I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Léo Moura apoia menos, mas Fla ganha opções nas duas laterais


Lateral diz que ainda precisa retomar o ritmo após incômoda lesão no joelho direito e explica: ‘Não dá para avançar o tempo todo’


Léo Moura no treino do Flamengo (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)Léo Moura diz que lesão está superada e vê time
equilibrado (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)
O torcedor do Flamengo se acostumou a ver Léo Moura partir em velocidade pela direita para fazer cruzamentos e arriscar chutes a gol. Desde 2005 no clube, o camisa 2 tornou-se decisivo em conquistas importantes, como a Copa do Brasil de 2006, os quatro títulos cariocas (2007, 2008, 2009 e 2011) e o Brasileirão de 2009.
Na temporada passada, por exemplo, o camisa 2 foi a principal alternativa de ataque pelo setor direito. Em 35 partidas do nacional, executou 57 jogadas pela lateral direita e foi 38 vezes à linha de fundo. Número bem maior do que os segundos colocados em cada quesito: Willians, com 19, e Diego Maurício, com 23, respectivamente.
As estatísticas da atual edição do Brasileiro apresentam uma mudança no quadro. Passadas nove rodadas, Léo é apenas o quarto jogador da equipe a fazer jogadas pela direita, com somente duas subidas pelo setor. Willians, com oito, Negueba, com sete, e Galhardo, com quatro, o superam. Nas idas à linha de fundo, o ex-capitão é superado por Negueba: 7 a 3.
Vale lembrar que Léo Moura não jogou nas duas primeiras rodadas do Brasileirão, contra Avaí e Bahia. Na segunda quinzena de abril, ficara afastado por duas semanas por conta de uma pancada recebida no joelho direito, no Fla-Flu da semifinal da Taça Rio. Chegou a voltar para disputar a partida decisiava contra o Ceará, pelas quartas da Copa do Brasil, mas sentiu o problema novamente num treino. Desde o retorno, contra o Corinthians, em 5 de junho, foram sete jogos. Negueba participou do mesmo número de partidas.

Léo Moura reconhece que ainda precisa alcançar o melhor ritmo, mas não relaciona os números ao processo de recuperação.
- Estou me sentindo melhor, tenho evoluído aos poucos e com o passar dos jogos a tendência é evoluir. Vejo isso mais como uma questão de equilíbrio. Nosso time joga muito para frente, os jogadores de meio são muito ofensivos, têm inteligência. As pessoas têm que saber que não dá para o lateral avançar o tempo todo. Tem de ir na hora certa para não comprometer o posicionamento defensivo. Ainda mais que agora nós temos dois laterais que avançam muito.
Esquerda ganha força

Até agora, o setor esquerdo do Fla tem sido mais ativo. Foram 32 jogadas pela lateral, com 11 de Ronaldinho e oito de Junior Cesar, e 25 na linha de fundo. Egídio, que foi emprestado ao Ceará, fez sete. R10 avançou cinco vezes e Junior Cesar, quatro.
- Eu e Junior Cesar dividimos essa função de dar apoio aos homens de meio-campo. É bom ter um lateral do outro lado que também suba bastante – analisou Léo.
Depois de descansarem no domingo, os jogadores do Flamengo treinam na manhã desta segunda-feira, no Ninho do Uburu. Na quarta, o adversário será o Palmeiras, às 21h50m (de Brasília), no Pacaembu.

0 comentários:

Urubutr