I made this widget at MyFlashFetish.com.

Zico lamenta escassez de talentos na base do Fla: ‘Abaixo do que é preciso’


Ex-diretor executivo de futebol rubro-negro diz que nível não é compatível com a tradição do clube



A gestão de Patricia Amorim se propõe a reconduzir o Flamengo à condição de formador de craques. Há seis meses, o diretor administrativo, Carlos Brazil, e o diretor geral da base, Carlos Noval, designados pela mandatária, arregaçaram as mangas e tocam projetos inéditos para evitar o desperdício de promessas. Pouco mudou estruturalmente. A iniciativa esbarra em obstáculos financeiros e até políticos. Na ausência de recursos, acriatividade é a válvula de escape para tentar deixar um legado de profissionalismo, reorganização e bons frutos.
No período em que foi diretor executivo de futebol do Fla, Zico aprovou a iniciativa da dupla e prontificou-se a ajudar no que fosse preciso. O Galinho, no entanto, faz um diagnóstico negativo das futuras gerações de jogadores rubro-negros.
Zico com proteção no braçoCom o braço direito imbobilizado, Zico sorri em entrevista (Foto: Clícia Oliveira / GLOBOESPORTE.COM)
- O Flamengo precisa de renovação. Infelizmente na categoria de base não tem tantos jogadores para se renovar. A única categoria que pode dar frutos é o juvenil. Os juniores deixaram muito a desejar. Só o Galhardo e o Diego Maurício (hoje entre os profissionais). No mais, os outros estão muito abaixo do que é preciso para ser jogador do Flamengo. Espero que o Vanderlei (Luxemburgo) possa aproveitar esses jogadores do juvenil – disse.
Infelizmente na categoria de base não tem tantos jogadores para se renovar. A única categoria que pode dar frutos é o juvenil. Os juniores deixaram muito a desejar."
Zico
A campanha sofrível no Campeonato Brasileiro escancarou as deficiências do Flamengo. Escapar do rebaixamento perdendo em casa para o Cruzeiro reforçou a necessidade de mudança, de reformulação. Luxemburgo iniciou o processo esta semana e as decisões serão anunciadas em breve. A principal missão é tornar o grupo mais jovem.
- Torci muito para que o Vanderlei desse jeito no time. Quando se tem uma equipe que não está autoconfiante, tudo dá errado, nem treinador consegue dar jeito. Mas poucos têm a competência do Vanderlei – elogiou.

A tão aguardada volta de Zico ao Flamengo durou pouco: apenas quatro meses. No dia 30 de maio, após uma reunião com a presidente Patricia Amorim, o maior ídolo do clube assinou um contrato como diretor executivo até dezembro de 2012 – o que acabou sendo bem mais curto, com o antigo compromisso de parceria do Rubro-Negro com o CFZ sob suspeita do Conselho Fiscal. Foi a gota d’água para o desligamento, no início de outubro. No tempo em que esteve na Gávea, o Galinho teve de lidar com o caso Bruno, além das negociações contestadas.

- Acho que foi um ano atípico. O Flamengo precisa de muitas mudanças. A maioria das vezes consegue armar bons times, mas deixa a desejar na infraestrutura e foi por isso que eu voltei ao Flamengo. Muitas coisas não dependem da gente. Não consegui realizar aquilo que eu pretendia. Procurei deixar alguma semente no sentido do que precisava ser feito. Ao ganhar o campeonato (Brasileiro de 2009), o Flamengo não fez um planejamento para o ano seguinte. Perdemos jogadores que são difíceis substituir no meio da competição. Eu peguei o trem andando. Não deu certo, mas foi uma experiência gratificante – comentou.
zico flamengo tijolinho pedra fundamental ctZico exibe o tijolinho com seu nome que ficará no
novo CT do Fla (Foto: agência Vipcomm)
No início do mês passado, Zico apoiou o projeto “Rubro-negro para sempre”, popularmente chamado de “campanha do tijolinho”. A iniciativa é o primeiro passo para o crescimento e modernização do CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, ainda com estrutura precária para atender a base e os profissionais, e foi uma das prioridades do ex-dirigente. A ligação com o clube está mantida, mas o tom ainda carrega certa mágoa.
- Em nenhum momento eu tive o apoio da Patricia Amorim e falei isso para ela. Ela não fez nada para me ajudar. Minha cabeça está tranquila. Não vou de maneira nenhuma ficar com sorrisinhos e falsidade com pessoas em quem eu não confio mais.
Na semana passada, Zico passou por uma artroscopia no ombro direito. A cirurgia foi um sucesso, mas o tempo de recuperação é de seis semanas. Como o Jogo das Estrelas, organizado por ele, será dia 26 de dezembro, no Engenhão, o camisa 10 da festa virou dúvida.
Read More

Médico do Flamengo, Giuseppe Taranto morre no Rio de Janeiro


Zico lamenta falecimento do amigo de mais de duas décadas neste sábado


Médico do Flamengo desde a época de Ouro do clube, quando ao lado de Zico e Júnior, conquistou o título mundial de 1981, Giuseppe Taranto faleceu neste sábado. O profissional estava lutando contra um câncer de intestino e se preparava para mais uma cirurgia nesta manhã. No entanto, não resistiu e morreu já no hospital na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O corpo deve ser velado na Gávea, sede do clube rubro-negro.
Amigo pessoal de Taranto, Zico estava a caminho do hospital para aguardar a saída do médico da sala de cirurgia quando recebeu a notícia.
- Dr. Taranto é uma das amizades mais fortes que fiz dentro do Flamengo. Um amigo da família, uma pessoa com quem eu falava constantemente e que costumava comemorar os aniversários junto comigo, pois ele é do dia 4 de março. É a perda grande de um grande amigo, mas também de um excelente médico que dedicou boa parte de sua vida profissional ao Flamengo - declarou Zico, que prestou sua condolências à esposa do médico, Sônia, e seus dois filhos, Fabio e Patricia.
Read More

Com oportunidade no último jogo do ano, Fierro diz: 'Sou profissional'

  • Fierro: boa chance no último jogo do ano no Fla
    Fierro: boa chance no último jogo do ano no Fla

O chileno Fierro chegou ao Flamengo em 2008. Desde então, o seu futebol ainda pode ser considerado uma incógnita para a torcida rubro-negra. Jogando tanto na ala quanto no meio-campo, o jogador pode ser uma das opções para o clube em 2011, e terá a grande chance de provar o seu potencial neste domingo, contra o Santos, às 17h, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Confirmado na equipe titular, Fierro garante que nunca desanimou em estar no Flamengo apesar de ter passado bastante tempo sem nem sequer ser relacionado para as partidas.
“Sou profissional, treino bastante e me dedico muito a cada treinamento, independentemente de chance como titular, de ficar no banco... Nunca vou reclamar, nunca vou falar mal de ninguém, nada disso. Estou feliz aqui no Flamengo e espero poder me sair bem nessa oportunidade de começar jogando. Vai ser importante ajudar a equipe. Espero corresponder”, disse, ao site oficial do clube.
Fierro sabe que será observado atentamente pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Apesar de ter contrato até 2012 com o Flamengo, o chileno tem ciência da importância de conseguir ter a confiança do chefe.
“Jogar uma partida assim, um pouco mais tranquilo após deixarmos a parte de baixo da tabela será importante. Vou trabalhar para me sair bem e também para mostrar serviço para o ano que vem. Sei que a cada jogo temos de fazer o melhor”, encerrou.
Read More

Adeus ano velho: David faz planos e pretende recuperar seu espaço


Zagueiro será titular contra o Santos, neste domingo. Em 2011, quer ajudar o Flamengo a reencontrar o caminho dos títulos


Por Richard SouzaRio de Janeiro


david no treino do flamengoDavid espera por 2011 com otimismo
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
David fez 30 jogos pelo Flamengo em 2010. Poderia ter feito mais. Titular até a parada para a Copa do Mundo, o zagueiro perdeu a vaga no time por causa de uma longa novela de renovação de contrato. Desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo, no início de outubro, foram apenas três partidas. O técnico optou por Welinton e Ronaldo Angelim.
Neste domingo, na despedida do Brasileirão, o defensor terá nova chance. Contra o Santos, na Vila Belmiro, volta a ser titular. O jogador vive a expectativa pela chegada de 2011. Como o Rubro-Negro adquiriu 50% dos direitos econômicos dele no meio desta temporada, deve passar imune ao processo de reformulação.

Em um ano, o Flamengo viu sua condição de detentor do título do Campeonato Brasileiro virar resistência contra o rebaixamento. Desde aquele 6 de dezembro de 2009, uma tarde de domingo de Maracanã abarrotado, de gente e de alegria, muita coisa mudou. David lembra daquele dia com detalhes. Foi dele o primeiro gol da vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, a vitória do hexa.

- Fiquei triste por não ter tido uma sequência, mas estou feliz pela oportunidade no último jogo e por estar nos planos para o ano que vem. Mais uma vez, na última rodada, estou presente. Ano passado, era uma decisão, uma situação diferente. Vou encarar como se fosse uma outra decisão e espero ajudar meus companheiros a conquistar a vaga para a Sul-Americana – disse.
Luxemburgo começa a executar seu planejamento e a maior missão é rejuvenescer o grupo. Aos 23 anos, David quer ser parte deste processo.
- Temos de pegar o que passou de ruim no ano e usar como aprendizado, trabalhar duro na pré-temporada, tentar fazer tudo diferente, fazer o Flamengo brigar novamente por títulos. Nós, mais jovens, vamos procurar usar esta juventude para ajudar – frisou.
O Flamengo enfrenta o Santos às 17h. Em 15º lugar, com 43 pontos, o Rubro-Negro ainda tem chances de conquistar a vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.
Read More

‘Cheio de mãos’, Paulo Victor quer aproveitar chance como titular


Goleiro, de 23 anos, vai começar um jogo oficial pela primeira vez no Fla. Neste domingo, Rubro-Negro se despede do Brasileiro contra o Santos


paulo victor no treino do flamengoPaulo Victor durante coletiva no Ninho do Urubu
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
A diretoria do Flamengo pretende buscar um goleiro mais experiente. Aos 24 anos, Marcelo Lomba assumiu a posição na fogueira por conta da prisão de Bruno e teve um bom início. Entretanto, falhou na reta final do Campeonato Brasileiro. Ainda não é unanimidade entre os torcedores.
Na última partida do Nacional, neste domingo, contra o Santos, Vanderlei Luxemburgo vai fazer uma série de observações. Uma delas será o teste de Paulo Victor, de 23 anos. Será a primeira oportunidade dele na equipe principal num jogo oficial. Em 2006, atuou em um amistoso contra o Volta Redonda. Dois anos depois, foi emprestado ao América para jogar o Carioca. Nesta temporada, foram duas partidas: amistoso contra o Brasília e o clássico contra o Vasco, pelo Brasileiro sub-23. A ansiedade não o atinge.
- Fiquei ansioso quando tinha 15 anos e tive de estrear na base. Tenho seis anos de Flamengo e o momento que vivo é especial. Hoje, o time não está vivendo uma boa situação e é o momento em que vou entrar. É só manter a tranquilidade, conheço a casa, o clube, sei como a torcida é, a cobrança. Mas para mim é normal, porque venho trabalhando há quatro anos e meio no profissional e há seis no Flamengo – disse.
Paulo Victor está feliz, mas não surpreso. Diz que sempre trabalha para jogar. Em um momento de montagem do grupo para 2011, sabe que qualquer chance tem de ser aproveitada.
- Tem que agarrar com todas as mãos, colocar mais umas três aqui. É um momento de especulação, quem vem, quem sai. Tenho que mostrar que o Flamengo está bem servido. O Lomba mostrou e agora é minha vez. Se tivesse só dez minutos para me mostrar, daria o máximo – afirmou.
Falar em disputa por posição é inevitável, mas o goleiro faz questão de elogiar o companheiro.
- O Lomba está de parabéns pelas atuações, entrou num momento difícil, mostrou qualidade, capacidade. É um tremendo goleiro, que acompanho desde quando cheguei aqui. Sabia que o momento dele chegaria e ele correspondeu. Eu vejo a minha oportunidade de estar entrando, cada um tem o seu espaço. Não sou eu quem escala. Cada um tem de entrar e fazer o melhor. Já fui o quarto goleiro há dois anos, era o terceiro no ano passado, hoje sou o segundo. Tem de estar preparado sempre, independentemente da posição. A oportunidade chegou, sabia que chegaria - comentou.

Flamengo e Santos se enfrentam, às 17h, deste domingo, na Vila Belmiro, pela última rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro tem 43 pontos e é 15º na tabela, ainda com chances de conseguir a vaga para a Sul-Americana.
Read More

Luxemburgo vive rotina de reuniões para remontar o Flamengo


Na última semana de treinos, técnico se divide entre o trabalho no campo e as negociações


Por Richard Souza e Igor ChristRio de Janeiro

José Luiz Runco Luxemburgo  FlamengoLuxemburgo com o preparador físico Antônio Mello
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
O Flamengo se despede do Campeonato Brasileiro no próximo domingo, mas o trabalho de Vanderlei Luxemburgo não vai parar. Logo que o time assegurou a permanência na Primeira Divisão, há uma semana, o técnico passou a reunir-se com o departamento de futebol para planejar a nova temporada. Luxa reconhece que é hora de o clube aproveitar o fracasso do ano para se reconstruir. A principal missão é tornar o grupo mais jovem e todas as decisões vão passar por ele.
Ao longo desta semana, tem se dividido entre a rotina de treinos e uma série de reuniões. Nesta sexta-feira, por exemplo, encontrou-se com a presidente Patricia Amorim. No fim do dia, a mandatária esteve no Ninho do Urubu.
- A grande conquista do Flamengo era se manter na Primeira Divisão. Agora, estou começando a tomar algumas decisões, começo a olhar para a próxima temporada. Temos a possibilidade de Sul-Americana, mas a grande conquista do Flamengo foi ficar. Se acontecer a Sul-Americana, ótimo. Se não acontecer, estamos começando a direcionar alguma coisa. Tenho dormido. Estava sem dormir antes, com o negócio de Segunda Divisão. Mais ou menos também, porque tem a confusão de montar o time para o ano que vem. Vamos montar o elenco para a próxima temporada com calma. Uns saem, outros chegam. Normal, um processo de mudança – disse.

O volante Fernando foi o primeiro passo deste processo. Apesar de quase não ter sido aproveitado por Luxemburgo, teve o contrato renovado até o fim do próximo ano. O técnico acredita no potencial do jogador de 24 anos.
Luxa não fala sobre contratações. Diz apenas que está trabalhando de maneira intensa, observando o mercado.
- O Flamengo precisa montar elenco, mas as situações vão ser discutidas internamente. Vou ter uma semana de férias. Tenho de remontar a próxima temporada. Tem reunião para contratação, reunião de planejamento, disso, daquilo. Domingo tem jogo, segunda vou tomar um chopp, terça tem reunião. E assim vai (risos) – brincou.

Neste domingo, o Flamengo enfrenta o Santos, às 17h, na Vila Belmiro. O Rubro-Negro tem 43 pontos, em 15º, e ainda tem chances de conquistar a vaga na Copa Sul-Americana
Read More

Luxemburgo mexe de novo na equipe do Flamengo

Durante coletivo, técnico fez alterações no gol, na zaga e no ataque



Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo no jogo contra o Cruzeiro. (Foto: Gilvan de Souza)Vanderlei Luxemburgo muda time durante coletivo. (Foto: Gilvan de Souza)
LANCEPRESS!

Sexta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez mais mudanças na equipe em busca da escalação para o jogo contra o Santos. Na zaga, Welinton deixou o time para a entrada de Jean. No gol, Paulo Victor esteve no lugar de Marcelo Lomba, enquanto Negueba assumiu a vaga de Diego Maurício no ataque. O treinador negou que a formação da equipe já seja visando uma formação para a próxima temporada.

– Não é isso. Vamos analisar tudo com calma, o planejamento vem sendo feito. Mas são coisas internas. Sabe quando vou revelar isso para vocês (imprensa)? Nunca! – brincou o treinador.

Durante esta semana, Luxemburgo se reuniu com a cúpula do futebol rubro-negro, formada pelo diretor de futebol Luiz Augusto Veloso, e o gerente de futebol Isaías Tinoco. Na sexta-feira houve mais uma reunião e, segundo o técnico, a tendência é que elas não parem.

– Terei uma nova no sábado, na segunda, na terça...Essa época é assim mesmo – minimizou o treinador rubro-negro.
Read More

Urubutr