I made this widget at MyFlashFetish.com.

Cartolas do Fla têm reunião marcada hoje com Andrés para costurar novo acordo de TV


Dirigentes do Flamengo têm um encontro marcado ainda nesta segunda com o corintiano Andrés Sanchez. Planejam discutir a negociação direta do contrato de transmissão dos jogos das duas equipes no Brasileirão, sem a participação do Clube dos 13.
Vão tratar da estratégia para atrair mais cinco agremiações. Elas formariam uma espécie de Clube dos 7, que venderia os direitos de transmissão de oito equipes (a oitava seria uma convidada).
A operação deve começar antes mesmo de o Flamengo se desligar oficialmente do Clube dos 13, que tem Patrícia Amorim numa das vice-presidências. “Em 1987, não jogamos com o Sport seguindo uma orientação do Clube dos 13. E agora o Juvenal Juvêncio, vice da mesma entidade, recebe a Taça das Bolinhas e diz estar se deliciando. Depois dessa deselegância, o caminho é o rompimento [com o C13]. Mas quem decide é a Patrícia”, afirmou Leonardo Ribeiro, presidente do Conselho Fiscal do Flamengo.
O presidente da federação do Rio, Rubens Lopes, e Andrés ajudaram no lobby para que a CBF reconhecesse o título. Na semana passada, durante um jantar, Rubinho comunicou à diretoria do Flamengo, em nome da confederação, que o clube participaria da versão Sub-20 da Taça Libertadores.
Numa negociação independente, os rubro-negros avaliam que podem ganhar R$ 70 milhões anuais com os direitos de transmissão para a TV aberta. Hoje, o time da Gávea fica com cerca de R$ 40 milhões.
Read More

Renato Gaúcho: 'Eu sempre me considerei campeão brasileiro de 87'

Técnico do Grêmio comemora oficialização do título conquistado com o Flamengo





Renato Gaúcho faz mistério e esconde escalação (Foto: Eduardo Moura)Renato Gaúcho comemora reconhecimento de título (Foto: Eduardo Moura)
LANCEPRESS!
O técnico Renato Gaúcho, campeão brasileiro pelo Flamengo em 1987, foi mais um a comemorar a oficialização da conquista pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta segunda.
O treinador do Grêmio mostrou-se satisfeito com o reconhecimento do seu trabalho e dos seus companheiros.
- Eu sempre me considerei campeão crasileiro de 1987. Conquistamos o título de forma legítima, dentro de campo, que é como deve ser. Mas fico feliz de, mesmo depois de tanto tempo, terem reconhecido o trabalho daquele grupo fantástico — disse Renato através de sua assessoria de imprensa.
Read More

Para Zico, Bebeto e Andrade, foi feita justiça com o tetra do Fla em 1987


'Acabou a encheção de saco para a torcida e o clube', afirma o Galinho, que sempre se sentiu tetra. Bebeto cobra: 'Falta entregarem Taça das Bolinhas'



Um deu o passe. O outro, chegou na frente do goleiro para tocar a bola no fundo das redes. O terceiro, líder daquele grupo, levantou a taça. Andrade, Bebeto e Zico, personagens principais do então tetra brasileiro de 1987 que o Flamengo conquistou ao derrotar o Internacional por 1 a 0 no Maracanã,  já se consideravam campeões. Mesmo assim, não esconderam a satisfação e o alívio com a decisão da CBF de tornar oficial o que já era comemorado nas arquibancadas e reconhecido pela imprensa. Agora, a preocupação é com o destino do troféu mais famoso dos últimos anos.
Para mim, não alterou em nada. Sempre me considerei tetracampeão"
Zico
- Quem oferece a taça tem que resolver isso. Engraçado é que, uma semana depois que a entregaram para o São Paulo, tomaram essa decisão. Para mim, não alterou em nada, sempre me considerei tetra, o título foi conquistado dentro de campo. Mas para o clube e para a torcida, foi bom, para parar com essa encheção de saco. O que lamento muito é a atitude feia do São Paulo de querer levar a taça no grito. Ninguém fala que o São Paulo não ganhou cinco títulos. Só que ganhou depois do Flamengo. E o Sport acabou levando o título de graça - lembrou Zico.
O regulamento da CBF estabelecia que o primeiro clube com cinco Brasileiros seria o dono definitivo da Taça das Bolinhas. Como o de 1987 não era reconhecido pela entidade, o troféu acabou sendo entregue ao clube paulista pela Caixa Econômica Federal. A história toda serviu de exemplo para Zico em suas palestras Brasil afora. Ele usava o fato de o clube campeão do módulo principal (chamado de verde) ser obrigado a decidir o Brasileiro com o campeão do módulo da Série B (chamado de amarelo) como história de português no futebol brasileiro.
bebeto andrade  zico 1987 flamengo (Foto: Agência Globo)Bebeto, Andrade e Zico: tetracampeões com o Flamengo em 1987 (Foto: Agência Globo)
- E isso foi feito mudando-se o regulamento. Depois, aquela farsa do Sport e Guarani nos pênaltis... Aquilo envergonhava a gente. Ganhamos o título no campo. Sofri bastante naquele período, me machuquei contra o Santa Cruz. Nos quatro últimos jogos, contra o Atlético-MG e o Inter, o joelho inchava no segundo tempo. No dia seguinte à decisão, fui parar na sala de cirurgia. Ganhamos dentro do campo jogando bola, o Brasil inteiro reconheceu - disse o Galinho, que era o capitão e grande líder da equipe e, mesmo sem estar 100% bem fisicamente, foi decisivo na reta final da competição..
Como a Caixa  foi entregar a taça para o
São Paulo?"
Bebeto
Quem fez o gol do título de 1987, no entanto, foi Bebeto, Ainda surpreso com a notícia - "É verdade mesmo, acabou essa novela chata?", repetia -, ele disse que soube da notícia ainda em casa, enquanto recebia a visita de Júnior Baiano, outro campeão brasileiro (em 1992) pelo Flamengo.
- Rapaz, eu sempre me considerava campeão... Só no Brasil acontece uma coisa dessas, onde já se viu? Aquele título foi conquistado no campo, e só quem estava naquele grupo sabe o sacrifício que tivemos de ganhar o campeonato. Agora, temos que comemorar bastante. Acho que o clube deveria fazer uma festa reunindo os campeões, sei lá, alguma coisa. Estou muito feliz. Só falta entregarem a Taça das Bolinhas para o Flamengo. Como é que a Caixa Econômica entregou-a para o São Paulo? - afirmou, num misto de felicidade e indignação, Bebeto.
time Flamengo campeão brasileiro 1987 (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo)No tetra brasileiro do Flamengo de 1987, cinco formaram base do Brasil tetra mundial em 1994: Leonardo, Jorginho, Bebeto e Zinho estão na foto. Aldair é o único ausente  (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo)
Antes de entrar para uma reunião, o agora deputado estadual, eufórico ao telefone, fez uma viagem no tempo para recordar-se dos grandes momentos da conquista. Bebeto.considera o Brasileiro de 1987 um dos títulos mais importantes de sua carreira. Naquele tetra do Flamengo, lembrou bem o ex-jogador, havia cinco jogadores que mais tarde ajudariam o Brasil a conquistar o tão sonhado tetracampeonato mundial.
- Jorginho, Aldair, Leonardo, Zinho e eu estávamos naquele time. Quer mais? Ainda tinha o Zé Carlos, o Leandro, o Renato, que vivia fase maravilhosa, e o Zico, meu ídolo. Foi muito importante conquistar um Brasileiro jogando com ele. Lembro muito bem que foi do Zico que recebi o primeiro abraço que recebi assim que o juiz apitou o fim de jogo. Foi muito emocionante. Jamais vou me esquecer disso. Ganhar um título desses pelo Flamengo do lado do Zico foi demais pra mim.
Eles tiveram
bom senso e reconheceram o sacrifício de uma geração vitoriosa"
Andrade
Os duelos contra o Atlético-MG foram considerados por muitos como mais emocinantes até do que os das finais contra o Colorado. Mas para Bebeto, os jogos contra o Inter no Beira-Rio e no Maracanã foram mais especiais.
- Olha, eu fiz gols nas duas partidas, no empate lá - 1 a 1 - e na vitória por 1 a 0. Lá eu marquei de cabeça. No Rio, foi aquele lançamento lindo do Andrade. Não foi fácil chegar na frente do Taffarel para tocar na bola. Choveu naquele dia. Mas um dos momentos mais especiais foi a bicicleta que eu dei no Beira-Rio. Foi no travessão. Se aquela bola entra...
Autor do passe para o gol decisivo de Bebeto, o hexacampeão Andrade - foi penta como jogador,  ganhando quatro pelo Flamengo e um pelo Vasco, e campeão como técnico, pelo Rubro-Negro, recentemente, em 2009 - também ficou feliz com a decisão tomada pela CBF.
- Tiveram bom senso e reconheceram todos os sacrifícios de uma geração vitoriosa. Nunca tive dúvidas de que o Flamengo foi o campeão de 1987. Mas não sei por que reconheceram só agora, uma semana depois de entregarem a Taça de Bolinhas ao São Paulo.
Read More

Thiago Neves: 'Graças a Zico estou no Flamengo'

Rio - Uma das principais contratações do Flamengo para a temporada de 2011, o meia Thiago Neves revelou nesta segunda-feira que o ídolo rubro-negro Zico foi o grande motivo para ele se transferir para a Gávea. 

O meio-campista contou que a negociação que culminou na sua ida para o Fla começou no meio de 2010, liderada pelo Galinho, então diretor de futebol do clube. "Conversei com Zico por telefone, mas não tive o prazer de abraçá-lo pessoalmente. Conversamos no meio do ano passado e me interessei por tudo o que ele falou. Isso começou a partir da primeira conversa. Graças a Zico estou no Flamengo", disse o jogador, em entrevista ao Sportv. 

Já o ex-craque desejou alegrias para Thiago no Flamengo. "Torço para que ele tenha no Flamengo sucesso e dê grandes alegrias aos rubro-negros como já deu para os tricolores", declarou Zico.
Read More

Patricia: 'Peguei o Fla com cinco títulos e agora é hexa'

Presidente pede para que São Paulo devolva a Taça das Bolinhas



Roberto Murad

A presidente Patricia Amorim externou a felicidade por ter conseguido o reconhecimento do título brasileiro de 1987 em uma entrevista oficial na Gávea. Ela demonstrou enorme satisfação por ter convencido o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de que o Flamengo era legitimamente campeão e, com isso, obter a homologação da conquista. Patricia se apresentou ao lado do presidente da Federação Carioca, Rubens Lopes, de quem teve o apoio na briga pelo reconhecimento do título.

- Se ainda havia alguma dúvida em cima de mim, das minhas competências como  presidente de brigar pelos interesses do Flamengo... encontrei o Flamengo com  cinco títulos brasileiros, seis conquistados dentro de campo, mas faltava um para  ser reconhecido. Hoje, o Flamengo tem seis títulos conquistados dentro de campo,  reconhecidos e homologados - explicou a presidente, que está perto de um rompimento com o Clube dos 13, pois alega não ter sido apoiada por ele quando a CBF emitiu novo comunicado afirmando que apenas o Sport era legitimamente campeão brasileiro de 1987.

- De concreto ainda não tem nada. Sem rompimento, pelo menos por enquanto. Nosso trabalho foi buscar esse reconhecimo, uma coisa não  tem uma relação direta com a outra. Temos uma reunião na quarta-feira, ainda  mantemos a relação com o Clube dos 13. Esperamos 23 anos pelo reconhecimento, podemos esperar mais um dia pelo futuro. O Flamengo se pronunciou de uma forma sempre correta, com  grandeza. Vamos buscar o que é o melhor para o Flamengo sempre. O Flamengo ficou desconfortável com o não posicionamento do Clube dos 13, não
houve uma posição correta - disse.

Patricia Amorim ainda pediu de forma elegante que o São Paulo devolva a Taça das Bolinhas, pois com o reconhecimento do título de 1987, o Flamengo passar a ser o primeiro pentacampeão e, teria assim, direito à taça que foi confeccionada pela Caixa Econômica Federal.

- O meu desejo é de que o São Paulo tenha grandeza e a nobreza de devolvê-la para a  Caixa, porque uma vez que o Flamengo foi reconhecido como campeão de 1987, então é  o primeiro penta de forma legítima - explicou.
A presidente ainda etuda uma forma de homenagear os atletas campeões brasileiros de 1987.
- É tão dificil ganhar um título e o Flamengo ganhou no campo. Temos de homenagear o Zico por ter jogado depois de se machucar, homenagear o Carlinhos, que foi técnico, o Bebeto, que marcou gol nas duas finais... Todos esses jogadores que contribuiram na conquista
O conselho fisca já está correndo para retirar o pedido de remoção do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, do quadro de sócios do clube.
Read More

Flamengo poderá ter reforços para a final

Maldonado e Wanderley serão reavaliados nesta terça-feira



Luxemburgo e Maldonado - (Foto: Paulo Sergio)Maldonado está com dores no tornozelo esquerdo - (Foto: Paulo Sergio)
LANCEPRESS!

O volante Maldonado e o atacante Wanderley poderão reforçar o Flamengo na final da Taça Guanabara. A expectativa do departamento médico é de que a semana sem jogos seja propícia para a recuperação dos rubro-negros.
- Eles serão avaliados na terça pela tarde. Estamos esperando alguma coisa postiva para os dois jogadores - explicou o médico Marcelo Soares.
Os jogadores fizeram um trabalho na fisioterapia nesta segunda-feira, enquanto o restante do grupo está de folga.
Maldonado está com dores no tornozelo esquerdo e ficou fora do clássico contra o Botafogo no fim de semana. Já Wanderley sente um incômodo no joelho direito e não atua há quatro partidas.
No domingo, o Flamengo enfrentará o Boavista pela final da Taça Guanabara.
Read More

Nova camisa do Fla terá slogan que lembra mosaico gigante de 2009


Frase 'a maior torcida do mundo faz a diferença' está estampada no uniforme que será lançado no dia 1 de março



A empresa fornecedora de material esportivo do Flamengo divulgou mais imagens do novo uniforme do clube, que será lançado no dia 1 de março. A camisa terá estampada a frase "a maior torcida do mundo faz a diferença".
O slogan foi usado pela torcida em um mosaico gigante no empate em 0 a 0 com o Goiás pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Na época, o time arrancava para o título, com sucessivos recordes de público - naquela partida, 83.489 torcedores estiveram no Maracanã.
Os detalhes do novo uniforme estão sendo divulgados no blog de Rica Perrone.
detalhes camisa Flamengo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Read More

Caixa lava as mãos e diz que não é dela decisão sobre Taça das Bolinhas


CEF diz que já entregou ao São Paulo e acha que destino do troféu deve ser decidido entre clubes e CBF, que agora reconhece Fla como 1º pentacampeão


Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti com a Taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)Ceni, Juvenal e Zetti com a Taça das Bolinhas
(Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)
Após a CBF reconhecer oficialmente o Flamengo também como campeão brasileiro de 1987, juntamente com o Sport, surgiu a dúvida sobre a Taça das Bolinhas, que foi entregue na última semana ao São Paulo por ser, até então, o primeiro pentacampeão brasileiro ao vencer o campeonato de 2007. Com a mudança de posição da CBF, o Flamengo, que conquistou o quinto título em 1992, teria de receber o troféu. A Caixa Econômica Federal, que guardava o objeto, mas fez a entrega ao Tricolor Paulista, lavou as mãos no episódio. Em nota oficial, informou que a decisão sobre quem deve ficar com a taça deve ser tratada pelos clubes e pela CBF. Confira a íntegra do comunicado.
"A Caixa Econômica Federal informa que realizou, na última segunda-feira (14), a transferência da posse do Troféu Caixa Econômica Federal (Taça das Bolinhas) para o São Paulo Futebol Clube.
A entrega foi baseada em documentos oficiais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), reconhecendo o clube paulista como destinatário da peça. Portanto, a entrega do troféu foi feita com boa-fé e dentro de todos os princípios legais, por parte da CAIXA.

Com a alteração do título de 1987 anunciada, hoje (21), pela CBF, é entendimento da CAIXA que a posse da taça se torna uma questão a ser tratada pelos clubes envolvidos e pela confederação"


Read More

Agora com o de 1987 oficial, site do Fla exalta os seis brasileiros do clube


Animação de entrada mostra fotos das seis equipes campeãs pelo clube


O Flamengo teve nesta segunda-feira o título brasileiro de 1987 reconhecido pela CBF. Na onda da "conquista", o clube estampou, na entrada de seu site oficial, uma animação na qual são lembradas as equipes que se consagraram nos seis títulos do clube.
site Flamengo (Foto: Reprodução)Site oficial do Flamengo exalta o legitimado hexa do clube (Foto: Reprodução)
O Flamengo foi campeão brasileiro em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009.
Read More

Advogado do São Paulo avisa Fla: 'A Taça das Bolinhas é nossa'


O anúncio feito pela CBF, que mudou de ideia e reconheceu o Flamengo como campeão brasileiro de 1987, surpreendeu o São Paulo. O diretor jurídico do clube, Kalil Rocha Abdalla, inclusive, disse que Ricardo Teixeira está indo contra uma decisão judicial e que o clube não corre risco de perder a Taça das Bolinhas.
Juvenal Juvêncio, presidente São Paulo, entre Rogério Ceni e Zetti com a taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)Presidente Juvenal Juvêncio segura a Taça das Bolinhas junto com Rogério Ceni e Zetti. Com decisão favorável da CBF, Flamengo tentará recuperar o troféu (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)
- A taça é nossa e ponto final. Como a CBF pode ter ido contra uma decisão judicial? Existiu um processo que tramitou, foi julgado e que definiu o Sport como campeão brasileiro de 1987. Não tem como mudar essa decisão. Para que serve a Justiça então? Essa questão está definida, não tem como ser reaberta. Se o Flamengo entrar na Justiça, vamos analisar a ação, é difícil dizer o que pode ser feito agora – ressaltou o advogado, em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM.
O presidente Juvenal Juvêncio, que concedeu diversas entrevistas no dia em que foi buscar a Taça das Bolinhas na sede da Caixa Econômica Federal, desta vez não tem previsão de se manifestar. Por enquanto, o troféu está no Memorial de Conquistas no estádio do Morumbi.
Read More

Thiago Neves admite nervosismo nos pênaltis: 'Tenho recordação ruim'


Meia, que errou na decisão da Libertadores de 2008, seria o quarto cobrador rubro-negro na semifinal contra o Botafogo


Thiago Neves não precisou bater pênalti na disputa contra o Botafogo. Pelo aspecto psicológico, melhor para ele e para os rubro-negros. Em participação no programa Arena Sportv nesta segunda-feira, o meia reconheceu que estava nervoso. Enquanto as cobranças aconteciam, Thiago lembrava da decisão da Libertadores de 2008, contra a LDU. Na ocasião, o jogador foi destaque com três gols no tempo normal. Mas, na disputa por pênaltis, parou nas mãos de Cevallos.
No último domingo, Thiago Neves seria o quarto cobrador rubro-negro. Bateria logo depois de Renato Cajá, se a bola do meia alvinegro não tivesse ido para fora (veja o vídeo com a matéria do Globo Esporte sobre a classificação rubro-negra).
- Tenho uma recordação ruim, que foi a Libertadores. Ali na hora fiquei tenso - disse Thiago, aliviado com a classificação. - Todos estavam concentrados, acho que o Felipe estava em uma tarde feliz. Está trabalhando de um jeito que acho que ninguém esperava, está focado.
Na decisão da Libertadores de 2008, o Fluminense era o favorito, mas viu a situação se complicar com uma derrota por 4 a 2 na primeira partida, no Equador. Thiago Neves espera que o Flamengo deixe de lado o favoritismo para não fracassar contra o Boavista noa final da Taça Guanabara, domingo, às 16h.
- Acompanhei um pouco (a outra semifinal). Achei que o Flu entrou um pouco... não sei se desrespeito é a palavra certa. Mas o time do Boavista a gente já enfrentou, é uma boa equipe. E se não entrar de igual para igual acaba surpreendido, como aconteceu (com o Flu). O jogo agora é no Engenhão, um campo diferente. Só vai ter torcedor do Flamengo praticamente. Então tem que aproveitar isso tudo para poder ser campeão.
Thiago Neves também admitiu que não rendeu tudo o que esperava em seu segundo clássico pelo Flamengo. No primeiro, fez um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, na fase de classificação.
- Achei que o primeiro tempo foi bom. No segundo, deixei um pouco a desejar na parte técnica, cansei um pouco também. As coisas começaram a dar errado e eu procurei não inventar muito, pois poderia perder a bola e dar contra-ataque. Estou bem na parte física, e a parte técnica a cada treino estou aprimorando para dar tudo certo como deu no Fluminense.
Para o jogador, ainda é cedo para a torcida cobrar espetáculo.
- Acho que pode acontecer, mas não é fácil. Quando a gente (ele e Ronaldinho) chegou, viu um Flamengo meio que começando a se animar. Teve um ano complicado, e a gente chegou tentando levantar todo mundo, pois é um elenco que está sendo formado, é um outro Flamengo. O torcedor precisa ter um pouco de paciência, pois o time não vai dar spetáculo como eles querem. Para mim, por exemplo, está sendo tudo novo, um esquema tático também.
Read More

Após reconhecimento, Fla desiste de expulsar Ricardo Teixeira


Comissão de inquérito do clube pede arquivamento do processo contra presidente da CBF



Poucas horas depois de o presidente Ricardo Teixeira confirmar o reconhecimento do título brasileiro de 1987, o Flamengo desistiu de expulsá-lo do quadro social do clube. A comissão de inquérito foi instaurada há cerca de um mês e tem como membros o desembargador Siro Darlan e o ex-vice de futebol Marcos Braz.
- No nosso entendimento não há mais motivo para continuarmos esse processo - declarou Marcos.
Ricardo Teixeira é grande benemérito do clube, mas sofreu represálias internas desde que afirmou que o Flamengo não era o legítimo campeão de 87.
Read More

CBF volta atrás e reconhece o Flamengo como campeão em 1987


Reunião entre Patrícia Amorim e Ricardo Teixeira nesta segunda encerra polêmica. Título é dividido com o Sport

reunião da CBF sobre o título do Flamengo (Foto: Divulgação / CBF)Patrícia esteve na CBF com Teixeira e Rubens Lopes,
presidente da Ferj(Foto: Divulgação / CBF)
O Flamengo brigou, lutou e nesta segunda-feira, enfim, teve o reconhecimento do título brasileiro de 1987. A presidente Patrícia Amorim se encontrou com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na Barra, para formalizar o fim da polêmica questão.
Agora, para a CBF, houve dois campeonatos brasileiros naquele ano, um conquistado pelo Fla, outro pelo Sport. Inter e Guarani são os vices.
- Com o a unificação dos títulos no ano passado, há outros casos de dois campeões no mesmo ano. Foi passado a limpo o futebol brasileiro - disse Ricardo Teixeira, que no ano passado divulgou parecer contundente afirmando que o Flamengo não era o campeão de 1987.
O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, garantiu que a entidade tomou a decisão  respaldada legalmente.
- O Flamengo apresentou no início de fevereiro um estudo complexo pedindo que a CBF reconsiderasse a decisão de 1987 e reconhecesse o Flamengo como campeão junto com o Sport. O presidente Ricardo Teixeira repassou para mim o estudo e, diante dos novos argumentos, vimos que seria justo e isso não causaria problemas jurídicos a ninguém - disse.
time do Flamengo de 1987 posado (Foto: Reprodução)Em pé: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho. Agachados: Bebeto, Renato, Aílton, Zico e
Zinho.  Time do Flamengo de 1987 só teve um jogador que não passou pela Seleção (Foto: Reprodução)

Carlos Eugênio Lopes considerou os argumentos do Flamengo bastante convincentes e lembrou que após a unificação dos títulos desde 1959 seria injusto não resolver a pendência da Copa União. Na cerimônia de distribuição das faixas, em dezembro do ano passado, Ricardo Teixeira disse que, como havia uma decisão judicial transitada em julgado a favor do Sport, poderia ser preso se desse a taça aos rubro-negros. A diretoria do Flamengo respondeu com ironia. Em nota oficial, os dirigentes afirmaram que, se Teixeira viesse a ser preso, não seria pela polêmica de 87.
Nesta segunda, o diretor jurídico da CBF garantiu que, judicialmente, não há o que o Sport contestar.
- O estudo enviado pelo Flamengo tem vários anexos, inclusive um documento em que o Sport reconhece o Flamengo também como campeão em 87 -afirmou.
Patrícia Amorim comemorou muito a vitória nos bastidores.
- Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro - disse, em entrevista ao site oficial da CBF.
Longa batalha política
Em abril de 2010, a CBF havia batido o martelo de que a Taça das Bolinhas deveria ser entregue ao São Paulo, oficialmente considerado o primeiro time a ganhar cinco vezes o Brasileiro. Na ocasião, Ricardo Teixeira disse que a decisão era irrevogável. Dois dias antes, Fábio Koff havia sido reeleito presidente do Clube dos 13 com apoio de Patrícia Amorim. Ricardo Teixeira preferia que o eleito fosse Kléber Leite.
Na eleição de Koff, Patrícia estava ao lado de Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. Na semana passada, o dirigente tricolor recebeu oficialmente a Taça das Bolinhas, apesar dos protestos da diretoria rubro-negra. A CBF argumenta que a taça foi entregue pela Caixa Econômica Federal.
No site oficial tricolor, Juvenal Juvêncio publicou  uma carta para dar satisfação a Patrícia Amorim sobre o caso. O presidente foi respeitoso, elogiou Patrícia, mas argumentou que não poderia abrir mão de um troféu "que materializa o símbolo de algumas das mais importantes conquistas desportivas dessa entidade".  No dia da entrega da taça, Juvenal comentou que "ia se deliciar" com o troféu.
O Flamengo respondeu com um pedido de busca e apreensão na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.
Juvenal Juvêncio, presidente São Paulo, entre Rogério Ceni e Zetti com a taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti receberam a Taça das Bolinhas na última segunda como primeiros
Read More

Urubutr