I made this widget at MyFlashFetish.com.

Efeito Ronaldinho: ‘sim’ do craque ao Fla balançou estruturas no Grêmio


Concentrado em R10, Tricolor esqueceu outros temas importantes. Craque enfrenta ex-clube pela primeira vez neste sábado, pelo Brasileirão




Ronaldinho Apresentação (Foto: VIPCOMM)Ronaldinho é apresentado aos torcedores do Fla
na Gávea (Foto: VIPCOMM)
O Grêmio sonhou com a volta de Ronaldinho ao Olímpico. Tanto que nem conseguiu enxergar outras necessidades. E manter-se com os olhos fechados trouxe prejuízos ao Tricolor. Seis meses depois do retorno do craque ao Brasil para vestir a camisa do Flamengo, enquanto o Rubro-Negro foi campeão invicto do Carioca e disputa as primeiras posições no Campeonato Brasileiro, os gremistas colecionam decepções na temporada.

É justamente neste momento em que eles se reencontram, neste sábado, no Engenhão, às 18h30m. Dez anos depois da separação, serão adversários pela primeira vez. R10 é cria do clube gaúcho, mas escolheu jogar no Fla no início da temporada. Ficou impressionado com a maior torcida do país, sentiu-se acolhido para retomar a boa fase e batalhar por um lugar na Seleção Brasileira. Em 29 jogos até aqui, alternou bons e maus momentos. Fez o gol do título estadual – foram 13 até agora -, mas fracassou com o time nas quartas de final da Copa do Brasil. Exagerou na noite carioca, caiu de rendimento, só que reagiu e virou o artilheiro do Brasileirão.

O “sim” ao Rubro-Negro fez estrago na Azenha. O segundo divórcio de Ronaldinho com o Grêmio - ocorrido mesmo sem a consumação do segundo casamento entre ambos - desestruturou o débil planejamento tricolor para a temporada. Durante quase seis meses toda a diretoria do clube gaúcho esmerou-se em contratar o então craque do Milan, sem prestar a devida atenção a outros assuntos não menos importantes.
torcida grêmio protesto contra assis e ronaldinho gaúcho (Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)Torcedores gremistas protestam contra Assis e Ronaldinho Gaúcho (Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)
Enquanto reuniam-se com Assis, os dirigentes do Grêmio pediram ao empresário de Jonas - Tiago Gonçalves, irmão do jogador - que esperasse o desfecho da negociação para tratar da permanência do atleta no Estádio Olímpico. Mas Jonas e Tiago não esperaram, e o Grêmio pagou caro pela negligência: o artilheiro do Brasileirão 2010 foi jogar no Valencia, sem renovar contrato com o Grêmio, por um valor irrisório.

Desde então, tudo deu errado. Sem Jonas, sem dinheiro, e sem reforços de qualidade, a diretoria demorou a encontrar o rumo. Coube ao técnico Renato Gaúcho assumir o comando das contratações, indicando jogadores e intermediando diretamente os acertos - como já havia feito com Gabriel no meio da temporada anterior. Assim ele assegurou as chegadas de Rodolfo, Carlos Alberto, Vinicius Pacheco, e mais recentemente de Gilberto Silva.
saída renato gaúcho grêmio (Foto: Wesley Santos/Pressdigital)Renato chora ao se despedir do Tricolor gaúcho
(Foto: Wesley Santos/Pressdigital)
Além de Jonas, Fábio Santos também foi embora enquanto sonhava-se com Ronaldinho nos gabinetes do departamento de futebol gremista. A equipe, que chegara ao 4º lugar no campeonato nacional poucos meses antes, ruiu. Apesar da bravura nos Gre-Nais, perdeu o Gauchão e cedo saiu da Libertadores.

Paulo Odone, presidente do Grêmio que sempre transferiu a Assis e a Ronaldinho a responsabilidade pelo desacerto, entrou em atrito com Renato Gaúcho - que cobrava reforços, lamentando o tempo perdido na negociação frustrada. Nos primeiros dias de julho, mal também no Brasileirão, Renato foi embora.

No reencontro com o clube que lhe entregou ao futebol profissional, Ronaldinho encontrará um Grêmio combalido, e apreensivo com os apenas dois pontos de distância para a zona do rebaixamento. O Tricolor tem 13 e está em 14º lugar.

Depois de altos e baixos, R10 evolui no Fla

Inveja ou uma ponta de frustração. O gremista que viu Ronaldinho encantar na impressionante vitória do Flamengo sobre o Santos, por 5 a 4, na última quarta-feira, sentiu algo assim. Especialmente aquele que um pouco mais cedo vira o Tricolor empatar em casa com o frágil América-MG (1 a 1). Impossível não pensar, pelo menos por um instante, que o Gaúcho poderia ter vestido tricolor outra vez. Foram três gols naquele jogo e um desempenho memorável.
Ronaldinho Gaúcho comemora gol do Flamengo sobre o Santos (Foto: Eliaria Andrade / Ag. O Globo)O meia-atacante rubro-negro comemora o gol de falta sobre o Santos (Foto: Eliaria Andrade / Ag. O Globo)
O camisa 10 é o artilheiro do Brasileirão com oito gols, o Rubro-Negro está invicto no nacional e sofreu apenas uma derrota em 2011. O revés, no entanto, deu-se no pior momento. No primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, a equipe de Luxemburgo foi superada por 2 a 1, no Rio. Naquela partida, o Gaúcho ouviu vaias pela primeira vez. Na volta, jogou bem no empate por 2 a 2, resultado insuficiente para avançar de fase.

Já no Brasileiro, a fase mais irregular de Ronaldinho preocupou os torcedores. Numa sequência de quatro empates seguidos da equipe, o astro não rendeu. Simultaneamente, era fotografado quase todos os dias na noite carioca, comportamento que fez o Flamengo recorrer a Assis para tratar do tema. Coincidência ou não, ele voltou a jogar bem, a ser decisivo e dá a impressão de que os bons tempos voltaram.

- O dia que entenderem que o futebol é um negócio profissional fica tudo no lugar. A opção profissional do Ronaldinho foi o Flamengo, não vejo problema nisso. Não é porque ele começou no Grêmio que ele tem que jogar lá. Algumas pessoas exploram isso como se fosse proibido. Não preciso falar nada com ele. Tem que jogar bola e acabou – disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Relembre a disputa pelo astro

Não foi fácil para o Flamengo contratar Ronaldinho. Muito se costurou até chegar a hora de o craque ser apresentado na Gávea, em janeiro. Se a ansiedade da torcida renovou-se a cada capítulo de uma negociação quase interminável, a engenharia dos dirigentes por pouco não correu o risco de completar um ano.
Vagner Love Ronaldinho Apresentação Vagner Love (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Ao lado de Vagner Love e da presidente Patricia Amorim, o craque faz a festa na apresentação
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
O clube carioca apostou num projeto construído pelo diretor de marketing Harrison Baptista. Antes de trabalhar no Flamengo, Harrison trabalhou na Texaco - e contratou Ronaldinho como garoto-propaganda da empresa. Neste contato construiu uma relação com Assis - que foi a base para o projeto alicerçado com a Traffic para viabilizar a contratação do astro.

Com boa parte do projeto formatado, o Rubro-Negro manteve firme a ideia de tê-lo em janeiro. No entanto, os meses seguintes foram angustiantes. Assis sumiu, passou a não atender e sequer retornar as ligações.

As notícias de um acerto com o Grêmio no início de dezembro colaboraram para uma sensação de que a negociação estava encerrada. Um sinal disso é que Harrison, o mentor do projeto de marketing, seguiu para um período de férias em Miami.
retirada caixa de som grêmio olímpico  (Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)Funcionários do Grêmio retiram as caixas de som
instaladas para a frustrada chegada de Ronaldinho
(Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)
Mas, perto do Natal, Assis retomou os contatos. Reuniu-se por três dias com Patricia Amorim no Hotel Fasano, de frente para a praia do Arpoador. A coletiva no Copacabana Palace, dia 6 de janeiro, foi importante para o Flamengo. Enquanto o Grêmio garantia estar “tudo certo”, Ronaldinho e Assis não deram declarações favoráveis aos gaúchos.

Nem quando as caixas de som foram colocadas no gramado do Olímpico o Flamengo se abalou. Os dirigentes estavam convictos de que o Grêmio forçava a barra, até porque Assis permanecia no Rio de Janeiro. No fim da noite do dia 7 de janeiro a novela se aproximou do fim. A comitiva rubro-negra deixou a Gávea confiante.

Os números da proposta inicial aumentaram violentamente até o “sim”, no dia 11 de janeiro. O Flamengo iniciou a negociação propondo R$ 1 milhão de salários por um contrato de 30 meses. O acerto final chegou a 48 meses. No dia seguinte, R10 fora apresentado na Gávea diante de 20 mil eufóricos rubro-negros.
- Estou fechado com vocês. Agora eu sou Mengão - gritou, em um palco lotado e desorganizado.
Read More

Luxa está de olho em Airton: ‘Precisa ser firme, mas tem de jogar na bola’


Técnico lembra que as câmeras flagram tudo em campo: ‘E não adianta dar uma de esperto e achar que o juiz não está vendo’



Vanderlei Luxemburgo foi duro com Airton quando o volante recebeu uma punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Flagrado dando um tapa em Souza, do Fluminense, o jogador do Flamengo pegou quatro jogos de gancho. O técnico chegou a dizer que ele não fez falta no empate por 1 a 1 com o Ceará, há uma semana. O camisa 55 também ficou fora da vitória por 5 a 4 sobre o Santos, mas volta à equipe neste sábado, contra o Grêmio. O departamento jurídico conseguiu um efeito suspensivo que o libera até que um novo julgamento ocorra.
Airton será titular, mas antes vai ouvir um novo sermão do treinador, que se preocupa com o comportamento do atleta.
- Volta o Airton. Conversei com ele e vou conversar outra vez. Dar soco, cotovelada, só dá prejuízo. E não adianta dar uma de esperto e achar que o juiz não está vendo, porque as câmeras flagram tudo. Precisa ser duro, firme, mas tem de jogar na bola.
Desde a reestreia pelo Flamengo, Airton disputou três partidas: vitória por 1 a 0 sobre São Paulo e Fluminense e empate sem gols com o Palmeiras. A escalação rubro-negra para enfrentar o Grêmio: Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.
A partida começa às 18h30m (de Brasília), pela 13ª rodada do Brasileirão. O Fla é o terceiro na tabela, com 24 pontos. O Grêmio tem 13, em 14º lugar.
airton souza flamengo x fluminense (Foto: Fábio Borges/VIPCOMM)

Read More

Muricy elogia golaço de Neymar, mas sugere placa para o jogo contra o Fla


Para treinador, mais bonito que o gol do craque foi a partida em si, vencida pelos cariocas, por 5 a 4. Ele diz que confronto também merece homenagem



Nos últimos dias, muito se tem falado sobre o gol antológico que Neymar marcou no histórico confronto entre Santos e Flamengo, quarta-feira passada, na Vila Belmiro. O presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, pretende homenagear o craque com uma placa. Já Pelé defende “cinco placas” para Neymar.
O técnico Muricy Ramalho, do Santos, entende, claro, que o lance foi genial (assista aos melhores momentos da partida no vídeo acima). No entanto, afirma que o jogo em si foi espetacular. O Fla venceu por 5 a 4, após sair perdendo por 3 a 0. Uma partida cheia de alternativas, lindas jogadas e muitos gols. Por isso, para o comandante alvinegro, deveria ser colocada uma placa na Vila Belmiro para reverenciar o confronto.
- O jogo merece uma placa também, não só o gol do Neymar. O que o Ronaldinho Gaúcho jogou foi brincadeira. Casa cheia, muitos craques em campo, futebol bonito, para frente, com os dois times partindo para cima, jogando bola. Coisa que há muito tempo não se via - comentou o técnico santista.
O presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, concorda com o treinador do time e vai estudar o caso.
- Foi um jogo absolutamente fantástico. É uma pena que o Santos perdeu, mas o futebol ganhou muito com o espetáculo.
Read More

Como vai você? R10 e Grêmio, criatura e criador, se reencontram


Mais de uma década depois de deixar o estádio Olímpico, craque do Flamengo enfrenta pela primeira vez na carreira o clube que o revelou



Ronaldinho e Grêmio no mesmo campo de futebol. Ali, naquele espaço em que estiveram juntos por 141 vezes entre janeiro de 1998 e janeiro de 2001. Foi no Olímpico que o garoto dentuço chegou como irmão do ex-jogador Roberto Assis, cresceu e virou profissional. O talento de sobra lhe garantiu a camisa 10 do Tricolor. Dali foi um pulo para a Seleção Brasileira. O Grêmio gostava cada vez mais de Ronaldinho, mas Ronaldinho desejava e era desejado por clubes da Europa. A saída ganhou contornos de litígio, mas a vida seguiu. França, Espanha, Itália. R10 deixou o Monumental para ser dono do planeta em 2004 e 2005, temporadas em que ninguém jogou mais bola do que ele.



No início desta temporada, uma possibilidade de reconciliação. Em má fase na Europa, Ronaldinho queria deixar o Milan e voltar ao Brasil. O Grêmio outra vez o desejou, só que R10 preferiu a oferta do Flamengo. O abalo na relação foi ainda maior. Mais de dez anos depois do último jogo dele pela equipe gaúcha, haverá um reencontro. Às 18h30m (de Brasília) deste sábado, no Engenhão, o craque, a cria, vai ser um estranho adversário para o Grêmio. No Rio, o capitão rubro-negro não falou sobre este jogo. No Olímpico, ninguém quis entrar em polêmica. O que Ronaldinho vai sentir? Se fizer gol, vai comemorar?
Há mais do que o reencontro em jogo. O Fla é o único invicto do Brasileirão e briga pelo título. O time de Vanderlei Luxemburgo está em terceiro na tabela, com 24 pontos, e persegue o líder Corinthians, que tem 28. O Grêmio de Julinho Camargo tem sido muito cobrado por seus torcedores. A campanha é ruim: só dois pontos acima da zona de rebaixamento, com 13, em 14º lugar.
Sálvio Spinola Fagundes Filho (SP-Fifa) apita o confronto, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-Fifa) e Vicente Romano Neto (SP-asp. Fifa). O Premiere 1 e o PFCI transmitem a partida. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.
Ronaldinho Gaúcho comemora gol do Flamengo sobre o Santos (Foto: Eliaria Andrade / Ag. O Globo)

header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Flamengo: depois de uma vitória histórica sobre o Santos, por 5 a 4, na Vila Belmiro, o Rubro-Negro ganhou força na briga por um lugar no G-4 e pelo título. O time de Vanderlei Luxemburgo quer aproveitar o bom momento para continuar perto do líder Corinthians.
Grêmio: próximo de completar um mês no cargo, o técnico Julinho Camargo precisa se recuperar do empate em casa com o América-MG. Dois pontos acima da zona de rebaixamento, o momento do Grêmio é de apreensão, com muitas cobranças da torcida. 
header as escalações 2
Flamengo: : Luxa terá o retorno de Airton. Suspenso pelo STJD por quatro jogos, ele ficou fora contra Ceará e Santos, mas está liberado. O departamento jurídico conseguiu um efeito suspensivo até que um novo julgamento ocorra. Nas demais posições, todos os titulares estão à disposição. A escalação provável: Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato, Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.
Grêmio: Julinho Camargo, como de hábito, não revela o time escolhido. Mas ele indica a utilização de uma equipe mais defensiva, conforme sua estratégia preferencial para jogos fora de casa. Indefinições, entretanto, não faltam. O time provável tem Victor, Saimon, Mário Fernandes, Rafael Marques e Lúcio; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Marquinhos, Escudero e Leandro (Adilson, ou Mithyuê); André Lima.
Read More

Urubutr