I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Onze é o número mágico de pontos para a classificação às oitavas da Libertadores

Matemático Tristão Garcia analisa chances dos cinco times brasileiros e possíveis cruzamentos na próxima fase da competição internacional

  GLOBOESPORTE.COM/Editoria de Arte

Brasileiros estão próximos das oitavas de final

Vinte e um jogos separam a fase de grupos das oitavas de final da Libertadores 2010. E os cinco representantes brasileiros estão bem perto de conseguir a classificação. É o que garante o matemático Tristão Garcia. Segundo ele, dificilmente Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, Internacional e Flamengo ficarão fora da próxima etapa da competição internacional. Basta que alcancem o número chave de pontos para a conquista da vaga: 11. No entanto, com dez ou até mesmo nove pontos é possível avançar.

De acordo com Tristão Garcia, nenhum time que somar 11 pontos no fim desta fase ficará fora das oitavas de final. Esta é a pontuação necessária para a classificação direta, sem depender dos critérios de desempate (saldo de gols, gols pró e gols fora de casa, nesta ordem). Já aqueles que somarem dez pontos terão 60% de chances de ficar com a vaga. Com nove pontos, a porcentagem cai para 14%, e, com oito, ela é quase nula: 1%.

A fase de grupos classifica 14 equipes (os oito primeiros colocados e os seis melhores segundos), que se juntarão aos mexicanos San Luis e Guadalajara, já garantidos nas oitavas.




No cenário atual, os cinco brasileiros estariam classificados. O Flamengo pegaria o Alianza Lima-PER, o Cruzeiro enfrentaria o San Luis, o Corinthians jogaria contra o Guadalajara, o Inter teria pela frente o campeão Estudiantes, e o São Paulo encararia o Universidad de Chile. Mas essa é uma situação em que alguns times têm mais jogos do que outros. Considerando-se o aproveitamento de cada um hoje, o Corinthians passaria a ser o melhor primeiro colocado, e o Flamengo, o último dos classificados. Portanto, se enfrentariam nas oitavas.


As chances de cada time

Embora Cruzeiro, São Paulo e Corinthians já somem dez pontos, as chances de cada um avançar são diferentes. Os dois primeiros têm uma boa vantagem em seu último jogo, por isso têm 99% de chances. O Corinthians, com duas partidas a disputar, possui 95%. O Inter, que soma oito pontos em quatro jogos, tem 80%, enquanto o Flamengo, com sete em quatro jogos, aparece com 70%.

- Para os times que têm 99% de chances, é praticamente impossível perder a vaga. A classificação é só uma questão de tempo. Poderiam se classificar até sem jogar - afirmou Tristão Garcia.


TIMES PONTOS JOGOS QUE FALTAM CHANCES
Cruzeiro 10 Colo Colo (f) 99%
São Paulo 10 Once Caldas (c) 99%
Corinthians 10 Racing (f) e Independiente Medellín (c) 95%
Internacional 8 Emelec (f) e Deportivo Quito (c) 80%
Flamengo 7 Universidad Católica (f) e Caracas (c) 70%

No entanto, o fato de ter dois jogos por fazer dá ao Corinthians o caminho mais tranquilo, segundo o matemático:

- O Corinthians, apesar de ter uma chance menor (95%) do que Cruzeiro e São Paulo, pode assumir o primeiro lugar com um empate e uma vitória, tornando-se o melhor brasileiro. Com duas vitórias, passa a ser o primeiro da classificação geral. A situação dele é muito boa, mas é claro que corre algum risco, porque ainda tem dois jogos pela frente - disse, destacando o Alianza Lima como único time já classificado na fase de grupos.

Tristão Garcia ressalta que os brasileiros precisam ficar acima da “zona intermediária”, que produzirá partidas entre os primeiros colocados de menor pontuação e os melhores segundos colocados: 

  Lucas Uebel/VIPCOMM

O Inter de Walter é o primeiro brasileiro a entrar em campo nesta semana: pega o Emelec

- Essa é a dificuldade de Inter e Flamengo, que podem ficar entre os piores primeiros ou um dos melhores segundos. A chance de classificação é alta, mas eles podem enfrentar times fortes. Têm de tentar não ficar nessa região e, para isso, precisam vencer os dois jogos que restam.

Nesta semana, quatro brasileiros entram em campo, todos fora de casa. Na quarta-feira, o Inter pega o Emelec às 19h30m. Mais tarde, às 21h50m, Corinthians e Flamengo enfrentam Racing de Montevidéu e Universidad Católica, respectivamente. Na quinta-feira, o Cruzeiro pega o Colo Colo, às 21h50m.


Os possíveis adversários dos brasileiros, na análise de Tristão Garcia:

Corinthians:
- Se terminar em primeiro, pega o último classificado. Mas, se for mal, pode até enfrentar outro brasileiro.

Cruzeiro:
- Pode pegar o Libertad, o Corinthians, o Inter, o Nacional (URU), entre outros. Há muitas combinações. O grupo está bem embolado, porque o Cruzeiro tropeçou num time para quem ninguém perdeu pontos, o Deportivo Itália (VEN). Agora teria de compensar isso vencendo fora.

Flamengo:
- Quem mais tem chances de ser o adversário do Fla é o próprio Universidad de Chile. O Flamengo vai decidir a sua vida nesse jogo de quarta-feira. O Alianza Lima (PER), único classificado matematicamente, também pode pegar o Flamengo. O importante é vencer os dois jogos para se posicionar melhor.

Inter:
- Pode pegar adversários brasileiros, como São Paulo e Cruzeiro, além de Once Caldas e Estudiantes (ARG). A situação está bem aberta.

São Paulo:
- O cenário está muito indefinido, porque tem um confronto direto com o Once Caldas (COL). Um dos adversários prováveis é o próprio Once Caldas. O San Luiz, do México, também pode aparecer pela frente, além do Libertad (PAR), do Universidad de Chile ou de algum brasileiro.

0 comentários:

Urubutr