I made this widget at MyFlashFetish.com.

Luxemburgo fala em habilidade para escalar time do Flamengo

Treinador minimiza fartura de opções e diz que há espaço para todos os jogadores





Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo  Crédito: Maurício Val/VIPCOMMVanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo Crédito: Maurício Val/VIPCOMM
LANCEPRESS!

Para esta temporada, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá nove opções para a meia e o ataque do Flamengo. Além de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, reforços apresentados nesta semana, o treinador conta com Renato, Bottinelli, Marquinhos e Vander, no meio, e com os atacantes Deivid, Wanderley e Diego Maurício, que está com a Seleção Brasileira Sub-20.
A fartura de opções não é vista por Luxemburgo como um problema a ser resolvido ainda até o fim da pré-temporada, na segunda-feira.
O comandante do Mengão diz que será sua função conseguir espaço para todos os jogadores.
- O técnico tem de ter habilidade de extrair o máximo de cada jogador. Tem espaço para todo mundo. Na Copa do Mundo de 70, o Zagallo encaixou todo mundo. Gerson, Tostão, Pelé, Jairzinho, Rivelino. Começamos a achar que a Laranja Mecânica de 74 (Holanda), que nunca mais se repetiu, virou um exemplo. Para mim, exemplo é o time do Zagallo - destacou o treinador.
No domingo, o Flamengo enfrentará o América-MG em amistoso que será disputado no Estádio do Café, em Londrina (PR). 
Read More

Thiago Neves está ansioso para estrear pelo Flamengo

Meia sente intensidade dos trabalhos, mas projeta estar em campo rapidamente





Thiago Neves e Ronaldinho - foto: Paulo SergioThiago Neves e Ronaldinho em treino do Flamengo em Londrina (PR) - foto: Paulo Sergio
Nathan de Lima

O meia Thiago Neves fez na manhã desta sexta-feira o seu segundo treino pelo Flamengo, em Londrina (PR). O jogador e Ronaldinho Gaúcho foram muito exigidos pelo preparador físico Antônio Mello. A intensidade dos trabalhos foi sentida pelo reforço rubro-negro.
- Foi um dia complicado. O gramado está alto e o calor também. Mas está sendo importante para entrarmos em campo e atuar com a camisa do Flamengo - comentou Thiago Neves.
Um pouco à frente de Gaúcho, o meia acredita que nos próximos dias já terá condições de jogo. O prazo estipulado pela comissão técnica é de uma semana para que ele esteja pronto para jogar.
À espera de atingir sua melhor forma, Thiago Neves demonstra ansiedade para poder estar em campo. A última partida do jogador aconteceu no dia 23 de dezembro do ano passado.
- Não fiquei parado. Já estou querendo jogar. Confesso que estou ansioso. Acho que este ano será especial para o Flamengo. Temos um treinador vitorioso e um grande time - disse o jogador.
Thiago Neves reconhece que Ronaldinho ainda precisará de mais tempo para fazer a estreia pelo Rubro-Negro, mas acredita que todos se empenharão para ajudar o novo companheiro.
- Dá para ver que ele sentiu muito, mas também quer jogo. Já conhecia Ronaldinho das Olimpíadas. É um jogador diferenciado. Por isso vamos fazer o máximo para ele voltar a brilhar - garantiu o meia.
Read More

Fla e prefeitura de Londrina ajudarão vítimas de enchente

Clube e prefeitura arrecadarão alimentos no jogo amistoso do Rubro-negro contra o América-MG, domingo, às 17h







NATHAN DE LIMA

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o capitão Léo Moura compareceram à coletiva de imprensa para divulgar que será feito uma coleta de donativos enviar para a Região Serrana do Rio. É uma iniciativa da em parceria da prefeitura da cidade com o clube para ajudar as vítimas das enchentes.

- Vim anunciar que a prefeitura de Londrina e a diretoria do Flamengo farão um ato beneficente em prol das vítimas do Rio, em especial Teresópolis  e Nova Friburgo. Todo alimento arrecadado no jogo amistoso (entre Flamengo e América-MG) será enviado para as vítimas. Quero agradecer a toda comissão técnica e ao Flamengo por essa parceria. O torcedor não precisa levar apenas 1kg, pode levar ainda mais e também roupas e material higiênico - disse o prefeito Barbosa Neto.

Patrícia Amorim também falou sobre a parceria:

- Em nome do Flamengo quero pedir para as pessoas doarem, já que teremos essa oportunidade e o Fla é solidário com as vítimas da enchente. Neste momento precisamos ajudar e quero pedir para os torcedores também se sensibilizarem e contribuírem. É uma grande parceria, além das pessoas do Rio.

O técnico Vanderlei Luxemburgo também revelou que não vai ficar de fora das contribuições para os desabrigados.

- Não temos como saber quanto vamos arrecadar, mas convoco a todos. Qualquer tipo de ajuda será aceita. Se forem 20 mil ótimo, 30 mil melhor ainda. Os jogadores vão doar e eu, particularmente, vou doar uma tonelada de alimentos. Nossa ideia é mostrar às pessoas que se nós ajudarmos podemos fazer a diferença - falou.

Léo Moura falou em nome do elenco.

- Nós, jogadores, nos unimos e vamos pagar o transporte dos alimentos arrecadados para chegar nos locais de desabamento - disse.
O jogo amistoso contra o América-MG será no domingo, às 17h, no Estádio do Café. Quem comprou o ingresso do primeiro jogo contra o Londrina e levar um quilo de alimento não perecível entrará de graça.
Read More

Estreia de Ronaldinho pode ser contra o Americano

Londrina - Após o treino da manhã desta sexta-feira no CT da SM Sports, o preparador físico do Flamengo, Antônio Mello, chegou a prever uma data para que os novos reforços rubro-negros possam entrar em campo. Segundo Mello, como Thiago Neves estava treinando numa academia do Rio, ele será entregue ao técnico Vanderlei Luxemburgo mais cedo:
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Thiago Neves e Ronaldinho suam para poder estrear com a camisa do Fla | Foto: André Mourão / Agência O Dia
"O Ronaldinho veio de um clima frio, algo perto dos 10 graus abaixo de zero. Aqui está 30 graus com umidade de 80%. Isso influência muito na preparação. Hoje ele estava treinando forte, transpirando demais, e pedi para ele dar uma segurada. Estava sentindo o esforço por causa do calor e da grama alta, que é diferente. Garanto que em 10, 12 dias ele estará igual ao resto do grupo. Ele tem uma capacidade física interessante. Já o Thiago Neves em uma semana já estará com o grupo. Como ele ficou treinando numa academia e tivemos contato ele já chegou num plano mais avançado", explicou.

Se tudo correr como planejado, Thiago Neves já terá condições de jogo na segunda rodada do Carioca 2011, dia 21 (sábado), contra o América, em Edson Passos. Já Ronaldinho Gaúcho estrearia com a camisa rubro-negra uma rodada depois, contra o Americano, no dia 26. No entanto, como o contrato com a Batavo termina no dia 31, é provável que a diretoria rubro-negra adie a estreia para fevereiro, para que o craque entre em campo já com o novo patrocinador na camisa.

Como o grupo treina em período integral nesta sexta-feira, a previsão é que os novos contratados façam um trabalho com bola, na preparação física, na atividade desta tarde.
Reportagem de Genilson Júnior e Vítor Machado
Read More

De Ronaldo para Ronaldo: ‘O Gaúcho vai ser mais importante’


Herói do hexa, Angelim prevê muito sucesso de Ronaldinho no Flamengo




Ronaldinho LondrinaR10 chega ao Fla (Foto: Jorge William / O Globo)
Um time mais forte e confiante. É assim que Ronaldo Angelim enxerga o Flamengo a partir das contratações de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. O zagueiro de 35 anos, o mais experiente do grupo, prevê sucesso para a equipe com a chegada da dupla.
- É uma boa. São dois meias de ligação, estão aqui para nos ajudar, de qualidade, estávamos precisando. Ficamos felizes pelo acerto. Que possa ser um grande ano para nós. Com certeza a confiança aumenta. Favoritismo, com eles ou não, o Flamengo quando entra nas competições é para disputar o título, já é o favorito por si só, e pelo grupo que o Flamengo tem. Vamos trabalhar para dar alegria ao torcedor – comentou.
Angelim nunca enfrentou Ronaldinho. Felizmente, segundo ele. Entretanto, sabe que corre sério risco de virar vítima do craque nos treinos.
- Zagueiro está acostumado a levar chapéu, caneta. É normal. Ele vai tentar. Com as qualidades dele, vai procurar fazer tudo isso. Ainda bem que vai estar do nosso lado, é diferenciado. Enfrentei o Thiago Neves várias vezes com ele no Fluminense. Com jogadores diferentes você tem que estar ao lado deles – afirmou.
Angelim é ídolo da torcida. Em cinco temporadas no Rubro-Negro, foram cinco títulos. No principal deles, fez o gol decisivo. Foi em 2009, na conquista do hexa do Brasileirão. Ainda assim, se vê em desvantagem na “concorrência” com o xará, apesar de estar no coração dos rubro-negros.
- Com certeza o Gaúcho é muito mais famoso. Não sou herói. Todo mundo ganhou. O Gaúcho vai ser mais importante – decretou.
Read More

Depois da chuva, o sol: Ronaldinho faz exercícios físicos sob forte calor


Ao lado de Thiago Neves, jogador sofre com as atividades comandadas por Antônio Mello



Ronaldinho Gaúcho no treino do FlamengoRonaldinho Gaúcho durante o treino do Flamengo
(Foto: Richard Fausto / GLOBOESPORTE.COM)
Ronaldinho Gaúcho não tem vida fácil em seus primeiros dias como jogador do Flamengo. Depois de ter que encarar a chuva na tarde desta quinta, na manhã do dia seguinte o jogador precisou driblar outro adversário da natureza: o forte calor que assolou Londrina. Ao lado de Thiago Neves, o meia fez uma série de exercícios no campo do centro de treinamento da cidade.
Durante a atividade, Ronaldinho precisou se empenhar para acompanhar o ritmo do colega. Em melhor forma, Thiago Neves nitidamente sentiu menos o esforço da atividade comandada pelo preparador Antônio Mello. Nos últimos minutos dos exercícios, que durou um pouco mais de uma hora, o camisa 10 colocou por várias vezes a mão nos joelhos.
- O Thiago há uma semana vem treinando regularmente no Rio. Fiz contato direto com ele e com o pessoal da academia. Ele está num plano mais avançado. Já o Ronaldo veio de clima frio, de cerca de 10º abaixo de zero. Aqui em Londrina a temperatura está em 38 e umidade do ar em 80%. A adaptação tem interferência direta no condicionamento físico. Deu para ver que ele estava transpirando demais e sentindo o esforço do treino pelo calor e pela gama mais alta, diferente da Europa - explicou o preparador Antônio Mello.
Os outros jogadores rubro-negros também fizeram exercícios físicos. Porém, para o restante do elenco, as atividades foram divididas entre o campo e a academia. O fato curioso é que alguns atletas pararam suas atividades para acompanhar a movimentação de Ronaldinho Gaúcho.
Após os exercícios, Ronaldinho deixou o campo totalmente suado. Mesmo assim, ainda mostrava a mesma simpatia do dia anterior. O jogador cumprimentou a imprensa e os funcionários do CT antes de ir descansar para se preparar para as atividades da tarde
Read More

Patricia Amorim revela ansiedade de Ronaldinho Gaúcho para estrear


Presidente diz que ideia inicial é a presença do craque contra o Vasco. Clube também estuda a escalação do jogador em partida de uma torcida só


Não são apenas os torcedores do Flamengo que estão ansiosos pela estreia de Ronaldinho Gaúcho. Segundo a presidente Patricia Amorim, o craque vive esta expectativa. A dirigente revelou um diálogo que teve com o jogador durante o voo fretado do Rio a Londrina, na tarde desta quinta-feira.

- Ele perguntou no avião: “Presidente, quando eu estreio?”. Eu disse: “Olha, não sou em quem define. A primeira previsão é que seja no Flamengo e Vasco. Mas para nós seria ideal que fosse um jogo só com a torcida do Flamengo, porque o Engenhão só comporta 40 mil pessoas” – contou a mandatária.

Como a previsão do preparador físico Antônio Mello é de que Ronaldinho entre em forma dentro de 15 dias, o meia-atacante ficaria fora das três primeiras rodadas do Campeonato Carioca. O Flamengo estreia no próximo dia 19, contra o Volta Redonda, no Engenhão. No dia 22, enfrenta o América, em Edson Passos. No dia 26, joga contra o Americano, em Macaé.

O clássico contra o Vasco será no dia 30, no Engenhão. Se a ideia de promover a estreia de R10 num jogo de uma só torcida, a chance seria no dia 2 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu, no Engenhão, pela 5ª rodada da Taça Guanabara.

Os dois jogos seguintes serão fora do Rio. No dia 5, contra o Boavista, em Macaé. Uma semana depois, dia 13, o rival será o Resende, no Raulino de Oliveira.
Read More

Luxa: ‘Tem espaço para todo mundo’


Técnico não vê problemas em escalar uma equipe mais ofensiva para ter Ronaldinho e Thiago Neves juntos



Thiago Neves Ronaldinho Flamengo LondrinaThiago Neves e Ronaldinho no primeiro treino pelo
Fla (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, Vanderlei Luxemburgo ganha duas importantes peças ofensivas. Entre meias e atacantes, o técnico passa a ter nove alternativas. Além da dupla, fazem parte do plantel os armadores Renato, Darío Bottinelli, Marquinhos e Vander, e os atacantes Wanderley, Deivid e Diego Maurício, que está com a Seleção Brasileira Sub-20. Como Ronaldinho e Thiago também podem jogar no ataque, as opções de esquema são variadas. Luxa não demonstra preocupação.
- Acho que tem espaço. O técnico tem de ter habilidade de extrair o máximo de cada atleta. Tem espaço para todo mundo. Na Copa do Mundo de 70, o Zagallo encaixou todo mundo. Gerson, Tostão, Pelé, Jairzinho, Rivelino. Começamos a achar que a Laranja Mecânica de 74 (Holanda), que nunca mais se repetiu, virou um exemplo. Para mim, exemplo é o time do Zagallo – disse.
O volante Willians não acredita em sobrecarga para os volantes. Segundo ele, a melhor formação será encontrada aos poucos e espera que todos da equipe estejam dispostos a colaborar.
- O professor Vanderlei vai achar o que tem de melhor para a equipe. Os reforços são bem-vindos. São jogadores indiscutíveis. Eles em campo vão ajudar muito. Com o grupo unido, podemos passar por qualquer dificuldade. Estamos aqui para trabalhar e ajudar os companheiros. Podemos tirar bons frutos – comentou.

Renato, que na última temporada jogou como armador, diz que não se incomodaria em mudar de função pelo bem do time.
- Minha função dentro de campo é fazer o que o professor manda. Se tiver de jogar na ala, vou ter de me adaptar novamente à função. No meio é a mesma coisa, de volante ou meia. A concorrência no meio é sempre grande. O setor, que no ano passado estava carente, só tinha o Pet, agora tem Ronaldinho e Thiago Neves. A briga vai ser saudável. Espero que quem entre no campo possa dar o seu melhor – afirmou.

No domingo, o Rubro-Negro enfrenta o América-MG, em amistoso em Londrina, às 17h, no estádio do Café. Ronaldinho e Thiago Neves não devem jogar. O ex-jogador do Milan vai dar o pontapé inicial da partida.
Read More

Preparador físico do Flamengo prevê estreia de Ronaldinho em 12 dias

A torcida do Flamengo já sabe quando poderá assistir Ronaldinho em campo pela primeira vez. Nesta sexta-feira, em Londrina, Antônio Mello, preparador físico do clube, fez a previsão de 12 dias para o novo camisa 10 defender a camisa rubro-negra. Com isso, ele poderia estrear no clássico contra o Vasco, dia 30, no Engenhão, pelo Campeonato Estadual. Entretanto, a questão ainda é discutida pela diretoria rubro-negra.
O profissional explicou a questão que envolve o condicionamento físico do atleta e elogiou a força do jogador. Já Thiago Neves estará apto dentro de uma semana e deve jogar na segunda rodada da competição contra o América, em Edson Passos.
“O Thiago vem treinando regularmente há uma semana e avançou bastante. Está em um plano acima. O Ronaldo vem da Europa, um clima frio. Aqui em Londrina está fazendo muito calor e com muita umidade no ar. Isso interfere bastante, a grama alta. Percebi que ele estava transpirando demais. Mas garanto que dentro de 10 dias ele estará no nível dos outros atletas, e em 12 dias pronto para estrear. O Thiago precisa de menos tempo, uma semana apenas”, disse Antônio Mello, acrescentando.
“É importante destacar que o Ronaldo ficou envolvido em negociações e isso fez com que ele não treinasse adequadamente. Mas ele é muito forte, não reclama em momento algum. Também vou começar um trabalho com bola, um elemento motivador, que faz com que produza ainda mais”, explicou.
Por fim, Antônio Mello falou sobre o peso do craque. Visualmente em forma, Ronaldinho está levemente acima do peso, algo que não preocupa Mello.
“Ele não está acima do peso. Talvez um pouquinho, mas nada assustador. Ele carrega o lastre do condicionamento e tem uma base física já instalada. É só lapidar, isso é uma coisa rápida”, encerrou.
Read More

FlaTV deu prejuízo de R$ 600 mil ao clube

DE PRIMA

O Conselho Deliberativo do Flamengo vetou a renovação do contrato com a FlaTV. O veículo de comunicação, terceirizado, funcionou na internet de 2008 a 2010 e consumiu cerca de R$ 600 mil do clube. Quando lançado, na gestão de Márcio Braga, prometia arrecadação de R$ 5 milhões por mês.
Read More

Welinton: "Não adianta atacar e deixar a defesa bagunçada"

Zagueiro concorda com vocação ofensiva do Flamengo, mas ressalta importância de se ter atenção à defesa



União do grupo é ressaltada por Welinton
União do grupo é ressaltada por Welinton
Com as contratações de Ronaldinho e Thiago Neves, o Flamengo ganha grandes opções para montar sua equipe de maneira ofensiva. Jogar para frente, como o próprio técnico Vanderlei Luxemburgo já afirmou, aliás, é uma característica histórica das equipes do clube rubro-negro. No entanto, os jogadores também ressaltam a importância de se ter uma defesa forte para buscar os resultados positivos.

O zagueiro Welinton, por exemplo, garante que os defensores irão ficar totalmente focados para poderem dar liberdade a quem cria as jogadas no ataque. Segundo ele, fazer uma boa marcação vai ser tão importante quanto marcar gols nesta temporada.

"Os reforços são ofensivos, mas vamos ficar lá atrás para ajudar da melhor forma o ataque. Não adianta só atacar e lá atrás estar bagunçado porque vamos tomar gols. Tem que ter sabedoria, estar atento, para dar tudo certo. Temos que trabalhar, pensar em não levar gols, para o Flamengo sempre sair com as vitórias", explicou Welinton, que está empolgado com o novo time do Fla.

"Experiência conta muito e vamos aprendendo a cada dia, trabalhando juntos, para tudo dar certo. É difícil até imaginar jogar ao lado do Ronaldinho, mas estamos aqui para trabalhar. Vamos tratá-lo da melhor forma, como qualquer um. Ele vai ser recebido de braços abertos. A malandragem e a experiência dele podem ajudar e nos ensinar cada vez mais", observou.

Apesar de empolgado com os reforços e de estar confiante em uma boa temporada, Welinton respeita os adversários e não vê o Flamengo como favorito ao título do Campeonato Carioca, que começa na próxima semana.

"O Carioca vai ser muito disputado, difícil como sempre e temos que trabalhar, manter os pés no chão para provarmos tudo dentro de campo. O Flamengo é Flamengo, todo mundo quer sempre nos derrotar, mas quem está aqui sabe que é assim, sabe da pressão e não podemos dar brecha para os outros. Temos que trabalhar e defender o clube da melhor forma possível", finalizou.
Read More

Romário e Ronaldinho: operações ousadas com cifras bem diferentes


Contratado do Barcelona em 1995, um ano após o tetra, Baixinho era o maior do mundo. Mas Ronaldinho vai faturar muito mais no Flamengo


 Os números mirabolantes na contratação de Ronaldinho Gaúcho e a forte repercussão da torcida fizeram o torcedor do Flamengo se lembrar de outra operação de impacto e ousada na história do clube. Romário retornou ao Rio em janeiro de 1995 sob a pompa de herói brasileiro no tetra mundial em 1994. Ídolo no Barcelona, acabara de ser eleito pela Fifa o maior jogador do mundo. A festa para vê-lo pela primeira vez com a camisa rubro-negra teve direito a desfile no caminhão do Corpo de Bombeiros seguido de carreata pelas ruas.
Apesar dos poucos títulos conquistados e das muitas polêmicas que criou, o Baixinho se identificou com o clube, tornou-se ídolo e entrou para a galeria dos maiores artilheiros, com 204 gols. Mas, com a revolução do marketing no futebol, o artilheiro perde de goleada para o penta mundial em 2002 nas cifras.

Ronaldinho vai ganhar no mínimo, até dezembro de 2014, quando acabará o seu contrato com o Flamengo, R$ 1,3 milhão por mês - o clube bancará R$ 300 mil, enquanto a Traffic, empresa de marketing esportivo, bancará o maior valor, de R$ 1 milhão. Na cotação atual, o total dá US$ 777 mil mensais. Esses valores para Ronaldinho poderão aumentar com participação de ações de marketing e chegar a até R$ 2 milhões. Para a liberação do jogador, o clube rubro-negro desembolsou R$ 6,7 milhões ao Milan - o que dá US$ 4,080 milhões.
montagem Romário Ronaldinho Flamengo Romário ganhou carreata no Rio em 1995. Ronaldinho preferiu a festa da torcida na Gávea para sua chegada, 16 anos depois da festa preparada para o Baixinho (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Quando chegou como maior do mundo, Romário recebia US$ 62 mil por mês. Como o real tinha o mesmo valor do dólar, o salário era de R$ 62 mil. Alto para a época, mas hoje completamente defasado. O pool de empresas arrrumado pelo clube pagou ao Barcelona US$ 4,5 milhões para que o Baixinho fosse liberado.
Salários:
Romário: US$ 62 mil (1995)
Ronaldinho: US$ 777 mil (2011)
 
Valor desembolsado pelo Fla para o clube liberar o jogador:
Romário: US$ 4,5 milhões
Ronaldinho: US$ 4,08 milhões
Números crescem demais
- Conceitualmente, a aquisição do Romário foi mais ousada. Contratá-lo naquela época era como se hoje trouxesse o Messi para o Brasili. Ele era o maior jogador do mundo. Só que em 1995 o futebol vivia um outro momento. Os clubes eram ricos, mas o panorama nem se compara com o atual. O futebol mudou muito. Se fosse agora, certamente ganharia no mínimo o salário do Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, que mantém o padrão europeu - afirmou Amir Somoggi, diretor da Esporte Total da Crowe Horwath RCS.
Um dos maiores nomes do marketing esportivo, Amir lembra que cinco anos depois da chegada de Romário ao Flamengo o Barcelona, ex-clube do atacante, teve uma receita de 120 milhões de euros. Hoje, o valor chega a 400 milhões.

- Os números crescem demais. Para repatriar o Romário hoje como maior do mundo, só se o convencesse muito. Nesse caso vai muito além do dinheiro, é a vontade do atleta. A operação do Ronaldinho foi complexa, mas o jogador estava em dificuldades no Milan, isso facilitou. Fora que os clubes brasileiros melhoraram suas receitas - afirmou Amir.
Contratar Romário naquela época era como se hoje trouxesse
o Messi"
Amir Somoggi
O diretor de marketing lembra que, em 2009, o mercado brasileiro de futebol gerou R$ 1,9 bilhão. Em 2010, R$ 2,1 bilhões. Para 2014, ano da Copa do Mundo, são esperados R$ 3 bilhões.
- De 2008 para cá, com a vinda do Ronaldo Fenômeno, o maior case de marketing esportivo brasileiro, na minha opinião, descobrimos a mina de ouro. Os clubes perceberam que a presença do ídolo alavanca a marca em tudo. Desde o patrocínio à venda de ingressos e de produtos, como a camisa. Mas ela sozinha não paga a conta. Até porque se o time começar a perder, as vendas despencam. No caso do Ronaldinho, quem vai faturar mais é a Olympikus, e não o Flamengo, a não ser que o percentual tenha sido combinado anteriormente. Mas sua chegada pode alavancar também anúncios, campanhas de marketing. Houve inclusive um boom no site do Flamengo quando anunciou a sua contratação.
Basta Ronaldinho jogar futebol.
A imagem o favorece"
João H. Areias
Amir lembra que em alguns casos, como no galáctico Real Madrid de Zidane, a patrocinadora de material esportivo (no caso, a Adidas) aceitava aumentar o percentual do clube por camisa para até 40%. No caso do Flamengo, o clube fatura R$ 8 por camisa vendida, o que representa 5% do valor de loja, hoje em torno de R$ 160.
Um dos pioneiros do marketing esportivo no Brasil, João Henrique Areias, outra fera no assunto, lembra que em 2009, quando assumiu a vice-presidência de esportes olímpicos do Flamengo, lançou uma camisa Fla-Basquete a R$ 40 para tirar o time do buraco. Metade da quantia ia para o departamento. Trinta mil torcedores a compraram. O suficiente para pôr em dia o salário dos jogadores, que devolveram em quadra com várias conquistas a ajuda da torcida.
.
- O princípio do negócio futebol é conquistar mercado, torcedores. Fazê-los ir mais aos estádios, assistir mais pela TV, comprar mais produtos. E mais anunciantes são atraídos. É importante ter títulos e ídolos. O clube monta um time, constroi um estádio, um CT. Tudo isso é importante hoje e justifica a contratação de Ronaldinho. Basta ele jogar futebol. A imagem o favorece. É um cara divertido, alegre, tem a cara da torcida do Flamengo. Vem sem ter jogado no Rio e com pouco tempo de Grêmio. Foi uma contratação extremamente feliz - afirmou Areias.
apresentação de Romário no Flamengo em 1995Carreata de Romário também reuniu milhares de torcedores rubro-negros em 1995. Craque chegou ao Fla com salário de US$ 62 mil, bem abaixo do de Ronaldinho em 2011, de US$ 777 mil (Foto: AFP)
Venda de camisas
Segundo Areias, que nas últimas eleições fez oposição à atual presidente, Patrícia Amorim, a venda de camisas, com um bom planejamento, é capaz de pagar a conta.
- É um produto que ajuda muito a receita. Vender 100 mil camisas para a torcida do Flamengo não é nada. Acho que, apesar dos números atuais serem maiores, foi mais barato trazer o Ronaldinho. O caso do Romário era muito mais difícil. O marketing não estava evoluído como hoje. Estamos falando de 1995. Um negócio desses agora pode não comprometer o clube como antes.
Responsável pela contratação de Romário em 1995, o ex-presidente do Flamengo Kleber Leite lembra dos muitos dias de trabalho duro para viabilizar o projeto Romário, que contou com um pool de quatro empresas. Foram pouco mais de dois meses de negociações.
Sobre Romário e Ronaldinho, diria o seguinte: é como comprar apê na Vieira Souto e na Visconde
de Pirajá"
Kleber Leite
- Depois que conversamos com o jogador e sentimos o seu interesse de voltar para o Brasil, tivemos que viabilizar a operação num curto espaço de tempo e manter o sigilo. Foi muito difícil. Depois, quando chegamos a Barcelona, perguntei ao presidente quanto queria para liberar o Romário. Ele pediu quatro milhões e meio de dólares, sem acreditar que teríamos. Fechei o negócio na hora.
Romário chegou ao clube em 1995. Se fora de campo as ações de marketing foram capazes de pagar o craque com a camisa 11 rubro-negra, no gramado os resultados não foram os esperados. O Baixinho não conseguiu dar ao clube o tão sonhado título no ano do centenário. No ano seguinte, conquistou o Carioca. Saiu em 2007 para o Valencia mas não tardou a retornar à Gávea e ganhar mais um Carioca e a Copa Mercosul, ambos em 1999. Kleber garante que não se arrepende de ter contratado o tetracampeão mundial.
- Se eu pudesse mudar algumas coisas que eu fiz, não teria contratado dois grandes astros (pouco depois, o Flamengo comprou Edmundo por US$ 5 milhões, e o atacante acabou se desentendendo com Romário). A vaidade atrapalhou. Teria reforçado outros setores, como defesa e meio-campo. É como estão fazendo agora, com o Ronaldinho. Se o Adriano voltar para o Flamengo, nem será problema, porque não divide grupo nem nada, é aglutinador. Agora, essa coisa de comparação da contratação do Ronaldinho com o Romário, eu diria o seguinte: é como comprar um apartamento na Visconde Pirajá e um na Vieira Souto. Romário era o melhor do mundo na época.
Read More

Urubutr