I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Maracanã pode ficar aberto até dezembro de 2010

Rio - Pela terceira vez, desde que o Maracanã foi anunciado como palco da final da Copa do Mundo de 2014, o prazo para o seu fechamento e início das obras visando o Mundial foi alterado. Após ver as duas primeiras datas — janeiro e setembro — postergadas, a secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, admitiu, nesta terça, que a interrupção da realização de jogos no estádio poderá ser, apenas, em dezembro, quando, coincidentemente, se encerrará o Campeonato Brasileiro.


A justificativa dada pela secretária é o atraso da licitação para que as obras sejam iniciadas. “Estamos aguardando somente a conclusão da licitação para que a empresa nos dê a data e o Maracanã comece a etapa de obras mais pesadas. A gente já tem uma avaliação. Temos compromissos com a Fifa. Entregamos um cronograma em que prevíamos, a partir do meio do ano, obras mais volumosas”, disse Márcia, à Rádio Brasil.

“Mas não posso dizer que descarto (que só feche em dezembro deste ano), porque dependo do parecer dos engenheiros”, acrescentou.


PRIORIDADE: OBRAS

Embora considere o Maracanã a casa dos grandes times do Rio de Janeiro, Márcia frisou que a prioridade é o término das obras dentro do cronograma estabelecido.

“Estamos numa etapa muito importante para permitir que o estádio também participe da Copa das Confederações (em 2013). Já estamos estendendo bastante o prazo, mas precisamos terminar tudo até dezembro de 2012 e já avaliamos que o prazo para tal conclusão é de dois anos e meio. Então, temos que começar já. Saindo a licitação, vamos resolver tudo”, frisou a secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.

ORIGINALIDADE É A META
Sobre as obras, Márcia Lins, disse que o objetivo é resgatar, com leveza, a originalidade do Maracanã. "O estádio será da cor de concreto. Quando foi inaugurado em 50 tinha uma única cor e não possuía as pastilhas azuis, que entraram em 70. Apesar de não poder mexer na estrutura, vamos resgatar o Maracanã original, que permitirá iluminação monumental e trará a arquitetura belíssima para o nosso tempo, dando modernidade ao patrimônio do futebol mundial”, frisou.


Sobre o período em que o Rio estiver sem o Maracanã, Márcia vê o Engenhão como local ideal para os jogos. "Pedimos ao presidente Mauricio Assunção (Botafogo) para que tenhamos toda a estrutura dos grandes jogos no Engenhão. O Governo dará o suporte para que o Engenhão tenha tudo que é feito no Maracanã”.

0 comentários:

Urubutr