I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Zico também se rende a Messi e evita comparações: ‘É muito mais habilidoso’

dolo rubro-negro acha que estilo do craque argentino é mais parecido com o de Maradona e diz que convocaria Neymar para Copa ‘de olhos fechados’


Maior ídolo do Flamengo, o ex-jogador Zico também se rendeu ao talento de Messi. Em entrevista ao programa Arena SporTV na tarde desta segunda-feira, o Galinho admitiu que o craque argentino “é muito mais habilidoso” do que ele foi. E, quando perguntado sobre a possibilidade de chamar Neymar para a seleção brasileira, não pensou nem duas vezes (assista ao vídeo ao lado).

– O convocaria de olhos fechados – disse.
Veja outros vídeos da entrevista com Zico no site do SporTV

O ícone do futebol brasileiro ainda falou sobre Flamengo x Botafogo, Adriano, Petkovic, Romário, Dunga, Santos...

Confira os principais trechos da conversa abaixo:

MESSI

(Um internauta disse através do Twitter que acha o futebol do Messi parecido com o de Zico).

Acho que o Messi tem características diferentes. É muito mais habilidoso, a bola não desgruda do pé do cara. Dá para comparar com Maradona, que ele tem um diferencial a mais. Ele (Maradona) era marcado todo jogo com bafo no cangote. Ainda não vi o Messi jogar 10 partidas assim. Se eu sou treinador e jogo contra o Messi, tenho que escolher um cara do meu time para colar nele. Sofri um pouco disso no Flamengo. Naquele dia você se desloca, mas o cara não dá espaço. Isso é diferente. Mas o Barcelona é um show de bola. A bola vem sempre limpa, o Messi joga tanto de centroavante, ponta-esquerda, e se deixar ele virar para cima de você pode dar adeus. A grande diferença para o Maradona é essa. Ele tinha dificuldade de conseguir virar e ficar de frente.

NEYMAR, RONALDINHO E GANSO

O Neymar eu colocaria de olhos fechados, na minha avaliação. Não pensaria duas vezes em convocá-lo. É um jogador diferenciado, que está pronto, não precisa colocar daqui a quatro anos. É aquele que a gente vai colocar e vai dar resultado. Hoje acho que merecia até mais do que o Ronaldinho. O que a gente quer dele é participação maior pelo potencial e pelo que tem.

Eu fico analisando as Olimpíadas. Há três jogadores que se tem para levar acima da idade, e um deles é o Ronaldinho. O Dunga levou. É sinal de que ele confia, acreditava, e de repente não vai mais para a seleção. O Ronaldinho, fenômeno que é, ninguém chega a duas vezes melhor do mundo ao acaso. Tenho visto um pouco ele jogar e o acho um pouco limitado naquele espacinho de campo. Dribla para o meio e mete na área. Não está procurando ser aquele cara participativo dentro de campo, mostrar a importância que tem para os jogadores. Está se contentando com muito pouco pelo talento e qualidade que tem. Mas é claro que merece estar na seleção. Alguma coisa tem para ele não estar lá. E só quem está lá pode dizer.

O Ganso está num momento excelente. Jogador pelo que está apresentando merece uma chance. Dunga deu chance para todo mundo, e alguns aproveitaram melhor ou não. O Ganso está numa forma melhor que esses, mas os que não estão bem ganharam muita coisa e foram muito bem na seleção. Acho o Neymar mais surpreendente. Um atacante que faz de inicio logo essa bola que ele meteu ontem é sensacional. Pode pegar imagens de jogos e vê quem mete uma bola dessa. É um cara que vê tudo, gosta de um tipo de postura, joga para o time, faz as jogadas individuais, mas sempre de maneira produtiva para a equipe.

ADRIANO E PRIVILÉGIOS
Existir é claro que existe. O próprio diretor veio dizer que tem. Privilégio para mim é final do mês, a diferença no salário. Cada um tem seu valor. A diferença é ali. Agora, responsabilidade é igual para todo mundo. Treinamento, viagem, concentração... é assim que se faz um grupo. Cada clube tem sua maneira de administrar, e se o Fla acha melhor assim, e foi campeão brasileiro dessa forma, é questão de quem está comandando e sabe o que é melhor para gerenciar seu grupo ou não.

FLAMENGO x VASCO

Gostei como jogo de decisão, acho até que aconteceram muitos lances de emoção, mais perigosos do que a maioria. Foi um jogo mais solto, sem muita marcação, com espaço. E o Vagner Love está muito bem, é um grande jogador (veja o vídeo abaixo).

Achei pênalti no Léo Moura. Foi com a mão, (o Márcio Careca) empurrou. Se fosse em qualquer lugar do campo tenho certeza de que todo mundo diria que foi falta. A bola do Willians e a expulsão do Juan que a meu ver nem falta fez, e quando o jogador cai ele segura para não bater nele. Hoje em dia o que está acontecendo são duas coisas.

FLAMENGO X BOTAFOGO. DE NOVO

Espero que o Botafogo seja tetravice (risos). Final não tem favoritismo. O Botafogo joga mais tranquilo porque ainda pode perder essa e a final se repete.

Mas pode afetar bastante a responsabilidade. Você vê nas entrevistas do Botafogo os jogadores dizendo que não podem ser mais vice-campeões. Nesse ponto o Joel é muito experiente para dar a volta por cima disso. Há a preocupação, mas faz parte. A pressão é muito forte, e se não tiver estabilidade, será problema. É difícil perder três vezes um clássico, mas acontece.

SONHA EM SE TORNAR PRESIDENTE DO FLA?

Não tenho vontade. Prefiro fazer esse tipo de trabalho (parceria com o CFZ) do que ser presidente. Acredito que se gera uma expectativa maior, acham que eu vou estar lá e os problemas todos do Flamengo vão ser resolvidos, ser campeão da Libertadores, Brasileiro, etc. Acho que a responsabilidade tem que existir, mas não essa pressão achando que você vai mudar tudo lá.

PETKOVIC

Acho que isso daí gerou um conflito muito grande, que a meu ver esse problema o grande erro foi uma discussão feita pela imprensa. Fica um falando daqui, outro dali, e são situações para serem resolvidas internamente. Mas infelizmente gerou isso tudo. Quando você extrapola através da imprensa para resolver acho que acaba o diálogo. Pela importância do Pet, do clube, eles deviam chegar, sentar-se juntos, dar murro soco na mesa e falar: quer ou não quer? É assim ou assado? E decide tudo lá.

SANTOS, O TIME DA MODA

Adoro. Ontem só não assisti ao clássico porque tinha o jogo do Flamengo no mesmo horário. Do contrario tem que assistir. Lembro do último time que parava para ver jogar no Brasil era o Palmeiras do Luxemburgo, campeão paulista em 1996. Müller, Djalminha... era muito gostoso. Sabia que tinha coisa diferente e boa para ver. O Santos agora está preenchendo isso, acho que é uma garotada que se combina, irreverente, joga futebol para ganhar, para frente. É isso que a gente quer. E tomara que vença, é importante que vença. Se não vencer volta aquele papo de que joga bonito e perde. Não é por aí. O que vejo na Espanha hoje. Joga bonito e está vencendo. A gente vive em um mundo extremamente convencido. Até me surpreendo, pois aonde a gente vai todo mundo sempre fala da seleção de 1982. E estou falando fora do Brasil, Turquia, Grécia, esses lugares todos. Fui uma vez na Síria e parecia que estava no Brasil.

BRASILEIRÃO MAIS FORTE?

A gente gostaria de ver todos os jogadores no nosso país. Acho que é viável. A CBF é muito fácil porque não tem custo nenhum para trazer jogadores para a seleção. No nosso tempo tinha que pagar salário, despesas, etc. A Udinese não me deixou jogar Copa América porque a CBF tinha que bancar o meu custo. Imagina se tivesse que fazer isso hoje, como seria?

A entidade tinha que fazer um esforço para que os clubes se tornassem bem fortes, o campeonato bem forte, rentável. Tudo para que os jogadores não tivessem motivos para ir lá para fora. É muito fácil para ela porque não tem custo nenhum e traz o jogador a hora que quer. Esse é um dos problemas sérios. O Campeonato Brasileiro é o único do mundo que começa a competição com 12, 15 times em condições de ganhar o título. Pode ser primeiro ou 14º. Não é só uma questão financeira, mas também tem de ter motivação para disputar grandes competições. Hoje o nosso craque vê a seleção lá fora e pensa que só vai ser convocado se for lá para fora.

FIGURA DO ÍDOLO 

Sei da minha importância para o Flamengo e para esses torcedores, agora essa brincadeira aí de Deus é forte demais. Quero passar longe disso.

Pensa em ser esquecido?
Hoje é mais difícil, porque o garoto que está ligado me vê a todo o momento ainda no futebol. Se eu tivesse largado tudo poderia acontecer o que aconteceu com outros jogadores. Mas eu estou no futebol, virei técnico, fui para o Japão, estou ainda na mídia, então aparecem meus lances. E aí o garoto vai confirmar lá com o pai. “É verdade aquilo que você dizia sobre o Zico? (risos)”.

PROBLEMAS COM ROMÁRIO?

Está tudo bem. Nunca tive problema com o Romário. Até deu entrevista ontem para O Globo, falando que muita gente colocou na cabeça dele que eu que tinha cortado ele. Isso não é nem problema meu (cortado), a questão foi que eu trabalhei quatro anos na seleção japonesa como técnico e decisões de corte eram todas minhas. Se era parte médica iria lá no médico dialogar. Preparação física falava com o preparador. Agora, posso ter opinião, mas a decisão final é minha, não vou jogar a bomba para ninguém. O Romário só eu que cortei? O Juninho e Flavio Conceição antes não cortei? E ele botou na cabeça que fui eu. E aí o Romário, irreverente do jeito que é, criou aquela estampa lá e aonde aconteceu o processo. Existe até hoje, já até ganhei, mas porque vou processar alguém? Qual é o interesse que eu tenho de tomar um tostão do Romário? Isso aí é para sua família, não quero o seu dinheiro. Estava atrás da limpeza da dignidade e da minha postura que sempre tive até hoje.

Parece que agora no dia primeiro de maio ele irá fazer um evento no América em relação à questão das enchentes e eu devo estar presente.

DUNGA

O Dunga dá mais impressão de ser treinador. Tive conversar com ele lá no Japão, porque ele trabalha no Kashima. A gente via os jogos juntos. Conversava muito ali e tal, dava toda a impressão de que podia ser treinador. A própria postura dele como jogador em fim de carreira, orientação, voltado pra equipe, união do grupo, então ele dava mais mostras do que o Andrade de que seria treinador.

Trabalho do Dunga é bom?
Acho que a gente não tem do que reclamar não. Ele tem uma filosofia que foi vencedora em 1994, um forte bloqueio no meio-campo e rapidez no contra-ataque, adequado a competições tipo Copa do Mundo. Esse tipo de formação para um campeonato de pontos corridos teria muita dificuldade, mas para um torneio curto é seguro e eficiente. Então eu creio que ele conquistou e a meu ver tem que ter um crédito de confiança nisso tudo. Seleção não adianta, não vai convocar todos. Na hora a cabeça que é cortada é a dele. Vai morrer com as ideias dele.

Favoritos?
Vejo o Brasil como no grupo dos favoritos. Vejo a Espanha como o melhor time que vi jogar, porque tem uma bela espinha dorsal. Um ótimo goleiro, uma zaga muito forte, segura, um meio-campo muito criativo e dois atacantes ótimos. Vejo uma Espanha mais madura. Vi jogos muito bonitos da Espanha, sem deixar de ser bela, e sendo eficiente. Vi a Inglaterra totalmente mudada com a chegada do Capello, confiante e madura. E gostei muito da Holanda, que tem dois jogadores que estão num momento ótimo: Robben e Sneijder.

KAKÁ E JULIO CESAR

A situação é preocupante. Se acontecer alguma coisa com o Julio César, não vimos até então outro goleiro nesse período todo. Acho que tem que ter uma opção já mais testada, amadurecida, porque é lógico que o Julio está numa forma excelente, é um cara maravilhoso e tal. Assim como está acontecendo com o Kaká, pode chegar desgastado, sem condições, esse é o problema. O Zidane com a França em 2002 chegou todo quebrado. Alguns no Brasil em 2006... tem que esperar para ver a forma dos jogadores. Esses dois tem que estar num bom momento. Você fica ali, vai olhar e quem vai mudar essa situação para você? O Neymar seria uma arma diferente e ainda mais que ninguém conhece. É o tipo de jogador que pode mudar a forma de jogar a seleção.

0 comentários:

Urubutr