I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 18 de abril de 2010

Andrade e Joel Santana: embate entre juventude e experiência no Carioca

Técnico do Flamengo disputa primeiro Estadual, enquanto comandante alvinegro detém recorde de títulos da Taça Rio

  Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Ex-companheiros, Andrade e Joel Santana estarão de lados opostos na final da Taça Rio

Até quase dois anos atrás, Joel Santana e Andrade estavam lado a lado. Neste domingo, estarão em campos opostos, disputando a decisão da Taça Rio. Os treinadores de Botafogo e Flamengo, respectivamente, têm históricos bem diferentes quando se trata de Campeonato Carioca. Segundo maior campeão do estado, Joel é o maior detentor de títulos do segundo turno, enquanto o técnico rubro-negro disputa pela primeira vez a competição como comandante.

Joel Santana levantou a Taça Rio em cinco oportunidades: 1992, 93 e 2001, pelo Vasco, 1996, pelo Flamengo, e 1997, pelo Botafogo. Em segundo lugar estão Cuca e Sebastião Lazaroni, ambos com três títulos, seguidos de Edu e Carlinhos, com duas conquistas cada. Quando perguntado, em uma ocasião, sobre quem é o maior vencedor do segundo turno, Joel cobriu o rosto, sorriu e respondeu:

- É o imortal? O cidadão carioca? - perguntou, referindo-se às recentemente homenagens recebidas na Academia Brasileira de Letras e na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

Brincadeiras à parte, Joel Santana garante que, apesar de toda a vivência, os dias que antecedem a uma decisão mudam seu estado emocional. No contato com os torcedores que já o apoiaram ou torceram contra as equipes que dirigiu, o treinador se mostra motivado por respirar o clima de final e tirar o Botafogo de uma agonia de três vice-campeonatos consecutivos diante do Flamengo.

- Quando se chega mais uma vez, é preciso transmitir segurança. Não é agora que vou mudar minha característica. Claro que ainda fico ansioso. Voltar ao Maracanã cheio e ter a possibilidade de conquistar um título, principalmente com uma torcida machucada por três anos, me deixa mais alerta. Mas nada que mude a minha vida. Tenho a responsabilidade, mas estou tranquilo, feliz, com saúde e num grande clube. Isso é o que importa - disse.

Do outro lado, Andrade estará pela primeira vez como treinador numa decisão regional. Mesmo depois de comandar o Flamengo na conquista do Campeonato Brasileiro de 2009, o técnico admite que a possibilidade de sagrar-se campeão da Taça Rio e levar a equipe à final do Carioca é estimulante.

- Estou muito tranquilo. Também nunca tinha participado de uma competição por pontos corridos como técnico e fui campeão. Este agora pode ser o quarto Estadual seguido do Flamengo, e isso é muito bom para qualquer profissional. Apesar de ser jovem como treinador, tenho muita confiança - garantiu.

0 comentários:

Urubutr