I made this widget at MyFlashFetish.com.

Após boato sobre acidente, Willians treina no CT


Jogador esclarece visita que fez a hospital na Barra na noite de segunda


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

willians flamengo treinoVolante Willians durante treino do Flamengo
(Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)
As redes sociais têm como uma de suas funções a troca rápida de informações. Mas também são nascedouras de boatos. Um caso aconteceu com Willians, do Flamengo.
Na noite de segunda-feira, o volante foi surpreendido com diversas ligações de amigos buscando informações sobre a saúde dele. Fruto de um “telefone sem fio” criado no Twitter. Na informação postada, o atleta estaria “bastante ensanguentado” em um hospital na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O jogador ficou surpreso com a confusão e esclareceu o incidente:

- Fui levar minha esposa (Mariana) que tinha cortado o braço para tirar os pontos por volta de 19h. Nada além disso.

Na manhã desta terça-feira, Willians participou de um treino físico no CT Ninho do Urubu. Os jogadores deram voltas ao redor do campo sob orientação do preparador físico Antônio Mello.
Read More

Luxemburgo: estilo oposto ao de antecessores cai no gosto do Fla


Desde Joel Santana, Rubro-Negro optava por treinadores sem perfil de liderança. Jogadores aprovam discurso vencedor do novo comandante


Por Eduardo PeixotoRio de Janeiro

Vanderlei Luxemburgo treino Flamengo 06/10Vanderlei Luxemburgo observa treino
do Flamengo (Foto: Vipcomm)
Preleção da partida contra o Atlético-GO, a primeira em seu retorno ao Flamengo. Entre meia dúzia de palavrões, Vanderlei Luxemburgo avisa aos jogadores que é um "cara com um monte de títulos, um vencedor", e que exigirá a mesma postura dos jogadores dali para frente. O recado foi entendido como um choque de motivação.
O jeito elétrico e autoconfiante do ténico é oposto ao de seus cinco antecessores. O último com característica semelhante foi Joel Santana, também a personificação do treinador vitorioso e com empatia com o grupo.

- Ninguém pode correr mais do que a gente, ninguém pode marcar mais do que a gente. Isso aqui é Flamengo - costumava dizer, para motivar o grupo.
Mas desde a saída dele, em maio de 2008, o Rubro-Negro apostou em treinadores com outros perfis. E em todos os casos os jogadores perderam a referência de comando e a situação degringolou.
Caio Júnior começou bem, mas acabou dominado por um grupo que tinha forte liderança de Fábio Luciano. O episódio da bomba na Gávea foi emblemático. Enquanto o capitão foi aos torcedores defender os atletas, o treinador correu para o vestiário, apavorado. Em 2009, Cuca conseguiu deteriorar em menos de dois meses a sua imagem com o elenco. O Flamengo virou uma rede de intrigas envolvendo atletas, treinador e comissão técnica. A queda aguardada por boa parte do elenco demorou e coincidiu com a ascensão da equipe no Brasileiro.
Ascensão esta que deve ser creditada ao jeito pacificador de Andrade. Ele aceitou ouvir as lideranças do time e conseguiu mobilizar os jogadores até o título brasileiro. Mas em 2010 as vaidades e a falta de comprometimento de Adriano o derrubaram. O Imperador passou o primeiro semestre dedicado às farras e aos problemas no relacionamento com a então noiva Joanna Machado. Andrade não soube lidar com o problema, que acabou contaminando outros setores do grupo. O resultado foi a transformação da democracia do ano anterior em anarquia.
A diretoria bem que tentou trazer Joel Santana de volta. Não conseguiu e apostou em Rogério Lourenço. Apesar das boas ideias táticas, a falta de experiência o complicou. Em momento algum os jogadores o "abraçaram". Rogério sempre deu a impressão de que era um assistente que assumiu interinamente o cargo.
Pouca coisa mudou com Silas. O discurso religioso dele nas preleções não convenceu os jogadores. Principalmente porque as escolhas táticas eram vistas com desconfiança. Não foram poucas as vezes em que os atletas se queixaram nos bastidores das opções do técnico.
montagem Caio Júnior, Cuca, Andrade, Rogério Lourenço, Silas, treinadores flamengoOs antecessores: Caio Júnior, Cuca, Andrade, Rogério e Silas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Sem pessimismo
Vanderlei detectou outros problemas. Na preleção, assim como fizera na primeira entrevista coletiva, ele avisou:
- Acabou esse papo de lutar contra o rebaixamento. Se antes falavam isso aqui, agora só vamos pensar em coisas boas. E neste ano, a coisa boa é lutar pela Copa Sul-Americana.
O discurso motivacional, sem inferiorizar o time, foi comprado pelos atletas.
- Precisávamos de um cara vencedor. Por que pensar no pior se também estamos perto da vaga na Sul-Americana? - disse Kleberson.
Discurso praticamente igual ao de Marcelo Lomba.
- O Vanderlei é um treinador de gabarito. Com ele, todos têm de estar focados. É bom trabalhar com ele. O Flamengo vive uma nova etapa. Vamos nos concentrar o máximo nesta retal final, afastar de vez qualquer tipo de perigo de rebaixamento e garantir uma vaga na Sul-Americana - afirmou o goleiro.

Fora de campo, a diretoria também nota diferenças. Vanderlei se envolve diretamente nas mais diversas questões. Em menos de uma semana no clube, ele já teve reuniões com os departamentos de marketing e de patrimônio, além de ter conversado sobre a integração entre profissionais e divisões de base.
Depois de dois jogos sob nova direção, com uma vitória e um empate, o Flamengo volta a campo no próximo sábado contra o Inter, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão.
Read More

Na reapresentação do Fla, jogadores comentam sobre gols de bola parada

LANCEPRESS!

Gol do Avaí contra Flamengo (Crédito: Cristiano Andujar)Fla vem sofrendo com os gols de bola parada (Crédito: Cristiano Andujar)
Na reapresentação do Flamengo, na manhã desta terça-feira, no Ninho do Urubu, o elenco realizou um trabalho físico em preparação para o jogo contra o Internacional, no próximo sábado. Um dos principais assuntos mencionados na coletiva após a atividade, foi a fragilidade defensiva no que se refere à bola parada.

No empate com o Atlético-GO, no último domingo, o Rubro-Negro levou dois gols em cobranças de escanteio. Algo recorrente neste Brasileirão. Experiente, Kleberson acredita que a semana cheia para treinar poderá melhorar o desempenho defensivo e evitar sofrer gols de bola parada com tanta frequência.

- É tentar evitar faltas perto da área, escanteios e também não ter desatenção. A gente acaba sofrendo um pouco com isso. Vamos ter toda essa semana para nos aprimorar - explicou o apoiador.

Assim como o companheiro, Marcelo Lomba espera que um tempo para trabalhar ajude a defesa a se posicionar melhor para impedir os erros.

- É uma arma que todos os times usam. Agora, vamos ter mais tempo para trabalhar. É claro que ninguém fica satisfeito de sofrer gols desta forma - encerrou. 
Read More

Kleberson aprova semana para 'conhecer Vanderlei'

Volante acredita que dias sem jogos ajudarão equipe rubro-negra a assimilar filosofia do novo treinador



LANCEPRESS!

Kléberson (Crédito: Futura PressKleberson animado com semana livre para treinos (Crédito: Futura Press)
Doze de outubro, feriado nacional. Mas, no Flamengo, o dia foi de trabalho. Com a semana inteira de preparação até o próximo jogo no Campeonato Brasileiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo não perdeu tempo e colocou os jogadores para treinar na manhã desta terça-feira, no Ninho do Urubu.

O meio-campista Kleberson vê como positivo a sessão de treinos em pleno feriadão. O jogador, que manteve a posição de titular após a chegada de Luxa, acredita que esse tempo ajudará os jogadores a assimilar a filosofia do novo treinador.

- É um momento bom para nós treinarmos e conhecermos melhor o Vanderlei. A gente vinha em uma maratona muito forte. É um momento ideal para treinarmos e colocarmos em prática tudo que o Vanderlei pensa - comentou.

Esta é a primeira vez que Kleberson tem a oportunidade de trabalhar com o supercampeão Luxemburgo. Com a experiência de ser comandado por renomados como Felipão e Alex Ferguson, ele avalia como bom o início do novo trabalho no Rubro-Negro.

- O contato foi bom. É um treinador vitorioso. É importante ter alguém com essa filosofia vencedora - ressaltou o jogador. 
Read More

Marcelo Lomba: 'O Flamengo vive uma nova etapa'

Goleiro está empolgado com o clima após a chegada de Luxemburgo



LANCEPRESS!
Marcelo Lomba do Flamengo (Crédito: Paulo Sérgio)Marcelo Lomba mantém confiança no potencial do Flamengo (Crédito: Paulo Sérgio)
Uma semana: foi o tempo que o técnico Vanderlei Luxemburgo levou para melhorar o ambiente entre os jogadores do Flamengo. Neste período, o elenco se renovou com a postura do treinador e conseguiu vencer por 2 a 0 o Atlético-GO e empatar com o Avaí em 2 a 2. Dois adversários diretos na briga contra o rebaixamento.

Marcelo Lomba não só elogia o trabalho de Luxemburgo, mas projeta, assim como treinador em sua chegada ao clube, conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana e se livrar de vez do perigo da Segunda Divisão.

- O Vanderlei é um treinador de gabarito. Com ele, todos tem de estar focados. É bom trabalhar com ele. O Flamengo vive uma nova etapa. Vamos nos concentrar o máximo nesta retal final. Afastar de vez qualquer tipo de perigo de rebaixamento e garantir uma vaga na Sul-Americana - garantiu o goleiro.

Com uma semana cheia para preparar a equipe para o confronto contra o Internacional, Lomba espera que ajuda a conquistar resultados que possibilite mudar o objetivo do Rubro-Negro no Brasileirão.

- O Vanderlei conhecia o grupo e sabia do potencial. Agora vamos focar nos treinos e colocar em prática o que ele quer. Antes a gente só pensava em zona de rebaixamento, mas podemos chegar à Sul-Americana. Pelo elenco, temos totais condições de alcançar esse objetivo - finalizou.
Read More

Luxemburgo: 'Tem de ter molejo para ser jogador'

LANCEPRESS

No melhor clima Dia das Crianças, o Flamengo treinou na tarde desta terça-feira, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Durante toda a tarde, o ambiente foi de descontração, com diversas brincadeiras entre os jogadores. Entre as atividades, Vanderlei Luxemburgo comandou um treino físico/técnico, no qual disparou: - Tem que ter molejo para ser jogador de futebol!.

Nesta atividade, os atletas tinham de conduzir a bola em velocidade, em zigue-zague, por entre cones posicionados no campo, e, em seguida, tocar para um companheiro da outra fila. Apesar da descontração, Luxemburgo cobrou muito do grupo: - Vamos, Vamos!

Para Fierro, a cobrança foi um pouco mais acentuada: - Vamos, Fierro! Parece até que está com um vergalhão no corpo!

Todo o treino foi acompanhado pela presidente Patricia Amorim, que levou seu filho ao Ninho do Urubu. Antes do tradicional rachão, o preparador físico Antônio Melo comandou uma atividade recreativa que consistia numa corrida de cambalhotas em dupla, no melhor estilo "Os Trapalhões". Um jogador segurava a perna do outro para fazer os movimentos. O duo Deivid e Léo Moura saiu vitorioso, ao que um companheiro gritou: - Boa! Estão parecendo o Didi e o Dedé.

As atividades recreativas são uma marca de Antônio Melo, fiel escudeiro de Vanderlei Luxemburgo. Na semana passada, em Volta Redonda, os atletas disputaram uma partida de "briga de galo" dentro de campo.
Read More

Fla é o time mais disciplinado do Brasileiro e um dos que menos recebem faltas

Vinicius Castro
No Rio de Janeiro

  • Luxemburgo terá trabalho até o fim do Brasileirão
    Luxemburgo terá trabalho até o fim do Brasileirão

Com 34 pontos e ocupando a 14ª posição no Campeonato Brasileiro, a situação do Flamengo está longe de ser confortável na competição. O técnico Vanderlei Luxemburgo traçou a meta de lutar por uma vaga na Copa Sul-Americana se afastando desta forma o quanto antes da zona de rebaixamento.
Para isso, o fato de o time cometer o menor número de faltas por jogo pode ajudar no desejo do treinador rubro-negro. Embora tenha perdido Léo Moura, David e Willians, suspensos, para o confronto contra o Internacional, sábado, às 18h30, no Engenhão, pela 30ª rodada, o Flamengo é o time mais disciplinado do Campeonato Brasileiro segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Datafolha.
Em 29 jogos disputados até o momento, o Rubro-Negro possui a média de 15,4 faltas cometidas por partida. Para se ter uma ideia, o Atlético-GO cometeu 21,4 faltas por jogo. Soma-se a isso, o fato de o Flamengo ser um dos times que menos recebem infrações por partida, 17,4.
Apesar dos números, o Rubro-Negro ainda precisa equilibrar-se na questão dos cartões. Em 29 rodadas, foram 67 amarelos e 6 vermelhos. Para Luxemburgo, apesar disso, as suspensões não serão problema para escalar a equipe diante do Internacional.
“O Flamengo possui um elenco. Para a zaga, temos o Jean e o Ronaldo Angelim. No meio, temos a volta do Maldonado, e para a lateral esse menino Galhardo”, justificou.
O treinador ainda irá dirigir seis treinamentos antes da partida de sábado, mas um esboço da equipe deve ser: Marcelo Lomba; Galhardo, Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Correa, Kleberson e Renato; Diego Maurício (Diogo) e Deivid (Val Baiano).
Read More

Mesmo com melhora nos últimos jogos, ataque ainda é o ponto fraco do Fla

Vinicius Castro
No Rio de Janeiro

  • Luxa: contato direto com os atacantes do Fla
    Luxa: contato direto com os atacantes do Fla

Vanderlei Luxemburgo chegou e Val Baiano foi logo marcando três gols. O início de trabalho do treinador no Flamengo promete, e não faltarão desafios nesta trajetória. Junto com a missão de afastar o clube da zona de rebaixamento está a de reerguer o ataque rubro-negro no Campeonato Brasileiro.
Para se ter uma ideia, da dupla Deivid e Diogo, contratada a peso de ouro, o torcedor do Flamengo só pôde comemorar dois gols, ambos do primeiro citado. Diego Maurício marcou três vezes, Vagner Love, que deixou o clube no meio do ano ainda é o vice-artilheiro, com quatro gols, atrás apenas de Petkovic, autor de cinco gols.
A situação é complicada, pois o time é o dono do terceiro pior ataque da competição, atrás de Ceará, com 24 gols, e Grêmio Prudente, com 28 gols. Em um momento delicado, restando apenas nove rodadas para o término da competição, é estritamente necessário que os atacantes permaneçam marcando o maior número de gols possíveis.
“Os gols estão saindo e só falta começarmos a vencer com mais frequência. Espero que isso possa acontecer logo também”, disse o atacante Val Baiano, acrescentando.
“Ter a confiança de um treinador com a grandeza do Luxemburgo deixa você mais confiante, mais tranquilo. Isso tudo ajuda bastante. Vamos trabalhando em cima disso. Tenho a certeza de que tudo vai melhorar jogo após jogo para o Flamengo", finalizou o atacante.
Read More

Flamengo se reapresenta em lua de mel com o técnico Vanderlei Luxemburgo

Vinicius Castro
No Rio de Janeiro

  • Luxemburgo: em alta no elenco rubro-negro
    Luxemburgo: em alta no elenco rubro-negro

Uma semana de volta ao Flamengo. Apesar do curto tempo, o entrosamento do técnico Vanderlei Luxemburgo com os jogadores rubro-negros já é bastante diferente de tudo o que viu este ano no clube da Gávea. Durante os treinamentos, é possível observar uma confiança recíproca.
Nesta terça-feira, os jogadores se reapresentaram no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e deram início a preparação para o jogo contra o Internacional, sábado, às 18h30, no Engenhão, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após a atividade, a relação elenco-treinador foi abordada de forma tranquila pelos jogadores, que consideram a equipe em condições de evoluir até o final da competição.
“O Vanderlei conhecia o grupo e sabia do nosso potencial. Ele é um treinador de gabarito. Com ele, todos têm de estar focados. É bom trabalhar assim. O Flamengo vive uma nova etapa. Vamos nos concentrar nesta reta final. Afastar de vez qualquer tipo de perigo de rebaixamento e garantir uma vaga na Sul-Americana. Pelo elenco, temos totais condições de alcançar esse objetivo”, afirmou o goleiro Marcelo Lomba.
Para o experiente Kleberson, a semana de treinos será importantíssima para estreitar ainda mais os laços com o novo comandante.
“É um momento bom para treinarmos e conhecermos melhor o Vanderlei. Vínhamos em uma maratona muito forte. Vamos colocar em prática o que ele pensa, um treinador vitorioso. É importante ter alguém com essa filosofia vencedora”, explicou o meia.
Willians treina normalmente
Na noite da última segunda-feira, um boato espalhado pelo Twitter deixou os familiares do volante Willians preocupados. Na “informação” postada, o atleta estaria “ensanguentado” em um hospital da Barra da Tijuca.
Willians treinou normalmente e a assessoria de imprensa do jogador informou que ele compareceu ao hospital apenas para que a sua esposa retirasse alguns pontos do braço após ter sofrido um corte.


Read More

Lomba quer Fla aproveitando tempo para corrigir posicionamento defensivo

Vinicius Castro
No Rio de Janeiro


  • Marcelo Lomba: confiança em melhora do Fla
    Marcelo Lomba: confiança em melhora do Fla

Os dois gols sofridos de bola parada no empate com o Avaí incomodaram os jogadores do Flamengo. Não foram os primeiros neste tipo de jogada no Campeonato Brasileiro, mas o Rubro-Negro deseja fazer com que tenham sido os últimos desta forma tão incômoda.
Tanto que a comissão técnica planeja intensificar os treinamentos táticos e de bolas paradas durante os próximos dias, já que o Flamengo só voltará a campo, sábado, às 18h30, no Engenhão, contra o Internacional, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O goleiro Marcelo Lomba pediu atenção dos companheiros em um artifício usado com frequência na competição.
“É uma arma que todos os times usam. 

Hoje em dia saem muitos gols desta forma. Usamos e os adversários também fazem contra a gente. Essa bola no primeiro pau para algum atacante desviar. Precisamos definir melhor a marcação e o professor Vanderlei já conversou conosco sobre o posicionamento. As coisas vão mudar. Temos de aproveitar o máximo esses treinamentos antes das partidas para acertar de vez a questão”, afirmou.
O elenco rubro-negro trabalhou em tempo integral nesta terça-feira e irá repetir a dose na quarta. Na quinta e sexta, as atividades serão apenas em um período.
Read More

Val Baiano concorda com Luxa e admite limitação: ‘Não sou de driblar’


Treinador pediu para atacante ficar próximo à área porque não tem técnica. Depois de três gols em dois jogos, ele assina embaixo


Por Eduardo PeixotoRio de Janeiro

Val BaianoVal Baiano agora se mostra mais tranquilo
(Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)
Ao orientar Val Baiano na estreia, Vanderlei Luxemburgo não deu rodeios: “Meu filho, fica próximo da área, porque se você ficar longe não tem jeito”. O recado foi esmiuçado em entrevista coletiva. Segundo o treinador, o atacante do Flamengo não tem técnica e precisa aproveitar as suas virtudes: bom posicionamento, finalização e faro goleador para triunfar.

Nos dois primeiros jogos sob nova direção, Val entendeu o recado. Ele entrou nos minutos finais do jogo contra o Atlético-GO e subiu com estilo para pôr fim ao jejum de dez partidas sem marcar no Rubro-Negro. Contra o Avaí a estratégia se repetiu. O camisa 9 aproveitou dois ótimos passes de Renato e marcou duas vezes antes dos 17 minutos de jogo. Puro oportunismo.

E Val sabe de suas limitações. Ele abaixa a cabeça e concorda com o diagnóstico de Luxemburgo:

- Ele está certo, sim. Não sou de driblar, sou homem de área, centroavante, que faz gols. A bola pouco chegou nos outros jogos. Deus colocou o Vanderlei na hora certa no Flamengo. Ele me deu o moral necessário – disse Val Baiano.

Nesta terça-feira o elenco volta aos treinamentos depois da segunda de folga. A tendência é que Val Baiano seja mantido no time titular na partida contra o Inter, sábado, no Engenhão. Afinal, o próprio Vanderlei afirmou que Deivid não é “homem de área”. Desta forma, Diego Maurício, o próprio Deivid e Diogo, se for liberado pelos médicos, disputariam a vaga no ataque.
Read More

Luxemburgo: 'Vou ganhar o Brasileiro no Fla no ano que vem'

Apesar do otimismo, treinador ressalta importância de transformações estruturais no clube e revela que foi sondado pelo São Paulo



Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
A intenção era ficar parado por algum tempo. Mas, após a queda de Silas, Vanderlei Luxemburgo não resistiu ao convite para voltar a treinar o Flamengo – clube do qual é torcedor declarado. Nesta segunda-feira, o novo técnico rubro-negro foi o convidado do programa “Bem, Amigos!”, do SporTV, e admitiu que a oportunidade de retornar à Gávea pesou em sua decisão de trabalhar novamente na temporada atual. Mais que isso, Luxa que assumiu a equipe em meio à luta para se distanciar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, não hesitou em declarar sua meta principal à frente do Rubro-Negro.

- Já fiquei cinco anos sem ganhar o Brasileiro antes, mas vou ganhar no Flamengo ano que vem. O flamenguista precisa saber que o maior projeto para os próximos dois meses é ganhar os nove jogos decisivos que teremos para começar um novo trabalho.

Apesar do otimismo, Luxemburgo afirmou que sua missão no clube vai além da busca por resultados. Ele quer se dedicar, também, a mudanças estruturais, especialmente no que diz respeito à construção de um centro de treinamento. Para isso, sua primeira medida foi vetar os treinaos na Gávea, onde fica, também, a sede social do clube.

- É a grande oportunidade. Se eu sentir que não vai mudar, será melhor ir embora. Temos que crescer com o Flamengo. (...) Não vamos mais à Gávea. Nosso local de trabalho vai ser o Ninho do Urubu, para acosutmar os jogadores e obrigar o clube a criar a estrutura.

Assista a mais vídeos do SporTV

Luxemburgo lembrou de suas passagens anteriores pelo Fla - como jogador e treinador - e destacou a diferença de realidades que viveu na Gávea.
- O Marcio Braga, quando assumiu o Flamengo, em 77, mudou o clube. Passou a ser um modelo de administração, quando eu fui jogador. Em 91, quando voltei para treinar o time, me assustei. O presidente era o Marcio Braga, mas tinha salário atrasado, tem aquela história de que não tinha bola para treinar... Eu tive que dar dinheiro do meu bolso aos jogadores. Tinha o Djalminha, o Marcelinho, o Paulo Nunes, o Rogério... O Gaúcho não perdeu um apartamento porque eu tirei dinheiro do meu bolso e emprestei.

O convite para voltar

Sobre seu retorno, Vanderlei explicou que foi procurado pelo ex-diretor de futebol, Zico, após a polêmica troca de farpas entre o zagueiro Jean e o então técnico Silas.
- O Zico me ligou, o Cantareli ligou para a minha esposa – nós temos uma amizade de mais de 40 anos. O Zico disse: “Estamos com um problema aqui e quero saber de você”. Eu disse que queria ficar parado até o fim do ano. Ele falou que o Silas deu uma entrevista que criou uma área de atrito com os jogadores.
Vanderlei então pediu tempo para consultar a família, mas acabou surpreendido pela saída do Galinho do clube.
- No dia seguinte, eu vi que ele saiu. Falei com o Isaias Tinoco: o Flamengo precisa decidir a própria vida, não a minha. Se quer mandar o Silas embora, não pode me usar para criar essa situação. Só quando decidiram mandar o Silas embora marcamos de conversar à noite e acertamos o contrato.

Conselho a Val Baiano
A torcida rubro-negra já viu uma transformação mais evidente, com a chegada de Luxemburgo: o fim do jejum de gols de Val Baiano, que marcou três vezes, em dois jogos. Vanderlei revelou a orientação que deu ao camisa 9.

- Meu filho, fica próximo da área que se você ficar longe não tem jeito.

Sondagem do São Paulo

Sobre os rumores de que teria sido procurado pelo São Paulo à época em que ainda estava no comando do Atlético-MG, Luxemburgo lamentou que as informações de bastidores tenham vindo a público após sua recusa.
- O Milton Cruz, quando saiu o técnico do São Paulo, me ligou a mando do presidente e perguntou se tinha a possibilidade de romper com o Atlético-MG e conversar com eles. Eu tinha um compromisso com o Atlético e disse que não posso. A coisa se tornou pública e eu fui ao Kalil para dizer que já havia recusado e que o resto era especulação. Ele foi para a imprensa e disse que eu tinha sido sondado, mas deveria ter ficado interno.

Interferência de empresários

A respeito das declarações que deu sobre a necessidade de se reciclar, Vanderlei Luxemburgo deu como exemplo a necessidade de aprender a lidar com a forte influencia dos empresários sobre os atletas.

- Hoje em dia, empresários pertencem à comissão técnica, sem pertencer. Eles atuam com você. Jogadores têm empresários diferentes. Quando você faz uma ação coletiva com proposta de jogo, há interferência do empresário com relação ao que é importante para o jogador. Como ele deve atuar, se deve ou não jogar um jogo. Você coloca compromissos e o jogador vai conversar com o empresário. Você não pode abandonar o empresário, mas tem que ter alguém do clube para conversar com eles. Alguém precisa fazer a cabeça do jogador junto de você. São coisas que trazem prejuízo. A relação entre jogador e técnico é diferente da que existia na nossa época. A interferência dos empresários desde as categorias de base é muito grande.

Gol de barriga

Vanderlei Luxemburgo lembrou que, em 2011, o futebol do Flamengo completará cem anos. O treinador, que comandou a equipe rubro-negra em 1995, quando era comemorado o centenário do clube, contou que uma adversidade daquela temporada o marcou: o gol de barriga de Renato Gaúcho na decisão do Campeonato Estadual. Luxemburgo espera poder revidar.

- Ano que vem é o ano do centenário do futebol do Flamengo. Eu sou flamenguista e uma das coisas que mais me frustraram foi aquele gol de barriga no ano do centenário. Agora espero que aconteça outro gol de barriga, dessa vez a favor do Fla.

Atlético-MG 'não deu liga'

Sobre sua passagem pelo Atlético-MG, o técnico lamentou o excesso de lesões sofridas por seus jogadores, inclusive a dele mesmo, que o obrigou a se afastar dos treinos do Galo.

- O Atlético-MG não deu liga. O clube deu toda condição de trabalho, contratamos jogadores. Mas o futebol não perdoa. Pela primeira vez passo por um clube que tenho muitos jogadores se machucando ao mesmo tempo. Fiz uma coisa pensada, mas arriscada. Trocar o time que jogou o Campeonato Mineiro e jogar com um novo. Mas os jogadores que eu contratei se machucaram: Obina, Mendez, Daniel Carvalho, os dois laterais. E eu me machuquei. (...) Na Europa o Ferguson, o Capello e o Mourinho, deixam seus assistentes trabalharem e só aparecem para montar a equipe. Com a minha lesão, fiz isso. Mas os jogadores brasileiros só respeitam o técnico. Minha lesão prejudicou o Atlético.
Read More

Urubutr