I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Novas regras, clubes reforçados e troca do traje agitam Troféu Maria Lenk 2010

Principal competição nacional de natação promete muitas emoções a partir desta segunda-feira, na piscina da Universidade Santa Cecília, em Santos
Carol Oliveira e Lydia Gismondi Rio de Janeiro

  Eliaria Andrade/Globo

Flamengo terá o reforço de Nicholas Santos, Cesar Cielo e Henrique Barbosa no Maria Lenk

A chuva de recordes que marcou o Troféu Maria Lenk de 2009 dificilmente voltará a se repetir. Este ano, é possível, inclusive, que nenhuma nova marca sul-americana ou brasileira na natação seja alcançada. Mas engana-se quem pensa que a edição 2010, que será realizada a partir desta segunda-feira, na piscina da Universidade Santa Cecília (Unisanta), será menos emocionante. Com novas regras, clubes reforçados e mudança de traje, a principal competição nacional da modalidade promete sete dias de disputas equilibradas em Santos.

Com a ajuda dos supermaiôs, os nadadores brasileiros garantiram no Maria Lenk 2009, em apenas cinco dias de provas, um recorde mundial, 36 recordes sul-americanos, três novas marcas nacionais e 37 de campeonato. Este ano, com a proibição dos chamados “maiôs espaciais”, o tempo deixou de ser o alvo dos atletas.
Outra novidade é a inclusão da etapa semifinal nas provas de 50 e 100 metros, assim como acontece no Mundial. As disputas a partir dos 200 metros, no entanto, seguem tendo apenas eliminatórias e finais.

- No geral, a equipe é jovem, mas estou otimista, até porque a natação está começando uma nova etapa, com algumas novas e interessantes regras, como os novos maiôs e também a inclusão das semifinais em várias provas, seguindo o modelo dos mundiais e dos jogos olímpicos – disse Fernando Vanzella, técnico do Minas.

A competição em Santos também servirá como última seletiva para Campeonato Pan-Pacific, em Irvine (EUA), de 18 a 23 de agosto. No entanto, como a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos decidiu utilizar também os resultados de competições de 2009 para a seleção, será difícil que os tempos feitos na Unisanta sejam suficientes para garantir vaga no evento dos Estados Unidos.

Disputa entre clubes promete ficar mais equilibrada

Disputa entre Pinheiros e Minas pelo título promete ficar mais acirrada este ano

Se as disputas pelas melhores marcas pessoais parecem um sonho distante no Maria Lenk 2010, a batalha entre clubes promete ficar bem mais acirrada. Com contratações de peso, Flamengo e Corinthians entram no páreo. A briga pelo título da competição, porém, deve ficar mesmo entre o Pinheiros, que buscará o oitavo troféu seguido, e o Minas.

- O que eu acho é que o Minas equilibrou um pouco mais com o Pinheiros. E a disputa entre Corinthians e Unisanta pelo terceiro lugar também está mais equilibrada – comentou Alberto Silva, técnico do Pinheiros.

O atual campeão, no entanto, perdeu três de seus principais nadadores (Cesar Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa) para o Flamengo. O clube rubro-negro ainda deve ficar fora da disputa pelo pódio, mas sua novas contratações podem fazer diferença na decisão do campeão. Enquanto o Pinheiros perdeu importantes nomes, o Minas ainda contará com o Thiago Pereira, novo atleta do Corinthians. Após um acordo entre os dois clubes, ficou decidido que Thiago só passaria a defender o Timão após a competição de Santos.

- Na minha opinião, vai ser Minas, Pinheiros e Corinthians. A Unisanta deve ficar em quarto, com o Flamengo brigando pela quinta posição. Acho difícil o Flamengo estar no top 3 – disse o rubro-negro Cesar Cielo.

O que ninguém discorda é que tudo leva a crer que este ano deve marcar a volta do equilíbrio entre os clubes nas disputas nacionais.

- As contratações vão dividir as potências. A natação vai dar uma boa mudada. Com certeza, vai ficar mais interessante de assistir – afirmou o campeão olímpico e mundial.

0 comentários:

Urubutr