I made this widget at MyFlashFetish.com.

Zico promete melhorias no futebol do Flamengo

Galinho é o novo diretor-excutivo de futebol do Flamengo
Zico 
fez questão de assumir o cargo no dia primeiro de junho
Zico fez questão de assumir o cargo no dia primeiro de junho
LANCEPRESS!
O dia primeiro de junho entrou de vez para história do Flamengo. Com a presença de familiares, ex-dirigentes e torcedores, a presidente Patricia Amorim anunciou Zico como novo diretor-executivo de futebol do clube. A manhã desta terça-feira é um marco de uma nova era no clube mais popular do Brasil.

De peito aberto e preparado após experiências no exterior, o Galinho fez questão de ser apresentado no dia que sempre assinou seus contratos como jogador. Vestido com a eternizada camisa 10, Zico explicou a decisão de assumir o futebol do Flamengo neste momento.

radio l! Zico elogia diretoria do Flamengo. Ouça!
Experiência
- Quando eu estava jogando, fiz questão de comprar um título de sócio proprietário para não perder a ligação com o clube. Segui minha vida depois de 20 anos dedicados ao clube. Viajei por esse mundo afora e conheci diversas formas de trabalhar no futebol. O único lugar que eu trabalharia no Brasil seria no Flamengo e o meu retorno não poderia ser diferente - disse Zico.

Zico é apresentado oficialmente como diretor executivo do Flamengo

Todos no Flamengo acreditam que após a sua chegada mudanças profundas ocorrerão no futebol do clube. Com os pés no chão, o Galo diz que dará continuidade em algumas coisas que estão sendo feitas e promoverá mudanças em alguns aspectos. A principal prioridade é a conclusão de Vargem Grande e mundanças no comportamento dos profissionais.

radio l! Zico esquece passado de ídolo: quero ser avaliado como dirigente
Trabalho
- Ninguém faz milagre. Eu acredito no trabalho. Vamos dar continuidade em muitas coisas e priorizar outras situações. Vamos dar melhorias e condições para os profissionais do clube. Nossa prioridade é concluir o CT de Vargem Grande. Nós queremos isso. Demorei 20 anos para chegar onde cheguei. Nada é feito sem muito trabalho. Todos precisam respeitar os direitos e deveres do clube - garantiu.
Sem aceitar receber pelo Flamengo, o salário de Zico será pago pelos patrocinadores BMG e SKY, que vão usar a imagem do dirigente em campanhas publicitárias. Ou seja, o Galinho cedeu sua imagem para as empresas poderem trabalhar no clube.

radio l! Zico sobre o Fla: Temos que ter nossa segunda pele
Confira os principais trechos da entrevista coletiva:
Perseverança
Chegar onde cheguei, sendo jovem, saindo do subúrbio, torcedor fanático do Flamengo e tendo a oportunidade de estar perto dos meus ídolos é o lado que está presente aqui. Quando eu tinha 14 anos, creio que você fica cheio de sonhos e aspirações. Depende de você somente. Jogar é sempre mais fácil.
Recomeço
Chegar a um cargo como esse as preocupações são outras e não há como comparar. O importante é arregaçar as mangas e começar o trabalho. O ídolo fica para trás. Agora vamos trabalhar. O que foi feito não se apaga, está na história do clube, mas como dirigente começou do zero. E quero ser avaliado como dirigente. A única coisa que quero das pessoas é que acreditem e pensem sempre no que será montado, porque é para o melhor do Flamengo.
Confiança
Gostei muito da conversa com o Rogério. Já havia conversado com a Patrícia e pela atitude dele como treinador neste curto período em que está à frente da equipe, tem toda a minha confiança para ser o comandante da equipe do Flamengo.
Seriedade
Profissionalismo, seriedade e humildade são fundamentais aos jogadores, que têm que estar sempre prontos. Todo jogador tem direitos e deveres. É preciso ler o que está escrito no contrato. Tanto na parte do clube como do atleta e ambas as partes têm que cumprir isso. É simples. O atleta tem que saber que tem o dever de trabalhar como está determinado, mas também a manutenção da imagem do clube. O importante é dar todas as diretrizes e explicar o que você quer, a forma de trabalhar, e acredito que a gente, dificilmente, terá problemas de indisciplina no futuro.
Cobrança
Quem está no futebol, sabe que todo mundo depende de resultados. É normal a cobrança e as correntes políticas sempre irão existir. Mas todas querem o bem do Flamengo. Isso é normal e quem estiver no cargo tem que ser forte para responder às cobranças. Se as coisas são muito fáceis, você se acomoda. Me acostumei à pressão durante toda a minha vida e todos nós torcemos para que todo mundo dê sua contribuição para o clube.
Reconhecimento
Quinta-feira viajo, tenho um evento e vou para a África do Sul, participar de um congresso na FIFA. Sou um dos laureados entre os 100 atletas da FIFA. Somos três no Brasil apenas e é uma honra muito grande para mim. Devo isso ao Flamengo. Sempre somos convidados e vou para esse congresso. Volto ao Brasil no dia seguinte para começar o trabalho aqui no Flamengo. Nos dias 7, 8, 9 e 10 de julho tenho uma clínica na Disney, em Orlando. Assisto à final da Copa lá e volto. Pretendo ficar no CT, no Recreio, a base será lá.
Desafio
Uma das grandes virtudes das equipes campeãs do Flamengo foi justamente saber trazer a torcida para junto do time. Desafio manter a equipe campeã. Atual campeão brasileiro e temos que ter equipe em condições de disputar esse título mais uma vez.
Planejamento
Vamos criar um organograma de trabalho, determinar pessoas para cada função e, desde o profissional até o mirim, vamos conversar para fazer uma coisa limpa dentro do clube, que todos saibam o que tem que fazer, qual é a filosofia.
Craque o Flamengo faz em casa
Flamengo tem que ter a cada ano um número x de jogadores que podem ser aprovietados no profissional. Tem que voltar a existir formação. Base não para dar título, mas sim formar. Se ganhar, ótimo, mas filosofia é de formação. Creio que quem vai comandar tem de saber os objetivos deles e vamos colocar isso para todos.
Read More

Zico deve atrair novos negócios para o Flamengo

Presença de Galinho trará mais confiança aos investidores
Zico 
pode funcionar como um negociado no Flamengo
Zico pode funcionar como um negociado no Flamengo (Crédito: Sergio Gomes)
LANCEPRESS!
Maior ídolo do clube e artilheiro do Maracanã, Zico, além de ser tido pelos flamenguistas como o nome ideal para por ordem na casa rubronegra, também é visto como uma espécie de embaixador, capaz de atrair novos negócios para o clube.
Especialista em marketing esportivo, Amir Somoggi acredita que o mercado sentirá mais confiança em investir na marca Flamengo. Principalmente porque o Galinho construiu uma carreira sólida como treinador e jogador no Brasil e fora dele.

Zico é apresentado oficialmente como diretor executivo do Flamengo

Segundo Somoggi, mais do que um executivo, Zico poderá também funcionar como negociador junto a investidores, nacionais e estrangeiros. O especialista em marketing adverte, porém, que tudo dependerá do modelo escolhido pelo clube.
– Foi uma notícia maravilhosa para o mercado. Não esperava que o Zico, com uma carreira consolidada de treinador lá fora, retornasse ao futebol brasileiro. Até porque sempre disse não se sentir à vontade para isso – comentou Amir Somoggi.
A identificação de Zico com o Flamengo é tanta que ele, ciente de que o clube precisa se reestruturar também na parte financeira, resolveu aceitar o cargo somente porque seu salário será pago por um grupo de investidores, entre eles a Olympikus, patrocinadora do clube.
Esse fato, segundo Somoggi, já é um indício de que as empresas estão mesmo dispostas a investir no Flamengo, sabendo que poderão contar com a credibilidade de Zico.
– Não sei se o Flamengo irá explorar a imagem do Zico, mas me parece claro que ele tem capacidade e credibilidade suficiente para ajudar o clube a alavancar negócios. Mas somente a presença dele à frente do departamento de futebol já é capaz de fazer os investidores se interessarem em fazer negócio como Flamengo – acredita Somoggi.
Depois de 20 anos, Zico ressurge como a principal contratação do ano. Dentro de campo, gols ele não pode mais fazer. Entretanto, fora dele, a nação espera e acredita que ele vencerá. E de goleada.
Read More

Petkovic realiza treinos para suportar maratona de jogos

Preparador físico Alexandre Sanz explica a série realizada pelo sérvio
Consciente, Pet conversa bastante com os profissionais da comissão 
técnica
Consciente, Pet conversa bastante com os profissionais da comissão técnica (Crédito: Gilvan de Souza)


Quando a renovação de contrato de Petkovic – até dezembro de 2011 – foi anunciada, as primeiras críticas pela longevidade do compromisso ecoaram ainda nos bastidores da Gávea. Visto como um jogador que não resiste a um jogo inteiro em alto nível físico, Pet respondeu aos críticos com grande atuação no empate com o Grêmio.
A evolução tem uma explicação. Três vezes por semana, o sérvio realiza exercícios planejados especialmente para ele pela comissão técnica do Flamengo.

Fla treina sob expectativa de trabalharem com Zico

Ciente da idade avançada do sérvio (37 anos), Alexandre Sanz, preparador físico, explicou a série, com ênfase no trabalho de força muscular, realizada pelo jogador.
– A partir dos 30 anos, o atleta sofre grande perda de hormônios anabólicos. O trabalho com o Pet visa a evitar esse processo. Procuramos dar ênfase ao trabalho de força muscular para que ele permaneça o maior tempo possível em campo jogando em alto nível. Nessas condições, ele faz a diferença – disse o preparador rubro-negro.
Aplicado, Petkovic costuma conversar com os profissionais do Flamengo sobre a sua evolução física. Sabedor da necessidade de manter equilíbrio e força muscular, o sérvio acredita que poderá contribuir consideravelmente para o Flamengo até o fim do contrato. Para Alexandre Sanz, o pensamento do sérvio procede.
– Precisamos aguardar para ver como ele se sairá no ano que vem. O planejamento tem sido seguido de forma exemplar. Se tudo for mantido, acredito que ele jogará com tranquilidade até o fim do contrato. É lógico que vamos respeitar as limitações dele – explicou Sanz.
Além de Pet, outros jogadores realizam trabalho semelhante. Os zagueiros Álvaro e Ronaldo Angelim são alguns deles.
Read More

Chile divulga lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo

Entre os convocados estão o lesionado Suazo e o meia do Flamengo, Fierro. Roberto Cereceda é o último cortado por Marcelo Bielsa

Por GLOBOESPORTE.COM Santiago
Gonzalo Fierro, seleção do ChileGonzaloFierro está entre os 23 convocados
por Bielsa para a Copa do Mundo (Foto: AFP)
O técnico do Chile Marcelo Bielsa desfez o mistério na noite desta terça-feira e divulgou o último corte de sua lista inicial. O meia Roberto Cereceda, do Colo Colo, ficou fora da relação final para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul. O jogador participou de quase todos os jogos das eliminatórias sul-americanas, porém acabou preterido pelo treinador.
O atacante Humberto Suazo, que teve lesão muscular diagnosticada nesta terça-feira, está presente na lista final assim como Valdivia. O meia do Flamengo, Gonzalo Fierro, que sofria o risco de ser cortado, foi confirmado pelo técnico e disputará o Mundial.
O Chile está no Grupo H da Copa e enfrentará Honduras, Suíça e Espanha na primeira fase. A estreia será dia 16 de junho, contra os hondurenhos, em Nelspruit.
Confira os 23 convocados do Chile:
Goleiros: Claudio Bravo (Real Sociedad/ESP), Miguel Pinto (U. de Chile) e Luis Marín (U. Española)
Defensores: Pablo Contreras (PAOK/GRE), Ismael Fuentes (U. de Chile), Mauricio Isla (Udinese/ITA), Gonzalo Jara (West Bromwich/ING), Gary Medel (Boca Juniors/ARG), Waldo Ponce (U. Católica), Arturo Vidal (Bayer Leverkusen/ALE) e Marco Estrada (U. de Chile)
Meias: Rodrigo Millar (Colo Colo), Matías Fernandez (Sporting/POR), Jorge Valdivia (Al Ain/EAU), Carlos Carmona (Reggina/ITA), Gonzalo Fierro (Flamengo/BRA) e Rodrigo Tello (Besiktas/TUR)
Atacantes: Alexis Sánchez (Udinese/ITA), Humberto Suazo (Monterrey/MEX), Mark González (CSKA Moscou/RUS), Fabián Orellana (Xerez/ESP), Jean Beausejour (América/MEX) e Esteban Paredes (Colo Colo)
Read More

Esquema de segurança para jogo 4 da final do NBB, no Rio, é reforçado

Número de vigilantes é aumentado, e policiais ajudarão na Arena da Barra

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
Uma reunião na tarde desta terça-feira definiu o esquema de segurança para o jogo 4 da final do NBB entre Flamengo e Brasília, marcado para quinta-feira, na Arena da Barra. As cenas da pancadaria generalizada, envolvendo torcedores e jogadores rubro-negros ao término da segunda partida no ginásio Nilson Nelson, fizeram com que fosse aumentado o efetivo da segurança. No total, serão 150 vigilantes da Arena, que contarão com o reforço de 50 homens do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) e 20 policiais do 31º Batalhão da Polícia Militar. A estimativa de público está entre 10 mil a 12 mil pessoas.
grade de proteção no jogo de basquete do FlamengoMichila, massagista rubro-negro de 1,80m, em frente à grade de proteção (Foto: Alexandre Vidal / FotoBR)
- Nos preocupa bastante uma retaliação por parte da torcida porque as imagens de lá foram muito fortes. Vamos aumentar em 30% o efetivo com relação ao jogo 1. Será o dobro do que utilizaríamos em uma partida normal. Lá em Brasília, foram 60 seguranças para 14.500 presentes. A informação que temos é a de que não virá torcida de Brasília. Mas, se aparecer, terá um lugar reservado com seguranças – disse Marcelo Flores, diretor geral da Arena, que costuma receber um público formado em sua maioria por famílias.

Para evitar a circulação de pessoas dentro da quadra, os organizadores optaram por não colocar à venda a cadeira vip. Apenas as equipes e os profissionais credenciados terão acesso ao local. As grades também serão substituídas. As de 1,00m darão lugar às de 1,60m. Os quatro acessos à quadra também terão seguranças. Além disso, será exibido antes da partida um vídeo mostrando o esquema de câmeras para o público.
- São 164 no total. Todos os passos das pessoas na casa são vigiados. Não deixa de ser um BBB.
Está sendo estudada também a possibilidade de escolta ao ônibus da delegação do Brasília. A resposta, segundo Marcelo Flores, será dada pela polícia nesta quarta-feira.
- Creio que será viável, ainda mais se vierem com o ônibus com identificação do patrocinador. A vontade é que também seja feita a escolta na saída deles do Rio.
Read More

Rogério, sobre a chegada de Zico: ‘A responsabilidade de todos aumenta’

Treinador se derrete em elogios ao novo diretor-executivo, relembra conselhos da época de jogador, e projeta sucesso do Flamengo com o novo modelo

Por Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
 A chegada de Zico ao Flamengo foi festejada por quase todos os rubro-negros. Com Rogério Lourenço não foi diferente. O treinador relembrou conselhos recebidos na época de jogador e comemorou com muitos adjetivos a possibilidade de trabalhar ao lado de alguém que é exemplo dentro e fora do campo. Na entrevista coletiva, o Galinho elogiou o treinador (veja o vídeo).
- Isso não tem nem palavras. Hoje (terça-feira) é um dia histórico no Flamengo. Ele é o maior ídolo da história do clube, uma pessoa espetacular em todos os aspectos. Tive esse privilégio de jogar com ele e qualquer coisa que vem dele nós temos de assimilar... A responsabilidade de todo mundo aumenta – disse o técnico, que pretende trocar muitas informações com o novo diretor-executivo.
Afinal, desde que surgiu como zagueiro profissional na Gávea, aos 17 anos,  Rogério recebe conselhos do ídolo. Ou seja, não seria agora que isso iria mudar, ainda mais com toda a experiência que Zico ganhou no exterior.
- Ele sempre dava algumas dicas. Lembro que escutei dele uma vez que bola não se atrasa na direção do gol. É um detalhe, mas ele falou isso quando eu estava começando e levei para minha carreira toda. Zico é altamente conhecedor do futebol – disse o treinador, para não poupar elogios em seguida.
- Por mais que as pessoas estejam felizes, não dá para ter dimensão do ganho que o Flamengo vai ter. É uma coisa muito grande acontecendo na história do clube. Zico pode ser associado a tudo: capacidade, inteligência, credibilidade, exemplo... São todos os melhores adjetivos...
O ex-zagueiro Rogério jogou pela primeira vez ao lado de Zico em 1988, no empate por 2 a 2 com o Coritiba, no Paraná, pelo Brasileiro.
Read More

Roberto Dinamite comemora chegada de Zico ao Flamengo

Amigo do Galinho, presidente vascaíno diz que a contratação do dirigente é boa para o futebol carioca

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro
A chegada de Zico ao futebol do Flamengo repercutiu de forma positiva em São Januário. Amigo do agora diretor executivo rubro-negro, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, recebeu com alegria a notícia. Para ele, foi uma vitória não só do arquirival, mas do futebol carioca.
- Qualquer coisa ligada ao Zico com o Flamengo sempre é importante, até pela figura dele, que é muito forte no clube. O Zico é um cara do bem, que está ali para ajudar e somar. Isso é um ganho. O Flamengo não poderia ter escolhido um representante melhor. É bom para todo mundo, mas principalmente para o futebol do Rio – disse o mandatário cruzmaltino.
Roberto Dinamite disse ainda que não teve a oportunidade de conversar com o Galinho, mas que será algo natural com o passar dos dias.
Read More

Flamengo pode anunciar novo patrocinador na próxima semana

Dinheiro de contrato com a Tim será destinado às obras de estruturação do Ninho do Urubu, prioridade de Zico e Patrícia Amorim

Por Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
 A prioridade de Zico e de Patrícia Amorim, pelo menos no discurso durante a coletiva de apresentação do novo diretor-executivo, é a conclusão do Ninho do Urubu (veja o vídeo). A presidente confirmou, nesta terça-feira, que na próxima semana deve anunciar novos patrocinadores para o clube. As novas receitas destes contratos serão destinadas integralmente às obras no centro de treinamento, em Vargem Grande. O GLOBOESPORTE.COM apurou que o Flamengo deve fechar com a Tim.
Existe uma proposta na mesa do departamento de marketing de cerca de R$ 2,5 milhões para estampar a marca da empresa de telefonia nas costas da camisa do futebol. A ideia é colocar o logotipo dentro dos números dos jogadores. Mas para isso acontecer, o Flamengo ainda terá de conseguir o aval da Batavo, que possui exclusividade na camisa rubro-negra.
- Temos várias parcerias na área de marketing e licenciamentos para serem apresentadas na semana que vem e vamos direcionar todos esses novos recursos para a reestruturação total do Ninho do Urubu. Também vamos levar ao Conselho Deliberativo a proposta de criar a vice presidência de patrimônio, justamente para ter alguém comandando isso tudo – disse Patrícia.
Zico afirmou que em seis meses espera que as obras mais urgentes já estejam em fase final, para começar 2011 com um mínimo de estrutura. A presidente explicou que mudanças devem ser estas. Segundo ela, o custo total da obra está orçado em R$ 25 milhões, mas até o fim do ano pelo menos R$ 3 milhões serão investidos no Ninho do Urubu.
- Vamos terminar os cinco campos, fazer um alojamento para base e para os profissionais, refeitórios e uma sala de imprensa. Depois, vamos fazer mais coisas: um ginásio para o futsal e para treinos em dia de chuva, piscina para outros trabalhos, um mini-estádio para jogos da base, capela... – afirmou a presidente.
Além do acordo com a Tim, o Flamengo também está fechando uma parceria com a Ambev, que deve render cerca de R$ 10 milhões por um contrato de quatro anos. A empresa teria exclusividade na venda de bebidas dentro da Gávea e faria também bares temáticos. O assunto deve ser levado ao Conselho Deliberativo já na próxima semana.
Read More

Rogério mantém esquema com três zagueiros para enfrentar o Palmeiras

Treinador realiza trabalho tático na Gávea e arma trio ofensivo com Vagner Love, Petkovic e Michael. Vinicius Pacheco sente dores no pescoço

Por Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
petkovic no treino do flamengoPet: mais adiantado (Foto: Márcia Feitosa/Vipcomm)
Depois de uma rápida conversa no centro do gramado da Gávea, Rogério Lourenço comandou um treino tático em que foi possível observar qual deve ser o time que vai enfrentar o Palmeiras, nesta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu. Pelo trabalho realizado, o treinador vai manter o esquema com três zagueiros. A novidade do dia, porém, é que Vinícius Pacheco não treinou e deve desfalcar o time por conta de dores musculares no pescoço.
Mesmo se ele estivesse à disposição de Rogério, deveria ficar apenas no banco. Com o retorno de Michael, recuperado de uma tendinite no joelho direito, o técnico armou um trio ofensivo com apenas Vagner Love como atacante. Petkovic deve jogar um pouco mais adiantado.
Sem Camacho e David, suspensos, o Flamengo devem enfrentar o Palmeiras com Bruno, Welinton, Álvaro e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Maldonado, Fernando, Michael, Petkovic e Juan; Vagner Love.
Com dores no joelho direito, Toró também está fora do jogo. Nesta terça-feira, ele correu em volta do gramado ao lado de Denis Marques (dores coxa esquerda), Bruno Mezenga (que ainda não se transferiu para o futebol polonês), Renato Augusto e Rodrigo Arroz. De férias com o fim da temporada na Europa, os dois últimos estão mantendo a forma física na Gávea.
Read More

Patrícia Amorim diz que descontou salário de maio de Adriano

Por conta de ausências no fim do mês, atacante e Flamengo chegam a um acordo e ele não receberá boa parte dos vencimentos

Por Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
adriano na gávea, flamengoAdriano ficou sem todo o salário por causa das
ausências aos treinos (Foto: Jorge William/Globo)
Durante a coletiva de apresentação de Zico como diretor-executivo, a presidente Patrícia Amorim usou um exemplo de conduta silenciosa para explicar como gosta de trabalhar. O caso citado pela dirigente foi justamente o desconto praticamente integral nos salários de maio de Adriano. Por conta das muitas ausências durante o mês e o abandono do Flamengo antes do término de seu contrato, houve um acordo entre o clube o atacante sobre esta situação.

O vínculo oficial do Imperador durava até o dia 30 de maio. Mas a partir do jogo contra o Universidad de Chile, em Santiago, no último dia 20, Adriano praticamente não treinou mais e desfalcou o time nos jogos contra o Grêmio Prudente, Fluminense e Grêmio. Além disso, houve outras ausências do atacante durante o mês. Como o Flamengo gostaria que ele disputasse esses jogos e isso não aconteceu, a diretoria não pagou os direitos de imagem, que representam boa parte dos vencimentos do atacante.

- Nós gostamos de fazer as coisas em silêncio e queríamos que o Adriano jogasse. Como isso não aconteceu, descontamos o salário dele do mês – disse rapidamente Patrícia, durante a coletiva de Zico.

O vice de finanças, Michel Levy, resumiu o que aconteceu, explicando que houve entendimento com o jogador e o seu empresário, Gilmar Rinaldi.


- Conversamos com o Adriano sobre isso e chegamos a um acordo. Como houve algumas ausências, descontamos praticamente todo o direito de imagem que o Flamengo o paga – explicou Michel Levy, vice de finanças.

Segundo ele, o salário de Adriano na carteira de trabalho foi pago. Sobre os vencimentos que são pagos pela Olympikus, o atacante recebeu normalmente.
Read More

Depois de 20 anos, Zico volta como um 'mortal': 'Ninguém faz milagre'

Ainda sem reforços, mas prometendo lutar pelo título brasileiro, Galinho espera que a torcida separe o ídolo do dirigente: 'se eu merecer críticas, que critiquem'

Por Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
Foi longa a espera. Vinte anos. Mas nesta terça-feira o torcedor do Flamengo pôde voltar a comemorar com Zico. O Galinho de Quintino assumiu oficialmente a função de diretor-executivo  rubro-negro e terá a missão de coordenar todas as ações do futebol do clube. Entre elas, contratações, dispensas e a reestruturação física do clube, sua prioridade.
Zico se mostrou emocionado em suas primeiras palavras como dirigente do Flamengo.
- Em termos de coração, nunca deixaria o Flamengo. Mas segui meu caminho de trabalho. Viajei muito por esse mundo afora. Conheci muitas maneiras de se trabalhar dentro e fora de campo. Ao voltar ao Brasil, o único lugar para trabalhar seria o Flamengo. Já tive de enfrentar a seleção brasileira e foi muito duro. E seria ainda mais duro enfrentar o Flamengo - disse o eterno ídolo, referindo-se aos jogos que fez contra o Brasil no comando da seleção do Japão, pela Copa das Confederações de 2005 e na Copa do Mundo de 2006.
Zico retorna no aniversário de 30 anos do primeiro título brasileiro do Fla. Comente
A emoção do dia histórico, porém, deu lugar à razão na maior parte da festa. Zico pediu para que a torcida tente deixar de lado as cobranças de falta precisas, os dribles geniais, concentrando-se apenas no futuro como dirigente. Ele garante estar pronto para eventuais pressões no novo cargo.
- Venho de peito aberto e estou preparado. Peço que tenham confiança no trabalho que será executado. Queremos deixar um trabalho firme, sério. O nosso tempo vai passando e a gente vive de desafios. Tenho acompanhado de perto todo o processo que o Flamengo passa. Sei da responsabilidade que cabe a mim. Chegou o momento de tomar essa decisão. Milagre ninguém faz. Não tenham aquela expectativa. E posso dizer que não estava tudo errado. Ninguém ganha tanto com tudo errado. Temos que dar as melhores condições para os atletas. Os jogadores dos outros centros precisam saber o que o Flamengo pode dar a eles. Nosso primeiro objetivo é tentar terminar o Centro de Treinamento George Helal, no Recreio dos Bandeirantes (Ninho do Urubu).
 No salão nobre do clube, conselheiros do Flamengo, entre eles os ex-presidentes George Helal, Gilberto Carodoso Filho e Delair Dumbrosck, se misturavam aos muitos jornalistas e rubro-negros ilustres, como Júnior, Andrade, Lazaroni, Jayme e Silva Batuta. O ex-vice presidente de futebol Marcos Braz também se fez presente. A presidente Patrícia Amorim resumiu a emoção de todos os rubro-negros.
- É com muito orgulho que apresentamos o ídolo e âncora desse clube, Arthur Antunes Coimbra, o nosso Zico. É um momento histórico, um momento único. Hoje, o Flamengo escreve mais um capítulo em sua história. Isso vai resgatar a união política necessária ao clube. O Zico é o ídolo da maior nação do país. Estamos imbuídos de ajudar esse grande profissional a fazer o Flamengo a crescer. O Flamengo dá um grande passo na sua história – discursou a presidente.
Leia a entrevista completa de Zico:
Como é assumir uma nova função tendo sido um ídolo incontestável?
O ídolo ficou para trás. Tudo que se fez, não é apagado. Mas, agora, eu começo do zero. Quero ser julgado como dirigente. No Japão, fiz um trabalho muito bonito lá. Quem teve a oportunidade de conhecer sabe. Fico muito feliz de ter dado o pontapé inicial da profissionalização lá. Aqui, já é profissional. O que eu peço é que as pessoas acreditem no trabalho que será feito. O que eu viso é o resultado final.
Você acredita que a torcida vai saber separar o ídolo do dirigente?
Se eu merecer críticas, ela tem que criticar mesmo. Como dirigente, a torcida pode cobrar. Se fizer besteira, tem que falar. Sento aqui sabendo que estou sujeito a essas críticas. O importante é o trabalho. No final do meu compromisso, a gente avalia o que deixou de bom.
Por que você não queria receber do clube?
É uma questão de opinião. Eu já recebi do Flamengo o que tinha para receber quando era jogador. Eu tenho meus recursos, através da minha imagem, de conseguir por outros meios. Não quero causar prejuízos ao clube, mas ajudar.
Quais serão os primeiros passos do Zico dirigente no Flamengo?
A gente tem montado um organograma de trabalho, onde está escrito quem fará que função no clube, do profissional ao mirim. O Flamengo tem que ter a cada ano um número x de jogadores que serão aproveitados no time principal. Quem comanda os times de base tem que saber que irá formar jogadores para o Flamengo. O objetivo não é ganhar título. Se ganhar, melhor. Mas a grande preocupação tem que ser formar atletas.
Qual é seu maior desafio nessa volta?

Manter uma equipe campeã. Hoje, o Flamengo é campeão brasileiro. Temos de lutar para formar um time em condições de defender este título. Mas é lógico que o trabalho não é só de um mês ou dois. O grande desafio é terminar o CT George Helal.
Você deve ter acompanhado os episódios de indisciplina dos jogadores neste ano. Como pretende trabalhar com isso?
Eu gosto de usar o diálogo. Mas todos os jogadores sabem que têm direitos e deveres. Quando você assina um contrato, sabe o que tem que fazer. E isso será cobrado. O jogador tem que não só entrar em campo, mas também preservar a imagem do clube. Está no contrato. Você tem que explicar aos jogadores o que você quer e sua maneira de trabalhar. Quando você olha no olho e diz o que quer, diminui o percentual de erros no futuro.
No Brasileiro, alguns jogadores tinham regalias porque davam resultado. O que pensa disso?

Não critico a maneira de trabalhar de ninguém. Mas direitos e deveres são iguais para todos. O que eu quero é o cumprimento do que for determinado pela comissão técnica.
Acha que o fato de ter sido jogador pode facilitar na relação com os atletas?

Muitas vezes, sim. Quando o atleta está na frente de uma pessoa que não passou pelo que ele passou, pode rebater. Agora, quando está de frente para uma pessoa que passou por isso e que teve sucesso, já pode pensar mais. Não quero que o jogador me olhe como ídolo. Eu quero que me olhe como um dirigente que está ali para resolver um problema daquele momento. Meu pensamento é sempre pensar pelo lado positivo. Tentar ajudar o atleta para que ele renda o melhor.
O que há de concreto em relação a contratações?
A direção não trabalha divulgando notícias. Trabalha para quando houver uma concretização passar para vocês (jornalistas). Algumas coisas, antes de eu vir para cá, já estavam sendo delineadas e eu aprovo. Eu não vou falar de nomes.
Existe alguma coisa bem encaminhada que o Flamengo pode anunciar esta semana?
Acredito que sim. É um momento de muitas ofertas. Quem se movimentar na frente vai chegar ganhando. Acho que a gente pode ter boas respostas em poucos dias.
A equipe que você quer tem algum perfil específico?
Não existe isso. Depende dos jogadores. Mas queremos um perfil vencedor.
Por ter trabalhado no CSKA, que detém os direitos do Vagner Love, acha que pode ajudar na permanência dele?

Se eu puder ajudar nessa questão do Vagner, vou ajudar. Mas está bem encaminhada pela vice-presidência.
Você disse que os treinadores tinham dificuldades para trabalhar no Brasil. Acha que consegue mudar isso no Flamengo?
O Rogério, pelo pouco período que está no comando, vem bem. Tem toda minha confiança para ser o comandante da equipe do Flamengo. O treinador tem um percentual de importância na equipe, mas, no final, quem decide são os jogadores. O elenco do Flamengo, se acreditar no potencial que tem, pode sempre buscar vitórias. Há pouco tempo, vi os maiores exemplos de humildade e de ajuda a um técnico. Os jogadores de alto nível da Inter de Milão desceram de um pedestal para ajudar. Sabiam das dificuldades, mas aceitaram as determinações que o treinador dava, se entregaram e foram campeões.
Hoje você assume como dirigente. O capítulo treinador ficou para trás?
Treinador, esquece. Não tem a menor possibilidade. Tenho contrato até o fim do mandato da Patrícia e pretendo cumpri-lo. Cheguei ao Flamengo em 67. A primeira foto que eu tirei foi ao lado do Silva, que está aqui. Cheguei cheio de sonhos. Jogar é muito mais fácil do que ser dirigente. O importante é arregaçar as mangas e ver o que pode ser feito.

Quando você assume de fato o Flamengo?
Estou viajando quinta-feira. Tenho um evento em Hong Kong, depois vou para a África do Sul para um evento da Fifa. Depois, vou para a abertura da Copa do Mundo e volto ao Brasil para começar meu trabalho. Perto da final da Copa do Mundo, vou dar uma clínica na Disney e depois volto para me dedicar 24h ao Flamengo.
Com sua imagem, acredita que pode unir as correntes políticas do clube ou acha que depende de resultados?
Quem está no futebol sabe que depende de resultados. As correntes políticas existem, mas acredito que todas querem o melhor do Flamengo. É normal que você seja cobrado. Isso faz você querer ser cada vez melhor. Mas estou acostumado a ser cobrado. Estou aqui por causa da confiança da Patrícia. Mas, se amanhã ela achar que não estou indo bem, pode decidir que eu devo sair. E isso não me deixaria chateado.
Nessa sua nova função vai caber botar chuteira, calção, e mostrar como se faz?
 Tem dvd aí para quem quiser ver (risos). Quem sabe a gente não organiza um time de masters para fazer alguma festa, comemorar algum título?
O futebol deve passar todo para Vargem Grande?
Meu pensamento sempre foi de ter o futebol profissional na Gávea. Mas sei das dificuldades de criar um departamento só na Gávea. O projeto do CT é muito ambicioso. Em clubes como o Fenerbahçe, vi a diferença que isso faz. O que eu quero é um CT profissional. Esse é um dos motivos principais para você trabalhar com tranquilidade.
A Copa do Mundo está próxima, qual sua opinião sobre as chances do Brasil?
Acredito na seleção. Todo mundo sabe que o Brasil, do jeito que está, tem condições de voltar com a taça. É um time bom. Vamos torcer para que tudo dê certo.
Read More

Maldonado segue com futuro incerto

Chileno desconhece proposta do Atlético-MG e evita falar sobre renovação

Por Diego Rodrigues e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
Maldonado e Lennon no treino do FlamengoMaldonado e Lennon no treino do Flamengo
(Foto: Rodrigo Benchimol / Globoesporte.com)
Com contrato até 31 de agosto, o volante Maldonado segue com futuro indefinido no Flamengo. O jogador, que tem contrato com o empresário Juan Figger até dezembro deste ano e está emprestado ao Rubro-Negro, pretende ficar no clube, mas garante que não sabe ainda sobre o seu destino. Ele, inclusive, disse não conhecer uma suposta proposta do Atlético-MG.
- Tem proposta do Atlético-MG? Eu não sei de nada, até porque já tive uma primeira conversa com Flamengo. Esse assunto vai ser complicado. Meu passe pertence a um empresário, e não posso falar nada antes dele me passar alguma coisa. Por mim, gostaria muito de ficar no Flamengo.
O chileno, que ficou fora da lista do técnico Marcelo Bielsa para a Copa do Mundo da África do Sul, garante não estar abalado com a não convocação.
- Eu continuo trabalhando. Sou um profissional, independentemente de ter ido ou não à Copa do Mundo. Estou aqui para ajudar o Flamengo.
Read More

No Pacaembu, Palmeiras espera não sofrer com precisão de Petkovic


Zagueiro do Alviverde afirma que experiente meia do Flamengo "destruiu" defesa paulista em partida do Brasileiro de 2009

Por Julyana Travaglia São Paulo
Vagner Love, velho conhecido da defesa palmeirense, é motivo de preocupação para o Palmeiras no clássico desta quarta-feira com o Flamengo, no Pacaembu. Mas um outro jogador do Rubro-Negro ainda causa pesadelos na zaga do Alviverde. O meia Petkovic ainda é considerado um dos principais perigos da equipe carioca. E a explicação para tal pensamento está no último encontro entre as equipes, no Brasileiro passado, no Palestra Itália.
Em 18 de outubro passado, o Palmeiras enfrentava o Flamengo como líder do Nacional, com chances de se distanciar ainda mais na ponta da tabela. Mas o time paulista, na época comandado por Muricy Ramalho, não contava com a precisão de Petkovic. Em tarde inspirada, o meia sérvio brilhou na vitória do Rubro-negro por 2 a 0.
No primeiro gol, Pet avançou na área, driblou dois zagueiros e chutou no ângulo. O segundo gol do sérvio foi em cobrança de escanteio. O sérvio bateu fechado, a bola teve um leve desvio na cabeça de Angelim antes de vencer Marcos, mas o árbitro apontou o tento para o meia.
O resultado consolidou a arrancada do Flamengo rumo ao título - aquele foi o nono jogo invicto do time na competição. Já o Palmeiras viveu um declínio no torneio, que culminou com a perda da taça e da vaga para a Libertadores deste ano.
- O Flamengo tem uma camisa pesada. No Brasileiro não se escolhe adversários e teremos de estar no limite da nossa concentração. Não podemos errar em lances bobos. Se errarmos contra o Flamengo, eles têm jogadores experientes para se darem bem. Em 2009, o Pet destruiu o nosso sistema defensivo. Esperamos que isso não se repita - alertou o zagueiro Danilo.
Aos 37 anos, Pet ainda é respeitado pelo defensor palmeirense. Na visão do camisa 23 do Palmeiras, o sérvio é um atleta que não precisa se esforçar muito em campo devido a técnica e a qualidade no toque de bola.
- Ele é um jogador que tem uma bola parada de muita qualidade. Não é mais o Pet de antigamente, mas, se der espaço, ele pode decidir a partida. No ano passado, marcamos ele de longe e ele fez o primeiro e depois o segundo na bola parada - relembrou o palmeirense.
Read More

Flamengo luta contra passes errados para crescer no Brasileirão

Jogadores admitem falhas no fundamento e creditam o problema à falta de entrosamento do time rubro-negro

Por Diego Rodrigues e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
O Flamengo ainda busca a identidade perdida com o tempo. O bom futebol apresentado em 2009, que levou o time ao título do Campeonato Brasileiro, já não é apresentado mais. No início do Nacional deste ano, em cinco rodadas, a equipe rubro-negra conquistou apenas seis pontos e amarga a 12ª colocação. E um problema que preocupa os atletas é a quantidade de passes errados.

- Não era um defeito que nosso time tinha no ano passado, de errar tanto. Mas isso faz parte do início do Campeonato Brasileiro. Ainda estão chegando jogadores, o time ainda não encaixou, mas aos poucos vai melhorando. No momento que começar a acertar, vai melhorar – disse Maldonado.

O volante Fernando também detectou o problema, e seguiu a mesma linha do companheiro para justificar os erros.
- Essa questão do passe é mais pela marcação do adversário. O futebol está competitivo e sempre têm dois jogadores na sua cola. Isso dificulta o passe mesmo. Mas não é falta de treinamento de fundamento. Isso nós trabalhamos desde a base. É mais questão de entrosamento mesmo.
O Flamengo volta a campo na quarta-feira, contra o Palmeiras, em São Paulo, pela sexta rodada do Brasileirão.
Read More

Olympikus nega que tenha aceitado pagar os salários de Zico

Apesar de anúncio presidencial, empresa de material esportivo diz que ainda estuda o caso. Vice de finanças minimiza: 'O importante é que ele veio'

Por Rodrigo Benchimol e Diego Rodrigues Rio de Janeiro
Zico novo dirigente do FlamengoZico será apresentado nesta terça-feira
(Foto: Rodrigo Benchimol / Globoesporte.com)
Ao anunciar a contratação de Zico como o novo diretor-executivo de futebol, a presidente Patrícia Amorim confirmou que ele não queria ser onerado pelo Flamengo. A dirigente explicou, então, que a Olympikus e o BMG, patrocinadores do clube, serão os responsáveis pelo pagamento dos salários do novo dirigente. Mas Túlio Fornicula Filho, diretor da fornecedora de material esportivo, não confirma a informação.
De acordo com ele, a Olympikus ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto, por mais que tenha visto com bons olhos o retorno de Zico à Gávea. A empresa, inclusive, já havia pensado, em 2009, na possibilidade de firmar acordo com o Galinho para patrocínio pessoal e exploração da sua marca.
- Ele é uma unanimidade e a Olympikus está sempre junto ao Flamengo. Mas não temos nada acertado com o Flamengo sobre esse assunto. A Olympikus foi procurada na noite de segunda-feira para ser consultada. Mas não demos nenhuma resposta. Temos de nos reunir internamente, ver a disponibilidade de caixa, como podemos ajudar, não é assim. Não estou dizendo que não vamos ajudar, mas também não dá para dizer que já existe alguma coisa definida – explicou Túlio ao GLOBOESPORTE.COM, para confirmar uma antiga negociação diretamente com Zico.
- Existia essa conversa pessoal há um tempo. Chegamos a fazer um levantamento do potencial dele, mas esse ano não conversamos mais sobre nada.
Apesar de a diretoria ter divulgado que a Olympikus e o BMG seriam os responsáveis por pagar os salários do diretor-executivo, o vice de finanças do Flamengo, Michel Levy, deu uma versão mais cautelosa ao saber do posicionamento da fornecedora de material esportivo. Segundo ele, o clube ainda está buscando a melhor maneira de arcar com as despesas com Zico.
- Esta operação ainda está sendo montada e realmente não foi fechada. Mas o que vale é que o Zico fechou com o Flamengo. Tenho certeza que isso não será problema. O importante é que ele veio.
De acordo com Patrícia Amorim, um dos pedidos feitos por Zico para aceitar o convite foi que o Flamengo não gastasse dinheiro com ele. Por conta disso, os dirigentes foram ao mercado buscar soluções e anunciaram que os patrocinadores do clube e novos parceiros serão os responsáveis por isso. O novo diretor-executivo será apresentado às 11h (horário de Brasília) desta terça-feira, no salão nobre da Gávea.
Read More

Para Andrade, Roma fez um grande negócio ao contratar Adriano

Ex-técnico do Flamengo afirma que o atacante estará no clube e na cidade ideal para voltar a ser o Imperador

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália
andrade entrevistaAndrade crê em sucesso de Adriano no Roma
(Foto: Globoesporte.com)
Quando assumiu o Flamengo em agosto de 2009, o time capengava na tabela e beirava a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Oito meses mais tarde, Andrade conquistou o Brasileirão e em 22 de abril deste ano, um dia depois da suada vitória do Rubro-Negro sobre o Caracas, no Maracanã, ainda pela primeira fase da Taça Libertadores da América, se viu desempregado. Neste meio tempo, viu o clube do coração ser eliminado do maior torneio sul-americano interclubes, além do Império do Amor ruir com a transferência de Adriano para o Roma.
- Um grande negócio – disse Andrade, por telefone, ao diário ‘Corriere Dello Sport’ ao ser questionado sobre a aquisição do Imperador pelo clube da capital italiana.
Por três temporadas, Adriano receberá cerca de 3,5 milhões de euros por ano (R$ 8.000.000,00 aproximadamente).
Andrade, que atuou no Roma por apenas nove jogos na temporada 1989-1990, acredita no sucesso do centroavante neste retorno ao futebol italiano:
- Ele é um campeão e voltará a ser o Imperador jogando na cidade e no clube ideal – completou.
Read More

Veja os números da 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas

Percentualmente, número de flamenguistas caiu, mas total de torcedores cresceu
LANCEPRESS!
O Flamengo lidera a 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas, que o LANCE! começa a publicar nesta terça-feira.
O Flamengo tem a preferência de 17,2% da população do Brasil, num total de 33,2 milhões de torcedores. Percentualmente o Flamengo caiu, mas o total de torcedores cresceu 200 mil.
O Corinthians vem a seguir, com 13,4% ou 25,8 milhões de torcedores.
Veja o gráfico com as maiores torcidas do Brasil!

O São Paulo, com 8,7% permanece em terceiro, mas foi o que mais cresceu entre as maiores torcidas. Na última pesquisa, seis anos atrás, tinha 7,3% do total. O crescimento em termos absolutos foi de 3,5 milhões de torcedores.
Palmeiras (6,1) e Vasco (4,1%) tiveram queda no número de torcedores. A nação vascaína reduziu-se de 10 milhões de pessoas para 7,9 milhões. Em termos absoluto, essa foi a maior queda de todos os clubes.
Confira o ranking das torcidas por faixa etária

Na sequência, o Grêmio (4,0%) passou o Cruzeiro (3,5%) e agora tem a sexta maior torcida do país. Completam os dez primeiros Santos (2,7%), Atlético-MG (2,6%) e Internacional (2,5%), que apesar dos títulos recentes manteve a tendência de queda.
Outra surpresa foi o crescimento do Sport, que agora aparece com 1,7%, à frente de Bahia, Botafogo e Fluminense, todos com 1,6%.
O Ibope ouviu 7.109 pessoas no primeiro trimestre de 2010. A margem de erro da pesquisa é de 1,2 ponto percentual para cima ou parabaixo.
Read More

Volante Maldonado se diz surpreso pela 'vida que Adriano leva'

Chileno comenta situação do ex-companheiro: 'Você não pensa que um companheiro possa chegar a esse ponto’

Por Diego Rodrigues e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
Adriano já não pertence mais ao Flamengo, mas sua vida fora de campo continua repercutindo no clube. Após treino coletivo no Ninho do Urubu, Maldonado e Fernando comentaram a situação do Imperador, que não compareceu à 38ª DP (Brás de Pina), no subúrbio do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira. O atleta havia sido intimado para falar sobre um suposto envolvimento com a quadrilha de Fabiano Atanásio, o FB, chefe do tráfico da Vila Cruzeiro.
- Ficamos até surpresos pela vida que ele leva. Não sei também se é verdade ou não. Só escutamos as coisas, mas é complicado, até pela vida que o Adriano tem. Conheço ele no dia a dia e você não pensa que um companheiro possa chegar a um ponto como esse e atravessar essa fase. Ficamos preocupados, pois aprendemos a respeitá-lo. Quando vejo isso, fico triste pela pessoa – disse Maldonado.
O volante Fernando também disse estar chateado com a situação do ex-companheiro, que acertou com o Roma, da Itália.
- O Adriano não pertence mais ao Flamengo. Ele tem suas particularidades, mas prefiro não falar nada. Cada um faz o que acha melhor da sua vida. Eu, no meu caso, não faria isso – comentou Fernando.
Read More

Urubutr