço não vê a hora de adentrar o gramado aos gritos de "Mengão do meu coração".

O treinador, que também é ex-jogador do Flamengo, conhece bem a força da Nação Rubro-Negra.

"A Nação provou que confia no time. Quem esteve lá dentro, e já jogou no Maracanã lotado, sabe como é. Os jogadores aqui também sabem da força da torcida. Precisamos dela e ela faz sim uma grande diferença. Um jogador pode estar mal, de repente olhar para a torcida, e sentir uma coisa diferente para tirar forças de onde não esperava", explicou.

Leonardo Moura concorda e promete que, dentro de campo, os jogadores farão o máximo para recompensar os torcedores.

"A nossa torcida tem é que acabar mesmo com os ingressos, lotar o Maracanã e fazer a parte dela que nós vamos tentar retribuir em campo. O apoio dela é essencial, tanto aqui como no jogo lá no Pacaembu e contamos muito com os torcedores", disse.

O volante Maldonado acredita que este duelo entre os clubes mais populares do país dará um charme todo especial à Libertadores.

"Além de ser um grande jogo, é um confronto entre as duas maiores torcidas do Brasil, e por ser válido pela Libertadores, fica ainda maior. Sem dúvida nenhuma, vai ser um jogo disputado, e o que pode fazer a diferença é a paciência. Temos que ter muito equilíbrio nesta partida", afirmou.


Nada de favoritismo
Mesmo jogando com o Maior do Mundo lotado, os rubro-negros não se consideram favoritos. Para o meio-campista Michael, a partida será bem equilibrada, e se há um favorito é o Corinthians, que teve a melhor campanha da primeira fase da competição.

"Vamos jogar em casa, mas isso não quer dizer que sejamos favoritos. O Roberto Carlos deu uma entrevista dizendo isso, mas quem terminou em primeiro lugar de toda a competição foi o Corinthians. Nós ficamos em décimo-sexto. Então, se tem algum favorito, é o Corinthians", completou.
Read More

Flamengo x Corinthians: 92 anos de História

LANCENET! entrevista filhos de jogadores do primeiro confronto, realizado no Rio de Janeiro, em 1918
Os 
capitães Amílcar e Nery perfilados para o início do jogo histórico 
(Foto: Reprodução/Tom Dib)
Os capitães Amílcar e Nery perfilados para o início do jogo histórico (Foto: Reprodução/Tom Dib)


Dia 1 de dezembro de 1918. Rua Paissandu, Rio de Janeiro. Flamengo e Corinthians, liderados por Nery e Amílcar, respectivamente, deram início àquele que seria o maior clássico do futebol nacional. Confronto que atrai multidões e para o país.
Naquela tarde de domingo, talvez, muitos daqueles jogadores não imaginariam que o amistoso, o primeiro interestadual da História do Corinthians, fosse ganhar tamanha repercussão em âmbito nacional.
A partida, aliás, foi equilibrada, assim como o retrospecto geral (46 vitórias do Flamengo, 43 vitórias do Corinthians e 24 empates). Carlos Araújo abriu o placar para a equipe carioca. Ainda no primeiro tempo, Neco empatou. O gol do triunfo corintiano saiu dos pés de Amílcar, aos 20 minutos.

O local da partida não existe mais. Hoje, tornou-se um prédio residencial. Mas a memória desse marco histórico permanece viva em alguns familiares de corintianos que participaram do jogo.

foto Lembranças do primeiro clássico entre Flamengo e Corinthians
A reportagem do LANCENET! encontrou Amílcar Barbuy, filho do ex-meia Amílcar, e Maria Odila Cardeal, filha do atacante Neco.
Maria Odila, aos 84 anos, recorre à ajuda da filha Regina para refrescar a memória e afirmar que Neco teria uma enorme satisfação se soubesse da grandeza que o clássico entre Corinthians e Flamengo tem hoje.
– Ele ficaria muito emocionado se soubesse da dimensão que o jogo ganhou. São as duas maiores torcidas do Brasil. Ele, certamente, estaria vibrando – disse Regina, neta de Neco.
Lúcido e, por alguns instantes, emocionado, Amílcar Barbuy, de 85 anos, se escorou nas lembranças do pai para provocar e, consequentemente, inspirar Ronaldo.
– Meu pai foi um dos melhores, faria muito sucesso hoje. Apesar de um pouco gordo, espero que Ronaldo se inspire nele e faça alguma coisa.
Que o conselho não se limite ao Fenômeno, mas que todos os jogadores presentes no Maracanã na noite desta quarta-feira façam jus à História iniciada por Nery, Amílcar, Neco & Cia.
FICHA TÉCNICA - AMISTOSO INTERESTADUAL
FLAMENGO 1 x 2 CORINTHIANS

DATA:
1/12/1918 (domingo)
LOCAL: Rua Paissandu, Rio de Janeiro (RJ)
ÁRBITRO: Frederico Ávila Mello
RENDA-PÚBLICO: Não divulgados
GOLS: Carlos Araújo , 23'/1ºT (1-0); Neco, 38'/1°T (1-1); Amílcar, 20'/2ºT (1-2)
FLAMENGO: Baena; Telefone e Nery; Japonês, Galo e Mílton; Carregal, Baltazar e Carlos Araújo; Dias e Geraldo Técnico: Nery.
CORINTHIANS: Medaglia; Nando e César Nunes; Gano, Amílcar e Ciasca; Américo, Garcia e Bororó; Neco e Rogério Técnico: Amílcar.

*Os capitães das equipes também eram os técnicos
Read More

Carlinhos: 'Adriano precisa treinar muito'

Ex-treinador garante que Imperador voltará para a Europa
O time 
campeão brasileiro juvenil de 2000: Em pé: Diego, Felipe Melo, André 
Bahia, Adriano, Anderson Luís e o treinador Carlinhos. Agachados: Jean, 
Anderson Chulapa, Andrezinho, Gaúcho, Vanderson e Murilo.
O time campeão brasileiro juvenil de 2000: Em pé: Diego, Felipe Melo, André Bahia, Adriano, Anderson Luís e o treinador Carlinhos. Agachados: Jean, Anderson Chulapa, Andrezinho, Gaúcho, Vanderson e Murilo. (Crédito: Arquivo pessoal do treinador)

Adriano e Carlinhos mantêm contato até hoje. O descobridor e o Imperador estão sempre conversando por telefone e Carlinhos chegou a dar um conselho ao jogador nas últimas semanas . Segundo ele, Adriano precisa treinar para voltar a ser um jogador acima da média.
- Treinando em período integral três vezes por semana e deixando os problemas de lado, ninguém vai segurá-lo. Ele tem 28 anos e ainda é jovem para a posição. Tem condições de jogar mais uns sete anos e ganhar muito dinheiro. É importante pensar nisso, pois o dinheiro acaba e ele ajudamuito os seus familiares - comentou.

Carlinhos também acredita que em outra recente conversa com Adriano uma notícia desagradável está por vir para os torcedores do Flamengo. Trata-se do retorno do Imperador para a Europa.


- Ele teve alguns problemas aqui e tenho certeza de que vai voltar para a Europa. Ele sabe que tem condições de jogar lá e quer recuperar o seu espaço. Adriano temmuito a dar ao futebol ainda - enfatizou o técnico Carlinhos.


Além de Adriano, Carlinhos considera-se responsável pela revelação de outros talentos criados na base rubro-negra.
- Felipe Melo, Ibson, Andrezinho, Jean e Diego. Eles são jogadores com quem tive o prazer de trabalhar e ajudei a formá-los no futebol e como homens. Foi muito gratificante - finalizou.
Read More

Descobridor acredita que Adriano vencerá

No duelo contra Ronaldo, Carlinhos aposta no Imperador
Adriano
 e Ronaldo se enfrentarão nesta quarta-feira, no Maracanã
Adriano e Ronaldo se enfrentarão nesta quarta-feira, no Maracanã


Flamengo e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, no Maracanã, e o duelo Adriano-Ronaldo vem dominando as manchetes durante os últimos dias. Descobridor de Adriano, Carlinhos aposta todas as fichas no pupilo no confronto pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
- Sou Adriano até debaixo d’água. Não podemos esquecer que do outro lado tem um jogador acima da média, por isso é chamado de Fenômeno. Um fora de série - afirmou.


Carlinhos revelou uma curiosidade de Adriano. Para ele, o Imperador é uma pessoa "desligada".
- Ele é um cara meio desligado, mas um garoto maravilhoso. É gente boa, humilde. Ele consegue fazer amizades em qualquer lugar. É querido por todos - disse.
No momento, Carlinhos está desempregado e espera uma oportunidade para mostrar seu trabalho em algum clube. Recentemente, ele trabalhou como auxiliar do técnico Waldemar Lemos no Atlético-PR e Náutico.
- Estou desempregado, mas tenho certeza de que as portas vão se abrir. Estou esperando uma oportunidade e me sinto preparado para dirigir qualquer equipe do Brasil - finalizou.
Read More

Rogério diz não pensar em seu futuro no cargo. Foco é só no Corinthians

Técnico afirma que problemas externos não vão atrapalhar o time. Ele garante que não está intimidado com a pressão de dirigir o Flamengo

Andrade, antecessor de Rogério Lourenço, técnico interino do Flamengo, pode ser uma espécie de inspiração para o atual comandante. O campeão brasileiro de 2009 também assumiu o cargo provisoriamente, e, com bons resultados, conseguiu ser efetivado. Rogério, no entanto, garantiu que não está encarando o duelo com o Corinthians, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã, como a grande chance de permanecer na função.
Fred Huber e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro

O treinador lembrou que teve muito pouco tempo para treinar a equipe para este jogo da Libertadores, e, desta forma, não pôde fazer muitas mudanças.

- Não estou pensando nisso, somente no jogo desta quarta. Minha preocupação é tentar fazer o time jogar bem. Só tivemos dois dias de treinos, não tem como fazer muitas mudanças. Apesar do pouco tempo, espero que o trabalho já faça alguma diferença nesta quarta. O principal é mexer com o emocional dos jogadores - disse o comandante do Fla.

Emocional. Exatamente a área que mais foi abalada nos últimos dias, já que os jogadores parecem não ter gostado muito das saídas de Andrade e do vice de futebol Marcos Braz. Rogério Lourenço, no entanto, acredita que os problemas de fora do campo não vão influenciar no rendimento dos jogadores nesta quarta.

- São jogadores experientes. Quem está no Flamengo tem que estar preparado para todas as situações. Os assuntos de fora de campo não vão atrapalhar.

Quem também está na mira é o próprio Rogério. Na terça-feira, ele viveu na pele o que é ser treinador do clube mais popular do país: 12 câmeras e cerca de 40 pessoas o esperavam para a entrevista coletiva após o treino. O ex-zagueiro garantiu que não está intimidado.

- Não sei se é a maior pressão, mas com certeza é o maior número de câmeras que eu já vi. Mas não intimida. Vou seguir meu trabalho, minhas convicções, tudo que me trouxe até aqui onde eu estou.
Read More

O peso que balança as carreiras do Imperador e do Fenômeno

Ídolos e artilheiros de Fla e Corinthians que duelam no 'ringue' do Maracanã nesta quarta pela Libertadores têm um inimigo em comum
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

No Flamengo x Corinthians desta quarta-feira que vai mexer com 60 milhões de torcedores apaixonados no duelo das "nações", seus dois maiores ídolos estão de volta à berlinda. Craques estelares e artilheiros com vida conturbada fora de campo, Adriano e Ronaldo começam, a partir das 21h50m, o confronto tão esperado desde 2009, quando retornaram ao Brasil na tentativa de darem um novo rumo às suas vidas, que já não andavam boas na Europa. No primeiro round que decide uma das vagas às quartas da Libertadores, os dois entram no "ringue" do Maracanã com um inimigo em comum há anos: a balança.
 



A vida desregrada contribui. Os dois não treinam como deveriam, são amantes da noite, do bom chope e do pecado capital da gula. O Imperador tem como combinação predileta arroz, feijão e ovo. O Fenômeno é viciado em batata frita e ainda tem o hipotireoidismo (doença que atinge a tireoide e provoca desquilíbrio no metabolismo) para piorar a situação. Os clubes evitam divulgar oficialmente os números dos jogadores e sequer confirmam que estejam acima do peso. Não falam também de percentual de gordura, para evitar mais polêmica. Mas o torcedor consegue perceber no campo ou na TV as gordurinhas a mais. Especula-se que hoje o atacante rubro-negro, 27 anos, 1,89m, esteja com 102kg. E o corintiano, 33 anos, 1,83m, com 97kg.
 
No Brasileirão de 2009, não houve o duelo dos pesos pesados. No primeiro turno, Ronaldo estava com a mão quebrada. No segundo, foi o contrário: Adriano ficou fora, com o pé queimado. As duas contusões só agravaram a briga acirrada com o adversário em comum. Curioso que os dois começaram esse combate na mesma época: a Copa do Mundo de 2006. Quando se reuniram em Weggis, para o início dos treinos, chegaram do Inter de Milão e do Real Madrid muito acima do peso.

'Duelo' já na Alemanha

Na ficha da CBF para o Mundial na Alemanha, Adriano media 1,89m e pesava 86kg. Bem distante da realidade com que desembarcou na Suíça para a fase de preparação: com 94kg, oito quilos acima do esperado. Antes, o atacante, que começou franzino nas categorias de base do Flamengo, só era lembrado pelos músculos desenvolvidos.

Agência/Getty Images

Adriano em grande forma física no Internazionale, em 2001; no Fla, em março de 2010, o relaxamento

O ídolo corintiano apareceu em Weggis com quase 95kg - exatamente 94,7kg. À época, o preparador físico da seleção brasileira Moraci Sant’Anna disse que o ideal para ele era o peso de 90kg. Na Copa de 2002, por exemplo, o Fenômeno estava, segundo dados oficiais da CBF, com 81kg.

Os dois acabaram criticados na Copa pela falta de mobilidade, além das saídas à noite com outros jogadores. A seleção brasileira acabou eliminada, e cada um seguiu o seu rumo.

Depressão pesada do Imperador

Adriano já dava sinais de declínio na Itália. Os anos seguintes foram conturbados, com episódios de depressão e fugas ao Brasil para "recuperar a alegria". Foi quando o São Paulo o repatriou no primeiro semestre de 2008 para jogar a Libertadores e o Paulistão. O craque teria chegado ao Morumbi um pouco mais magro, com 92kg. Saiu de lá seis meses depois com alguns problemas - foi multado em 40% do salário por indisciplina - e sem título.

Mesmo assim, se reapresentou ao Inter de Milão, com José Mourinho no comando, com moral mais elevado. Até que os problemas com a bebida voltaram, a saudade do Brasil também. A combinação de noitadas, álcool e alimentação descontrolada voltou a atrapalhá-lo. O Imperador arrumou as malas e anunciou o fim da carreira até mudar de ideia e acertar com o Flamengo, em 2009. Na ocasião, estava no seu 'auge' de peso: 108kg.

Contusão e noite na balança 

O excesso na balança também mudou o caminho do Fenômeno. As críticas ao peso o fizeram trocar Madri por Milão, mas agora no rival do Internazionale, seu ex-clube. Quando acertou com o Milan, em 2007, tratou-se da tireoide e perdeu cinco quilos, ficando com 89kg. Mais tarde, em fevereiro de 2008, a grave lesão no joelho esquerdo na partida contra o Livorno fez com que o atacante se submetesse a nova cirurgia e voltasse a engordar.

O Milan resolveu não renovar o contrato. Ronaldo voltou ao Brasil, se envolveu numa confusão com travestis no Rio e chegou a treinar no Flamengo em setembro, para recuperar a forma. Mas, ao contrário do que se pensava, não houve acerto com o clube rubro-negro. O Corinthians iniciou negociações e levou o craque. Em dezembro de 2008, quando acertou com o Timão, estava com pouco mais de 100kg.

Imperador: de Hulk à louca vida dos 106kg 

Os dois craques voltaram com estrela. Curiosamente, cada um dominou um semestre do futebol brasileiro. Se no primeiro Ronaldo conduziu o Corinthians aos títulos Paulista e da Copa do Brasil - classificando a equipe a disputar a Libertadores no ano do seu centenário -, no segundo, Adriano foi o grande herói da conquista rubro-negra do hexacampeonato brasileiro e, consequentemente, da vaga para a disputa da competição sul-americana.

O Imperador, que havia chegado à Gávea com 108kg, disse na época que seu peso ideal era de 98kg e atingiu a meta já no segundo semestre. Na campanha do Brasileiro, em que foi artilheiro da competição com 19 gols - o que o levou a voltar à seleção brasileira -, usou a comemoração à la Hulk, em que tira a camisa e contrai os músculos, marca registrada nos momentos de plena forma física.

-  Ele é diferenciado, o jogador mais forte com quem trabalhei. Tem enorme facilidade para a hipertrofia muscular e para perder peso - costuma dizer o preparador físico do Flamengo, Alexandre Sanz.

Mas depois, o atacante voltou a se entregar à vida louca. Ainda por cima, uma queimadura no pé que lhe rendeu uma bolha no fim de novembro atrapalhou sua forma física na reta final do Brasileiro. Com isso, terminou 2009 pouco acima dos 100kg. Neste ano, com problemas pessoais - como o episódio da Favela da Chatuba -, e se rendendo ao pecado da gula, ainda não se aproximou do peso ideal (atualmente de 99kg). Também com problemas físicos - queixou-se de dores lombares -, chegou a 106kg em março e jogou a final da Taça Rio com 103kg. Agora, está com 102kg e correndo o risco de não ir à Copa.

Fenômeno: voo a 95kg, estacionado perto dos 100kg


Agência/Estado

Três Ronaldos diferentes: o primeiro no início dos anos 90, no futsal do Social Ramos Clube;  o segundo em 1994, na preparação da seleção brasileira para a Copa dos EUA; e o terceiro no Corinthians, em 2010

Com o Fenômeno, o início no Corinthians não foi diferente do de Adriano no Fla. Logo na pré-temporada, em Itu, o atacante se dedicou bastante aos treinamentos e atingiu 98kg em duas semanas. No auge, na final da Copa do Brasil, no começo de julho de 2009, Ronaldo chegou a 95kg, o mínimo até agora na equipe do Parque São Jorge. Não deu outra: o Timão conquistou a competição e, um pouco antes, o Campeonato Paulista. Ronaldo foi decisivo. Especialmente na segunda partida da semifinal do Paulistão, contra o São Paulo, e na primeira da decisão contra o Santos, marcando um gol de placa.

Até o presidente Lula, corintiano roxo que já teve problemas com Ronaldo por causa de uma declaração em 2006 sobre o peso do jogador, entrou na campanha por uma volta do jogador à seleção. Mas, no dia 26 de julho, o Fenômeno sofreu uma fratura em um osso da mão esquerda, ficando fora do Brasileirão por dez partidas. Aproveitou e fez uma lipoaspiração, mas não resolveu muito.

Quando voltou, o camisa 9 estava visivelmente acima do peso. E nunca mais conseguiu recuperar a forma da Copa do Brasil. No início deste ano, admitiu ter traumas de se pesar na balança (assista ao vídeo). Especula-se que atualmente ele esteja novamente perto dos 100 quilos, com 97. E também mais longe do Mundial na África do Sul. Mas o amigo e companheiro de time, o lateral Roberto Carlos, avisa: o Fenômeno vai com tudo para cima do Flamengo.

- Nesse período que o Ronaldo ficou treinando mais que todo mundo, ele deu uma afinadinha no rosto, deu uma segurada na comida e voltou a se cuidar. Todo mundo sabe que o mínimo que ele come o engorda. Agora é só acertar a pontaria. Ele bem é o melhor do mundo. Estou vendo o Ronaldo bastante concentrado e ligado para essa partida – declarou o lateral na segunda-feira.
Read More

Aliado a Cielo, técnico encara o desafio de recuperar a tradição da natação do Fla

Marco Veiga abre mão de trabalho bem-sucedido no Pinheiros para comandar o clube rubro-negro. Preparação física será o foco do treinamento
Lydia Gismondi Rio de Janeiro

  Lydia Gismondi/GLOBOESPORTE.COM

Marco Veiga tenta recuperar tradição do Fla

A julgar pelos diversos telefonemas e e-mails de nadadores que tem recebido desde que aceitou a proposta de comandar a natação do Flamengo, o técnico Marco Veiga promete ter um futuro trabalhoso, porém promissor no Rubro-Negro. A missão de colocar o clube entre os melhores do país na modalidade não parece fácil uma vez que o time carioca tem desempenhado apenas um papel de coadjuvante nos campeonatos nacionais dos últimos anos. O treinador de 46 anos, entretanto, tem um aliado de peso nessa batalha. Depois de escutar várias propostas, o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo resolveu apostar no trabalho de resgate da tradicional e campeã natação do Fla.



- Eu sempre fui um sujeito em busca de novos desafios, por isso vim para cá. Estou acreditando muito no trabalho que está sendo feito aqui. Eu conheço a Patrícia (Amorim) e a (Cristina) Callou há muitos anos. A gente fala a mesma língua, é diferente da maioria dos dirigentes. Eu nadei com elas. Então, é uma conversa diferente – disse o técnico Marco Veiga, referindo-se à presidente e à vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo.

Não foi apenas o desafio que instigou Marco Veiga a trocar o certo pelo duvidoso, já que estava atuando como um dos técnicos do Pinheiros, o melhor clube da modalidade nos últimos anos. O treinador tem uma história longa e afetiva com o Rubro-Negro. Foi lá que começou a se destacar como nadador e onde deu seus primeiros passos como técnico.

- Eu tenho uma história aqui no Flamengo, fui atleta, sou laureado. Comecei a trabalhar na natação aqui, como estagiário. E sempre tive aquele sonho de um dia ser o head coach (treinador) do Flamengo. Aquilo ficou na minha cabeça.

O cenário que encontrou quando chegou ao clube, em fevereiro, era bem diferente do que estava habituado no Pinheiros. Piscina com problemas - precisando urgente de reformas -, sala de musculação abandonada e nadadores com o moral baixo.

- Eu senti os atletas com pouca autoestima. O que eu estou tentando fazer com eles é elevar essa autoestima. Estou trabalhando bastante isso. Eles têm que ter orgulho de vestir essa camisa e precisam ter a consciência de que estão fazendo parte de um movimento de resgate dessa natação tão vitoriosa.

Trabalho focado na preparação física

  Lydia Gismondi/GLOBOESPORTE.COM

Preparação física terá papel fundamental no Fla

Para completar o trabalho técnico e psicológico, Marco Veiga espera uma melhora estrutural. A expectativa é que a piscina seja reparada ainda este ano e, em 2011, seja reformada. A sala de musculação, destacada como essencial pelo novo treinador, é prioridade. Novos equipamentos já começaram a chegar.

- O meu programa depende muito da preparação física. Ele é diferente de muitos daqui do Brasil, mas é parecido com o que tem sido feito na Europa, com uma parte física mais funcional. Os exercícios se assemelham muito ao movimento realizado dentro d’água. Então, eu preciso dessa estrutura.

No Troféu Maria Lenk, que será realizado de 3 a 9 de maio, em Santos, ainda será difícil notar grandes progressos, segundo o próprio Marco Veiga. Com apenas 15 semanas do novo traballho e ainda desfalcado de Conrado Chede e Monique Ferreira, o treinador espera apenas que o Flamengo fique em quinto e à frente dos outros clubes cariocas.

Projeto a longo prazo
  Lydia Gismondi/GLOBOESPORTE.COM

Nadadores iniciam novo treinamento no clube

Os primeiros passos do progresso, porém, já deverão ser notados no José Finkel, no fim do ano. O técnico do Rubro-Negro acredita que esse será o tempo necessário para que a nova preparação física dos nadadores já dê respostas dentro d’água. Seguindo o cronograma, em 2011, a natação do Flamengo já terá uma equipe de alto nível.

- Quando a Patrícia me contratou, ficou bem claro que a ideia era um trabalho a longo prazo. Mas acho até que a gente está evoluindo rápido. Acredito que no ano que vem vamos estar com uma equipe bem forte. As coisas estão acontecendo como tinham de acontecer, crescendo com os pés no chão.

Pensando ainda mais para frente, Veiga espera garimpar novos talentos com a ajuda do ídolo Cesar Cielo.

- Nós temos um atleta campeão olímpico e mundial, então precisamos aproveitar isso. Nem que seja só por uma semana. Só de as crianças verem que o Cielo está nadando na mesma piscina que elas, já vai fazer diferença. A ideia é que esse tipo de situação faça crescer a quantidade de alunos e, da quantidade, saia a qualidade - finalizou.
Read More

Flamengo x Corinthians: enfim, o duelo esperado por milhões de brasileiros

Adriano e Ronaldo são as atrações do primeiro jogo entres os times de maior torcida do Brasil pelas oitavas de final da Libertadores, no Maracanã
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  Jorge William/Globo

Adriano sorri durante treinamento na Gávea

Com a pressão do tamanho de suas torcidas, Flamengo e Corinthians dão início, às 21h50m (horário de Brasília) desta quarta-feira, em um Maracanã lotado, a um duelo por uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Depois dos altos investimentos feitos para 2010, os dois times apostam em suas estrelas, principalmente Adriano e Ronaldo, para manter viva a esperança de continuar na competição que motivou o planejamento das diretorias.

O jogo será transmitido pela Rede Globo para todo o Brasil (com exceção dos estados de PE, MG, MT, RS e das cidades de Chapecó-SC e Santos-SP), e pelo SPORTV (menos RJ e SP). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir das 18h30m desde as saídas dos dois times de suas concentrações.

Na última terça-feira, pesquisa do Datafolha acirrou ainda mais a rivalidade entre as duas torcidas ao apontar empate técnico entre o número de rubro-negros e corintianos espalhados pelo Brasil. No estudo realizado entre os dias 15 e 16 de abril, a porcentagem de torcedores do Flamengo é de 17%, variando dentro da margem de erro, que é de 2%. Já os fãs do Corinthians têm 14% da preferência nacional. A presidente do Fla, Patrícia Amorim, levou os números na esportiva, mas considerou o empate técnico questionável. Enquanto isso, o presidente do Timão, Andrés Sanches, festejou o resultado.

O Flamengo conseguiu a sua classificação para as oitavas de maneira turbulenta. A última vaga possível, de pior segundo colocado, só veio após uma combinação de resultados de outros grupos. Enquanto isso, o Corinthians, que concentrou todas as suas forças em conquistar na competição no ano do seu centenário, teve a melhor campanha da fase de grupos e, por isso, o jogo de volta será no Pacaembu, na próxima quarta.

Independentemente do local, as atenções estarão voltadas para Adriano e Ronaldo. Apesar de estarem longe da forma física ideal, a esperança de gols ou de jogadas de efeito no clássico entre as maiores torcidas do Brasil está nos pés dos dois atacantes, que foram companheiros na seleção brasileira, na Copa de 2006. Pelo currículo dos dois, seus técnicos esperam que os dois sejam decisivos.

- Adriano tem tudo para participar muito bem. Nos últimos dias ele treinou bem e estamos confiantes que ele possa render nesta partida – disse Rogério Lourenço.

- É fundamental para as nossas pretensões na Libertadores que o Ronaldo volte a ser mais Ronaldo. Ele tem de fazer o que se espera dele. E eu tive a chance de dizer isso a ele. Nesse momento é preciso que se sinta importante. A equipe está bem, segura, mas é preciso algo mais – disse Mano Menezes.

Rômulo é a novidade do interino Rogério Lourenço

O Flamengo vai a campo atravessando um momento político conturbado. Na última sexta-feira, a presidente Patrícia Amorim demitiu o técnico Andrade, o vice de futebol, Marcos Braz, e o diretor-executivo de futebol, Eduardo Manhães. Sem um plano B após a negativa de Joel Santana, que preferiu continuar no Botafogo, o então auxiliar Rogério Lourenço foi efetivado interinamente no cargo. Mas, ao mesmo tempo, a cúpula presidencial ainda busca um nome de peso.

Enquanto isso, Rogério mostra personalidade, ou pelo menos coragem, ao dar uma oportunidade a Rômulo entre os titulares. Essa foi a principal mudança com relação ao time que vinha jogando. O volante, que foi inscrito na Libertadores ao lado Denis Marques e Ramon, saiu do grupo de reservas dos reservas diretamente para o time principal no lugar de Toró.

- Acredito muito no potencial do Rômulo e que ele vai fazer um bom jogo – explicou Rogério.

Além dele, David é a outra mudança promovida por Rogério. Mas o zagueiro, na verdade, está entrando na vaga de Álvaro, vetado com problemas na panturrilha direita. De resto, o time é todo igual, e a esperança de gols está no Império do Amor. Também há grande expectativa com relação à atuação de Adriano, que só disputou três dos seis jogos do Flamengo na Libertadores, marcando apenas um gol. No último jogo rubro-negro, contra o Caracas, o Imperador deixou o Maracanã debaixo de vaias, xingamentos e protestos da torcida.

Ronaldo volta ao time para a alegria da Fiel

Para o primeiro duelo contra o Flamengo, Mano Menezes esperava contar com o retorno do goleiro Felipe. Só que o camisa 1 continua fora por conta de um coágulo na perna direita. Assim, Julio Cesar será novamente titular. O reserva ganhou a vaga que antes era de Rafael Santos há duas partidas.
  Ivo Gonzalez/GLOBOESPORTE.COM

Ronaldo treina para o jogo no Maracanã

Mas o que mais importa para a Fiel é o retorno de Ronaldo. Poupado do último confronto da fase de grupos, contra o Independiente Medellín-COL, ele passou os últimos dias aprimorando a parte física. Esse empenho agradou ao técnico.

Quem ganhou um voto de confiança e tanto foi Moacir. Titular da lateral direita desde que Alessandro machucou, no dia 7 de março, contra o São Caetano, o jogador está mantido. Não só por estar em boa fase, mas também pelo que apresentou Alessandro em seu retorno aos gramados, no amistoso com o Botafogo.

- Gostei daquilo que o Alessandro produziu como primeiro retorno, mas ainda não é suficiente para voltar – disse o técnico.


FLAMENGO CORINTHIANS
Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado, Willians e Michael; Adriano e Vagner Love. Julio Cesar; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo .
Técnico: R.Lourenço Técnico: M. Menezes.
Estádio: Maracanã. Data: 28/04/2010. Horário: 21h50m. Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai). Auxiliares: Emigdio Roa e Nicolás Yegros (Paraguai).
Transmissão: A Rede Globo exibe a partida ao vivo para todo Brasil, com exceção de PE, MG, MT, RS e das cidades de Chapecó-SC e Santos-SP. O SporTV exibe para todo país, exceto RJ e SP.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 18h30m (de Brasília).
Read More

Urubutr