I made this widget at MyFlashFetish.com.

'Não vou deixar de ser Fla', diz Zico, que responde a Luxa e Capitão Léo


Maior ídolo do clube acha que técnico não sabe da real situação: 'Gostaria de ver como ele reagiria se sofresse inquérito da instituição Flamengo'




Ao chegar ao hall de entrada do CFZ, a loja que vende camisas tem estampada na vitrine os modelos retrô do Flamengo com assinatura de Zico bordada e outro, com imagem do Galinho, que tem os seguintes dizeres: "Na minha veia corre o sangue vermelho e preto." Ou seja: mesmo amargurado com o atual Flamengo, nada mudou no coração de Zico. O Galinho, obviamente, continua Flamengo. Ainda que, dentro da diretoria, sofra forte oposição: o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, o Capitão Léo, ex-chefe de torcida organizada, segue nas críticas ao maior jogador da história do clube.
Alvo de inquérito por denúncias até agora não comprovadas de irregularidades na assinatura do contrato do Flamengo com o CFZ que estabelecia série de parcerias,  o Galinho deixou claro seu desgosto profundo com o clube de coração. E, apesar de a todo momento tentar evitar respostas diretas ao Capitão Léo - "na Justiça o que ele tinha que falar não falou" -, tal como nos gramados, Zico não fugiu das divididas e usou de ironia sobre as últimas declarações do opositor.  O amigo Vanderlei Luxemburgo, que considerou inoportuna as críticas de Zico e Junior ao atual Flamengo após uma derrota e perto do clássico com o Botafogo, também não escapou de uma resposta.
Zico durante entrevista (Foto: Marcio Mará / Globoesporte.com)Com a bandeira rubro-negra ao fundo, Zico diz que nem ele nem Junior jamais quiseram estar acima da instituição Flamengo. Mas ferida feita pelo clube vai durar a cicatrizar  (Foto: Marcio Mará / Globoesporte.com)
- É um direito dele achar isso. E ninguém aqui está acima da instituição. Eu gostaria de ver um dia como ele reagiria se sofresse inquérito da instituição Flamengo... Não é problema pessoal com A ou B. É com um dos poderes mais importantes do clube, o Conselho Fiscal. E não existe hora inoportuna para isso. Fui chamado de ladrão por um dos principais poderes do clube. Acho que ele não está a par da real situação.
Zico diz que não vai deixar de ser rubro-negro. Mas a ferida vai demorar a cicatrizar. E ironizou a declaração de Capitão Léo de que ele, Junior e os demais da geração de 1981, a mais vitoriosa da história do clube, estariam com ciúmes do atual elenco.
- Ah, estamos sim, estamos com um ciúme danado... Pô, que ciúme, negócio assim assustador. Tô muito preocupado com isso.
GLOBOESPORTE.COM: Perdeu a vontade de torcer pelo Flamengo, Zico?
ZICO: Vejo só pela televisão, só não vou mais a estádio. Eu não vou deixar de ser Flamengo nunca. Isso aí não tem jeito. Agora, uma coisa é você acompanhar, estar mais interessado, como estive outras vezes, e outra coisa é acompanhar agora. Você não pode estar satisfeito com um clube que, como diz um amigo meu de muitos anos... No frigir dos ovos, eu fui chamado de ladrão dentro do Flamengo. A verdade é essa, nua a crua. Fui chamado de ladrão pelo Conselho Fiscal, não provaram nada e não vão provar nada. Eu e meu filho. Então querem o quê? Vou ficar rindo? Não me interessa se é esse ou aquele. Fui motivo de inquérito pela instituição Flamengo. E eu tenho que me defender perante a instituição. Não importa quem esteja lá dentro. E outra coisa: tudo o que alguns falam agora não adianta nada, porque na Justiça não falaram nada. Ele foi lá para a Justiça, disse que não falou nada, que a imprensa mentiu, deturpou as palavras dele. Então, na hora que isso for falado agora, não adianta para nada.
Mas isso é definitivo ou pode mudar?
-  Claro que na vida pode mudar.  Na vida tudo muda. Mas tenho certeza que vai levar tempo. Ferida não cicatriza de uma noite pro dia, não.
O problema é com quem está lá, não é?
-  Claro. Totalmente. E problema sério. Não é problema pequeno. Qualquer cidadão encararia como sério. Então não quero que me cobrem nada.
Depois de sua declaração e a do Junior, em que mostraram descontentamento com o Flamengo, o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, Capitão Léo...
- O que ele falar, para mim não serve para nada porque na Justiça o que ele tinha que falar não falou, e eu tenho o depoimento dele. Então, acabou. Eu não respondo nada. Pra mim, não interessa o que ele falar agora...
Ele disse que a geração de 81, campeã do mundo, está com ciúmes da atual e torce contra o Flamengo, como a Seleção Brasileira de 70 fez por muitos anos...
- Ah, estamos sim, estamos com um ciúme danado... Pô, que ciúme, negócio assim assustador. Tô muito preocupado com isso. Não vou nem dirigir o Iraque por causa disso mais...
O Capitão Léo ainda falou que a sua família torceu contra o Flamengo, para o Guarani, porque um de seus filhos torce para o Bugre...
- Diz para ele que contra o Guarani foi 5 a 0 lá dentro do Guarani, no Brinco de Ouro, no Campeonato Brasileiro. Foram três, com três abobrinhas lá dentro. Foi lá. Acho que foi com o Telê... O pior foi ter dado alegria pra esses caras... Isso é que é duro. (Na verdade, o Flamengo goleou por 5 a 1 em 1988 e Zico marcou um gol. O Galinho marcou três contra o time campinense no Brinco de Ouro em 1982, na histórica vitória de virada por 3 a 2)
Estão chegando os 30 anos da conquista do Mundial de Clubes, em 13 de dezembro. Como vai ser isso? Você e Junior já deixaram clara a decepção com quem dirige o Flamengo de hoje. Como serão as comemorações?
- Com esta direção, zero. Qualquer coisa que tenha esta direção, estou fora de tudo. Comemoração foi em 1981, quando tinha que comemorar. Comemorei em Tóquio, no Havaí, na praia, com roda de samba... Comemorei muito.
Camisa do Flamengo para um jogo comemorativo ninguém veste?
- Zero, zero.
Mas pretende um jogo com os veteranos, Fla-Master, algo nesse sentido?
- Não sei, não sei. Aí depende de todo mundo, se todo mundo estará por aí. Estou com meu trabalho agora, com a seleção do Iraque.
O Capitão Léo falou ainda que você e o Junior querem ser maiores que o Flamengo, que o Flamengo não é o Santos, que tem o Pelé maior que o clube...
- Chega, né? Não falo mais nada. Eu queria que ele falasse na Justiça, isso ele não fez.  Agora, ele pode falar o que quiser. É problema dele.
Houve forte repercussão nas redes sociais, e a maioria dos rubro-negros a seu favor...
- O Flamengo está representado por essas pessoas. Culpa do Flamengo, não é culpa minha. Se  um cara desses é o porta-voz do Flamengo, o problema é do Flamengo. Que arque com o seu porta-voz. Se tem gente acima que deva falar pelo Flamengo e é ele que fala, que o clube arque com isso... O pior é que ele acusou a imprensa e a imprensa ainda libera o espaço pra ele, que diz que a imprensa é mentirosa...
O Vanderlei Luxemburgo deu uma declaração há pouco de que achou em momento  inoportuno, logo após uma derrota, as suas declarações e as do Junior. Que se o problema é pessoal com a Patrícia Amorim ou o Michel Levy, vocês não deveriam generalizar, e que ninguém deve estar acima da instituição. Disse também que o clube precisa da torcida de vocês...
- É um direito dele achar isso. E ninguém aqui está acima da instituição. Eu gostaria de ver um dia como ele reagiria se sofresse inquérito da instituição Flamengo... Não é problema pessoal com A ou B. É com um dos poderes mais importantes do clube, o Conselho Fiscal. E não existe hora inoportuna para isso. Fui chamado de ladrão por um dos principais poderes do clube. Não tem nada a ver ser ou não ser a melhor hora, a hora certa, se é depois de derrota, perto de clássico. O problema não é com A ou B, que fique bem claro isso. É bom separar as coisas: jogo de futebol, torcida... Acho, sinceramente, que o Vanderlei não está a par da real situação.
Read More

Thiago Neves, ar preocupado e voz firme: 'Voltei para ganhar o clássico'


Depois de fazer parte do grupo da Seleção Brasileira que enfrentou a Argentina, meia retorna o Fla para enfrentar o Botafogo, domingo



Desembarque Selecao - Thiago Neves autografa camisa de um torcedor (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Thiago Neves autografa camisa de um torcedor
(Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
No discurso, confiança e otimismo na reação do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Mas a expressão de Thiago Neves na volta ao Rio indicava preocupação. Na tarde desta quinta-feira, ele e outros cinco “cariocas” que defenderam a Seleção Brasileira no Superclássico da Américas, contra a Argentina, voltaram à capital carioca.
Thiago chegou a demonstrar surpresa com o chamado de Mano Menezes. Ele não vive um bom momento no seu clube e reconhece. A expectativa era aproveitar a chance na Seleção para recuperar a confiança e o bom futebol, mas ele sequer entrou em campo no empate sem gols com os argentinos. Ele assegura que volta ao Rubro-Negro pronto para se reencontrar.
- Idependentemente de jogar ou não pela Seleção, a motivação é a mesma de quando saí. Quero ajudar o Flamengo, voltar a jogar o bom futebol. Vamos ver se isso muda, se a gente consegue fazer um bom jogo.
O Flamengo não vence no nacional há oito rodadas e perdeu nas quatro últimos. Estacionado nos 36 pontos, o time de Vanderlei Luxemburgo caiu para o sexto lugar, fora da zona de classificação para a Libertadores. Contra um adversário direto – o Bota tem 40, em quarto –, é um bom momento para reagir.
- Vamos encarar como uma final de campeonato, como se valesse o título do Brasileiro. São oito jogos (sem vitória), todos têm de ter esse espírito. Voltei para ganhar o clássico, confiante.
Thiago esteve na Seleção com Renato e Ronaldinho. Apesar de reconhecer que foi difícil esquecer a má fase do Fla, ele conta que o trio procurou se concentrar no Superclássico.
- Da cabeça não sai, é complicado, um momento difícil. Não tem como esquecer. Fica 24 horas pensando. Vamos ver se no domingo conseguimos a vitória para sair dessa situação. Não houve conversa entre nós, procuramos pensar na Seleção. Mas todo mundo tem em mente que o jogo de domingo é importante, que nossa fase não é fácil. A gente vai ter de dar um jeito de ganhar o jogo, de voltar a fazer gol e de subir na tabela.
O meia disputou 42 partidas na temporada e fez 13 gols. É o terceiro artilheiro do time, atrás de Ronaldinho, com 19, e Deivid, com 15. No Brasileirão, entrou em campo em 19 oportunidades e marcou quatro vezes. O último gol foi na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, na 13ª rodada. São oito partidas de jejum.

Thiago, Ronaldinho e Renato se reapresentam a Vanderlei Luxemburgo na tarde desta sexta-feira, no Ninho do Urubu, às 15h30m. Botafogo e Flamengo vão jogar no Engenhão, às 16h (de Brasília), pela 24ª rodada.
Read More

Dirigente insinua que ícones da ‘geração 81’ torcem contra o Fla atual


Presidente do Conselho Fiscal, Capitão Léo responde declarações de Zico e Júnior. Ídolos falaram que não torcem mais pelo Rubro-Negro



flamengo, leonardo ribeiro, capitão leo (Foto: Felipe Costa / Globoesporte.com)Capitão Léo durante entrevista na Gávea em 2010
(Foto: Felipe Costa / Globoesporte.com)
Zico e Júnior expuseram nesta semana o rompimento do cordão umbilical com o Flamengo. Em entrevistas ao jornal “Extra”, os dois maiores ídolos da geração vitoriosa da década de 80 contaram que não pisam mais na Gávea e tampouco torcem à distância pelo Rubro-Negro. Ambos culparam as passagens como dirigentes do clube – Júnior em 2004 e Zico em 2010 – pelo distanciamento.
As críticas têm como alvo o o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, conhecido como capitão Léo. Ele foi o responsável pela instauração do inquérito para apurar o convênio entre Flamengo e CFZ, clube que Zico repassou no ano passado a um grupo de investidores. Há uma acusação de que o contrato foi danoso ao Fla.
- As contas de 2010 estão atrasadas porque até o momento o CFZ não devolveu ao Flamengo os direitos econômicos dos nossos atletas – acusou o presidente do Conselho Fiscal.
Ele prosseguiu:
- Pelo que sei e está registrado nos nossos balanços, o Flamengo honrou todos os compromissos financeiros com os dois. Não há motivo para reclamar. Tanto o Júnior quanto o Zico queriam dividir o Flamengo em dois, transformando o futebol em empresa e deixando as dívidas com os sócios proprietários. Só que não deixamos e daí surgiu a mágoa.

Capitão Léo disse que o momento para as críticas é inoportuno, alfinetou Santos e Botafogo e deu a entender que Zico e Júnior torcem contra por outro motivo:
- Talvez eles falem isso por causa do sucesso do Ronaldinho. Flamengo tem que se libertar dessa geração de 81 e pensar em ganhar outra Libertadores, outro Mundial. Os campeões da Copa do Mundo de 70 ficaram anos criticando o futebol brasileiro e agora acontece a mesma coisa no Flamengo... A instituição está acima dos homens. O Flamengo não é o Santos, que só existe por causa do Pelé. Torcer contra nessa hora não conta nada. Temos que apoiar todos os jogadores e ganhar do nosso freguês Botafogo.
Mas, apesar do discurso firme, posicionar-se contrariamente aos ídolos tornou Leonardo Ribeiro alvo fácil de torcedores em redes sociais. Ele garante que não se importa com as ofensas.
- A torcida está certa. Eles são ídolos e eu sou um mero mortal que sai da Gávea todos os dias e pega ônibus para voltar para casa. Mas gostaria que os torcedores virassem sócio para conhecer a realidade dos fatos. Eles apoiam os ídolos porque não sabem da verdade. O Flamengo tem que ser um clube ainda mais democrático, com 100 mil sócios. Com certeza todos eles mudariam de opinião – disse Leonardo.
Read More

Retorno de Airton fortalece o Fla e anima companheiros e 'rivais' de time


Maldonado, que também briga por vaga no meio-campo, exalta qualidade do volante. Junior Cesar faz coro



airton flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Airton treina no Ninho do Urubu
(Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Muitas das justificativas para a queda de rendimento do Flamengo, que não vence no Brasileirão há oito jogos, recaíram sobre os desfalques. Além do retorno de jogadores como Maldonado e Alex Silva, a equipe volta a ganhar corpo com a presença de Airton no clássico de domingo contra o Botafogo, às 16h, no Engenhão. Alívio e mais opções para o técnico Vanderlei Luxemburgo, e festa até mesmo pelos "rivais" na posição.
- Será uma disputa muito boa. O Airton é um jogador muito importante, Willians nem se fala, ele é o titular do time. O Vanderlei vai colocar em campo quem estiver melhor para um clássico importante como esse - afirmou Maldonado.
Airton tem excelente aproveitamento desde seu retorno ao Rubro-Negro. Com o volante, foram quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com seis gols sofridos, sendo quatro na goleada de 4 a 1 sofrida diante do Atlético-GO, índice de 66,66% de aproveitamento.
Somando as 23 rodadas do Brasileirão, o desempenho sem Airton cai para 45,83%. em 16 jogos, cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas.
- Ele é um jogador importante, experiente, e que vai somar ainda mais para o nosso time, além de ter bom posicionamento - elogiou Junior Cesar.
Em 2009, quando o Flamengo conquistou o título brasileiro, a formação utilizada pelo técnico Andrade tinha Airton, Maldonado e Willians, com Petkovic completando o setor.
- Naquele ano, eu e Airton dávamos sustentação para a defesa, e o Willians saía mais. Agora, temos Renato, Thiago Neves - completou Maldonado.
Nesta quarta-feira, Airton participou com desenvoltura de um treino técnico no Ninho do Urubu. A prova final será no coletivo que Vanderlei comandará antes do clássico.
Read More

Nova cirurgia de Luiz Antonio está marcada para o início de outubro


Depois do ombro esquerdo, volante irá operar o direito. Jogador, que só volta a atuar em 2012, esteve no Ninho do Urubu nesta quarta-feira



Luiz Antonio passou por uma reavaliação na manhã desta quarta-feira, no Ninho do Urubu. O volante, que foi submetido a uma cirurgia no ombro esquerdo há duas semanas, passará por nova intervenção cirúrgica, dessa vez no ombro direito. A previsão é de que a operação seja realizada no início de outubro. O jogador só voltará a atuar em 2012.
- Ele começará a fazer um trabalho de força muscular, específicos para os membros inferiores. O Luiz ainda não começou a fisioterapia. Estamos acompanhando a recuperação dele para definir todos os procedimentos – explicou o médico Marcelo Soares.
Como da primeira vez, Luiz Antonio será operado pelo médico Michel Simoni. O ombro esquerdo, que já foi submetido à cirurgia, sofreu uma série de cinco luxações, a última delas na derrota por 3 a 2 para o Avaí, no fim de agosto. Na vitória por 5 a 4 sobre o Santos, pela 12ª rodada do Brasileirão, em julho, o problema foi no ombro direito.
O jogador aproveitou a visita ao Ninho do Urubu na manhã desta quarta-feira para rever seus companheiros de time. Em casa, o jovem volante tem recebido o apoio dos pais e acompanha os jogos do Flamengo pela TV.
Read More

Patricia tem conversa descontraída com Luxa e comissão técnica


Em meio à crise, presidente rubro-negra vai ao Ninho do Urubu e assiste ao fim do treinamento sem Ronaldinho, o seu principal bombeiro



patricia amorim luxemburgo flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Patricia dá abraço caloroso em Luxemburgo
(Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
O cenário registrava com precisão o momento do Flamengo. Sem vencer há oito jogos, em meio à pressão, o grupo se reapresentou, nesta quarta-feira, sob nuvens carregadas e forte chuva. A presidente Patricia Amorim encarou o céu cinzento para marcar presença no treinamento da tarde.
A dirigente chegou já no final da atividade e ficou na beira do campo, acompanhando os últimos toques da movimentação. Quando chegou, alguns jogadores já tinham ido para o vestiário. Ela teve uma conversa descontraída, ainda no gramado, com o técnico Vanderlei Luxemburgo, em quem deu um caloroso abraço. Depois, eles seguiram para uma conversa reservada. 
Mas seu principal bombeiro pra pagar crises internas não estava presente. Ronaldinho Gaúcho, líder do grupo e responsável em debater questões como premiações e problemas internos, está com a Seleção Brasileira, que enfrentará a Argentina à noite. Assim como Thiago Neves e Renato, também vozes ativas no elenco. 
patricia amorim luxemburgo flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Patricia conversa com Luxa e membros da comissão
técnica (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
O efeito de uma conversa sem a presença de R10 não é o mesmo. Além de resolver questões de premiações, ele ajuda alguns companheiros. No início da temporada, por exemplo, Bottineli teve diferença no pagamento do salário e recorreu ao companheiro para que solucionasse o caso junto à presidente.
Nesse momento ruim, Patricia prometeu ficar mais próxima ao grupo. Luxemburgo, que chegou atrasado ao treino da manhã por problema no voo de Palmas para o Rio, comandou o trabalho da tarde.
Read More

Na escolinha de Luxa, Jael emagrece e deixa de ser passista para virar cruel


Técnico do Fla dá atenção especial e ironiza estilo do atacante. Jogador afirma que, em meio à pressão, brincadeira serve para descontrair




Luxemburgo   Jael flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Luxemburgo orienta Jael durante o treinamento
(Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Em vez de rebolar, Jael teve que emagrecer, treinar forte e acertar a pontaria para voltar a brigar por uma vaga no ataque do Flamengo. Para dar samba, o jogador precisou passar pela escolinha do professor Vanderlei Luxemburgo. O técnico treinou insistentemente finalizações com o atacante no treino desta quarta-feira à tarde no Ninho do Urubu. Mas para desfilar nos gramados, Jael terá que deixar de lado o estilo passista de escola de samba na hora de chutar.
- Parece até que está numa escola de samba, não para de balançar os braços abertos – gritou Vanderlei, enquanto fazia uma série de passes para Jael chutar a gol. O aproveitamento do jogador foi bom durante a aula de postura e finalizações.
Jael levou na brincadeira as cobranças feitas pelo professor rubro-negro.
- É um aprendizado. Ele disse que eu pareço uma passista de escola de samba, pois abro os braços e me balanço na hora de chutar. Tudo na brincadeira, na base da sacanagem. Com o momento difícil que estamos passando, é bom para dar uma descontraída – afirmou Jael.
O técnico, que deu atenção especial ao jogador nesta quarta-feira, fez mais de uma dezena de passes para os chutes de Jael. Luxa orientou quanto à postura para que ele conseguisse pegar melhor na bola, com mais equilíbrio e precisão. Em determinado momento do treino intensivo de finalizações, Vanderlei imitou o atacante, com direito até a uma requebrada, quase uma sambadinha.
É um aprendizado. Ele disse que eu pareço uma passista de escola de samba, pois abro os braços e me balanço na hora de chutar"
Jael
- Pô, também não sou assim, não (risos).
Jael é uma das opções de Vanderlei Luxemburgo para o jogo de domingo, contra o Botafogo, às 16h, no Engenhão. O atacante atuou em nove partidas, sendo três como titular, marcou três gols, mas não balança a rede desde o dia 21 de agosto, quando fez o segundo gol no empate por 2 a 2 com o Internacional, no Beira-Rio, pela 18ª rodada do Brasileirão.
O feito mais importante pelo Rubro-Negro foi quando marcou, de cabeça, aos 44 minutos do segundo tempo, o gol que garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, no Engenhão, pela 15ª rodada. O passe foi de Ronaldinho Gaúcho.
- Estava com dificuldades, mas perdi alguns quilos, estou no meu peso e 100% para ajudar o time – garantiu Jael.
Jael fechou a boca, e, pela aula de Luxemburgo, terá que fechar os braços. Para voltar a ser cruel, o atacante precisa rebolar. Ou melhor, fazer gols.
Read More

Urubutr