I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Retrospecto do Flamengo em 2010 aponta para a classificação na Libertadores

Só houve um resultado rubro-negro no ano que se fosse repetido levaria o Corinthians às quartas de final da competição
Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro

Vagner Love contra o Universidad Católica

Se depender do retrospecto em 2010, a vitória por 1 a 0 contra o Corinthians, na última quarta-feira, no Maracanã, praticamente selou a classificação do Flamengo para as quartas de final da Libertadores. É que só houve um resultado nos 25 jogos disputados pelo time no ano que se fosse repetido, na próxima quarta-feira, no jogo de volta das oitavas de final, no Pacaembu, eliminaria os rubro-negros da competição.

O Flamengo disputou 25 jogos em 2010, com 18 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Desta campanha, apenas o revés por 2 a 0 para a Universidad Católica, no último dia 14, no Chile, seria o resultado que classificaria o Corinthians. As outras três derrotas na temporada foram por um placar que garante os rubro-negros nas quartas de final: os 2 a 1 para o Botafogo, na semifinal da Taça Guanabara; para a Universidad de Chile, em Santiago, pela Libertadores; e para o Botafogo, na final da Taça Rio.

Com a vitória por 1 a 0, o Flamengo vai a São Paulo, na próxima quarta-feira, com a vantagem de poder se classificar com um empate. Ou até com derrota por um gol de diferença, desde que balance a rede no Pacaembu. O Corinthians precisa vencer por dois gols. Um triunfo da equipe paulista por 1 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis. Quem sobreviver na competição vai encarar o ganhador do duelo entre Alianza Lima e Universidad de Chile, que se enfrentam pela primeira vez nesta quinta-feira, no Peru.

Outro detalhe favorável ao Flamengo no seu retrospecto em 2010 também é marcado pela derrota para a Universidad Católica. É que esta foi a única ocasião em que o time deixou de marcar gols na temporada. Ou seja, os jogadores rubro-negros balançaram as redes em 24 dos 25 jogos realizados até agora, totabilizando 57 gols.

Em compensação, o time sofreu 32 gols e o sistema defensivo foi irregular ao longo da temporada. Tanto que a defesa foi elogiada contra o Corinthians por não ter sofrido gols. Fato que não acontecia há seis jogos, desde a vitória dos reservas por 3 a 0 contra o Friburguense. O time titular não era vazado desde a vitória pro 1 a 0 contra o Vasco, dia 15 de março.

- É mais um motivo de nos deixar feliz o fato de não termos tomado gol. O Corinthians tem um ataque muito poderoso, conseguimos neutralizá-lo e isso ajuda para o próximo jogo. O resultado de 1 a 0 foi muito bom. A vantagem não é muito grande, mas ajuda. O empate é nosso. Esperamos jogar em cima dessa vantagem, mas não podemos ficar atrás. Tem de fazer o possível para atacar também. Mas sabendo a força deles no Pacaembu - disse o zagueiro David.

Passar pelo Corinthians, na próxima quarta-feira, no Pacaembu, seria um feito importante dentro da história recente do Flamengo na Libertadores. A última vez em que o clube se classificou para as quartas de final da competição foi em 1993, quando passou pelo Minerven, da Venezuela, mas foi eliminado pelo São Paulo. Em suas últimas participações, o Flamengo foi eliminado nas oitavas de final, em 2007, para o Defensor, e 2008, para o América do México; e ainda na fase de grupos, em 2002.

0 comentários:

Urubutr