I made this widget at MyFlashFetish.com.

Andrade conversa à parte com Willians. Diretoria do Fla descarta punição

Discussão de Álvaro com o treinador também não terá consequências. Toró pede para time tomar cuidado com expulsões na Taça Libertadores
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro


Willians e Andrade conversam após o treino do Flamengo na Gávea

A imprudência de Willians, expulso aos dois minutos do jogo contra o Universidad Católica, não resultará em punição. O vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, viu e reviu o lance da braçada no rosto de Martinez e preferiu liberar o volante de multa.

- Não terá advertência, multa... Nada. Foi um lance de interpretação. O árbitro (o paraguaio Carlos Amarilla) poderia dar amarelo ou vermelho. O Willians foi um pouco imprudente. Não estou passando a mão na cabeça dele. Só acho, de coração, que o melhor a se fazer é não multá-lo – disse.

Nesta quinta-feira, após o treinamento na Gávea, o técnico Andrade conversou por alguns minutos com o jogador. Ele será mantido na equipe titular no jogo contra o Macaé, sábado, em Volta Redonda.

Toró experimentou sensação semelhante à de Willians em 2008. Na ocasião, ele empurrou um gandula na partida contra o Nacional-URU e foi expulso no primeiro tempo. O Flamengo perdeu por 3 a 0 e o volante foi massacrado por críticas.

Por isso, alerta para que os rubro-negros tenham mais cuidado na Libertadores.

- Jogar com um a menos é algo que não podemos repetir. Enfrentamos equipes fortes e fica muito desgastante. Mas passou, esse tipo de coisa acontece. Quarta foi o dia do Willians, assim como já tive o meu, o Álvaro o dele – disse Toró.

Álvaro
  A discussão entre Álvaro e Andrade no segundo tempo da partida também foi encerrada pela diretoria. O zagueiro xingou o comandante por causa de uma orientação para não subir mais ao ataque.

- Não é algo normal, mas também não entra em um contexto de gravidade – explicou Marcos Braz.
Read More

Fernando vibra: 'Terei uma chance ímpar'

Com a ausência de Kléberson, volante espera se consolidar de vez na equipe comandada por Andrade
Fernando na porta do hotel que serve de concentração para o Flamengo
Fernando na porta do hotel que serve de concentração para o Flamengo (Crédito: Paulo Wrencher)
Vinicius Castro
Vinicius Castro RIO DE JANEIRO
Entre em contato

Recebido com desconfiança por parte da torcida do Flamengo no início da temporada, o volante Fernando conseguiu provar em campo que pode ser uma boa opção para o técnico Andrade e suprir com qualidade a ausência de jogadores considerados titulares na equipe rubro-negra.
O jogador já marcou duas vezes no ano e, provavelmente, terá a oportunidade de mostrar o seu trabalho como titular mais uma vez na partida de sábado, contra o Macaé, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Com a ausência de Kléberson, que se apresentará a Seleção Brasileira, ele planeja aproveitar a chance ímpar, como o próprio definiu.
– Acho que vou ter uma chance ímpar e vou procurar agarrá-la com unhas e dentes. Os próximos jogos serão importantíssimos para mim – afirmou o volante.
Fernando revelou que o grupo rubro-negro sentiu a eliminação na Taça Guanabara para o Botafogo, mas garantiu que a conquista do inédito tetracampeonato estadual é uma das prioridades do clube em conjunto com a Libertadores.
– Sentimos um baque quando perdemos para o Botafogo. Nosso time foi superior, poderíamos ter vencido, mas infelizmente não aconteceu. Desde a pré-temporada conversamos sobre o tetracampeonato carioca e todos querem marcar a história no clube, pois é um título inédito. Sabemos da importância das competições e vamos brigar até o final por todas – disse Fernando, que também fez questão de destacar a união do grupo rubro-negro: – De todos os grupos nos quais trabalhei, esse é completamente fora de série. Todos se respeitam. Somos uma família mesmo. Dentro e fora de campo.
Read More

Erro de Love contra o Universidad lembra pênalti perdido contra o Fla em 2009

Atacante desperdiçou cobrança em derrota do Palmeiras para os rubro-negros por 2 a 0 na reta final do Brasileiro. Verdão era líder na ocasião
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O pênalti perdido por Vágner Love contra o Universidad Católica, quarta-feira, no Maracanã, foi semelhante a um erro que o atacante cometeu em outubro do ano passado, pelo Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, no entanto, o erro foi favorável ao Flamengo. No Palestra Itália, pela  30ª rodada da competição, os rubro-negros venciam o jogo por 2 a 0 quando Love jogou pelos ares uma cobrança de pênalti  (veja o vídeo e compare as duas cobranças).

O Palmeiras era o líder do Brasileiro naquela época, e o Flamengo reduziu para quatro pontos a desvantagem em relação ao time paulista, dando um importante passo para a conquista do título.

Love volta a campo pelo Flamengo neste sábado, às 19h30m, contra o Macaé, em Volta Redonda. Será a estreia rubro-negra na Taça Rio.
Read More

Léo Moura vê Flamengo forte o suficiente para conquistar Libertadores e Carioca

Para o lateral rubro-negro, postura atual dos jogadores lembra muito a do time que conquistou o título do Campeonato Brasileiro no ano passado
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A atuação destacada na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Universidad Católica, nesta quarta, injetou ainda mais confiança no lateral Léo Moura. Ele acredita que a equipe rubro-negra terá força o suficiente para brigar pelos títulos do Carioca e da Libertadores da América. Segundo o jogador, a qualidade do elenco é um dos principais motivos que o fazem apostar em um ano de sucesso.

- No Carioca, o Flamengo vai com força total para conquistar o segundo turno. É muito importante o fato de nós termos elenco para disputar bem as duas competições. Perderemos o Adriano e o Kleberson para a seleção, mas confiamos nos jogadores que irão substituí-los - afirma o jogador, em entrevista ao Arena.

A postura do Fla nas últimas partidas já faz Leo Moura enxergar semelhanças com a que teve a equipe no ano passado, quando arrancou na tabela do Brasileiro e sagrou-se campeã ao final da competição.

- O time sentiu a expulsão do Willians, mas se comportou bem. Na Libertadores, com menos um, tem que correr dobrado mesmo. O Vágner Love e o Adriano voltaram para marcar. Temos que continuar jogando assim, dentro ou fora de casa. Foi dessa forma que a gente cresceu no Brasileiro. Acredito que na Libertadores não vai ser diferente.

Além dos jogadores que permaneceram no clube, outros que chegaram merecem o elogio do lateral. Leo destaca principalmente a importância de Vágner Love para o time rubro-negro.

- Brinco dizendo que temos sempre que agradecer aos torcedores do Palmeiras por ele ter vindo para cá. Ele segura bem a bola, mesmo com a baixa estatura, e tem ótima movimentação em campo. Foi um jogador que deu certo aqui, vai dar muitas alegrais - confia.
Read More

Maldonado participa de coletivo. Adriano e Kleberson são liberados

Chileno deve voltar a jogar no meio de março. Bruno melhora, mas não tem escalação confirmada contra o Macaé

O campo pesado por causa da forte chuva que castigou o Rio de Janeiro nesta quinta-feira não impediu a participação de Maldonado no coletivo – em campo reduzido – dos jogadores reservas do Flamengo. O chileno recupera-se de cirurgia realizada no joelho esquerdo há 90 dias e a previsão é de que retorne à equipe na segunda quinzena de março. Convocados para a seleção brasileira, Adriano e Kleberson foram liberados do treino desta tarde. Eles participam do treino de sexta e embarcam para Londres no sábado, às 18h (de Brasília). O jogo do Brasil será na terça-feira contra a Irlanda. Desta forma, a dupla desfalca o Rubro-Negro contra Macaé, sábado, e Madureira, dia 3. O goleiro Bruno melhorou bastante da dor na coxa esquerda, segundo o departamento médico. A participação dele será decidida após o treino de sexta. O Flamengo estreia na Taça Rio sábado, às 19h30m (de Brasília) contra o Macaé, em Volta Redonda.

Fonte: Globoesporte.com
Read More

O mistério do Flamengo: prioridade, Libertadores não lota Maracanã


Clube teve o pior público entre os times brasileiros. Em 2007 e 2008, rubro-negros também não compareceram em bom número

As desculpas variam. Fim de mês, ingresso caro, início de competição, o carnaval... Mas, exaltada pela presença assídua nas partidas, a maior torcida do Brasil ainda não compreendeu o propalado “espírito Libertadores”. Apenas 24.301 torcedores pagaram ingresso para assistir à estreia contra o Universidad Católica, no Maracanã. O campeão brasileiro teve o pior público entre as cinco equipes do país que disputam o torneio sul-americano. E, ao analisar as participações recentes, a presença discreta de torcedores no estádio não é surpresa, o que esvazia a tese de que o aumento de 25% no preço dos ingressos neste ano foi preponderante para o fracasso nas bilheterias.

Público pagante dos brasileiros na estreia em casa na Libertadores 2010

Jogo________________________Público

Inter 2 x 1 Emelec______________ 39.304

São Paulo 2 x 0 Monterrey__________35.523

Corinthians 2 x 1 Racing-URU_________32.927

Cruzeiro 4 x 1 Colo Colo______________31.035

Flamengo 2 x 0 Universidad Católica______24.301

Tanto em 2007 quanto em 2008, o Rubro-Negro só atraiu mais de 50 mil pessoas ao estádio em um dos oito jogos que disputou no Rio de Janeiro. A média é de 35 mil pagantes por partida, inferior aos 40.305 do último Brasileiro, quando houve 19 jogos com mando de campo. - Não sei o porquê disso – disse o vice-presidente de futebol Marcos Braz. Na análise da presidência, o público no Maracanã na quarta-feira foi “bom” porque a partida aconteceu após o carnaval e com transmissão da TV Globo para o Rio de Janeiro. A comercialização de oito mil pacotes para os três jogos em casa em seis dias de venda também agradou. O próximo jogo em casa do Flamengo na Libertadores será apenas no dia 6 de abril contra o Universidad do Chile. Antes, a equipe visita o próprio time chileno (dia 17 de março) e o Caracas (dia 10 de março).

Público pagante do Fla nas últimas participações em Libertadores

2007


Jogo__________________________Público

Flamengo 3 x 1 Maracaibo___________32.788

Flamengo 1 x 0 Paraná_____________29.212

Flamengo 1 x 0 Real Potosí__________14.694

Flamengo 2 x 0 Defensor___________57.767

2008

Jogo____________________________Público

Flamengo 2 x 1 Cienciano______________27.802

Flamengo 2 x 0 Coronel Bolognesi________26.252

Flamengo 2 x 0 Nacional______________47.096

Flamengo 0 x 3 América-MEX__________47.115

Fonte: Globoesporte.com
Read More

Marcelo Lomba vibra com sua dupla sorte: 'Aquela trave estava abençoada'

Goleiro do Fla lembra que, depois de a cobrança de falta de Díaz ter explodido no travessão, o rebote resultou na expulsão de Mirosevic
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


O goleiro Marcelo Lomba, que fez a sua segunda partida oficial como profissional do Flamengo, na noite desta quarta-feira, sabe que a vida na sua posição não é fácil. É preciso contar com a sorte. Quase dois anos depois de estrear em um clássico, no empate por 2 a 2 com o Vasco, pela Taça Rio de 2008, o arqueiro ficou sabendo horas antes que teria que entrar em campo na estreia do time rubro-negro na Taça Libertadores, principal competição do calendário do clube nesta temporada. Bruno, titular e capitão da equipe, foi vetado por causa de dores no músculo adutor da coxa esquerda.

E em sua primeira participação nesta temporada, teve sorte dupla em um lance importante no segundo tempo, na bola que explodiu no travessão após a cobrança de falta de Díaz.

- Até brinquei no vestiário que aquela trave estava abençoada. Além de ter me salvado, ela (a bola bateu na trave e) ainda voltou no pé do jogador do Universidad (Mirosevic), que foi expulso - disse Marcelo Lomba, em entrevista à Rádio Brasil.

Vestindo a camisa 12, Marcelo Lomba acabou se tornando um dos personagens da vitória por 2 a 0 sobre o Universidad Católica, na primeira partida em que o Fla não sofre golu nesta temporada. Nas oito anteriores, pelo Campeonato Carioca, o time levou 15 gols. No ano passado, ele era o terceiro goleiro. Mas com a saída de Diego, que foi para o Ceará, assumiu o segundo posto.

- Já tinha jogado dois amistosos, mas apenas uma partida oficial, contra o Vasco, em 2008, com o técnico Joel Santana. Mas procurei me preparar nos treinamentos. O Bruno me ajuda muito, é um grande amigo. Tinha dois anos que eu não jogava, mas graças a Deus, deu tudo certo.

Apesar das dificuldades que o time teve, com Willians expulso logo aos dois minutos do primeiro tempo, Marcelo Lomba disse que se sentiu tranquilo durante toda a partida.

- O jogo foi uma adrenalina danada. Mas eu estava tranquilo. O Andrade e o preparador de goleiros (Roberto Barbosa) me passaram muita confiança, e depois que fizemos 1 a 0, consegui ficar passar confiança para o time.

Ainda não se sabe se Bruno retorna ao time neste sábado, diante do Macaé, pela primeira rodada da Taça Rio. Marcelo Lomba vai estar em campo de novo, se o titular continuar vetado ou for poupado pelo departamento médico.
Read More

Coletiva do jogo Flamengo x Universidad Católica 24/02/2010

Read More

Melhores momentos de Flamengo 2 x 0 Universidad Católica-CHI pela Taça Libertadores 2010

Read More

Confira os altos e baixos da estreia do Fla na Libertadores

Confira o que deu certo e errado para o Rubro-Negro no Maracanã
Léo Moura foi o grande personagem da estreia do Fla
Léo Moura foi o grande personagem da estreia do Fla (Crédito: Cleber Mendes)
LANCEPRESS!
Mesmo passando por problemas antes e depois do jogo, o Flamengo estreou como queria na Libertadores 2010. A vitória de 2 a 0 sobre o Universidad Católica (CHI) dará mais tranquilidade ao grupo, que agora se prepara para estrear na Taça Rio contra o Macaé, no sábado. Pela Libertadores, o time só volta a campo no dia 10 de março, para enfrentar o Caracas na Venezuela.
A questão que fica é o que o Rubro-Negro pode levar de lição na estreia na competição sul-americana. O que funcionou? O que deu errado? É o que o LANCENET! analisa.
Positivo
Leonardo Moura : O lateral, que já viveu muitos altos e baixos no clube, fez uma de suas melhores partidas com a camisa do Flamengo. Marcou um gol de falta e fez um lance sensacional no gol de Adriano. Correu muito, tanto que deixou o campo com cãibras no segundo tempo.
Defesa: Pela primeira vez no ano, a defesa do Flamengo não levou gols. Marcelo Lomba, que substituiu Bruno na fogueira, não foi muito exigido, mas se saiu bem quando preciso. Fabrício, que entrou na vaga de Ronaldo Angelim, mostrou muita segurança. E Álvaro voltou a comandar bem o setor.
Raça: Se quando o tive vai mal, a torcida cobra empenho, não há o que reclamar do jogo de quarta. Com um jogador a menos desde o começo da partida, todos correram demais e conseguiram uma vitória essencial.
Negativo
Nervosismo: Mais uma vez o time se complicou por causa de uma expulsão. E dessa vez com menos de cinco minutos de jogo. Foi o quinto cartão vermelho no ano e muitas faltas foram cometidas. Em uma competição em que o psicológico é fundamental como a Libertadores, dosar o comportamento é primordial para se sair bem.
Passes errados : O time ainda erra muitos passes bobos, principalmente na saída de bola. O fato não só compromete as jogadas rápidas, como acaba oferecendo contra-ataques perigosos para adversários que às vezes nem estão pressionando.
Pênalti perdido : Dá para entender que o jogo estava 2 a 0 na reta final e Adriano já tinha deixado a marca dele. Mas a cobrança de Vagner Love foi nas nuvens. Curiosamente, muito parecida com o pênalti que ele perdeu no ano passado pelo Palmeiras, exatamente contra o Flamengo. Não fez falta dessa vez, mas o saldo de gols pode ser decisivo lá na frente.

Assista aos gols do triunfo do Flamengo no Maracanã

Confira a análise do colunista do LANCE!, Roberto Assaf.


Roberto Assaf
Colunista do L!
"As atuações do Léo Moura e do Fabrício foram excelentes. Ainda mais pelo fato de o time não ter tomado gol pela primeira vez na temporada. E bem ou mal, o time conseguiu segurar a vantagem com um jogador a menos no primeiro tempo.
De negativo, continua uma certa soberba em relação ao adversário. Se houvesse aplicação total, o jogo poderia ter sido 5 a 0. Deixaram o adversário ter posse de bola e perderam a chance de construir uma vitória convicente.
Mas o pior de tudo foi o pênalti. Não existe isso de deixar o companheiro bater. O cobrador oficial é o Adriano e a Libertadores é uma competição complicada. Pode fazer diferença depois. Enquanto o Flamengo não entender isso, não volta a ganhar a Libertadores.
Confira os números da partida, segundo a parceria LANCE/FOOTSTATS.


FlamengoU. Católica (CHI)
Posse de bola48%52%
Passes certos257360
Passes errados2732
Finalizações certas45
Finalizações erradas711
Escanteios33
Faltas cometidas819
Impedimentos12
Read More

Lomba comemora chance de mostrar trabalho à torcida

Goleiro avisa que clube segue fazendo bom trabalho na base
Lomba espera aproveitar as chances que vieram pela frente
Lomba espera aproveitar as chances que vieram pela frente (Crédito: Gilvan de Souza)
LANCEPRESS!
Até a tarde de quarta-feira, Marcelo Lomba estava pronto para sentar no banco de reservas do Maracanã, onde o Flamengo encararia o Universidad Católica (CHI), com Bruno defendendo a meta. Mas para a surpresa de todos, o capitão foi vetado e caiu no colo de Lomba a chance de jogar a estreia da Libertadores. O time não levou gols e o goleiro, mesmo sem ser muito exigido, deixou uma boa imagem.
- Oportunidade não tem hora para chegar, ainda mais com goleiro. Quando aparece, temos de estar preparados. Até brinquei com o Fabrício que em um dia ele era a capa na internet e eu no outro. Foi legal porque somos da base. E se pudermos enaltecê-la, vamos fazer. Mesmo porque existe aquela história de que craque, o Flamengo faz em casa - disse o goleiro à Rádio Brasil.
O goleiro explica que a tranquilidade passada pelo grupo o ajudou bastante e ele vive a expectativa de jogar no sábado, contra o Macaé, já que Bruno pode ainda não ter condições:
- O jogo foi de adrenalina alta e ainda teve a expulsão logo no começo. Eu estava tranquilo, bem preparado e o Andrade me passou confiança. Ainda não sei se jogo ou não no sábado, mas se precisar entrarei com humildade
Por fim, o camisa 12 comentou a importância de ter uma chance logo no início da temporada e aparecer para os torcedores.
- Estou há dez anos no Flamengo e fico feliz de poder mostrar meu trabalho à nação rubro-negra - concluiu.
Read More

Flamengo quer patrocínio para o calção até março

Departamento de marketing corre atrás para resolver questão
O Flamengo estreou seu novo uniforme na vitória sobre a Universidad Católica (CHI) pela Taça Libertadores
O Flamengo estreou seu novo uniforme na vitória sobre a Universidad Católica (CHI) pela Taça Libertadores (Crédito: Cléber Mendes)
Vinicius Castro
Vinicius Castro RIO DE JANEIRO
Entre em contato

Em conjunto, Batavo e BMG vão render ao Flamengo R$ 30,5 milhões durante este ano. Nesta quarta-feira, as marcas estavam devidamente expostas na nova camisa rubro-negra e devem ganhar companhia até o fim do mês de março.
Isso porque o departamento de marketing está em negociações adiantadas para concretizar um patrocínio no valor de R$ 5 milhões para o calção rubro-negro.
A ideia dos dirigentes é fechar, assinar e estrear o novo parceiro antes do término do próximo mês. A diretoria já recebeu as propostas de três empresas interessadas e tem uma reunião agendada para a próxima semana com um quarto postulante ao espaço.
– Temos outros projetos em andamento, porém, o patrocínio do calção é uma prioridade em termos de arrecadação. As primeiras propostas não agradaram, mas até o fim de março esperamos concretizar toda essa operação – afirmou o diretor-executivo de marketing, Harrison Baptista, ao LANCENET! .
Recentemente, a presidente Patrícia Amorim garantiu em visita ao Ninho do Urubu que não aceita negociar o espaço publicitário do calção por menos de R$ 5 milhões. A diretoria também não pretende incluir na operação a barra da camisa, artifício usado pelas empresas para aumentar a exposição, já que atualmente grande parte dos jogadores opta em atuar com a camisa para fora do calção, escondendo assim a marca que coloca dinheiro no clube.
Read More

Sob o olhar do ídolo e amigo, Léo Moura acerta cobrança ‘à la Zico’

Lateral destaca o incentivo de Adriano, que o deixou bater a falta: ‘Não tem orgulho. Esse é o grupo do Flamengo’
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro


Convidado pela presidente Patrícia Amorim, Zico assistiu à estreia do Flamengo na Taça Libertadores no Maracanã. E logo aos dez minutos viu Léo Moura cobrar falta com categoria no ângulo direito de Garcés e abrir o placar da vitória por 2 a 0 sobre o Universidad Católica. O lateral pediu para que o ídolo volte ao estádio mais vezes para lhe trazer sorte.

- A presença dele traz bons fluidos. Toda vez que ele puder tem de estar no Maracanã para nos dar essa força. A falta pode ser lembrada como um gol de Zico – disse o melhor jogador do Flamengo na partida.

Com Petkovic na reserva, Adriano cobrou a maioria das faltas nos últimos jogos. Mas não obteve êxito. Por isso, o Imperador aceitou e incentivou Léo na hora do chute.

- Estava com confiança para bater. E o Adriano pediu para eu mirar o terceiro homem da barreira. É bom porque não tem orgulho de ninguém. Esse é o grupo do Flamengo – declarou o lateral, que marcou seu terceiro gol de falta pelo Rubro-Negro.
Read More

Adriano vai do ídolo Imperador ao fã de Zico após a vitória na Libertadores

Desfalque do Flamengo na estreia da Taça Rio, atacante dedica seu gol contra chilenos ao Galinho e diz que estava com saudade de marcar
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro


Adriano, com a faixa de capitão, comemora um dos gols do Fla com Léo Moura

Ao acabar o jogo contra o Universidad Católica, na última quarta-feira, Adriano deixou de ser o Imperador por alguns momentos para ser apenas mais um fã de Zico. Capitão por causa da ausência de Bruno, o atacante foi lembrado que seu ídolo estava no Maracanã. Adriano abriu um sorriso e disse estar lisonjeado de poder ser visto pelo Galinho.

A saudade de balançar as redes veio acompanhada da idolatria. Zico “ganhou de presente” a quebra de um pequeno jejum que já incomodava o Imperador. Seu último gol havia sido contra o Olaria, no último dia 3. Apenas dois jogos ou pouco mais de 20 dias sem marcar.

- Neste jogo eu fui capitão, fiz um gol e quero dedicá-lo ao meu ídolo Zico... Sei que ele viu o jogo. É um amigo e gostaria de poder fazer a metade do que ele já fez pelo Flamengo – disse Adriano.

Em seguida, ele analisou o jogo contra o Universidad Católica, que, segundo ele, serviu para mostrar a qualidade do time e tirar o foco da derrota para o Botafogo, na semifinal da Taça Guanabara.

- Foi bom porque a equipe se superou. Tivemos jogar com um a menos e isso dificultou. Tivemos de correr mais, mas acabamos conseguindo um gol no começo. A derrota contra o Botafogo aconteceu, mas voltamos com humildade e pés no chão. Marcar gol é sempre bom e eu já estava com saudade disso – disse Adriano.

O atacante e o volante Kleberson desfalcarão o Flamengo contra o Macaé, no próximo sábado, em Volta Redonda, pela Taça Rio. Eles estarão com a seleção brasileira, que disputa amistoso contra a Irlanda, dia 2, em Londres.
Read More

Fla x Universidad Católica: a noite em que o quarto 309 dominou o Maracanã

Parceiros na concentração, Marcelo Lomba e Fabrício atuam bem e ajudam Flamengo a passar ‘zerado’ pela primeira vez no ano
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
Ansiedade de um, expectativa de outro. As horas que antecederam ao jogo contra o Universidad Católica foram semelhantes para os dois ocupantes do quarto 309 da concentração do Flamengo. Também pudera. O goleiro Marcelo Lomba e o zagueiro Fabrício receberam a incumbência de atuar na estreia da Taça Libertadores em um setor massacrado pelas críticas em 2010. Até a noite de quarta-feira, o Rubro-Negro sofrera gol em todos os oito jogos do ano – 15 no total.

- Brincamos na concentração que o quarto 309 iria dominar o Maracanã. E logo após o primeiro gol nos abraçamos porque vivemos situações parecidas neste jogo. Um dia o Fabrício era a capa do GLOBOESPORTE.COM e depois fui eu. Primeiramente, queria vencer porque era uma partida muito importante. Mas sair de campo sem levar gol também era muito legal para dar confiança. E conseguimos - disse Marcelo Lomba.

Fabrício soube que jogaria na vaga de Ronaldo Angelim no sábado, data de seu aniversário de 20 anos. Foi requisitado por causa da altura e da fase instável do experiente companheiro e não decepcionou.

A escalação de Lomba, de 23 anos, foi confirmada no dia do jogo. Bruno reclamou de dores na coxa direita durante o treino de terça e no almoço o médico Marcelo Soares decidiu tirá-lo da partida. Caiu então no colo do goleiro reserva a responsabilidade de substituir o capitão e um dos principais ídolos da equipe.

- Oportunidade não permite que se escolha a data. Eu fui no ônibus para a partida observando a torcida e sentindo muita força. Na hora do jogo a adrenalina subiu, principalmente porque sabia que seria exigido após a expulsão do Willians. O ápice foi a bola na trave (em cobrança de falta de Diáz), mas depois fiquei bem tranquilo. Espero que a torcida do Flamengo veja que tem um goleiro reserva de qualidade, que dedicou os últimos dez anos da vida ao clube pelo qual é apaixonado – disse o reserva de Bruno.
O técnico Andrade elogiou os dois “estreantes”.

- Fabrício fez uma boa estreia, dentro daquilo que eu já pensava dele. Ele deu tranquilidade, tem boa técnica, foi um bom teste. Não só para ele, como para o Marcelo também. Foram duas estreias felizes. Não poderia ser melhor. Agora eles têm de manter esse ritmo – disse o treinador.

Apesar de aliviado com o primeiro jogo do ano sem tomar gol, o comandante rubro-negro quer observar o comportamento do sistema defensivo daqui para frente antes de comemorar.

- Vamos dar tempo ao tempo para saber se conseguimos acertar (a defesa). Por um jogo só não dá pra analisar. Vamos esperar mais três ou quatro jogos para saber se melhorou a consistência do nosso sistema defensivo – declarou Andrade.

O Flamengo volta a campo no sábado contra o Macaé, pela estreia na Taça Rio, em Volta Redonda. Bruno deve continuar fora abrindo outra chance a Marcelo Lomba, e Fabrício será mantido na vaga de Angelim.
Read More

Próximo rival do Fla na Libertadores, Caracas empata e é 5º no Venezuelano

Apesar da posição, time da capital está a apenas um ponto da liderança
Das agências de notícias Caracas

Enquanto o Flamengo estreava na Taça Libertadores vencendo a Universidad Católica por 2 a 0, nesta quarta, o Caracas, próximo adversário do time carioca, enfrentou o Deportivo Lara e empatou em 1 a 1, pelo Campeonato Venezuelano. O resultado deixou o time na quinta posição da competição, a um ponto da liderança.


Fora de casa, o Caracas saiu perdendo aos 15 minutos, quando o volante panamenho Rolando Escobar abriu o placar. Porém, Alejandro Guerra empatou quatro minutos depois.

O Caracas recebe o Flamengo no próximo dia 10, na Venezuela, pela segunda rodada do grupo 8 da Libertadores. O Fla lidera a chave, com três pontos, ao lado do Universidad de Chile. O Caracas, assim como a Universidad Católica, ainda não pontuou.
Read More

Petkovic pode substituir Adriano contra o Macaé na estreia rubro-negra na Taça Rio

Imperador e Kleberson desfalcarão o time por estarem com a Seleção Brasileira. Andrade teme outras baixas, como a do goleiro Bruno
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro


Adriano desfalcará o time contra o Macaé

Passada a animação pela vitória contra o Universidad Católica na Libertadores, o Flamengo dá início, nesta quinta-feira à tarde, aos trabalhos para a Taça Rio, em treino na Gávea. Mas a estreia no torneio será com um time um desfalcado contra o Macaé, sábado, às 19h30 (horário de Brasília), em Volta Redonda.

Andrade não poderá contar com Adriano e Kleberson, que já estarão a serviço da Seleção Brasileira para o amistoso contra a Irlanda, dia 2 de março, em Londres. Na vaga do atacante Andrade disse que a tendência é colocar Petkovic, adiantando Vinícius Pacheco para o ataque. Já o substituto do volante ainda está indefinido.

- Já estou sem o Adriano e o Kleberson. Não pensei ainda se saio com o Mezenga ou com o Pet. De repente coloco o Vinícius mais na frente com o Love e saio com Pet. E na vaga do Kleberson pode ser o Fernando ou, quem sabe, o Fierro. Ainda vou definir – explicou o treinador.

Mas essas podem não ser as únicas mudanças. Como o Flamengo enfrentou o Universidad Católica, na última quarta-feira, com um a menos quase todo o jogo por conta da expulsão de Willians, muitos jogadores se queixaram de dores musculares no vestiário do Maracanã.

- Tenho de conversar com os jogadores, pois pode ser que alguns tenham sentido algum problema médico e possivelmente fiquem fora. Mas, se eu puder, gostaria de contar com todos os jogadores contra o Macaé – disse Andrade.

Na lista de conversas do treinador podem estar Leonardo Moura, que foi substituído por Everton Silva contra os chilenos, e Álvaro, que chegou a levar a mão à coxa nos minutos finais da estreia na Libertadores. Além deles, existe o caso de Bruno, que foi vetado contra o Universidad Católica por conta de dores na coxa direita.

O goleiro assistiu ao jogo no camarote da fornecedora de material esportivo do Flamengo e disse que ainda é dúvida para enfrentar o Macaé.

- Para o jogo de sábado ainda sou dúvida. Mas se eu estiver sem dor, eu volto. De qualquer maneira, o Flamengo tem o Marcelo Lomba. É um goleiro muito tranquilo, trabalhou bem (contra o Universidad Católica), e o grupo confia nele – disse Bruno.
Read More

Luis Roberto e Júnior analisam vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Universidad Católica

Read More

Destaque do Flamengo, Léo Moura vibra com volta por cima após drama pessoal

Lateral-direito faz gol, dá passe para Adriano marcar o dele e sai aplaudido pelos torcedores na estreia vitoriosa do Rubro-Negro na Taça Libertadores
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro

Durante a pré-temporada, Léo Moura foi surpreendido com a notícia de que havia uma suspeita de tumor maligno em sua fossa nasal. Mas tudo não passou de um susto. O lateral-direito foi submetido a uma cirurgia, realizada pelo médico Augusto César, e após o procedimento veio a confirmação: o tumor era benigno. O jogador levou pouco mais de duas semanas para poder voltar a jogar, mas a volta por cima, segundo ele mesmo, só aconteceu de verdade nesta quarta-feira, contra o Universidad Católica.

Léo Moura fez um belo gol de falta e construiu linda jogada para Adriano finalizar a vitória por 2 a 0, no Maracanã, sobre o time chileno, na estreia do Rubro-Negro na Taça Libertadores. Para coroar a noite, o lateral saiu de campo aplaudido de pé pelos torcedores que compareceram ao estádio. Ele foi o nome do jogo.

- Foi uma partida especial, deu tudo certo. Tinha prometido um gol às minhas filhas, Duda e Isabella, e essa atuação entrou no rol das melhores. Por tudo o que passei neste início de ano, ela vai ficar marcada para sempre. Ainda não tinha feito uma partida cem por cento, e sair aplaudido do Maracanã é motivo de orgulho – declarou.

O Flamengo lidera o Grupo 8, com três pontos e dois gols de saldo. A próxima partida será no dia 10 de março contra o Caracas, na Venezuela. Uma semana depois, o time visita o Universidad de Chile, em Santiago. Por causa da sequência difícil, a vitória em casa era considerada obrigatória.

- Foi importante estrear com o pé direito porque a torcida e o grupo precisam muito desse título. As oportunidades apareceram, e o placar ficou de bom tamanho.

Neste sábado, o Rubro-Negro inicia a trajetória na Taça Guanabara contra o Macaé, em Volta Redonda, às 19h30m (de Brasília).
Read More

Andrade ignora discussão com Álvaro, mas não releva expulsão de Willians

Técnico quer rever lance do cartão vermelho recebido pelo volante para saber qual providência tomar
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro


Um momento de irritação de Álvaro com Andrade chamou a atenção durante o segundo tempo do jogo do Flamengo contra o Universidade Católica, nesta quarta-feira, no Maracanã. O time já vencia por 2 a 0 quando o treinador chamou o zagueiro para passar algumas instruções (veja os principais lances da partida). Álvaro não gostou do que ouviu e teria dito alguns palavrões em sua direção. Andrade preferiu botar panos quentes.

- Fui pedir a ele que não saísse mais (da defesa), pois o placar era 2 a 0. O jogo estava definido, mas não podíamos tomar gols. De repente, ele não gostou, mas não sei se disse palavrão. No calor do jogo é compreensível. O que importa é que começamos a Liberatdores com vitória – disse o treinador.

Um outro assunto que será revisto com os ânimos mais calmos é a expulsão de Willians. Andrade lamentou o cartão vermelho logo no começo da partida.

- Na posição em que eu estava, não deu para observar se atingiu mesmo, se foi mal-intencionado ou não. Mas com dois minutos de jogo ele não pode ser expulso. Isso coloca todo mundo em uma situação ruim – criticou Andrade.
Read More

Bruno elogia partida feita por Marcelo Lomba na meta do Fla

Estreia na Libertadores marcou o primeiro jogo de invencibilidade da defesa
LANCEPRESS!
Vetado com uma lesão no músculo adutor da coxa direita às vésperas da estreia do Flamengo na Taça Libertadores, Bruno acompanhou de perto a vitória por 2 a 0 sobre o Universidad Católica (CHI). Presente no Maracanã, o goleiro analisou a atuação segura de Marcelo Lomba, seu substituto no gol.
- Ele vem trabalhando muito bem nos treinamentos e merece essa chance. O Marcelo está em busca do seu espaço e todos confiam nele. Espero que agarre firme esta oportunidade, porque não é qualquer um que veste a camisa desse time. Foi sem dúvidas uma grande atuação - disse.
Contundido no rachão da última terça-feira após uma saída errada do gol, Bruno explicou o momento exato do problema e admite que pode não entrar em campo contra contra o Macaé, em Volta Redonda, na primeira partida da Taça Rio.
- Foi em um treino específico. Senti a dor na hora e vi que era na virilha. Quero voltar logo, mas tudo depende da minha forma física. Se ainda estiver sentindo dores no sábado, sou dúvida, mas se estiver bem, jogo - afirmou.
Read More

Literalmente, Flamengo estreia com pé direito na Libertadores

Dono do jogo, Léo Moura fez gol e deu assistência primorosa para Adriano
Leonardo Moura garantiu a felicidade dos rubro-negros
Leonardo Moura garantiu a felicidade dos rubro-negros (Crédito: Cléber Mendes)
Vinícius Perazzini RIO DE JANEIRO
Entre em contato

Apoiado pelas presenças de Zico e Adílio no Maracanã, o Flamengo iniciou sua caminhada na Taça Libertadores com vitória. Na noite desta quarta-feira, o Rubro-Negro passou pelo Universidad Católica (CHI) por 2 a 0 e deu o primeiro passo para o bicampeonato da América. Já o Universidad, em crise, volta para o Chile ciente da força carioca na competição continental.
COBRANÇA MAGNÍFICA
Naturalmente favorito por jogar em casa, o Flamengo deixou sua torcida receosa logo aos dois minutos de jogo. Mal a bola rolou, Willians tentou desarmar Martinez na lateral esquerda e deu uma cotovelada no adversário. Rígido em seu critério, Carlos Amarilla mandou o volante do Fla para o chuveiro mais cedo. Apesar das reclamações, o árbitro não voltou atrás na punição e a decisão deixou os jogadores nervosos em campo.
Com mais um em campo, o clube chileno tentou dominar as ações, mas foi surpreendido pelo talento individual dos atletas do Mengo. Experientes, Adriano e Vagner Love sabiam que um jogo de Libertadores requer equilíbrio e partiram para o ataque em busca do gol, que não demorou a sair. Foram poucos os momentos de tensão porque aos dez, Leonardo Moura mudou os rumos da partida com uma cobrança de falta perfeita.
Tudo começou com o passe de Vagner Love para Vinícius Pacheco, que sofreu falta na frente da área. Daquela posição, somente um especialista levaria perigo a meta de Garces. Apto para realizar a batida, Léo Moura arrumou a pelota com carinho e colocou com perfeição no canto esquerdo do goleiro.

Assista aos gols do triunfo do Flamengo no Maracanã

Na liderança, o Flamengo não sentiu a falta de Willians e soube valorizar a posse de bola. Com calma, o time se utilizou principalmente da qualidade de Vinícius Pacheco para chegar com perigo ao ataque.
Compacto na marcação, o Flamengo não deu espaço para os contra-ataques e só levou o primeiro susto aos 21 minutos, em chute de Silva. Entretanto, a Universidad resolveu se expor um pouco mais e foi castigado na jogada de maior perigo. Em uma falta, Damian Diaz carimbou a trave de Bruno e na sobra, Mirosevic pisou em Toró e foi expulso de campo.
IMPERADOR DA AMÉRICA FAZ O SEU
Em igualdade no número de jogadores, as duas equipes retornaram do vestiário com muita disposição. De olho no empate, o Universidad Católica não foi efetivo em suas tentativas e foi o Flamengo que chegou com mais risco na baliza. Destaque rubro-negro, Leonardo Moura recebeu em velocidade pela direita e cruzou para Vinícius Pacheco finalizar com categoria, mas a bola foi para fora.
O segundo gol do Flamengo esquentava aos poucos e os jogadores sentiram isso no gramado. Aos 13 minutos, Leonardo Moura decidiu aparecer mais uma vez, agora como garçon. Depois de linda arrancada, o lateral-direito serviu Adriano em lançamento com classe. O Imperador ganhou do zagueiro adversário na corrida e empurrou de biquinho para o fundo das redes. Brilhou a estrela do craque, que lutou bastante na frente.
Abatido com o segundo gol sofrido, o Universidad nada conseguiu fazer, além de ver uma sequência de dribles desconcertantes de Vagner Love e presenciar Leonardo Moura sair aplaudido de campo. Totalmente recuperado da cirurgia feita para retirada de um tumor na fossa nasal, o lateral viveu mais um dia de glória no Maraca.
Por fim, Adriano mais uma vez chamou a responsabilidade para si e deu um verdadeiro presente para Vagner Love, posteriormente derrubado dentro da área. Na marca da cal, Love cobrou com força e mandou por cima da barra, mas nada que tirasse o brilho da conquista rubro-negra. Apesar das dificuldades, a paz finalmente estava garantida na Gávea.
Agora líder do grupo com três pontos e um gol a mais de saldo que o Universidad do Chile, o Flamengo volta aos gramados na Libertadores contra o Caracas (VEN), fora de casa, dia 10 de março.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 2 X 0 UNIVERSIDAD CATÓLICA

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 24/2/10 - 21h50
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Auxiliares: Nicolás Yegros (PAR) e Emigdio Ruiz Roa (PAR)
Renda/público: R$ 728.373,00 / 24.301 pagantes
Cartões amarelos: Vagner Love (FLA); Francisco Silva, Ponce, Mena (UCA)
Cartões vermelhos: Willians, 2'/1ºT (FLA); Mirosevic, 40'/1ºT (UCA)
GOLS: Leonardo Moura, 10'/1ºT (1-0); Adriano, 13'/2ºT (2-0)
FLAMENGO: Marcelo Lomba, Leonardo Moura (Everton Silva, 30'/2ºT), Álvaro, Fabrício e Juan; Willians, Toró, Kléberson e Vinícius Pacheco (Fernando, 14'/2ºT); Vagner Love (Petkovic, 40'/2ºT) e Adriano. Técnico: Andrade.
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Garces, Fuentes, Henriquez (Mena, 25'/2ºT), Ponce e Valenzuela; Martinez, Francisco Silva, Toloza (Mannara, 22'/2ºT) e Mirosevic; Damian Diaz e Morales (Vrandjcan, 10'/2ºT). Técnico: Marco Antonio Figueroa.
Read More

Zico analisa estreia do Fla: 'Os grandes adversários serão os times brasileiros'

Campeões da Libertadores em 1981 comparecem ao Maracanã e dão dicas ao elenco rubro-negro. Melhor em campo, Léo Moura agradece aos ídolos
Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro

David, Adílio, Mozer, Chiquinho e Carlos Alberto. Duas gerações rubro-negras unidas no Maracanã

Em noite de estreia rubro-negra na Taça Libertadores, alguns dos ex-jogadores do Flamengo que conquistaram o título da competição em 1981 estiveram no Maracanã para acompanhar a vitória por 2 a 0 sobre o Universidad Católica, na noite desta quarta-feira. Zico, Júnior, Adílio, Leandro, Carlos Alberto e Chiquinho foram os convidados de honra, se juntando a Andrade, que comanda o time à beira do campo.

Maior ídolo do Flamengo em todos os tempos, Zico assistiu ao jogo no camarote da Rádio Globo. Júnior trabalhou como comentarista na transmissão da TV Globo, e os outros ex-jogadores foram convidados pela presidente Patrícia Amorim e ficaram nas cadeiras especiais, ao lado do zagueiro David, que está suspenso. Leandro acabou deixando o Maracanã no intervalo. Rondinelli e Nunes não puderam comparecer.

Diante do que viu na noite desta quarta, Zico acredita que a Libertadores de 2010 será marcada pela força do futebol brasileiro. Segundo ele, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, São Paulo e Internacional são mesmo os favoritos na corrida pelo título.

- Em um dia importante, com o Flamengo estreando em excelente condição, começar bem é importante. Os grandes adversários serão os times brasileiros. Tem tudo para um deles chegar à final – disse Zico à Rádio Globo.

Além de começar com o pé direito, Adílio lembrou outro fator preponderante na disputa da competição.

- Tem de entrar (em campo) sempre com entusiasmo. É uma competição diferente, boa para o Flamengo, que está no caminho certo. Temos um plantel forte e um treinador que conhece bem a Libertadores. É preciso vencer jogando em casa e administrar as partidas fora – disse Adílio.

Morando em Lisboa, Mozer agradeceu o convite da diretoria para assistir à estreia do Rubro-Negro.

- Esse tipo de iniciativa é gratificante. Quase 29 anos depois da nossa conquista, recebei o convite com muita alegria – afirmou o ex-zagueiro.

Melhor em campo, Léo Moura agradeceu a presença dos ídolos do passado no início da trajetória na Libertadores.

- Tive a felicidade de falar com Leandro e Mozer antes do jogo, e eles me passaram muita energia positiva – disse.
Read More

Vagner Love sobre pênalti desperdiçado contra U. Católica: ‘Só perde quem bate’

Com seis gols em seis jogos, atacante não se mostra abatido depois de perder o primeiro pênalti que cobrou vestindo a camisa do Flamengo
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
Tamanho da letra

Vagner Love (direita) comemora o gol de Adriano. Não muito depois o camisa 9 perderia um pênalti

Substituído aos 40 minutos do segundo tempo, logo após perder um pênalti na vitória por 2 a 0 sobre o Universidad Católica, na noite desta quarta-feira, no maracanã, Vagner Love deixou o campo aplaudido pela torcida do Flamengo. Já seria motivo suficiente para o atacante não abaixar a cabeça por ter desperdiçado a cobrança justamente em sua primeira penalidade com a camisa rubro-negra. Mas o camisa 9 teve personalidade para não se abater.

- Faz parte. Só perde quem bate. Vi o goleiro caindo, fui bater um pouco embaixo da bola, mas acabei pegando muito embaixo, e ela subiu – explicou o jogador.

Curiosamente, no dia 18 de outubro de 2009, Love desperdiçou um pênalti de maneira praticamente idêntica, chutando por cima do travessão. Ele vestia a camisa do Palmeiras, e a partida, no Palestra Itália, era justamente contra o Flamengo, que venceu por 2 a 0 em sua arrancada rumo ao hexacampeonato brasileiro.

Apesar do pênalti perdido, o atacante segue com boa média de gols em 2010, pelo Flamengo. Até agora, ele disputou seis jogos e marcou seis gols. Média de um por partida.
Read More

A análise do Urubutr Sobre Flamengo2 x 0 Universidad católica


Logo no inicio um susto, a expulsão do Willians . Mais o Flamengo jogou com raça e entrega que faltaram no jogo contra o bostafogo , Vagner Love jogando de volante,Toró correndo por dois afinal todos se doaram , até que aos 10 minutos o Flamengo foi recompensado com uma excelente cobrança de falta de Léo Moura , daí pra frente foi só chutão a posse de bola com a universidade que esbarra em sua própria fragilidade , até que Mirosevic pisou em Toró e facilitou a vida do Flamengo.


Veio o segundo tempo 10 contra 10 o Flamengo voltou a dominar e com um passe magistral de Léo Moura para Adriano o Flamengo fez 2 a 0 . O Flamengo apertou voltou a pecar pelo excesso de preciosismo na hora do gol. Vagner Love que fez uma grande partida se sacrificando pelo grupo perdeu um gol em uma linda jogada individual,perdeu na hora do chute, depois perdeu o penalty que ele mesmo sofreu . mais ai já era festa.
Notas 
Marcelo Lomba: Pouco exigido , mais quando foi fez sua parte. Nota 7
 Léo Moura: Melhor em campo jogou demais fez um gol e uma assistência Nota 9
 Everton Silva: entrou na vaga de Léo moura não comprometeu Nota 6
 Álvaro:bom jogo demonstrou o quanto estava sobrecarregado pela má fase de Angelin Nota 7,5
 Fabrício: Mostrou que merece mesmo a vaga de titular, jogou com raça e com pesronalidade Nota 8,5
 Juan: Mal de novo não comprometeu na marcação mais errou tudo que tentou. Ta na hora de testar o Alvin Nota 4
 Toró: Raça,vontade e posicionamento ganhou todas . Nota 8
 Willians: Expulsão idiota , deveria ser multado pela diretoria Nota -5
Kleberson: Bom jogo ficou muito preso por culpa da expulsão jogou bem Nota 7,5
 Vinícius Pacheco: Não foi o mesmo dos outros jogos, mais jogou bem . Nota 6,5
Fernando: entrou no fim. Sem nota  
Vagner Love: Se não foi brilhante nas finalizações jogou pelo grupo. Nota 7,5
Petkovic: entrou no fim sem nota  
 Adriano: O imperador de sempre não apareceu muito mais quando chegou em condições foi gol.Nota 7,5
Read More

Léo Moura brilha, e Flamengo vence Universidad Católica na estreia

Lateral deixa o dele e faz linda jogada para o gol de Adriano na vitória por 2 a 0 no Maracanã. Vagner Love perde pênalti no fim
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Tamanho da letra

Léo Moura comemora o primeiro gol do Fla

Léo Moura é remanescente das eliminações traumáticas de 2007 e 2008. Calejado pelos erros e consciente da obrigação da vitória nos jogos dentro de casa, o lateral-direito entrou “mordido” e foi o grande destaque da vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Universidad Católica na estreia na Taça Libertadores, na noite desta quarta-feira.

O Maracanã não recebeu o público digno da primeira partida do hexacampeão brasileiro no principal torneio sul-americano. E o início da equipe rubro-negra foi preocupante. Logo aos dois minutos, Willians foi expulso de forma infantil. Sorte que Léo Moura, sob os olhares de Zico, cobrou falta com perfeição e abriu o placar.

Depois de 45 minutos sofríveis, o Rubro-Negro se beneficiou da expulsão de Mirosevic, no fim da etapa inicial, e melhorou no segundo tempo. O segundo gol saiu após linda jogada do lateral-direito concluída por Adriano. Vagner Love teve a chance do terceiro em cobrança de pênalti, mas isolou a cobrança.

Pela primeira vez no ano, a defesa rubro-negra não foi vazada, mesmo com o desfalque de Bruno, que foi vetado por causa de dores na coxa direita. Marcelo Lomba o substituiu e teve atuação tranquila. Fabrício, que entrou na vaga de Angelim, também merece elogios pela disposição e segurança.

O Flamengo lidera o Grupo 8, com três pontos e dois gols de saldo. O Universidad de Chile também tem três, mas apenas um gol. Católica e Caracas ainda não pontuaram.

O próximo compromisso pela Libertadores será no dia 10 de março, contra o time venezuelano, fora de casa. Antes, o Rubro-Negro inicia a trajetória na Taça Rio, sábado, contra o Macaé, em Volta Redonda.

Expulsões e gol ‘achado’
O Flamengo sentiu o peso de uma Taça Libertadores logo aos dois minutos. Desequilibrado, Willians deu uma braçada no rosto de Martinez e foi expulso. O lance desestabilizou a torcida rubro-negra, que passou a se irritar com as marcações do paraguaio Carlos Amarilla.

Só não foi pior porque Léo Moura achou um gol, aos dez minutos. O lateral bateu falta frontal sofrida por Vinícius Pacheco com categoria, no ângulo direito de Garcés: 1 a 0. O Rubro-Negro organizou-se defensivamente com um jogador a menos e passou a esperar os chilenos. Vagner Love deixou Adriano sozinho na frente e voltou para ajudar na marcação.

Cientes da inexperiência de Marcelo Lomba, substituto de Bruno, os jogadores do Universidad passaram a arriscar chutes de longa distância. O mais perigoso foi de Silva, aos 21. A bola passou rente à trave direita.

O Flamengo voltou a confundir vontade com violência aos 30. Depois de Kleberson tirar o pé de uma dividida, Vagner Love deu um carrinho duro e recebeu cartão amarelo.

Para dificultar ainda mais as ações ofensivas do time brasileiro, Adriano não estava em noite inspirada. Mal posicionado, foi presa fácil para a marcação adversária. Aos 34, Fuentes subiu sozinho após cobrança de escanteio e cabeceou com muito perigo.

O gol dos chilenos ficou ainda mais perto quando Díaz bateu falta no travessão , aos 42 minutos. Só que, na volta, Mirosevic perdeu a cabeça e pisou na barriga de Toró. O árbitro o expulsou e igualou as equipes com dez em campo.

Imperador decide após linda jogada de Léo Moura

Ao contrário da morosidade da primeira etapa, o Flamengo criou uma chance à base de velocidade. Kleberson abriu para Léo Moura e o lateral rolou para Vinícius Pacheco chutar de primeira para fora.

Sem ter o jogador a mais, o Universidad recuou e sofreu o segundo gol, em jogada sensacional de Léo Moura. O lateral, o melhor em campo, roubou a bola na entrada da área rubro-negra, arrancou pelo meio-campo, deu um drible de letra em um adversário e lançou de trivela para Adriano. O Imperador acordou e, com um leve toque, com categoria, colocou a bola na rede, aos 13.

O Flamengo se soltou. Enquanto a torcida gritou o nome de Léo Moura, Vagner Love entrou na área, driblou três adversários e bateu por cima do travessão.

Só as cãibras derrubaram Léo Moura, que acabou sendo substituído por Everton Silva. Na saída, foi aplaudido de pé pela torcida rubro-negra. Pouco depois, Valenzuela chutou forte, e Marcelo Lomba fez boa defesa.

A chance do terceiro gol saiu após passe de Adriano para Love. O Artilheiro do Amor foi puxado na área e, após consultar o bandeirinha, Amarilla marcou pênalti. Porém, o atacante cobrou mal, por cima do travessão.

No fim, Vagner Love foi substituído por Petkovic e saiu de campo também aplaudido. Aos 44, Kleberson perdeu ótima chance ao driblar um chileno e chutar para fora. Mas, àquela altura, a torcida rubro-negra já tinha o que comemorar.
 

Ficha técnica: 

FLAMENGO 2 x 0 UNIVERSIDAD CATÓLICA
Marcelo Lomba, Léo Moura (Everton Silva), Álvaro, Fabrício e Juan; Toró, Willians, Kleberson e Vinícius Pacheco (Fernando); Vagner Love (Petkovic) e Adriano. Garcez, Valenzuela,  Fuentes, Ponce, Silva;  Henriquez (Mena), Toloza (Manara), Martinez, Mirosevic;  Díaz e Morales (Vranjican)
Técnico: Andrade. Técnico: Marco Figueroa.
Gols: Léo Moura, aos dez minutos do primeiro tempo. No segundo, Adriano, aos 13 minutos.
Cartões amarelos: Silva, Ponce (Universidad Católica), Vagner Love (Flamengo). Cartões vermelhos: Willians (Flamengo) e Mirosevic (Universidad Católica)
Estádio: Maracanã. Data: 24/2/2010. Árbitro: Carlos Amarilla (PAR). Auxiliares: Nicolás Yegros (PAR) e Emigdio Ruiz Roa (PAR)
Read More

Urubutr