I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 30 de abril de 2011

R10 carrega mística da camisa 10 contra o Vasco

Torcida do Flamengo espera ver, mais uma vez, o número 10 brilhar em decisões, a exemplo de Zico e Petkovic
LANCEPRESS!

A confirmação de que Ronaldinho vai jogar a decisão deste domingo entre Flamengo e Vasco é a garantia não só de um grande craque em campo, mas também de toda uma mística que envolve a camisa 10 rubro-negra, famosa por decidir os clássicos contra o maior rival, independentemente de quem a estiver vestindo. Não são poucos os exemplos de jogadores contestados que conseguiram ser decisivos com a 10 nas costas. Como o Flamengo adotou a numeração fixa neste ano, se Ronaldinho ficasse fora, ninguém iria usar a camisa lendária no jogo que pode dar o título ao clube.
Um dos exemplos da mística é o meia-atacante Rodrigo Mendes. Considerado uma grande revelação, ele nunca conseguiu se firmar no clube, mas teve seu nome sacramentado na História do clássico ao marcar o gol do título carioca de 1999, cobrando falta, na primeira conquista do tricampeonato sobre o Vasco.
Outro camisa 10 que ficou marcado por decidir uma final foi o meia Petkovic. O sérvio mostrava habilidade e categoria, mas ainda não havia conquistado o coração dos rubro-negros. Entretanto, depois da grande atuação na finalíssima contra o Vasco e um gol aos 43 minutos, foi alçado ao patamar dos grandes ídolos da História do Flamengo. Daqui a muitos anos, o gol de falta de Pet ainda será lembrado pelos torcedores.
A importância da camisa 10 também pode ser comprovada nos números. Maior ídolo do clube, Zico é o grande artilheiro do clássico pelo lado do Flamengo, com 19 gols marcados. O Galinho decidiu inúmeros jogos importantes diante do rival, mas o grande artilheiro do confronto é justamente seu principal adversário dos tempos em que os dois dividiam as atenções no Rio. Roberto Dinamite já marcou 27 gols contra o Flamengo.
R10 já garantiu o título da Taça Guanabara
Ronaldinho Gaúcho, até o momento, conseguiu marcar cinco gols em 15 partidas disputadas pelo Flamengo desde a sua estreia, no dia 2 de fevereiro.
Apesar de não ter sido brilhante na maioria dos jogos, o camisa 10 já mostrou seu poder de decisão justamente no Campeonato Carioca. Na final da Taça Guanabara, no primeiro turno, o astro rubro-negro foi responsável direto pelo primeiro troféu do Fla em 2011, contra o Boavista. Ele marcou o único gol da partida após cobrança de falta.
Mais do que desencantar novamente, agora na decisão da Taça Rio, Ronaldinho, caso seja confirmado para o jogo, buscará o primeiro gol em clássicos cariocas. O meia, que ainda não enfrentou o Vasco desde que chegou ao clube, não conseguiu deixar a sua marca nos confrontos diante do Botafogo e do Fluminense.
Ronaldinho já havia enfrentado o Glorioso, na semifinal da Taça Guanabara e durante a fase de classificação da Taça Rio. Já o Tricolor foi adversário do rubro-negro também no Segundo Turno. Nesses três jogos ele não fez gol.

0 comentários:

Urubutr