I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fla e Bota fazem semifinal de velha rivalidade com novos elementos

Império do Amor trava duelo com dupla estrangeira na busca pela classificação para a decisão da Taça Guanabara
Gustavo Rotstein e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro


Adriano (à direita) e Loco Abreu (à esquerda): duelo de artilheiros na luta por vaga na final

A semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo é mais um capítulo de uma rivalidade regional que vem crescendo. As duas equipes decidiram as últimas três edições do Campeonato Carioca, sem contar as finais de turnos. No entanto, o duelo que acontece nesta quarta-feira, no Maracanã, parece não fazer jus à expressão “mais do mesmo”. Novos ingredientes prometem tornar ainda mais atrativo o clássico que vale uma vaga na final do primeiro turno do Estadual, contra o Vasco. A Rede Globo (para o Rio de Janeiro) e o canal PFC (para todo o Brasil) transmitem ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 21h50m (de Brasília).

Apesar de os dois times possuírem uma base que escreveu a história recente deste clássico, as atenções estarão voltadas para outros personagens que podem fazer a diferença na hora de garantir uma vaga para a final. Para começar a falar de todos os atrativos do clássico desta Quarta-feira de Cinzas, vale ressaltar que os dois treinadores terão a sua força máxima em campo. Sem desfalques, o duelo no banco de reservas fica a cargo de Joel Santana e Andrade. O treinador do Botafogo enfrenta o Flamengo pela primeira vez desde que trocou, em 2008, a Gávea pela seleção da África do Sul, além de estar do lado oposto ao do seu auxiliar-técnico daquela época.

Dos últimos 30 jogos entre Flamengo e Botafogo, os números apontam uma disparidade que marcou a história do duelo. Foram 14 vitórias rubro-negras, 13 empates e apenas três vitórias alvinegras. Desde 2006 a rivalidade aumentou. O Flamengo foi tricampeão carioca (2007/08/09) diante do rival desta quarta-feira, tendo os titulares Bruno, Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Juan e Toró. Pelo lado de General Severiano, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio e Alessandro saíram derrotados.

Mas desta vez o foco não está neste grupo de jogadores. O Flamengo vem animado com a força do Império do Amor. Será o primeiro jogo decisivo de Vager Love pelo seu clube de coração. Isso sem falar que Adriano estará completando 28 anos e já disse que quer a vitória como presente de aniversário. Mesmo tendo perdido para o São Raimundo-PA, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o Botafogo vem confiante para o semifinal. Principalmente pelo forte poder de fogo aéreo dos estrangeiros El Loco Abreu e Herrera, arma reconhecida pelo adversário.
- Sabemos que um dos pontos fortes do Botafogo é a jogada aérea. É claro que isso preocupa. Um jogador de quase 2 metros de altura (El Loco tem 1,93) e que sai do chão mais 70 centímetros fica difícil marcar - admitiu o técnico Andrade.

Mas o próprio Abreu lembrou que o Botafogo não pode se restringir às bolas aéreas se quiser vencer o Flamengo e chegar à sonhada final.

- Há jogadores que não têm estatura alta, mas muita força nas pernas. Joguei contra o Álvaro na Espanha, e sei que ele sobe muito. O Botafogo não pode somente pensar em jogo aéreo. Temos outras qualidades que podemos aproveitar - disse o atacante uruguaio.

Semana rubro-negra teve ida e volta de Petkovic

Ex-companheiros no Fla, Andrade (esq.) e Joel estarão em lados opostos nesta quarta

O Flamengo classificou-se para a semifinal da Taça Guanabara por ter conseguido a melhor campanha do Grupo A. Até o momento, o time está invicto na competição e seu pior resultado foi o empate com o Olaria. Mas por traz do excelente poder de fogo ofensivo (o Flamengo foi o time que mais marcou gols: 21 ao todo), a defesa foi vazada em todos os jogos.

Por isso, Andrade priorizou os ajustes ao sistema defensivo durante os dez dias que teve desde o último jogo, contra o Boavista. De lá para cá, os jogadores só não tiveram folga no domingo, quando uma parte aproveitou para acompanhar o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro na Marquês de Sapucaí. Apesar de a presidente Patrícia Amorim ter dito que se fosse atleta, não compareceria ao evento, os festejos foram minimizados na Gávea.

Para Andrade, o que importa é que ele terá o time completo para enfrentar o Botafogo. Mesmo com o retorno de Petkovic após seu afastamento por indisciplina pela diretoria, o técnico deve manter Vinícius Pacheco no time. Com isso, o sérvio é uma das opções para entrar durante o jogo. Vagner Love e Kleberson, que sentiram dores na coxa direita, estão garantidos.

Botafogo investe na superação e faz mistério

Com dois dias de treinos fechados, Joel Santana procurou preparar algumas novidades para surpreender o Flamengo. Uma delas pode ser a entrada do volante Somália, embora o mais provável seja a manutenção da equipe que perdeu o último compromisso pela Copa do Brasil. Dessa forma, a maior possibilidade é que a formação no 3-5-2 seja mantida, com Fahel formando o trio de zaga com Antônio Carlos e Fábio Ferreira.

Por ter profundo conhecimento do Flamengo, pelo qual foi campeão carioca pela última vez em 2008, exatamente em cima do Botafogo, Joel Santana sabe que o adversário da semifinal tem uma equipe com mais talentos individuais e com um esquema de jogo consolidado. Por isso, confia que o poder de superação terá de ser o diferencial de seu grupo.

- O Botafogo tem camisa, mas a torcida só vai confiar se jogarmos de igual para igual. Não dá para apenas se defender. Precisaremos de mais superação do que o Flamengo, pois eles se conhecem há muito tempo. Um errinho comum pode dar uma oportunidade ao adversário, e nesse momento se pode perder um campeonato - alertou.

Ficha técnica:

FLAMENGO BOTAFOGO
Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Toró, Kleberson e Vinícius Pacheco; Vagner Love e Adriano. Jefferson, Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu.
Técnico: Andrade. Técnico: Joel Santana.
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 17/02/2010. Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos. Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.
Transmissão: A Rede Globo exibe a partida ao vivo para o Rio de Janeiro. O PFC, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h45m (de Brasília).

0 comentários:

Urubutr