I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 18 de abril de 2010

No clássico do tudo ou nada, Flamengo e Botafogo fazem decisão da Taça Rio

Alvinegro promete força para conquistar título carioca antecipado, e time rubro-negro tem Adriano como trunfo para seguir sonhando com o tetra

  Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Adriano e Loco Abreu: duelo de atacantes na final da Taça Rio

Pela quarta vez consecutiva, Flamengo e Botafogo decidem quem será o campeão estadual. A repetição não significa enfado, mas uma rivalidade crescente. Antes, porém, as duas equipes duelam, neste domingo, às 16h (de Brasília) no Maracanã, pelo título da Taça Rio. Para o Alvinegro, a vitória resultará no título antecipado do Campeonato Carioca. Para a equipe rubro-negra, o triunfo será necessário para obrigar dois confrontos finais, mantendo o sonho do tetracampeonato.

Assim como em 2009, o Botafogo, que disputa a partida 5 mil de sua história, adquiriu a vantagem por ter conquistado a Taça Guanabara, que o garantiu na final do Carioca. Por isso, uma vitória neste domingo acaba com a agonia de três derrotas consecutivas para o Flamengo nas últimas decisões. Em caso de empate no tempo normal, haverá disputa por pênaltis. A Rede Globo transmite ao vivo para o estados RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, além da cidade de Florianópolis e do Distrito Federal. O canal PFC transmite para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Na teoria, o Botafogo tem uma situação mais confortável do que a do rival, já que pode conquistar o título com uma vitória neste domingo e, caso não seja campeão da Taça Rio, terá mais duas chances. No entanto, em General Severiano existe a certeza de que a maior aposta precisa ser a final do segundo turno do Campeonato Carioca, para não deixar que o adversário cresça nos duelos decisivos, repetindo o que aconteceu no ano passado.

O Flamengo chega à decisão disposto a mostrar que os problemas internos ficaram no vestiário do Estádio Monumental de Santiago, onde na última quarta-feira o goleiro Bruno e o meia Petkovic se desentenderam durante o intervalo da derrota por 2 a 0 para o Universidad Católica, do Chile, pela Libertadores. O grupo confia no histórico de superação como trunfo para manter a hegemonia no Rio de Janeiro.

Botafogo tenta deixar de lado últimas derrotas para o rival

Na última sexta-feira o grupo se reuniu com a comissão técnica e a roupa suja foi lavada no Ninho do Urubu. Os dois jogadores não foram punidos por Andrade, que considerou a “conversa de homens” proveitosa. Um dos mediadores da reunião foi Adriano. Após desfalcar o time nos último três jogos por conta de dores lombares, o Imperador está de volta em um momento decisivo sabendo da sua responsabilidade para o time.

- Se o Flamengo perder, aí vão culpar a mim e puxar meus problemas todos de novo, como sempre é feito. As coisas que já passaram, retornam. Mas estou bem preparado, isso não vai me abater. Mas acho que não vai acontecer isso não. Espero uma vitória no domingo para depois decidirmos nos outros dois jogos - disse Adriano.

No Botafogo, Joel Santana usa a experiência adquirida pelo histórico favorável de títulos do Campeonato Carioca – ele conquistou seis e está a apenas dois do recordista Flávio Costa – para afastar dos jogadores o pensamento do passado recente contra o Flamengo. Para o treinador, são muitos outros fatores que podem decidir uma final. Ele diz confiar no bom desempenho de seus jogadores em momentos decisivos ao longo da competição.

- O futebol é bom, mas também é ingrato. O que decide é o momento do jogo, a qualidade de um jogador... São muitas coisas envolvidas numa final. Trabalhamos bem, mas precisamos estar precavidos, pois será um jogo difícil, que vai mexer com os nervos - destacou.

Léo Moura é dúvida de última hora no Flamengo

Apesar de contar com o retorno da principal estrela do time, Andrade terá alguns desfalques contra o Botafogo. Com dores na panturrilha direita, Álvaro foi vetado. Suspenso, Juan dará lugar a Rodrigo Alvim. Além deles, Leonardo Moura passou a ser dúvida após sentir uma leve contratura na coxa direita no último sábado na parte final do treino recreativo comandado no Ninho do Urubu. O lateral será reavaliado na manhã deste domingo pelos médicos rubro-negros, mas a tendência é que jogue.

O único mistério que Andrade fez foi com relação à formação do meio de campo. Ele não descartou armar um esquema mais ofensivo e jogar com apenas dois volantes (Maldonado, Toró e Wilians disputaram essas vagas). Mas disse que deve manter o esquema com os três. Com isso, a última vaga do setor passa a ser disputada por Michael, que está recuperado das dores na coxa direita que o tiraram do jogo contra o Universidad Católica, e Vinícius Pacheco. O primeiro leva vantagem. Petkovic, que foi agredido por Bruno no intervalo deste jogo, foi relacionado e deve ficar no banco de reservas.

Descansado, Botafogo se preparou com treinos fechados

Em um momento delicado, Andrade, que começa a ser visto com desconfiança dentro do clube, quer ter todas as armas possíveis à sua disposição para garantir a ida à final do Carioca. A vitória nesta final da Taça Rio é importante não só por isso, mas também pela motivação que o grupo teria para disputar o jogo que pode definir a sua vida na Libertadores contra o Caracas, na próxima quarta-feira, no Maracanã.

Enquanto o Flamengo teve uma semana desgastante física e psicologicamente, o Botafogo apenas treinou, e quase todo o tempo longe das câmeras. Joel Santana comandou treinamentos fechados com o objetivo de armar algumas surpresas para o Flamengo, já que sua metodologia é conhecida na Gávea, onde trabalhou pela última vez até 2008. Por isso, a escalação continua a ser um mistério.

Existe a chance de o Botafogo entrar em campo com a mesma formação que iniciou a vitória por 3 a 2 o Fluminense, pela semifinal da Taça Rio. Isso significa que Somália deve ser mantido na lateral esquerda, segurando os avanços de Léo Moura. Fábio Ferreira seguiria na zaga, e Túlio Souza, no meio-campo. Lucio Flavio, que sofreu uma cirurgia no dedo mínimo da mão esquerda, segue vetado pelo departamento médico.

O Botafogo não escondeu que voltará a investir nas bolas aéreas, sua principal arma na temporada. Além disso, conta no banco de reservas com Marcelo Cordeiro, Edno e Caio, jogadores que se mostraram boas opções ofensivas para o segundo tempo, em caso de resultado adverso.

Ficha técnica:

FLAMENGO BOTAFOGO
Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Toró, Maldonado, Willians e Michael (Vinícius Pacheco); Vagner Love e Adriano. Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Túlio Souza e Somália; Herrera e Loco Abreu.
Técnico: Andrade. Técnico: Joel Santana.
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 18/04/2010. Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca. Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massara dos Santos.
Transmissão: A Rede Globo e o PFC transmitem ao vivo.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 16h (de Brasília).

0 comentários:

Urubutr