I made this widget at MyFlashFetish.com.

Remanescentes do time campeão em 2009 agradecem contribuição de novatos

Bruno e Angelim lembram que o Flamengo, mesmo desfalcado, mostrou a força do elenco: ‘Eles deram conta do recado’, disse o goleiro

A lista de desfalques do Flamengo durante a pré-temporada aumentou dia a dia. No fim, Andrade mandou a campo nas duas primeiras rodadas uma equipe sem sete titulares. O panorama era temerário e podia desencadear um início de ano recheado de pressão. Mas os novatos aproveitaram a chance. Se no primeiro jogo, Fierro, Fernando e Kleberson destacaram-se na vitória por 3 a 2 sobre o Duque de Caxias, nesta quarta-feira os pratas da casa Bruno Mezenga e Vinícius Pacheco souberam aproveitar a chance. - Entramos em campo com jogadores novos. Mas eles deram conta do recado e isso é muito importante – ressaltou o goleiro Bruno. Angelim, que ficou fora do primeiro jogo, seguiu a mesma linha e destacou a força do elenco rubro-negro. - O Flamengo tem um grupo forte, com 18, 20 jogadores. É bom a equipe vencer, mesmo incompleta. Quem entrou, correspondeu – declarou o autor do gol do título brasileiro de 2009. Na próxima rodada, Adriano e Vagner Love devem jogar, Álvaro retorna ao time após cumprir suspensão. Léo Moura, recuperando-se de uma cirurgia no nariz, ainda é dúvida. Já Pet, que resolveu a partida nesta quarta, talvez continue no banco. - Ele é diferenciado. Tocou na bola uma vez e fez o gol. E olha que ainda tem Adriano, Love, Léo Moura, Juan, Álvaro, Maldonado, Willians... – listou Ronaldo Angelim.

Fonte: Globoesporte.com
Read More

No reencontro com os rubro-negros, Pet dá presente: ‘Essa torcida é maravilhosa’

Meia entra no segundo tempo, faz belo gol e comemora início sem tropeços

Foram necessários quatro minutos para Petkovic indicar que 2010 será como 2009. Festejado pela torcida quando estava no banco de reservas, o apoiador entrou em campo no lugar de Mezenga e fez o terceiro gol do Flamengo na vitória por 3 a 1 sobre o Volta Redonda. Um gol, não. Mais um golaço. Utilizando bem a característica do drible curto e do chute preciso, o camisa 43 deixou Herbert no chão e acertou o canto esquerdo de Everton. - Aproveitei. Mas não será sempre assim. O jogo estava difícil, entrei e tive a felicidade de fazer uma jogada bonita – declarou. Pet classificou o gol como um presente para os rubro-negros que estiveram no estádio da Cidadania. - Essa torcida é maravilhosa. Viram como eles me receberam antes e durante o jogo? Ainda bem que fiz o gol. Eles mereceram – afirmou o jogador.

Apesar de bastante desfalcado, o Flamengo venceu os dois primeiros jogos na Taça Guanabara. Motivo de vibração e tranquilidade. - É muito importante vencer. Não importa jogar bonito neste momento. Queremos pontuar porque não estamos bem fisicamente, muitos jogadores ainda não jogaram e teremos competições muito difíceis pela frente – disse Petkovic. O Flamengo volta a campo no próximo sábado contra o Bangu, no Engenhão. A partida deve marcar a estreia de Vagner Love e a volta de Adriano.

Fonte: Globoesporte.com


Read More

Mezenga celebra primeiros gols pelo Fla: 'Tirei um peso das costas'


Andrade diz que atacante rubro-negro, de 21 anos, tem tudo para ser um ótimo jogador: 'Só precisa amadurecer mais um pouco'


Uma das surpresas de Andrade na escalação para enfrentar o Volta Redonda foi a entrada de Bruno Mezenga. Mas foi justamente o desacreditado atacante que aliviou a vida do Flamengo na vitória por 3 a 1, nesta quarta-feira. Os dois gols e a boa atuação foram elogiadas pelo treinador. - Ele vinha sendo criticado, até pela atuação no primeiro jogo (contra o Duque de Caxias). Muitos achavam que eu não deveria colocá-lo em campo. Mas o Mezenga tem tudo para ser um grande atacante: chuta com as duas pernas, tem bom porte físico... Só precisa amadurecer um pouco mais – elogiou Andrade. Bruno Mezenga, por sua vez, concedeu sua primeira entrevista coletiva após um jogo. Ele demorou 20 jogos até marcar seu primeiro gol pelo time profissional do Flamengo, apesar de ter sido artilheiro em todas as divisões de base.

- Na base eu sempre fiz bastante gols e hoje eu fui premiado com os meus dois primeiros gols. Subi para o profissional em 2005, com 16 anos. Foi um alívio muito grande. Já havia feito gols em outros clubes, mas esta partida ficará na minha mente para sempre – disse o atacante, de 21 anos. Ele agradeceu a oportunidade dada por Andrade e disse que saberá dosar bem os elogios que virão esta semana. - Andrade sabe do meu potencial e me conhece desde a base. É normal agora as pessoas elogiarem. Tem de estar acostumado a isso. Quando jogamos bem, todo mundo aplaude. Quando vamos mal, todo mundo vaia. Estou tranquilo e tirei um peso das minhas costas – afirmou Mezenga.


Fonte: Globoesporte.com
Read More

A opinião do Urubutr sobre : Volta Redonda 1 x Flamengo 3


No segundo jogo da temporada o Flamengo já mostra uma evolução com a entrada de Ronaldo Angelim no lugar de Alvaro expulso no último jogo, mais o destaque de hoje sem dúvido é Bruno Mezenga, a eterna promessa do Flamengo, enfim, desencantou marcando 2 gols decisivos hoje.
Outro destaque foi Dejan Petkovic entrou no lugar de Bruno Mezenga e após 5 minutos fez um belo gol. Em resumo o Flamengo não fez um ótimo jogo mais já era esperado, mais se observa que jogadores como Bruno Mezenga, Vinicius Pacheco e Gil merecem ser olhados com carinho, Já Obina é uma eterna interrogação, não fez um mal jogo mais ainda não é o Obina do Palmeiras. É isso ai, com mais alguns reforços esse time pode ir longe.

Bruno
Nota: 5,5 Quando exigido foi bem, não teve culpa no gol.

Everton Silva
Nota: 5,0 Muita velocidade mais peca na hora de passar a bola pro companheiro, erro muitos passes.

Ronaldo Angelim
Nota: 6,5 A garra de sempre, joga correto e ainda tentou umas escapas pro ataque.

David:
Nota: 6,0 Um pouco duro, mais desempenhou bem o seu trabalho

Fierro:
Nota: 5,0 Pra quem quer ir pra copa do mundo tem que melhorar o rendimento, errou muitos passes.

Toró
Nota: 7,0 Muito bem no jogo, ta cada vez mais se garantido no time titular.

Fernando
Nota: 6,5 Desempenhou bem o seu trabalho.

Kleberson
Nota: 6.5 Apareceu bem pro jogo, armou boas jogadas.

Vinicius Pacheco
Nota: 6,5 Fez o cruzamento pro segundo gol, se movimentou bem, merece mais chances.

Bruno Mezenga
Nota: 7,5 Fez muito bem o seu papel, nas duas oportunidades que teve, deixou sua marca.

Obina
Nota 5,5 Não é o Obina que saiu do Flamengo ano passado mais também não lembra o Obina do Palmeiras.

Petkovic
Nota: 7,5 Craque, deu no pé dele ele resolve, belo gol.

Gil
Nota 6,5 Entrou no fim, mais mostrou vontade, merece mais chances.

Erick Flores
Nota: - Entrou nos acréscimos.

SRN
Read More

Belleti é a bomba que Rica Perrone disse que estava pra estourar no Flamengo


Jogador do Chelsea, de 33 anos, viria para jogar no meio-campo. Ele tenta liberação no clube londrino, que pode ocorrer nesta quinta-feir


Um pentacampeão mundial de 2002 para fazer companhia a Kleberson encabeça a lista de reforços do Flamengo para a Taça Libertadores. Enquanto está em fase final de acerto para trazer o meia Ramon, o Rubro-Negro também negocia com Belletti. O jogador foi titular do Chelsea nas últimas rodadas do Campeonato Inglês, mas recebeu com empolgação o interesse carioca. Tanto que já deixou praticamente tudo acertado com a diretoria, enquanto tenta a liberação com a equipe londrina. A parte salarial está equacionada, e o contrato teria dois anos de duração. Originalmente lateral-direito, Belletti passou a jogar no meio campo nas últimas temporadas. Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, demonstrou espanto com a informação. - Flamengo? Isso é surpresa para mim. Até porque o Chelsea já falou que não me libera agora em janeiro (o contrato dele termina em agosto deste ano) - disse o jogador, antes de desconversar e desligar o telefone. Apesar da declaração, há otimismo entre as pessoas envolvidas na negociação. Principalmente, pelo fato de o jogador tentar a rescisão com o Chelsea há algumas semanas. O distrato, inclusive, pode acontecer nesta quinta-feira. Com isso em mãos, será questão de dias o acerto oficial com o Flamengo.

Fonte: Globoesporte.com
Read More

Dono da bola do Brasileiro, Marcos Braz revela: 'Esse foi o título da raiva'

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, dirigente relembra momentos da conquista e mira 2010: ‘Faço o que for pela Libertadores’
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro

A primeira preocupação de Marcos Braz quando o árbitro Heber Roberto Lopes apitou o fim de Flamengo 2 x 1 Grêmio não foi festejar o título brasileiro. O dirigente preocupou-se em achar a bola do jogo. Estava ali a relíquia de uma conquista árdua e que o fez singelamente confessar: o título teve gostinho de vingança. Resultado da raiva que sentiu pelo que ouviu quando foi efetivado na vice-presidência de futebol, no fim de julho.

Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM

Marcos Braz com as bolas dos títulos da Copa do Brasil de 2006 e brasileiro de 2009

Os tempos eram outros. O técnico Cuca acabara de ser demitido e toda a cúpula do futebol, comandada por Kleber Leite, aproveitou o turbilhão político do clube e a posição insossa na tabela (11º lugar) para abandonar o barco. Marcos Braz recebeu o convite de Delair Dumbrosck e topou. Passou por momentos difíceis, como a derrota por 3 a 0 para o Avaí.

- Ali foi muito complicado. Estávamos com time destruído, cheio de garotos. Foi nossa terceira derrota consecutiva, as coisas não iam bem. Mas o Delair me deu respaldo, e eu também garanti o Andrade. Ainda bem, porque no fim valeu a pena - disse o empresário.

Mas engana-se quem pensa que Braz caiu "do nada" à frente do carro-chefe do Flamengo. Estava na diretoria dos esportes olímpicos. Lá, ajudou na conquista do bicampeonato brasileiro e no título sul-americano com o basquete. Porém, a praia dele sempre foi o futebol. Ao lado do mesmo Kleber Leite, participou do título da Copa do Brasil de 2006. Roubou a bola também. E a exibe orgulhoso.

- Foi mais legal conseguir essa. Até porque o mando de campo era do Vasco. Pedi educadamente ao gandula. Ele avisou que não daria e virou de costas. Dei um leve toque e a bola caiu no chão. “Essa tu perdeu”, disse, enquanto pegava e saía correndo. Ele até fez cara de bravo, mas para quem trabalha no futebol isso é a coisa mais normal do mundo – contou, sorridente, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM no hotel que serve de concentração para o Flamengo, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro.

Listar obstáculos e êxitos da trajetória do título nacional demanda tempo e paciência de Marcos Braz. Vez ou outra, ele pede para acrescentar algum detalhe ao que havia dito. Como, por exemplo, destacar a participação do capitão Bruno.

- O futebol é muito complicado e hoje mesmo posso ter um problema sério com ele. Mas é bom deixar claro que o Bruno tem meu agradecimento especial. Ele entendeu meu sofrimento e minha agonia – desabafou o dirigente.

Confira abaixo a íntegra da entrevista do dirigente rubro-negro:

GLOBOESPORTE.COM: De onde surgiu esse fascínio por levar para casa as bolas dos títulos que participa?

Marcos Braz: - Certa vez, vi uma entrevista do Zagallo e ele falou sobre isso, que guardou a bola de um título. Aquilo ficou na minha cabeça. Quando conquistasse algo no futebol, a primeira coisa que faria seria pegar a bola. Fiz na Copa do Brasil, em alguns Estaduais e no Brasileiro.

Quais foram as diferenças da Copa do Brasil de 2006 para o Brasileiro do ano passado?

- Ah, a Copa do Brasil foi o título do coração. Eu contribuía como diretor. Mas em 2009... Posso dizer que esse foi o título brasileiro da raiva! O sentimento era esse. Quando eu assumi, muita gente falou que o Flamengo iria cair para a Segunda Divisão, que comigo à frente a coisa iria degringolar. Escutei tudo e por isso foi um título tão especial. Embora eu saiba que não é um sentimento legal, foi raiva mesmo o que senti. É uma grande conversa fiada dizer que peguei o time bem encaminhado.

E a comemoração foi em tom de raiva?

(risos) - Olha, posso dizer que foi o único dia que perdi a linha. Foi um desgaste muito grande de julho a dezembro. Sei que no fim da noite do título, quase 6h, eu estava abraçado a três jogadores em cima da mesa da boate onde comemoramos o título. Não vou citar os nomes para não expor os meninos, mas estávamos um pouco animados.

Citam a manutenção do Andrade, o respaldo ao Petkovic e a contratação de Álvaro e Maldonado como seus principais acertos em 2009. Concorda?

- Não. Meu principal acerto foi cumprir noventa e cinco por cento das coisas que combinei com os jogadores. Isso desencadeou muitas coisas boas e gerou uma confiança grande deles em mim.

Houve algum momento que o grupo desistiu do título?

- Teve uma época que foi complicada. Ganhamos vários jogos consecutivos e não saímos do lugar. Nosso time parecia um caminhão sem freio descendo a ladeira, atropelando tudo e não entrávamos sequer no G-4. Tal situação provocou um desgaste no grupo. E a derrota por 2 a 0 para o Barueri também foi complicada. Ali muitos passaram a ver que a Libertadores seria nosso objetivo. Mas acho que, no fundo, cada um a seu modo acreditava.

Quem, por exemplo?

- Não gosto de citar jogador individualmente. Mas o Bruno me ajudou bastante... (pausa) Cara, o Bruno foi muito importante. Não estou falando só daquilo que ele fez dentro de campo, realizando defesas incríveis, pegando vários pênaltis. Até porque o Adriano e o Pet também foram decisivos. Meu agradecimento ao Bruno é interno. O futebol é muito complicado e hoje mesmo posso ter um problema sério com ele. Mas é bom deixar claro que o Bruno tem meu agradecimento especial. Ele entendeu meu sofrimento, minha agonia.

Logo após o título, a torcida do Flamengo preocupou-se com o noticiário. Saíram Aírton, Zé Roberto e posteriormente o Everton. As negociações para renovar contrato também não foram simples. O que ocorreu ali?


- O único contrato que tinha para renovar era o do Angelim e fiz. O Everton não tinha opção. Ele recebeu uma proposta milionária e não podia fazer graça. O jogador vai ganhar mais de cinco milhões de dólares (quase R$ 9 milhões). No caso do Zé, o Schalke o comprou há algum tempo por quatro milhões de euros (R$ 10 milhões) e só o liberaria se o vendesse. Eles estão certos, até por ser um jogador de 30 anos. É o mesmo caso do Flamengo com o Obina. Não tenho por que emprestá-lo se o contrato dele vai só até o fim do ano. Por último teve o Aírton. Veja bem, ele veio para mim e pediu para sair. Comigo, desde que a proposta não seja ridícula, o jogador só fica se quiser. E juro, de coração, que entendo o lado dele. No Benfica, o Aírton, que é um garoto novo, vai receber quase sete vezes o que ganhava aqui. Posso assegurar que o Flamengo não perdeu tanto. Poderia ser pior.

Por quê?

- Houve a manutenção do Adriano. Ele quis ficar, mas a diretoria teve que se mexer. Mais uma vez, felizmente, o Adriano mostrou que quer jogar no Flamengo. A proposta para ele foi absurda. Também surgiram vários interessados no Willians. Mas avisava logo: “Nem precisa terminar a frase. Esse eu não vendo”. O Léo Moura também foi alvo de outros times. Só que ele... Bem, o Léo Moura se quiser sair tem que torcer para eu ser demitido do cargo. Ele é um cara de caráter, que não tem substituto. Comigo na vice-presidência o Léo Moura não sai.

Mas ao mesmo tempo houve uma certa demora para repor as peças. O noticiário o incomodou?

- Não me senti pressionado. Faço os negócios com a certeza que vão dar certo, mesmo quando não dão. Contratei o Fernando sabendo que ele iria ajudar. O Love foi complicado também. Um jogador como ele vir de graça, pagando só os salários, não é simples. E a torcida pode ficar tranquila: teremos dois ou três nomes até a Libertadores para fechar o elenco. E ainda vou tirar alguns jogadores que oneram nossa folha. Mas quero ter um grupo grande.

Com quantos atletas?

- Ah, uns 30. Mas com qualidade. Não abro mão disso, porque esse primeiro semestre é duro. O Estadual é muito especial, o Flamengo nunca foi tetra e seria um baita presente para a torcida. Mas a Libertadores eu quero muito.

E o Flamengo tem orçamento para manter um elenco grande e forte sem se endividar?

- Vou cumprir o orçamento, mas quero ter liberdade. Se vou dar quinhentos mil reais a um e dez mil a outro, é um problema meu. Exijo gastar o que economizei. O elenco se valorizou com o título brasileiro e mesmo assim nos mantivemos dentro daquilo que o clube estabeleceu como teto. Por enquanto dei sorte nas contratações e espero que a torcida fique satisfeita com o elenco que vamos montar. Quando o reforço dá errado, a responsabilidade cai sempre no colo de um: o dirigente. Só quem senta na cadeira da vice-presidência de futebol do Flamengo sabe o tamanho da responsabilidade.

É a mesma responsabilidade que o Flamengo entra na Libertadores, após duas eliminações frustrantes nas oitavas de final de 2007 e 2008?

- A minha preocupação com essa Libertadores é absurda. Primeiro, porque, por causa da gripe suína, cada grupo só tem a priori um classificado. Arriscar entrar por índice técnico não é uma boa. E nosso grupo é o da morte. São adversários chatos. O Caracas não perde em casa há muito tempo, o Universidad do Chile tem muita tradição e ainda há o vencedor de Colón-ARG e Universidad Católica. Jogar em Santa Fé, na Argentina, dará um trabalho gigantesco por causa da logística (a cidade fica a mais de 400km de Buenos Aires). E o outro time chileno também é bastante enjoado. Será o grupo da morte, mas vamos sair vivos.

Tanto em 2007 quanto em 2008, a fase eliminatória da Libertadores coincidiu com a final do Estadual. O Flamengo saiu do torneio continental e levantou o troféu regional. Contra o América-MEX, na partida fora de casa, o Joel Santana chegou a poupar alguns jogadores do desgaste da altitude visando à decisão contra o Botafogo, dias depois, pelo Carioca. Qual será sua postura se ocorrer um caso semelhante neste ano?

- Ainda está cedo e não vou abrir a atitude que tomarei. Mas tenho certeza do que vou fazer. Vão querer me matar, mas faço o que for pela Libertadores.
Read More

Desfalcado e com pouco poder de fogo, Flamengo encara o Volta Redonda

Com apenas quatro jogadores considerados titulares à disposição, Andrade estuda lançar Petkovic no segundo tempo
Rodrigo Benchimol Direto de Volta Redonda, RJ

Obina tem nova chance como titular nesta quarta

Assim como na estreia contra o Duque de Caxias, o Flamengo entrará em campo desfigurado neste Campeonato Carioca. Nesta quarta-feira, com apenas quatro jogadores considerados titulares, o Rubro-Negro vai enfrentar o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, às 18h30m (de Brasília). O canal Premiere 5 transmite a partida para todo o Brasil. O PFC Internacional exibe o confronto para o exterior. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em tempo real, com vídeos das principais jogadas.

Sem ainda poder contar com Vagner Love, que não foi regularizado, e Adriano, que pediu para seguir  treinando, Andrade colocará em campo um ataque com pouco poder de fogo. Pelo menos, é isso que demonstram os números recentes das opções que o treinador tem para o setor.

Obina, por exemplo, não faz um gol pelo Flamengo desde novembro de 2008. No ano passado, o atacante ficou mais de seis meses sem balançar a rede pelo  clube, até ser emprestado ao Palmeiras. No clube paulista, marcou 12 gols. No domingo, diante do Duque de Caxias, passou em branco. E não tem boas lembranças de Volta Redonda. No Carioca do ano passado, no estádio do jogo desta quarta, o atacante perdeu um pênalti contra o Bangu, em duelo válido também pela Taça Guanabara.

Três jogadores estão cotados para formar dupla com o baiano: Erick Flores, Bruno Mezenga e Vinícius Pacheco. Os dois primeiros jamais marcaram um gol sequer no time profissional. E o último só fez dois, mesmo assim em 2006.

Talvez por isso, Andrade não quis divulgar qual será a escalação do time e relacionou Petkovic para o banco de reservas. A intenção é colocar o sérvio em campo nos 30 minutos finais. Uma outra dúvida do treinador é na lateral esquerda. Sem Juan, suspenso, ele ainda não sabe se vai dar outra chance para Léo Medeiros ou se improvisa Everton Silva, colocando Fierro na direita.

Uma mudança certa ocorre na zaga. Após iniciar com atraso a pré-temporada, devido à demora na renovação do contrato, Ronaldo Angelim volta ao time no lugar de Álvaro, expulso contra o Duque de Caxias. No meio-campo, Willians foi vetado. Fernando, que o substituiu no domingo, deve seguir na equipe.


Andrade tem dúvidas na lateral esquerda e no ataque do Fla para o jogo em Volta Redonda

Além dos desfalques, o técnico tem outra preocupação: o tempo de treinamento do adversário.

- Espero um jogo mais difícil, pois o Volta Redonda já vem treinando desde novembro. O (Duque de) Caxias também está montando seu time agora. Então, esse jogo promete ser mais corrido e com mais dificuldades.

Após o empate com o Olaria (2 a 2), na primeira rodada, o técnico do Volta Redonda, Paulo Cezar Catanoce, está confiante para o jogo contra o Flamengo. Nem mesmo os desfalques dos zagueiros Anderson Carvalho e André Alves e do atacante Maciel tiram o sono do treinador.

- Temos, normalmente, uma rotatividade entre os atletas, pois contamos com um grupo de qualidade. Perdemos três jogadores que vinham jogando, mas os atletas que serão escalados vão manter o nível técnico da equipe – disse Catanoce.

Em compensação, o treinador contará com alguns jogadores que conhecem bem o Flamengo: o lateral-direito China, o volante Paulinho e o apoiador Márcio Guerreiro, que tiveram passagens discretas pela Gávea.


VOLTA REDONDA
FLAMENGO
Everton, Alcir, Andrezinho e Herbert; China, Paulinho, Mário César, Márcio Guerreiro e Léo Gonçalves; Marcio Loyola e Tássio. Bruno, Everton Silva, David, Ronaldo Angelim e Léo Medeiros; Toró, Fernando, Kleberson e Fierro; Obina e Erick Flores.
Técnico: Paulo Cezar Catanoce. Técnico: Andrade.
Estádio: Raulino de Oliveira. Data: 20/01/2010. Horário: 18h30m. Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos (RJ). Auxiliares: Alexandre Eller (RJ) e Sergio Waldman (RJ).
Transmissão: O Premiere 5, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 18h (de Brasília).
Read More

Flamengo mira juventude de Ramon, do CSKA, para ser 'substituto' de Pet

Clube aguarda liberação dos russos para anunciar acordo por um ano
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro

Ramon, em jogo do CSKA, em 2007

Novamente, o Flamengo depende de um documento do CSKA para confirmar a contratação de outro jogador. Depois da novela Vagner Love, o clube está em fase final de acertar o empréstimo por um ano do apoiador Ramon, de 21 anos.

Revelado no Atlético-MG, em 2006,e com passagem pelo Corinthians (2006/07), o atleta é visto como a peça de reposição ideal para a vaga de Petkovic. O sérvio, de 37 anos, avisou que não terá condição de jogar às quartas e domingos, e por isso, a diretoria busca um atleta que reveze com ele.

Ramon ganhou destaque ainda nas divisões de base. Ele participou da seleção brasileira sub-17 que foi vice-campeã mundial, em 2005. Desde 2007 na Rússia, teve poucas oportunidades na última temporada e foi emprestado ao modesto Krylya Sovietov.

Se confirmada, esta será a quarta contratação do Flamengo em 2010. Antes dele, o clube fechou com Fernando, Vagner Love e Michael.
Read More

De olho em 2016, jovens talentos cruzam o país para fazer testes na peneira do Fla

Com 16 anos e 2,04m, Marcelo Deschamps sai de Natal para tentar uma vaga no time infanto-juvenil: ‘Fiquei um pouco nervoso, mas estou confiante’
Danielle Rocha Rio de Janeiro

Agência/Divulgação

Marcelo Deschamps: ala-pivô de 2,04m e sonhos proporcionais ao seu tamanho

A alegria virou dúvida dois dias antes da viagem de Natal para o Rio. Fez o menino de 2,04m, que nem se acha tão alto assim, temer por sua apresentação durante a peneira de basquete do Flamengo que termina nesta quinta-feira. O curativo próximo ao cotovelo esquerdo de Marcelo Deschamps protegia um furúnculo que parecia ser o seu único obstáculo para passar pelo crivo da comissão técnica da Gávea. Mas ele fez valer a máxima de que a dor faz parte do uniforme do atleta.

Aos 16 anos, o ala-pivô que tem sonhos proporcionais ao seu tamanho, passou a gostar ainda mais do esporte depois de ver o ídolo do pai fazer alguns arremessos na quadra do colégio onde estuda e joga no Rio Grande do Norte. 

- Sei que é difícil sair jogadores de lá porque o basquete não tem tradição e é praticado mais nas escolas. Mas o Oscar conseguiu e encerrou carreira aqui no Flamengo. Eu mesmo comecei como nadador, cheguei a ser campeão regional de peito, mas quando fui para o Brasileiro não fui bem. Um professor me viu, disse que eu era grande e me incentivou a mudar de modalidade. Passei a amar mesmo no dia que peguei a seleção do meu estado. Quando vi a convocação para a peneira na internet pedi aos meus pais para vir. Acho que aqui há mais oportunidades, clubes grandes e o basquete é mais visto. Tenho muitos sonhos e um deles é disputar as Olimpíadas de 2016 no Rio. Fiquei nervoso, mas estou confiante - disse Marcelo, que também tem pressa em chegar aos 2,10m e deve passar por testes no Pinheiros.

Diferentemente do discurso do pai, a mãe ainda se mostra um pouco reticente com a ideia de que o filho mais velho possa vir a trocar casa pelo alojamento do Flamengo. Mas resistência mesmo quem não escondeu foi dona Simone, mãe do gaúcho Guilherme Elmer. O ala de 14 anos, ri ao lembrar que na despedida em Caxias do Sul, ela deixou claro que não quer que ele passe. Guilherme deu de ombros. Na companhia do pai, enfrentou 20 horas de viagem de carro atrás do sonho dos dois. Professor universitário e treinador do time que o ala defende, Junior Elmer também foi jogador e quer ver seu menino chegar longe.

O armador Fred marcou presença durante os testes

- Fiquei um pouco nervoso no início e quando vi o técnico do time principal (Paulo Chupeta) chegar. Mas depois passou. Eu quero tentar ser igual ao Mão Santa, chutar bem como ele - afirmou Guilherme.

Há quem queira ser como Kobe Bryant. E não só os que chegaram à peneira vestindo a camisa dele para tentar incorporar um pouquinho da magia do camisa 24 do Lakers. Igor Szyff passou os últimos seis meses na Flórida estudando inglês. Fez teste para atuar na equipe da Cypress Bay High School e foi aprovado. Armador de 15 anos, conseguiu fazer uma cesta, a la Manu Ginobili nas Olimpíadas de Atenas, logo no início do quarto de observação arrancando aplausos da arquibancada.

-  Kobe para mim é exemplo de tudo. Sou fã dele. Amo jogar basquete e acho que o Flamengo é um bom lugar para começar. Tenho muita vontade de tentar um lugar na seleção de 2016. Acho que vai ser bom ter um técnico campeão olímpico no comando, mas eu gostava muito do Moncho Monsalve, da disciplina dele - disse Igor, referindo-se ao argentino Rubén Magnano.  

Outro que fala com sotaque e se desculpa por isso, é Richard dos Santos, 1,84m, 12 anos, um gigante entre os outros oito aspirantes a vagas nos times pré-mirim e mirim da Gávea. Trocou o Brasil pelos Estados Unidos quando ainda tinha 1 ano e só em julho retornou. Na arquibancada, os pais não conseguiam esconder o nervosismo. Nem eles nem Maurício, que veio de ônibus com Matheus Valério, o filho que já treina no adulto em Joinville, e que o pai não vê como médico ou engenheiro.   

- Eu sei que o Brasil foi representado numa Olimpíada pela última vez em 96, mas a gente joga hoje para poder, um dia, fazer o Brasil ganhar - afirmou o armador.

Victor Mendonça, representante do Mato Grosso, viajou sozinho até o Rio atrás do sonho

E em nome disso, Victor Mendonça, de 14 anos, pegou o ônibus sozinho, e enfrentou dois dias de viagem do Mato Grosso até o Rio.

- Tenho parentes aqui e, apesar de ser cansativo demais, vim buscar meu sonho. Eu fazia jiu-jitsu, conheci o basquete e gostei. Não dormi direito na noite anterior ao primeiro dia da peneira, pensava que realmente viria muita gente, mas estou confiante. Quero tentar ser melhor do que esse aí - disse, apontando para o pôster em tamanho natural de Michael Jordan que estava na lateral da quadra e que, antes de se transformar no maior jogador da história, foi cortado do time de sua escola na primeira tentativa de integrar o grupo.

De olho nos diamantes brutos

A convocação foi feita pela internet e por panfletos. Meninos nascidos entre 1993 a 1997 foram convidados a participar de uma paneira que selecionaria alguns para jogar no Flamengo. Cento e sessenta e oito, de todos os cantos do país, se interessaram. A expectativa mais otimista é que deste total, 20 ganhem o direito de defender as cores do clube.
 

Grupo que busca vagas no time infanto-juvenil

O objetivo, segundo o supervisor do time que é o atual campeão do NBB, é formar atletas que possam vir a integrar o elenco principal e figurar nas seleções brasileiras. Para isso, o Flamengo quer oferecer aos jovens talentos uma estrutura que contemple bolsa de estudos, alimentação e alojamento. Há um esforço também para conseguir um patrocinador disposto a investir uma verba que possa auxiliar com uma ajuda de custo.  

- Com a saída da Patrícia Amorim do cargo de vice de esportes olímpicos e do Arnaldo Szpirro (diretor de basquete), no início do ano passado, muitos meninos saíram das nossas equipes de base. Os técnicos estavam com salários atrasados e nós fizemos um trabalho de resgate, com arrecadação de cestas básicas e capacitando os treinadores também. E a partir do segundo semestre se perdemos três jogos em cada categoria foi muito. Só que não houve tempo de recuperação e só conseguimos o título do pré-mirim. Nós queremos fazer uma equipe sub-20 porque a LNB vai abrir uma liga nessa faixa etária e queremos aproveitar alguns deles no adulto - disse André Guimarães.

Com os olhares atentos, os técnicos de todas as categorias têm marcado presença nos testes. Ao som de músicas que tocam nas arenas da NBA, diante dos olhares apreensivos dos parentes, da pressão da concorrência, das dicas dos jogadores profissionais, roupeiro e massagista, os aspirantes a craques tentam driblar o nervosismo. Alguns, apesar das mãos em prece, não conseguiram passar do primeiro dia. Houve até quem, depois de ter feito parte do time, tenha resolvido voltar. Aos 16 anos e com 1,95m, Carlos Magno é um rapaz de poucas palavras, mas de determinação. Filho de uma auxiliar de serviços gerais e de um motorista aposentado, tem no basquete o instrumento capaz de dar a ele e à família uma vida melhor.

- Eu era do mirim e tive que mudar meu horário na escola. Não tive mais como treinar e resolvi sair. Isso foi há três anos. Vou ter que tentar um lugar de novo. Na minha família as pessoas gostam de futebol, mas eu aprendi a amar isso aqui. Leandrinho e Nenê, que também eram de origem humilde, são uma referência para mim. Se eles conseguiram chegar até a NBA eu também posso - disse. 

Os pequenos posam ao lado do pôster de Michael Jordan e parte da comissão técnica

Os escolhidos receberão uma camisa com a inscrição "Peneira 2010 Mengão, eu passei" e serão convidados a acompanhar Marcelinho & Cia. em ação no jogo de sexta-feira contra o Bauru, na Arena.

- Lembro que quando fiz um teste lá no Canto do Rio, em Niterói, não tinha nem tanta gente assim. Passei, mas eu fui com uma turma que jogava comigo na rua e isso facilitou. Eles estão vindo sem conhecer ninguém e com esse monte de gente da comissão técnica olhando, imprensa, pais. É um grande teste psicológico. Essa é uma iniciativa boa e todos os clubes de grande tradição no futebol deveriam seguir - disse o armador Fred, que ainda se diverte ao lembrar que foi derrotado em um de seus primeiros jogos por 200 a 34.

Read More

Solitário, Adriano reencontra o tênis e pedala na Gávea

Atacante faz trabalho à parte na bicicleta e pela primeira vez consegue usar calçado
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro

Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM

Adriano pedala de tênis. O atacante tem chances de enfrentar o Bangu, no próximo sábado

Em Volta Redonda preparando o time do Flamengo para a segunda rodada do Campeonato Carioca, o técnico Andrade teve uma boa notícia na tarde desta terça-feira vinda da Gávea: Adriano treinou de tênis.

Teoricamente, a informação seria "normal". Porém, por causa da bolha no calcanhar esquerdo, o Imperador só fizera atividades de meião desde o início da pré-temporada, em 5 de janeiro. No último sábado, ele avisou que só voltaria aos campos quando o ferimento estivesse 100% curado.

Porém, ainda resta uma dúvida, já que o atacante, na hora de andar, teve o cuidado de não usar a parte traseira do tênis, tanto do pé esquerdo quanto do direito. Ele também fez mais dez minutos de trabalho físico na academia, mas apenas de meia.

Ao lado do fisiologista Paulo Figueiredo, o Imperador fez um trabalho na academia e depois pedalou na bicicleta ergométrica. Ele será preparado para jogar no sábado, contra o Bangu, no Engenhão.

Ainda sem o principal jogador, o Flamengo enfrenta o Volta Redonda nesta quarta-feira, às 18h30m (horário de Brasília), no estádio da Cidadania. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos dos principais lances
Read More

Após demissão, Zico se diz desiludido com o futebol e planeja ano de descanso

Técnico explica que o Olympiacos fez de tudo para que o rompimento fosse litigioso: 'Vou atrás dos meus direitos na Justiça'
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Zico, durante um jogo do Olympiacos: foram 12 vitórias, quatro empates e cinco derrotas

Técnico do Olympiacos desde setembro, Zico soube nesta terça-feira, pela internet, que havia sido demitido ao ler o site oficial do clube grego. O Galinho ficou magoado com a maneira como foi mandado embora.

Em entrevista publicada em seu site oficial, Zico explicou detalhes sobre o rompimento com o Olympiacos. O treinador se disse "desiludido" com o futebol mundial e revelou ainda que deve tirar um ano para descansar ao lado da família. Confira abaixo as opiniões do Galinho.

Como foi a demissão

"Ontem à noite (segunda-feira) conversei com o vice-presidente do clube e ele me passou que havia pressão da torcida, da imprensa, para que eu fosse demitido. Respondi que achava normal isso e que estava tranquilo para seguir meu trabalho. Mas o dirigente insistiu, apesar de dizer que não havia como o clube pagar o rompimento previsto em contrato. E ficamos assim, já que o presidente não está aqui. Hoje pela manhã (terça) fui informado da demissão pela internet."

Oficial de justiça entrega carta informando o rompimento

"Descobri que havia sido demitido através do site do clube na internet, por volta de 11h30 (horário grego). Eu, o Edu (auxiliar) e o Moracy (Sant'Anna, preparador físico). Duas horas depois, eu recebi uma carta de demissão em grego e em inglês entregue por um oficial de justiça aqui na minha casa. Nunca tinha visto isso antes. Fui demitido por oficial de justiça como se tivesse feito alguma coisa errada. "

Balanço da passagem pela Grécia


"Foram apenas quatro meses, mas acho que tivemos bons resultados. Para se ter uma ideia, de acordo com o contrato, a minha renovação estava condicionada a terminar em primeiro ou segundo no campeonato. Estamos em segundo e, apesar dos sete pontos atrás do líder, temos chance porque faltam 12 rodadas. O time está nas oitavas da Liga dos Campeões e tivemos cinco derrotas em 21 jogos. Então, estava pronto para seguir o meu trabalho. Infelizmente, o contrato foi rompido dessa forma."

Providências jurídicas

"Vou atrás dos meus direitos na Justiça. Estou conversando com advogados, o documento que recebi traz argumentos que não fazem sentido para a minha demissão e tudo foi feito para um rompimento litigioso. Eu lamento. Tenho uma semana para deixar a casa em que estou, mas vou ficar mais um tempo na Europa antes de voltar para o Rio."

Desilusão

"Confesso que estou muito triste e desiludido com o futebol. Já não é seguro trabalhar no futebol. Não sei ainda o que fazer e ainda vou pensar nisso com calma. Só queria agradecer a todos que me apoiaram aqui na Grécia, e principalmente a quem mandou e-mail e está deixando mensagens no meu Blog. Acho que vou seguir o conselho de um deles, o Alex Carvalho, que pode simbolizar todos os internautas. Ele sugeriu um ano parado, descansando com a minha família. Olha, é isso mesmo que eu devo fazer."
Read More

Pet é relacionado e tem chances de entrar nos 30 minutos finais contra o Voltaço

Andrade anuncia que sérvio ficará no banco, não conta com Vagner Love e diz ter duas dúvidas para escalar o time
Rodrigo Benchimol Direto de Volta Redonda, RJ

A maior atração do jogo contra o Volta Redonda, nesta quarta-feira, no Raulino de Oliveira, pode só entrar em campo nos minutos finais. Sem acreditar na regularização de Vagner Love, Andrade confirmou que Petkovic ficará no banco de reservas do Flamengo para ser usado somente a partir dos 15 minutos do segundo tempo.


A decisão aconteceu após conversa do treinador com o sérvio nos últimos dias. O jogador disse que ainda não tem condições de atuar durante os 90 minutos. Mas se colocou à disposição para ajudar.

- Vou levá-lo para o banco para a última meia hora do jogo. A meia hora do Pet é muito importante para mim. Mas não sei o que vai acontecer, tudo vai depender de como for o jogo – disse Andrade, que também conversou com Adriano.

- Ele me disse que ainda está sem condições de iniciar o campeonato. É melhor não prejudicar um jogador deste nível – explicou o treinador.

Com muitos desfalques para o jogo, Andrade não anunciou o time que vai iniciar a partida. O treinador confirmou que não acredita que vai poder escalar Vagner Love e que Ronaldo Angelim será o substituto do suspenso Álvaro.

- Não espero mais contar com ele (Love), até por ser feriado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Se acontecer (a regularização) é lucro – disse Andrade.

Andrade ainda tem dúvidas na lateral esquerda e no ataque.

- Eu posso dar uma nova chance ao Léo Medeiros. Ou começar com o time que terminou o jogo, com Everton Silva na esquerda e o Fierro na direita. Se o Love não tiver condições, Obina continua no time. Na verdade, só estou indeciso em duas posições – disse o técnico.

Além da lateral, a outra dúvida dele é justamente no ataque. Erick Flores, Vinícius Pacheco e Bruno Mezenga disputam a posição. O primeiro tem mais chances de ser titular. No meio-campo, volante Fernando deve ser o substituto de Willians, que torceu o tornozelo direito no último domingo.
Read More

Urubutr