I made this widget at MyFlashFetish.com.

Representante de Araújo diz que foi procurado pelo Flamengo


Atacante do Al Gharafa está em negociação avançada com o Fluminense


Araújo do Al Gharafa provável reforço do FluminenseAraújo é um sonho antigo do Fluminense
(Foto: agência AFP)
Araújo deve ser contratado pelo Fluminense ainda esta semana. O atacante negociou com o clube em sigilo e entre as partes está tudo encaminhando para que um contrato de dois anos seja assinado. O Al Gharafa, do Qatar, atual equipe do jogador, deve assinar a liberação em breve. Entretanto, José Alberto, representante e sogro de Araújo, informa que foi procurado pelo Flamengo.  

- Um representante do clube me procurou para passar uma proposta. Quer que eu vá ao Rio para conversar. Falou em dois ou três anos de contrato. Estou esperando uma resposta do Celso Barros (presidente da patrocinadora do Fluminense) para saber se vamos fechar com o Fluminense ou não. Até quinta-feira devo ir ao Rio para uma definição – disse, por telefone.

Pela idade, 33 anos, Araújo foge do perfil que Vanderlei Luxemburgo tem procurado. A principal missão do treinador rubro-negro é renovar o plantel para a próxima temporada. A reportagem do GLOBOESPORTE.COM não conseguiu fazer contato com o diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, para confirmar a informação.

Araújo está de folga no Recife para passar o Natal com a família. Seu contrato no Oriente Médio se encerra em maio de 2011 e como já deixou claro que não renovará para retornar ao Brasil, a tendência é que seja liberado para antecipar o acerto.

Revelado pelo Goiás, o jogador passou também por Cruzeiro e pelo futebol japonês antes de chegar ao Al Gharafa, clube que defende desde 2007.
Read More

De férias em Guarulhos, David está otimista com o 2011 do Fla


Zagueiro espera que o Rubro-Negro brigue por títulos na próxima temporada


Depois de uma temporada desgastante, de luta contra o rebaixamento com o Flamengo até a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o zagueiro David aproveita as férias para descansar e curtir a família. O jogador está em Guarulhos-SP para passar o Natal.
família David flamengoDavid em clima de Natal com a família, em Guarulhos (Foto: divulgação)
Titular até a parada para a Copa do Mundo, David perdeu a vaga no time por causa de uma longa novela de renovação de contrato. No próximo ano, espera ter mais espaço com o técnico Vanderlei Luxemburgo.
- Estou aproveitando parte das férias para ficar com meus familiares. Estamos nos preparativos finais para o Natal, uma data em que é sempre bom estar entre os entes queridos. Tivemos um ano um pouco estressante psicologicamente por causa da luta contra o rebaixamento. Esse período está sendo importante para descansar a mente e poder chegar com todo gás na pré-temporada. Espero que 2011 possa ser um ano de títulos para o Flamengo. Estou com uma boa expectativa do que estar por vir - disse, por meio de sua assessoria de imprensa.
O jogador vai se reapresentar com o grupo do Fla em 3 de janeiro, no Ninho do Urubu. A pré-temporada será realizada em Londrina, no Paraná.
Read More

Diretoria do América-MG anuncia amistoso com Flamengo em janeiro

  • Marcus Salum (d) anuncia amistoso do América-MG com Flamengo
    Marcus Salum (d) anuncia amistoso do América-MG com Flamengo

A diretoria do América-MG anunciou a marcação de um jogo amistoso com o Flamengo, em Londrina, no Paraná, em 16 de janeiro. De acordo com Marcus Salum, integrante do Conselho Administrativo do clube mineiro, essa partida servirá para avaliar o elenco que será montado para 2011 e acontecerá durante a pré-temporada americana.
“O primeiro jogo do time em 2011 não será no Campeonato Mineiro. Nós temos um jogo que foi acertado na última sexta-feira contra o Flamengo”, informou Marcus Salum, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, em Belo Horizonte. O Flamengo fará sua pré-temporada no centro de treinamento da SM Sport, em Londrina (PR).
Segundo Marcus Salum, o local da pré-temporada americana ainda não está definido. Uma parte acontecerá em Belo Horizonte, mas não no CT Lanna Drumond, que passará por uma reforma. “O que podemos afirmar é que faremos a primeira parte do nosso treinamento em BH, vamos ao amistoso e depois iremos fazer a pré-temporada”, destacou o dirigente.
O primeiro compromisso oficial do América-MG, que conseguiu o acesso à Série A do Brasileirão, é a disputa do Campeonato Mineiro. De acordo com a diretoria americana, o amistoso com o Flamengo terá transmissão ao vivo pelo canal Sportv. A estreia do América-MG no Campeonato Mineiro acontecerá no dia 29 de janeiro, contra o Uberaba, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Read More

Vagner Love quer voltar ao Mengão

Em visita à Rocinha, atacante revela sentir saudade da camisa rubro-negra: ‘Quero ser campeão lá’

POR JANIR JÚNIOR

Rio - Caso pudesse, Vágner Love daria de presente de Natal para a torcida do Flamengo mais do que bonecas, carrinhos e outros brinquedos. Ontem, ao participar da 10ª edição do Natal sem Fome da Rocinha, o atacante não escondeu seu desejo de retornar ao Rubro-Negro.

“É lógico que quero voltar”, revelou o jogador, que foi à favela depois da polêmica que causou ao aparecer em imagens sendo escoltado por traficantes quando chegava a um baile funk. Dessa vez, a missão era de paz e esperança.

“Minha vontade de voltar ao Flamengo é muito grande, mas ainda não é hora. Sou rubro-negro, nunca escondi isso. Se pudesse trocaria o frio da Rússia pelo calor do Rio. Quero ser campeão lá”, afirmou Vágner Love, que tem contrato com o CSKA, da Rússia, até junho de 2014.

No volante, Vágner Love subiu as vielas da Rocinha sendo saudado pelos moradores. Extremamente solícito, posou para fotos, cantou e dançou ao som de pagode. Ao subir no palco montado na curva do S, o atacante foi muito festejado e ouviu um pedido em coro da comunidade: que voltasse a ter as tranças do cabelo vermelhas, já que ele tem desfilado com o tom azul. “Vermelho, vermelho”, gritavam os torcedores do Flamengo.

Com um imenso cordão de ouro que trazia seu nome, Love desconversou sobre a polêmica por ter aparecido em imagens sendo escoltado por traficantes ao chegar num baile funk na Rocinha.

“Nada a ver. Eu amo a Rocinha. Estou muito feliz por ajudar os moradores nessa festa”, declarou o jogador.

O locutor da festa ironizou as acusações feitas ao atacante.

“Disseram que ele fez apologia ao tráfico. Agora, ele está aqui com sua afilhada no colo. A imprensa tem que calar a boquinha e parar de falar besteira”, disparou o locutor. Mesmo com o evento, traficantes circulavam em motos e armados pela Rocinha.

Quando Zico subiu ao palco, Love disse:

“A culpa de eu ter vindo para o Flamengo foi dele”. Fora da Gávea, o Galo não pode dar esse presente de Natal para os rubro-negros.
Emerson colocou ponto final na polêmica em que foi envolvido com Zico durante a temporada.

“Foi um grande mal entendido. O Zico nem participou das negociações. Embora não precisasse, conversei com ele e está tudo como sempre foi, ou seja, normal”, afirmou o Sheik.
Zico tem recepção de rei

O Natal é só no fim da semana, mas ontem já aconteceu a Missa do Galo na Rocinha. Zico chegou de helicóptero na favela em companhia de Papai Noel e de Cissa Guimarães. Vestindo uma camisa com a inscrição ‘I love Rocinha’, Zico desfilou em carro aberto pelas ruas da comunidade, foi saudado com uma bandeira que tinha sua caricatura e ouviu o hino rubro-negro que tocava em alto e bom som.

“É uma alegria muito grande participar dessa festa. Fico feliz de trazer conforto, carinho e alegria para a comunidade. Além disso, posso conhecer de perto tantas pessoas que me querem bem”, disse.

Zico, que se recupera de uma cirurgia no ombro direito, recebeu abraços e beijos de Vágner Love.

Read More

Souza: 'Gostaria de trabalhar com Luxemburgo'

Meia do Grêmio já recebeu sondagens do Flamengo e FluminenseMeia do Grêmio já recebeu sondagens do Flamengo e Fluminense





Souza do Grêmio (Crédito: Ricardo Rímoli)Souza tem mais dois anos de contrato com o Grêmio, mas gosta do Rio (Crédito: Ricardo Rímoli)
LANCEPRESS!

Apesar de ainda ter contrato por mais dois anos com o Grêmio, o meia Souza revelou que foi sondado por dois clubes do Rio: Flamengo e Fluminense. O jogador está de férias e garantiu que espera até a próxima semana uma definição sobre seu futuro. O jogador garantiu que empresários ligados à dupla Fla-Flu o procuraram sobre a possibilidade de vir para o Rio de Janeiro.

– Um é o atual campeão brasileiro, o outro foi o penúltimo campeão e tem um grande elenco em mãos. Tenho , sim, interesse em jogar no Rio de Janeiro – afirmou Souza ao Mais.

Sobre uma possível preferência, o apoiador, que já passou pelo Botafogo, garantiu não ter, mas rasgou elogios aos dois treinadores. Segundo ele, Muricy Ramalho, com quem trabalhou no São Paulo, é ótima pessoa. Já sobre Vanderlei Luxemburgo, revelou o desejo querer trabalhar com o treinador rubro-negro em algum momento da carreira.

– Todo mundo que fala comigo dele só tem coisa boa. É um cara fora de série e muito competente. Gostaria de trabalhar um dia com o Luxemburgo – afirmou Souza.
Read More

De volta ao Fla, lateral Egídio espera aproveitar chance após saída de Juan


Jogador estava emprestado ao Vitória, que foi rebaixado à Série B



EgidioEgidio diz que vai brigar por posição na lateral do
Fla (Foto: Márcio Mará / Globoesporte.com)
Mais uma vez Egídio retorna ao Flamengo com esperanças de ser aproveitado. Agora, com a saída do lateral-esquerdo Juan, titular desde 2005 da posição, o jogador espera conseguir se firmar no clube onde foi criado. Presente no último fim de semana na pelada dos amigos de Vagner Love, num sítio em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ele não escondia a ansiedade de ver logo a temporada 2011 começar.
- Estou com muita expectativa, empolgado com essa volta. Agora, com a saída do Juan, acho que posso ter uma oportunidade na equipe, e quero agarrá-la de qualquer jeito. Já me apresento no dia 3. Gostaria muito de me firmar no Flamengo. Vou trabalhar firme e forte para isso  - disse o lateral, em meio a tapinhas nas costas durante o churrasco.
O ano de 2010 foi de momentos antagônicos para Egídio, que foi emprestado para o Vitória, da Bahia. No primeiro semestre da temporada,  decidiu a Copa do Brasil mas perdeu para o Santos de Neymar & Cia. No segundo semestre, sofreu com o Leão baiano ao não conseguir evitar o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.
- Foi muito triste ver um clube como o Vitória cair. Fiquei muito chateado, mas, por mais que tenha acontecido o rebaixamento, acho que fiz uma boa temporada lá. Pude mostrar um bom futebol, melhorei meu rendimento.
Com 24 anos, Egídio já viveu outras vezes o vai e vem de empréstimos. Em 2007, foi emprestado para o Paraná. Lá, disputou a Libertadores pelo clube paranista e voltou ao Rubro-Negro em 2008. Participou da campanha do título carioca e acabou cedido ao Juventude, do Rio Grande do Sul.
O retorno à Gávea ocorreu em 2009. Sem chances, foi parar no Figueirense. No início de 2010, ficou novamente de fora do elenco, e o clube acabou mandando-o para o Vitória. Considerado promessa nas divisões de base, ele quer provar nos profissionais que tem valor. E sabe que lutará pela posição com outro jogador que será contratado.
- Isso não me desanima. O Flamengo precisa mesmo de dois jogadores para a posição. Vou fazer de tudo, dar todo o meu empenho. Vai ser ótimo trabalhar com o Vanderlei Luxemburgo
Read More

Andrezinho pode voltar ao Flamengo

Rio - Um dos poucos jogadores que se salvaram no péssimo ano do Flamengo, o lateral Leonardo Moura desperta interesse de clubes do Brasil, dentre eles o Internacional. Para contar com o atual capitão rubro-negro, o Colorado pode ceder o meia Andrezinho e o lateral Marcelo Cordeiro, que disputou o Campeonato Brasileiro pelo Botafogo.

De acordo com o empresário de Andrezinho, Jorge Moraes, a possibilidade existe, mas ainda é necessário sentar com os dirigentes do clube gaúcho para uma conversa mais detalhada. Para ele, o retorno do meia ao Flamengo não parece má ideia. “Isso está rolando, sim. Mas ainda precisamos ver o que os dirigentes do Internacional estão pensando. É uma boa ideia para ser analisada. Vamos conversar isso a partir desta semana, já que o time do Inter volta agora do Mundial”, informou Moraes.

No caso de Marcelo Cordeiro, o empresário do jogador, Márcio Bittencourt, também já confirmou que a negociação tem chances, ressaltando que o lateral demonstrou ter vontade de permanecer mais tempo no futebol do Rio.

No entanto, a forte ligação de Léo Moura com o Flamengo pode prejudicar o troca-troca entre os dois clubes. A própria presidente do Rubro-Negro, Patrícia Amorim, é uma grande admiradora do jogador.

Juan deve acertar com o São Paulo nos próximos dias

Depois de quatro anos como lateral-esquerdo titular do Flamengo, o destino de Juan deve ser mesmo o São Paulo. A negociação entre o jogador e o clube estaria bem adiantada — as bases salariais já teriam sido inclusive acertadas. 
Empresário de Juan, Eduardo Uram, no entanto, ainda não garante que ele defenderá o Tricolor em 2011, uma vez que espera algumas propostas de clubes do exterior.
Read More

Sete jogadores do Flamengo voltarão de empréstimo em janeiro

Jogadores deverão se reapresentar no dia 3 ao técnico Vanderlei Luxemburgo





Vinicius Pacheco (Crédito: Paulo Sérgio)Vinícius Pacheco chegou a ser titular do Flamengo em 2010, renovou contrato por cinco anos, mas acabou emprestado (Crédito: Paulo Sérgio)
LANCEPRESS!

No próximo dia 3 de janeiro, sete jogadores que estavam emprestados deverão se reapresentar ao técnico Vanderlei Luxemburgo no Ninho do Urubu. Além de Egídio, Everton Silva, Lenon, Rômulo, Camacho, Erick Flores e Vinícius Pacheco voltarão ao clube. A partir daí, poderá ser definido por um novo empréstimo para outra equipe.

São casos curiosos. Rômulo e Vinícius Pacheco, por exemplo, chegaram a ser titulares durante a temporada 2010, mas acabaram emprestados a outros clubes meses depois. No início deste ano, na pré-temporada em Porto Feliz (SP), Vinícius Pacheco voltou ao clube por pedido do então técnico Andrade. Meia-atacante, acabou titular da equipe devido à má fase técnica de Petkovic, titular em 2009. Com o bom momento, Pacheco renovou contrato por cinco anos com o clube. A partir daí, foi muito irregular e acabou emprestado ao Figueirense.

Rômulo, por sua vez, estava até fora do banco de reservas quando foi alçado ao posto de titular para o confronto diante do Corinthians, nas oitavas de final da Copa Libertadores. Depois, no entanto, caiu de produção e foi emprestado ao Atlético-GO.
Read More

Zico, Vagner Love e Emerson prestigiam evento social na Rocinha


Galinho se emociona com bandeira em sua homenagem; atacante do CSKA diz que quer voltar ao Fla e jogador do Flu é lembrado por gol do título



Faltando seis dias para o Natal, Zico, Vagner Love, Emerson e a atriz Cissa Guimarães resolveram presentear a Rocinha com uma grande festa. Eles foram recepcionados numa quadra da comunidade e retribuíram o carinho com palavras e brinquedos. No lugar da praia, centenas de moradores se aglomeraram para ver os ídolos de perto. O eterno ídolo do Flamengo chegou de helicóptero na companhia da ex-apresentadora do Videoshow. Em seguida, ambos se juntaram ao Papai Noel e passearam de trio elétrico pela comunidade.
Entre acenos, beijos e gritos de gratidão dos populares, Zico se emocionou ainda mais com um bandeira em sua homenagem. Neste momento, em uma das ruas da Rocinha, torcedores do Flamengo pararam o trio elétrico, pediram para o dj diminuir a música baiana e colocaram em alto e bom som o hino rubro-negro.

- Já tinham me dito dessa bandeira, mas ver de perto é outra coisa. É muito emocionante estar aqui e ter esse contato direto com o público. Que bom que eu pude trazer alegria e fraternidade para essa comunidade. É legal ver de perto as pessoas que sempre torceram por você durante muitos anos e que te têm como ídolo - disse o ex-camisa 10.
zico cissa guimarães vagner love rocinhaZico, Vagner Love e Cissa Guimarães prestigiam evento social na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro
(Foto: Fabricio Costa / Globoesporte.com)
Após meia hora de passeio pela comunidade, Zico e Cissa subiram ao palco com Vagner Love. O atacante Emerson preferiu ficar na área vip do evento Natal Sem Fome, onde distribuiu autógrafos e posou para fotos com os moradores da região. O jogador do Fluminense, que também patrocinou parte da festa, era sempre lembrado como um dos maiores responsáveis por o Tricolor carioca ter conquistado o Brasileirão deste ano.

- A galera (da Rocinha) está contente, aonde eu vou tem tricolor e todo mundo fala desse gol. É importante também exaltarmos todo e qualquer movimento que beneficie as crianças. Sempre venho aqui, participo de projetos e distribuo presentes - afirmou.
Público lota quadra de escola na RocinhaPúblico lota quadra de escola na Rocinha para ver ídolos de perto (Foto: Fabricio Costa / Globoesporte.com)
Vagner Love não vê a hora de voltar ao Flamengo
vagner love RocinhaLove diz que queria voltar a jogar no Flamengo
(Foto: Fabricio Costa / Globoesporte.com)
Em meio a uma apresentação e outra de grupos de pagode, os ídolos receberam placas e foram saudados com palmas pelo público. Vagner Love não só expressou seu amor pela Rocinha, como fez questão de dizer que um de seus desejos na carreira é retornar ao Flamengo.

- Eu fico no Brasil até dia 3 de janeiro e depois tenho que ir a Moscou por causa da pré-temporada do CSKA. Mas eu queria muito é voltar ao Flamengo. Infelizmente agora não será possível. Só que sei que um dia eu voltarei. Consegui assistir aos jogos (da Rússia) e sofri bastante nesse ano. Graças a Deus a equipe não foi rebaixada e se manteve na Primeira Divisão. Espero que em 2011 seja bem diferente - contou.

Cercado de crianças, o centroavante pediu para todos aqueles meninos que o têm como ídolo não se enveredarem pelo caminho errado. Além disso, ele disse que ainda falta realizar dois sonhos no futebol.
- Quero ser campeão da Liga dos Campeões e conquistar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Sei que se fizer um bom trabalho vou ser convocado pelo Mano Menezes.
Papai noel cissa guimaães e Zico rocinhaPapai Noel, Cissa Guimarães e Zico prestigiam o evento Natal Sem Fome na Rocinha, Zona Sul do Rio
(Foto: Fabricio Costa / Globoesporte.com)
Read More

Paixão que não se mede: 365 dias seguindo o Flamengo


Conheça a trajetória de Márcio e Robson, torcedores que assistiram aos 66 jogos do Rubro-Negro nesta temporada



Uma paixão que dá gosto de ver, impressiona. Desmedida e contagiante. Chamá-los de malucos nem ofende. É o que mais ouvem desde o início do ano. É difícil encontrar adjetivos para definir o jornalista Márcio Moura, de 33 anos, e o arquiteto Robson Olivera, de 40. Dois caras que respiram Flamengo, que têm o clube do coração no fundo da alma (no caso de Márcio também tatuado na pele) e um bocado de boas histórias para contar.

A primeira delas é a da amizade da dupla. Um convívio recente, de pouco mais de dois anos, que vai ser levado para o resto da vida. Foi daí que ganhou força uma ideia incomum. Em 2008, Márcio queria ir a Belo Horizonte para assistir a Flamengo x Cruzeiro. Sem companhia, telefonou para o amigo Alan, que o colocou em contato com Robson. Robson topou acompanhá-lo.
CLIQUE AQUI PARA VER AS IMAGENS DA AVENTURA DOS TORCEDORES DO FLA

- Trocamos uma ideia e fomos viajar. Nessa viagem, descobrimos que tínhamos o mesmo sonho: pegar um ano e seguir o Flamengo em todas as partidas. Assim nasceu o 365 – contou Márcio.

O 365 tem nome e sobrenome. Trata-se do documentário “365 dias seguindo uma paixão”. Empolgados pelo título do Campeonato Brasileiro de 2009, escolheram 2010 para acompanhar o Rubro-Negro onde ele estivesse. A paixão pegou a estrada, ganhou asas, cruzou fronteiras.
Flamengo - Torcedores do Fla com ingressos - 365 diasRobson e Márcio exibem os ingressos de todos os
jogos do Fla (Richard Souza/Globoesporte.com)
- No dia 17 de janeiro, gravamos o primeiro jogo (contra o Duque de Caxias), no Maracanã, sob sol de 42 graus. Tivemos um probleminha com a câmera, que estragou. Fomos correndo a um shopping perto do Maracanã para comprar outra. Aí começou o documentário. Focamos na ideia de acompanhar torcedores apaixonados como nós – explicou Robson.

Foi o ponto de partida de um sonho levado a sério, um compromisso difícil de ser sustentado. A vida passou a seguir a rotina de jogos do time. Família, amigos e trabalho ficaram em segundo plano.

- Sempre tivemos a preocupação de não falhar. Nossa ideia era ir a todos os jogos. Se eu tivesse uma câmera quebrada, roubada, esquecesse em casa, acabaria o projeto. Havia esse medo. Mas fomos 100%. Foram 66 partidas acompanhando o nosso clube do coração – disse Márcio.

O 365 desbravou 14 cidades brasileiras, além de Caracas, na Venezuela, e Santiago, no Chile (confira a rota dos torcedores no infográfico abaixo. Basta clicar no escudo do Fla para ver a lista de partidas em cada local). Robson elege dois jogos fora do Brasil como os mais marcantes.
- Duas coisas me marcaram. Uma foi o jogo contra o Caracas. Primeiro porque jogamos contra um time de um país que não tem tradição no futebol. Quando vimos, estávamos no meio da torcida deles, não tinha estrutura para receber partidas de futebol. Não havia policiais no estádio. Quando o Flamengo fez 1 a 0, fomos atacados com facas, garrafas, perdemos bandeiras, a bandeira do Rio de Janeiro. Os torcedores do Flamengo se uniram, ganhamos a partida (3 a 1, em 10 de março) e no fim saímos com os jogadores escoltados do estádio. Foi marcante. No Chile (contra o Unversidad do Chile, em 17 de março), há alguns dias havia acontecido um terrível terremoto e abrimos uma bandeira do Flamengo com a frase “Fuerza, Chile!” e todo mundo levantou e nos aplaudiu. Aquilo marcou muito para mim (o Fla perdeu por 2 a 1) – relatou.
Mario Robson 365dias FlamengoNo Chile, Márcio e Robson viram os efeitos do
terremoto (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Márcio elege a partida contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Libertadores, como a mais impressionante.

- O jogo que mais me marcou foi o Flamengo e Corinthians, onde eliminamos o Corinthians dentro do Pacaembu (em 5 de maio, a derrota por 2 a 1 classificou o Fla). Tinha todo esse projeto pró Corinthians, essa coisa do Ronaldo, e eles nunca ganharam uma Libertadores. Conseguir eliminá-los na casa deles foi uma experiência incomum, voltamos para casa muito felizes, pensando “agora vai”. Não foi, mas está tranquilo – lembrou Márcio.

Nas quartas de final, contra o Universidad do Chile, o Rubro-Negro viu o sonho do bi continental ruir. Márcio e Robson estavam lá, sofreram. Também não gostaram nada da derrota na final do Campeonato Carioca (contra o Botafogo) e muito menos da fraca campanha no Brasileirão, quando o risco de rebaixamento só foi eliminado na penúltima rodada.
Números do ‘365’:

14 cidades brasileiras
2 cidades estrangeiras
66 jogos
33 horas de imagem
300 fotos por partida
R$ 60 mil investidos
 
- Em nenhum momento pensamos em parar pelos resultados. Não tivemos bons resultados durante o ano, mas dissemos que iríamos até o fim. Tivemos dificuldades financeiras, porque o projeto não é barato. Na pausa para a Copa do Mundo, paramos, analisamos os custos e decidimos se continuaríamos ou não. Tivemos o apoio de alguns amigos para seguir. Setembro foi negro, pois o Flamengo jogava quarta-feira e no fim de semana. Quando decidimos continuar, só seria possível se revezássemos. Nos desdobramos. Fazia a minha parte, de fotógrafo, a do Márcio, que era a filmagem, além de esticar a faixa. Com ele foi da mesma forma. Aí vários amigos de viagem ajudavam com chuva ou com sol. São amigos que conquistamos seguindo essa paixão - lembrou Robson.

Os rubro-negros certamente vão lembrar da faixa com o título do documentário que esteve em todas as partidas da equipe na temporada. A dupla investiu R$ 60 mil no projeto. Poderiam, por exemplo, ter comprado um carro novo cada. Se orgulham de cada centavo gasto, dormiram em aeroportos, dividiram almoço, viveram alegrias e tristezas. Garantem que tudo valeu a pena. Conheceram rubro-negros tão ou mais apaixonados que eles.  
Sempre tivemos a preocupação de não falhar. Nossa ideia era ir a todos os jogos. Se eu tivesse uma câmera quebrada, roubada, esquecesse em casa, acabaria o projeto. Havia esse medo. Mas fomos 100%"
Márcio Moura, louco pelo Fla
- No Nordeste, ondem muitos têm uma condição financeira ruim, um torcedor que não tinha dinheiro para nada contou que colocacava todo mês R$ 10 num envelope e mandava para o Flamengo. O cara não tem o que comer, não tem o que dar aos filhos, mas faz questão de mandar dinheiro para ajudar o clube. No último jogo (contra o Santos, na Vila Belmiro, dia 5 de dezembro), o Ricardinho, um amigo que viaja com a gente, apaixonado, contou que neste ano a mãe dele teve câncer, em estado terminal. Ele pediu a Deus para ela não morrer em dia de jogo do Flamengo. Fico arrepiado contando isso - afirmou Márcio. 
O momento de maior tensão da produção do documentário foi no casamento de Márcio. Não fosse a compreensão da esposa botafoguense Patrícia, o 365 não teria vingado.
Mario Robson 365dias FlamengoMárcio e Robson em ação: são 33 horas de imagem que vão virar 90 minutos (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
- Meu casamento seria em 6 de março, bem no início do dumentário, tudo marcado, salão de festas, bonito. Saiu a tabela do Carioca e o Flamengo jogaria nesse dia (contra o Resende). E agora Robson? Tive de convencer a Patrícia a mudar a data de casamento. Ela aceitou, consegui para 27 de março. Só que nossa brilhante tabela mudou um jogo do dia 28 para 27. O Robson era meu padrinho, então não teria nenhum dos dois. Sorte que o jogo voltou para o dia 28 (contra o América). Casei dia 27, fui para a noite de núpcias, voltei, passei em casa, botei o manto sagrado, saí com a dona Maria com as malas da viagem, vi o jogo e fomos viajar. No retorno da lua-de-mel, deixei a minha esposa em casa, peguei a camisa do Flamengo e fui para Flamengo e Friburguense, em Moça Bonita (em 4 de abril). O jogo que acabou aos 43 do segundo tempo porque não tinha mais luz. Foi corrido (risos) - lembrou.
Em nenhum momento pensamos em parar pelos resultados. Não tivemos bons resultados durante o ano, mas dissemos que iríamos até o fim. Tivemos dificuldades financeiras, porque o projeto não é barato."
Robson Olivera, fanático pelo Rubro-Negro
Patrícia será devidamente recompensada em breve com uma viagem a Buenos Aires, na Argentina. Milhas não faltam para a dupla, que viajou de avião e carro.

O esforço sem tamanho surpreende ambos. Quando olham para trás, Márcio e Robson custam a acreditar que conseguiram realizar o sonho. Pretendem lançar o documentário em maio de 2011. A aventura com as impressões da dupla será contada em 90 minutos, como se fosse um jogo de futebol. A intenção também é publicar um livro com as fotos das viagens e passagens curiosas das andanças.

- Tivemos alegrias, jogos que perdemos, mas levamos. Choramos no Chile, que ganhamos, mas não levamos. Isso dá o sentimento de que valeu a pena - frisou Robson. 
Márcio completa com frases carregadas de emoção.
- Torcer pelo Flamengo não é nada comum. É uma paixão que não tem como dimensionar. Ser Flamengo é nunca estar sozinho em nenhum lugar desse planeta - destacou. 
 O "365 dias seguindo uma paixão 2" não está descartado. No entanto, Márcio e Robson dizem que só vai ser realizado em caso de patrocínio. Com o fim do Campeonato Brasileiro, no início deste mês, eles andam perdidos sem jogos do Fla. 
- Fim de semana sem futebol, meu Deus, o que está acontecendo? Domingo sem futebol, sem Flamengo... vou ver natação, ginástica olímpica, basquete. Em algum lugar tenho de estar com o Flamengo - comentou Márcio, aos risos. 
Flamengo - Torcedores com a camisa do documentário - 365 diasRobson e Márcio exibem a camisa personalizada com o título do documentário (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Read More

Urubutr