I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Atual campeão, Fla inicia Brasileiro sob risco de perder ‘meio time’

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
A Taça Libertadores hipnotiza. Mas o Flamengo tem um título – e que título – a defender a partir deste domingo. Depois de sair de uma fila de 17 anos, o clube ostenta o escudo da CBF centralizado no peito do uniforme para lembrar que é o atual campeão brasileiro. Só que a preparação para o torneio não foi das mais adequadas. O Império, que varia entre o amor e ódio da torcida, está a perigo e apenas a sobrevivência na Libertadores é capaz de mantê-lo inabalável.
O planejamento feito pela diretoria termina no fim do primeiro semestre, quando acabam os contratos de jogadores importantes, como Vagner Love, Adriano, Petkovic, Maldonado e David. E ainda não há um gestor no departamento de futebol para executar as renovações ou contratações. O técnico Rogério Lourenço recebeu do antecessor – e campeão brasileiro – Andrade uma equipe desgastada, sofrida com o vice do Carioca e, principalmente, pela sequência de crises extracampo. Por enquanto, a classificação às quartas de final da Libertadores o ajudou a administrar problemas e conquistar o respaldo para iniciar o trabalho. A força do elenco atual credencia o Flamengo a entrar na lista de favoritos. Resta saber, porém, como será o dia seguinte à saída (ou conquista) do torneio continental.
Entrevista: Léo Moura
Léo Moura chegou ao Flamengo no início do Brasileiro de 2005. Iniciou com a complicada experiência de lutar contra o rebaixamento. Conseguiu. Nas edições seguintes acompanhou a flagrante evolução do clube e no ano passado, enfim, pôde comemorar o primeiro título.
Ícone de uma geração vitoriosa e jogador mais regular nos primeiros meses de 2010, o lateral-direito conta o que espera do seu sexto Campeonato Brasileiro no Rubro-Negro.
Depois de cinco Brasileiros disputados pelo Flamengo, como será começar o de 2010 defendendo o título?
Será realmente uma experiência nova. Acredito que esse Brasileiro será tão difícil quanto o do ano passado, porque ficamos visados em função do título. Acho que todos os jogos contra nós serão como verdadeiras finais. Todos os adversários vão querer nos vencer.
Acho que todos os jogos contra nós serão como verdadeiras finais."
Léo Moura
O que o Flamengo tem de fazer para conseguir brigar pelo título sem depender de uma arrancada na reta final?
Acho que o principal é ter regularidade. Temos que vencer as partidas em casa e buscar alguns pontos preciosos fora. Acho que a equipe que é forte em casa tem grandes chances de chegar longe.
Os contratos de vários jogadores terminam no primeiro semestre. Teme um desmanche e o enfraquecimento do Flamengo?
Realmente se isso acontecer será muito ruim. Acredito que o primeiro passo para um time ser bem sucedido é a manutenção da base e já tivemos experiências positivas em relação a isso. Mas pelo o que ouvimos no dia a dia, acredito que a maioria dos jogadores que tem contrato vencendo deve renovar, até porque são jogadores importantes.
O que mudou do atual time do Flamengo para o do ano passado? Alguns jogadores saíram, outros chegaram... A forma de o time jogar é a mesma?
Nosso time mudou um pouco em relação ao ano passado, mas acho que depois da chegada do Rogério, ele conseguiu armar novamente a equipe e estamos jogando da mesma maneira. O Rômulo passou a fazer o papel que o Airton fazia, mais plantado protegendo a zaga e dando um pouco mais de liberdade para mim e o Juan.
Além do Flamengo, que você colocaria como favoritos ao título do Brasileiro e por quê?
Acho que o Cruzeiro, que tem um time forte e manteve a base, e o Santos, que está jogando um futebol de alto nível.
Curiosidades históricas
- Nos últimos dez anos, o Flamengo terminou apenas quatro vezes entre os dez primeiros: oitavo em 2003, terceiro em 2007, quinto em 2008 e campeão ano passado.
- Apenas três times em todo o país fizeram parte da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro desde o ínicio, disputado desde 1971: Flamengo, Cruzeiro e Internacional.
- Zico é o maior artilheiro da história do Flamengo em Campeonatos Brasileiros, com 139 gols marcados.
- A maior goleada do Flamengo na história do Campeonato Brasileiro foi de 8 a 0, sobre o Fortaleza, em 4 de fevereiro de 1981. A pior goleada sofrida pelo Flamengo foi para o Botafogo, por 6 a 0, em 15 de novembro de 1972.
- Retrospecto do Flamengo no Brasileirão: em 1.024 jogos, foram 431 vitórias, 281 empates e 312 derrotas; 1.421 gols marcados e 1.154 gols sofridos.

0 comentários:

Urubutr