I made this widget at MyFlashFetish.com.

O paizão: Renato acolhe e ajuda na adaptação dos garotos do Fla


No Dia dos Pais, meninos que ainda buscam espaço no clube destacam o apoio do camisa 11 rubro-negro





Renato é pai das pequenas Karen e Rebeka. Dentro do Flamengo, no entanto, o meia tem pelo menos mais quatro crias. Aos 33 anos, ele está entre os mais experientes do grupo e é apontado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo como um dos pilares do time ao lado de Ronaldinho, Léo Moura e Ronaldo Angelim. Além da regularidade dentro de campo, assume a responsabilidade de orientar os garotos. Desde que retornou ao clube, na temporada passada, tem sido assim. Diego Maurício (20 anos), Negueba (19), Adryan (17) e Luiz Antonio (20) são os filhos de coração que ele adotou.
renato abreu treino flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Renato: responsabilidade em campo e fora dele (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
O camisa 11 procura repetir com os companheiros mais jovens aquilo que fizeram por ele. Coincidentemente, na época da chegada ao Corinthians, em 2001, aos 23 anos, recebeu o apoio de um jogador que também viraria ídolo no Rubro-Negro.
- Naquela época, um cara que tentou me ajudar foi o Fábio Luciano. Mas foi de uma forma diferente. Ele conversava comigo, mas eu procurava observar muito. Foi com esse tipo de atitude que consegui crescer, além de todo o apoio que o Fábio me dava. Não concentrava com ele, mas era um líder que tentava ajudar todo mundo – lembra.
É difícil chegar num grupo com tantos jogadores consagrados. O máximo que posso fazer é deixar que isso seja natural para eles. Mas existe a hora de brincar e a hora de cobrar."
Renato (paizão)
Com os meninos do Flamengo, Renato procura tornar o ambiente mais agradável, para que todos fiquem à vontade. Só que também há espaço para cobranças.
- É difícil chegar num grupo com tantos jogadores consagrados. O máximo que posso fazer é deixar que isso seja natural para eles. Mas existe a hora de brincar e a hora de cobrar. É uma questão de profissionalismo.
Promovido ao time principal no ano passado, Negueba, que está com a Seleção Brasileira sub-20 no Mundial da Colômbia, foi parceiro de quarto do meia e guarda boas lembranças.

- O Renato me recebeu bem demais. Conversamos muito e ele me deu conselhos sobre como agradar o professor (Vanderlei) Luxemburgo. Aproveitei também para perguntar tudo.

O xodó do jogador no momento é Luiz Antonio. Além de atuarem no mesmo setor, inclusive juntos em algumas partidas, dividem o quarto nas concentrações. É um tal de meu filho para cá, meu pai para lá...
Luiz Antonio do Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Luiz Antonio é fã do camisa 11: 'É meu paizão'
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
- O Renato é meu paizão. Tenho intimidade com ele, é um companheiro que ajuda, passa experiência. Dividimos quarto nas concentrações. Chamo ele de pai, ele me chama de filho. É bom ter um companheiro como ele. Dá mais segurança, ele orienta, diz como temos de lidar com certas situações, sempre tem uma palavra de apoio – contou Luiz.
Quem acaba de chegar também foi acolhido. Tratado como joia da base rubro-negra, o meia Adryan ainda busca espaço entre os profissionais, mas é outro que está sob os cuidados de Renato.
- Quando eu cheguei no elenco, alguns vieram conversar comigo, me aconselhar e me apoiar. Entre eles estava o Renato, me ajudou como um paizão mesmo, um cara sensacional, ídolo – elogiou.
Neste domingo, Dia dos Pais, o meio-campista vai tentar ajudar o Flamengo a retomar a liderança do Brasileirão. O time enfrenta o Figueirense, em Florianópolis, às 16h (de Brasília). O Rubro-Negro tem 33 pontos, assim como o Corinthians, mas perde no número de vitórias (10 a 9).

A TV Globo transmite para toda a rede, exceto os estados de RS, PR, SP, MG, GO, TO, CE e DF e a região de Florianópolis. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Renato com as filhas flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Renato com as filhas Karen e Rebeka depois de um jogo no Engenhão (Foto: Richard 
Read More

Na Ilha da Magia, Fla põe poderes à prova contra o Figueirense


Na 16ª rodada, Rubro-Negro tem a chance de reassumir a liderança. Catarinenses estão motivados com duas vitórias seguidas



Florianópolis. Terra que Ronaldinho conhece bem. O dia e a noite. A Ilha da Magia foi refúgio do craque às vésperas do acerto com o Flamengo. Aqui, o camisa 10 relaxou, se divertiu com amigos e curtiu os últimos dias de férias antes de assinar contrato até o fim de 2014 e vestir rubro-negro. Neste domingo, ele volta ao lugar como protagonista do time e do Campeonato Brasileiro. O astro é o artilheiro da competição com nove gols e comanda a equipe de Vanderlei Luxemburgo na tentativa de retomar a liderança. O Fla tem a mesma pontuação do Corinthians, 33, mas perde no número de vitórias: 10 a 9.
O adversário será o Figueirense, no Orlando Scarpelli, às 16h (de Brasília). O time é comandado por Jorginho, jogador do clube da Gávea entre 1984 e 1989. Foi campeão carioca em 86 e do Brasileiro de 87. O Figueira é o oitavo na tabela, com 22 pontos. Nas duas rodadas anteriores, derrotou Botafogo e Atlético-MG. Contra o Fla, será uma tarefa complicada. Os cariocas estão em segundo na tabela, têm o melhor ataque, com 28 gols, a segunda melhor defesa, com 13, e ainda não perderam na competição (nove vitórias e seis empates). Neste sábado, aliás, completaram 100 dias de invencibilidade.
ronaldinho gaúcho treino flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Será que Ronaldinho apronta hoje? (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Héber Roberto Lopes abita a partida, auxiliado por Roberto Braatz e Bruno Boschilia. A TV Globo transmite para toda a rede, exceto os estados de RS, PR, SP, MG, GO, TO, CE e DF e a região de Florianópolis. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real..
Read More

Urubutr