I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Para não cair, Fla precisará alcançar o que fez apenas uma vez no Brasileiro

Vinicius Castro
No Rio de Janeiro


Se quiser afastar qualquer possibilidade de rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, o Flamengo terá de fazer o que conseguiu apenas uma vez nas 34 rodadas disputadas até aqui na competição. Trata-se de vencer dois jogos a cada quatro disputados. O feito só foi alcançado pelo time da Gávea no início do campeonato e contando ainda com a pausa para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul.
Na ocasião, o Flamengo empatou com o Grêmio, venceu o Palmeiras, perdeu para o Goiás, e venceu o Botafogo na primeira partida após a competição mundial. Desde então, a campanha irregular se notabilizou pelo elevado número de empates (16) e derrotas (10). O número baixo de vitórias (8) explica a situação do time restando quatro rodadas para o término do Brasileiro.

AS MELHORES SEQUÊNCIAS DO FLA NO BRASILEIRO A CADA QUATRO JOGOS

7 PONTOS EM 4 JOGOS
29/05 - Flamengo 1 x 1 Grêmio - Maracanã
02/06 - Palmeiras 0 x 1 Flamengo - Pacaembu
05/06 - Flamengo 1 x 2 Goiás - Maracanã
14/07 - Flamengo 1 x 0 Botafogo - Maracanã
6 PONTOS EM 4 JOGOS
11/09 - Flamengo 2 x 2 Vitória – Volta Redonda
15/09 - Prudente 1 x 2 Flamengo - Prudentão
19/09 - Flamengo 3 x 3 Fluminense - Engenhão
22/09 - Grêmio 2 x 2 Flamengo - Olímpico
5 PONTOS EM 4 JOGOS
25/09 - Flamengo 1 x 3 Palmeiras - Engenhão
28/09 - Goiás 1 x 1 Flamengo – Serra Dourada
02/10 - Botafogo 1 x 1 Flamengo - Engenhão
07/10 - Fla 2 x 0 Atlético-GO – Volta Redonda

Para se ter uma ideia, a segunda melhor sequência rubro-negra em quatro jogos aconteceu só duas vezes na competição. Nela, o time venceu um jogo e empatou os outros três. O Flamengo também conseguiu somar cinco pontos em quatro jogos, quando venceu uma partida, empatou duas e perdeu uma.
Em 13º lugar, com 40 pontos, o Rubro-Negro tem a obrigação de vencer pelo menos mais dois jogos para não correr nenhum risco de queda. A missão poderia ser encarada com tranquilidade, mas os números na competição mostram a dificuldade da equipe em conseguir uma boa sequência.
Soma-se ainda o fato de os últimos jogos serem recheados de particularidades e complicadores. No próximo sábado, o duelo contra o Atlético-MG, que luta desesperadamente contra o rebaixamento, abre a série de decisões para o time de Vanderlei Luxemburgo. Além de o jogo ser fora de casa, uma derrota pode colocar o Flamengo a apenas um ponto da zona da degola.
Na sequência, o time terá mais uma “decisão” envolvendo a parte de baixo da tabela. O jogo contra o Guarani, primeiro time da zona de rebaixamento, no dia 21, se apresenta dramático mesmo com o mando de campo sendo do clube carioca. Para completar a árdua missão, o Rubro-Negro ainda enfrentará o Cruzeiro, postulante ao título, novamente em casa, no dia 28. A campanha será encerrada em um jogo tradicionalmente complicado, o Santos, na Vila Belmiro, no dia 5 de dezembro.
1,7% DE CHANCES DE QUEDA
A dificuldade é inegável, e o time de Luxa ainda precisará melhorar o desempenho alcançado contra os próximos adversários durante o primeiro turno da competição. Com 1,7% de possibilidades de ser rebaixado, o atual campeão empatou com Atlético-MG e Santos, além de ter sido derrotado por Guarani e Cruzeiro. Se os resultados se repetirem, o Flamengo somará apenas dois pontos, e o fim de ano poderá ser trágico na Gávea.

0 comentários:

Urubutr