I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 28 de novembro de 2010

Na luta para derrubar Cuca e escapar da degola

POR VITOR MACHADO
Rio - O Flamengo tem, neste domingo, a chance de se livrar de vez do rebaixamento, mas pode também chegar à última rodada do Campeonato Brasileiro na zona da degola, sob alto risco. A situação delicada é a maior motivação rubro-negra para enfrentar o Cruzeiro, às 17h, em Volta Redonda. Mas outro ingrediente promete jogar pimenta no caldeirão em que a torcida pretende transformar o Estádio Raulino de Oliveira. No comando do time mineiro está o técnico Cuca, desafeto de muitos jogadores da equipe de Vanderlei Luxemburgo.
Em 2009, Cuca conquistou o único título de expressão de sua carreira até agora, o Estadual, pelo Flamengo. Mas a sequência do trabalho não foi vitoriosa. O treinador jamais teve o grupo na mão e encontrou resistência nas principais lideranças do elenco. Ali nascia uma rivalidade diferente, que serviu de combustível para uma virada histórica.
O dia 31 de janeiro deste ano ficou gravado na memória dos rubro-negros. Era domingo de Fla-Flu, e Cuca estava no comando do adversário, embalado após salvar o Tricolor da queda no fim de 2009. Durante a semana que antecedeu o clássico, o discurso na Gávea era de que, em hipótese alguma, o Rubro-Negro poderia ser derrotado pelo ex-treinador.
Mas, quando o jogo começou, o Fluminense assumiu o domínio e foi para o intervalo com a vantagem de 3 a 1. No vestiário, a rejeição à ideia de perder para Cuca impulsionou a reação. Em nove minutos da etapa final, o Flamengo empatou o jogo. A expulsão do zagueiro Álvaro, aos 17, parecia ter sepultado a virada. No entanto, com um a menos, a equipe de Andrade fez mais dois e venceu por 5 a 3.
“Foi um técnico que fez um bom campeonato aqui. Não pensamos no Cuca. O importante são os três pontos”, disse o volante Willians.
Se de um lado a motivação aumenta, do outro o efeito pode ser inverso. Cuca é famoso por ser supersticioso. Ele não gostava de jogar em Volta Redonda porque achava que a cidade lhe dava azar. Mesmo em 13º lugar com 43 pontos, o Rubro-Negro não parece em desvantagem psicológica em relação ao Cruzeiro, 3º com 63.
Volta Redonda

0 comentários:

Urubutr